PARA O “EL DIARIO” ESPANHOL, O NAeL SÃO PAULO A 12 É TÃO CARO QUANTO INÚTIL PARA O BRASIL

Porta aviões São Paulo ancorado Foto: Bucaneiro
Porta aviões São Paulo ancorado Foto: Bucaneiro

“Em um relatório recente, o Ministério da Defesa reconheceu que a operação do navio é muito limitada e média, o navio tem sido ativo apenas algumas semanas por ano. Também faz referência a sua aposentadoria em 2020, quando um novo porta-aviões for incorporado para substituí-lo.

Novamente a França é a melhor posicionada no contrato de construção, apesar de, neste caso, com transferência de tecnologia, uma vez que se pretende que seja construído num estaleiro brasileiro.”

Preâmbulo por Gérsio Mutti
Senhores editores e comentaristas do blog Plano Brasil, quanto à matéria abaixo do jornal espanhol El Diario, traduzida para o português do Brasil e publicada pelos Editores do Cavok Brasil, aproveito e torno minhas as palavras do comentarista do Poder Naval, “Jackal975” em relação à modernização do A-4M (AF-1 N- 1011) da Marinha do Brasil na Embraer:
AF-1-N-1011
“Podem criticar à vontade a Marinha, os A-4 e o pejorativamente chamado de “OPALÃO”, mas… Certa está a nossa Marinha Brasileira: faz o que pode com o que tem em mãos! Melhor assim do que abandonar totalmente essa expertise, que é para poucos, como fez a Marinha Argentina, e parar no tempo.”

 “Jackal975 disse:

Ultrapassado ou não, parabéns à nossa valiosa Marinha que com os poucos recursos que tem consegue manter VIVA uma expertise de 60 anos, iniciada com o Minas Gerais, conservando o adestramento do pessoal dentro das limitações possíveis, até que melhores ventos soprem e seja possível, um dia, quem sabe, projetar e construir um NAel nacional. Podem criticar à vontade a Marinha, os A-4 e o pejorativamente chamado de “OPALÃO”, mas o que importa é que enquanto os cães ladram, a caravana passa! Certa está a nossa Marinha Brasileira: faz o que pode com o que tem em mãos! Melhor assim do que abandonar totalmente essa expertise, que é para poucos, como fez a Marinha Argentina, e parar no tempo.”

Todos os bens das FFAA peretencem à Fazenda Nacional, mas encontram-se sob às responsabilidades da MB, EB e FAB.

Quanto ao Brasil dos políticos da Ilha da Fantasia, esses sempre estiveram e estão indiferentes às necessidades das FFAA. Excessão a regra está o Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, que sempre se mostrou combativo com essas mesmas necessidades das organizações militares da MB, EB e FAB. A bem da verdade a atenção dos políticos da Ilha da Fantasia e seus apaniguados, quando se trata das FFAA Brasileiras, é com o uso indiscriminado dos aviões das Linhas Aéreas GTE (Grupo de Transporte Especial), onde essas aeronaves possuem menos de dez anos de uso, estão sempre prontas e onde nunca falta combustível para que operem dentro e fora do território brasileiro.

Já o material militar a cargo da FFAA esses são cuidados, inspecionados, reparados, repontencializados, reaproveitados e modernizados e, quando não,  reprojetados dentro da econômia do possível, e assim sendo as FFAA “fazem das tripas coração”  para que não se perca a “expertise”, conforme disse o comentarista do Poder Naval, Jackal975, e caiamos na mesma situação, ou pior, das FFAA Argentinas.

Segundo jornal espanhol, Porta-aviões São Paulo é tão caro quanto inútil para o Brasil

O lendário piloto brasileiro Alberto Santos-Dumont dá nome a uma coleção de relógios Cartier e também ao aeroporto de uso doméstico, no Rio de Janeiro. A poucos quilômetros do aeroporto, localizado na Ilha das Cobras, um enorme arsenal, onde todos os barcos da Marinha do Brasil recebem melhorias técnicas e reparos.

Entre os navios pintados de cinza, destacasse um, notável por suas dimensões: O porta-aviões A-12 São Paulo.No papel, é considerada a nau capitânia da Marinha e única do seu tipo no hemisfério sul, uma verdadeira raridade na América Latina. Comprado de segunda mão da França em 2000, quando o governo de Fernando Henrique Cardoso quis dar um salto qualitativo em suas forças armadas.

A compra foi justificada pelo Ministério da Defesa com explicações complicadas, indicando que embora o Brasil não tivesse conflitos ou inimigos no mundo, um NAe é uma arma de grande valor estratégico para o país, inclusive permitindo exercícios navais conjuntos a marinha Argentina (sic).

Como o mercado de segunda mão deste tipo de embarcação é limitado, a Marinha francesa foi a primeira e quase única opção. No final dos anos 90 o governo de Lionel Jospin planejava retirar de serviço o porta-aviões Foch , um veterano de 257 metros de comprimento, depois de quase quatro décadas de serviço, mas o aparecimento de um comprador foi algo inesperado. Vendido por US$ 12 milhões, despojado de armamento e tecnologia, a bandeira francesa foi baixada para içar o pavilhão brasileiro na popa do navio, que partiu de Brest em direção ao Rio de Janeiro.

Longe de ser o orgulho nacional previsto, o A-12 rapidamente se tornou uma dor de cabeça: em dez anos, foram gastos mais de US$ 90 milhões em sua modernização, bem como a aquisição de alguns aviões e helicópteros usados. Mas, como muitas vezes acontece com uma máquina comprada de segunda mão e sem garantia, o São Paulo gerou mais preocupações e notícias negativas do que manobras de mar. Ele sofreu falhas contínuas, perda de interesse por parte do governo e até mesmo a raiva presidencial, quando o presidente Lula, organizou um grande evento a bordo, com centenas de convidados para navegar até uma nova área de produção de petróleo da Petrobras, uma viagem que foi cancelada no último minuto porque não foi possível iniciar os motores.

Porém, o pior ainda estava para acontecer. Em 2005, uma explosão a bordo matou tripulantes e deixou o navio inoperante mais de cinco anos, saindo ao mar apenas para alguns desfiles. Há alguns meses atrás, um novo incêndio em plena navegação, novamente causou mortos e feridos graves. Por outro lado, já no final de 2011 conseguiu-se que os poucos aviões embarcados no navio, pudessem finalmente operar à noite, algo que não pode ser considerado detalhe menor, num navio de guerra.

Em um relatório recente, o Ministério da Defesa reconheceu que a operação do navio é muito limitada e média, o navio tem sido ativo apenas algumas semanas por ano. Também faz referência a sua aposentadoria em 2020, quando um novo porta-aviões for incorporado para substituí-lo.

Novamente a França é a melhor posicionada no contrato de construção, apesar de, neste caso, com transferência de tecnologia, uma vez que se pretende que seja construído num estaleiro brasileiro.

Desde que entrou ao serviço no Brasil, o A-12 teve que regressar a porto de abrigo muitas vezes assistido por potentes rebocadores portuários, que acabavam sempre por depositá-lo no arsenal do Rio, para revisão da sua maquinaria. Ao vê-lo navegar de tal forma, não deixa de ser irônico saber que o lema do porta-aviões São Paulo, é“Non ducor, duco”, ou seja, “não sou conduzido, conduzo”.

TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: CAVOK

NOTA DO EDITOR: “Non ducor, duco” é o mesmo lema da cidade de São Paulo.

Fonte: El Diario via Cavok Brasil 

44 Comentários

  1. De forma parecida postei ontem no Cavok meu comentário que não apareceu; mas concordo que devemos manter nosso pessoal adestrado com esse tipo de material, um porta -aviões pode ser reposto , mas pessoal treinado é bem mais difícil.

    • Parabéns pelo comentário amigo,realista e sensato,perto do preço que foi oferecido ao Brasil,mais a reforma para adestramento e treinamento foi uma compra barata,perder a doutrina e anos de experiencia por falta de um NAE é pior e mais caro,esse Porta pode ser usado num futuro ou se já não é como um Navio Escola.
      Quem iria alugar um porta aviões para treinarmos e as gerações que usaram o Minas Gerais,se perderiam e o dano seria muito maior.

    • realmente stadeu só ta servindo para o treinamento da tropa mesmo pq para a atividade(objetivo) em si ja era e faz tempo.

  2. Os caras são xenófobos , + estão certos, o sucatão da n MB só dá prejuizos, e ñ se presta p o veio…patrulhar n águas. O antigo Nae 11 MG, possivelmente ,estava em melhores condições.Quem perde e quem ganha c essa situação?!?!Trágico.sds.

  3. Realmente olhando do ponto de vista do NAE é um sucatão, mas também concordo que na percepção da marinha era a única forma de se evitar perder o conhecimento e preparo em termos de custo geral, ou isso ou nada!Até que no futuro apareça um estadista e veja que parte da solução do nosso problema industrial está na presença de um parque tecnológico de defesa amplo, onde inclusive poderemos construir uns porta aviões de tecnologia francesa ou inglesa!Isso se a Dilma não trazer um dos EUA, dos muitos que estão lá parado!

  4. Se comparar a nossa banheira milionária com o projeto espanhol do seu submarino (banheira) S-80,o nosso pelo menos funciona,aos trancos e barrancos…funciona..Rsrsrs..pois é assim,atá um tempo atrás os jornais espanhoes falavam da nossa primavera e esquecem as deles,com os seus vândalos e tudo mais…Hahaha!

  5. Não adianta tapar o sol com a peneira!!

    Vejam a situação atual dos meios navais da MB!!

    E se preocupar em expertise na altura do campeonato?..

    Expertise sem ser aplicada na prática de nada serve para a defesa do país!

    A MB já se encontra “pra trás” do bonde!…

    Em que mundo vivem?…

  6. Eu sou totalmente a favor da desativação oficial dessa embarcação,pois a mesma já se encontra desativada, e grande parte desse problema é também culpa da própria Marinha,pois quem inspecionou o Nae francês Foch foi a Marinha de guerra do BRASIL ,foi ela quem deu aval para à compra,ou deixaram algum leigo inspecionar a embarcação,ou talvez sequer a inspecionaram acreditando na palavra dos franceses ?
    Todas essas perguntas devem ser feitas e respondidas !
    A tempos eu disse que estamos Fochdidos com esse porta-aviões desde a sua compra,a Marinha brasileira é muito competente mas nessa ela errou feio !

    Outra coisa que me preocupa é essa pseudo ”parceria estratégica com a França”,a meu ver estamos colocando todos os ovos numa mesma cesta, eu tenho um pé atrás com a França, já citei aqui inúmeras motivos que me levaram a essas conclusões mas a mais terrível foi aquela dos códigos de ativação dos mísseis argentinos fornecidos à Marinha Inglesa !
    Devemos ter cuidado com os franceses devemos lembrar-los que eles são nossos EMPREGADOS,que estamos PAGANDO por essa ”parceria”,o BRASIL deve ficar esperto pois do modo que somos bobos daqui a pouco revelamos o segredo das nossas ultracentrífugas para eles !

    Podemos adestrar as nossas tropas de outra maneira,bem mais barata e funcional pois esse Nae São Paulo é caro demais para se manter,podemos usar o método chinês de adestramento para manter a nossa expertise
    http://moraisvinna.blogspot.com.br/2009/10/serie-de-fotos-do-mock-up-em-concreto.html

    Alguns falam aqui no blog que o BRASIL,esta cheio de comunistas no poder,então porque essa gente ainda não fez parceria com os russos,todo mundo faz só os nossos comunista não conseguem tal coisa ?

    Outra coisa que percebi foi uma indireta jogada pelo espanhóis para que façamos o nosso futuro Nae com eles,coisa que também sou contra, mas quanto ao fato de fazermos exercícios navais conjuntos a marinha Argentina eu sou a favor inclusive já chegamos a faze-los no Nae São Paulo por isso não entendi o ” sic” !

    Cadê os cérebros brasileiros,cadê a tão propalada criatividade nacional ?, na Guerra do Paraguai um engenheiro naval brasileiro viu a necessidade de navios modernos para vencer a resistência guarani ,esse engenheiro cujo nome não importa no momento, construiu modernos navios monitores que foram de grande importância para da Tríplice Aliança vencer o inimigo tudo isso aqui no BRASIL !
    (a proposito tenho procurado a plantas dessas embarcações,se alguém souber onde posso acha-las ficarei grato !)
    Então meus caros amigos nós erramos na compra desse Nae, era melhor ficar com o valente MINAS GERAIS (que a proposito é a terra natal de Santos Dumont,) se ele estivesse ai poderia estar prestando um serviço até melhor que o ”Foch” São Paulo, cometemos um erro sera burrice insistir nele,militares já morreram nesse Nae por causa de seu estado deplorável,então vamos evitar um mau maior !

    • O São Paulo só não está operacional porque a MB não quer. Aliás nunca quís. Dê este PA para os chineses, e em seis meses ele estará operacional. Quem quer faz!!! Os chineses compraram um PA ucraniano, inacabado, dizendo que fariam dele um cassino flutuante e hoje ele é um porta-aviões plenamente operacional. E a marinha da ” banânia ” que se espelha tanto na Royal Navy , porque não deixa o São Paulo operacional ??? E o tal submarino nuclear ?? Nada né !? Vai ver que é porque a marinha da ” banânia ” é ” isssperta ” .

      • Ó Aurélio Senhor Supremo de Banânia, porque não fizeste uso do conteúdo de sua caixa craniana repleta de massa cinzenta e não compraste esse Nae oriundo da longínqua terra onde habita e habitava os famosos umpalumpas Zarcoci e Napoleão !
        Porque não usaste de um ardil dizendo que iria transformar essa Nae em campo de futebol para crianças do terceiro mundo, e não a transformou em uma imensa passarela de samba ?

    • Depois que o São Paulo estiver lotado de caças de última geração e drones, será uma arma letal plantada no centro do Atlântico sul. Com os caças e a devida escolta, ditará o controle do tráfico marítimo no pré-sal.

  7. Não inteiramente errado, não inteiramente correto. De fato ele é inútil do ponto de vista prático do combate. Mas ele também é fundamental na manutenção da doutrina de operação aeroembarcada. E isso é algo estratégico. Os argentinos se arrependem até hoje da burrice que fizeram, agora precisam treinar pilotos no nosso NAe pra não perder toda a pouca doutrina que sobrou.

    • Desculpe me mas atualmente esse Nae esta sendo fundamental na manutenção da doutrina de operação de REBOCADORES DA MARINHA !
      A Marinha de Tamandaré,Barroso,João Cândido e de tantos outros vultos dessa pátria não merece tamanha infâmia !

    • Eu queria dar um ”Porque não te calas !” nesses espanhóis ,mas desta vez eles estão certos ! Nós realmente pisamos no tomate, e nem estávamos na Tomatina !

  8. O NAe São Paulo ao me ver e com a modernização dos A-4(AF-1) por hora deveria ficar na função de adestramento e doutrina dos pilotos navais até a chegada do novo NAe e seu futuro caça embarcado se sua baixa foi programada para 2020 o novo NAe já deve ser construido agora ou no começo de 2014 para já esta comissionado e operacional já em 2020/21.Mais com esse GF acho isso difício de acontecer infelizmente.

  9. Pessoal,

    Ter um porta-aviões significa ter capacidade de projetar poder aéreo para além do Atlântico Sul, caso seja necessário. Pode até se dizer que ele é redundante em se tratando de América do Sul, mas se for para defender os interesses do Brasil além de suas águas, então um grupo de batalha, nucleado por um porta-aviões, é o melhor meio possível.

    Uma situação hipotética:

    Um país na América Latina requisita nossa atenção, e é constatado que o envio de aeronaves da Força Aérea não é possível ( poderia ser por conta de uma proibição em atravessar espaço aéreo neutro, ou pela distância ). Assim sendo, somente um porta-aviões poderia prover os meios aéreos necessários para a situação…

    Mesmo em se tratando de América do Sul ele teria sua utilidade. É bem verdade que apenas pelo ar o Brasil já teria teoricamente condições de projetar poder sobre qualquer país da região. Contudo, ao ter um porta-aviões, seria possível abrir uma nova “frente” de batalha, forçando o adversário a dividir seus recursos.

    Engana-se também quem acredita que um porta-aviõs é somente um “grande alvo”… Ele não é… Só a título de exemplo, o Admiral Kuznetsov conta com sistemas defensivos/ofensivo em maior quantidade que os de uma fragata, e capazes de cobrir todas as dimensões da guerra no mar, mesmo sem os aviões. Estando devidamente equipado com sua ala aérea, é sim uma temível arma do mar, mesmo estando só…

    Acompanhado de um grupo de batalha, um porta-aviões torna-se realmente algo muito difícil de ser combatido. Apenas um pesadíssimo ataque de saturação seria capaz de detê-lo. E é aí que ele constitui um meio interessante de dissuasão, pois exige de um potencial adversário uma mobilização estrondosa de recursos para combater. E como não é todo mundo que pode mobilizar algo assim…

    Por fim, em termos de América do Sul, um porta-aviões como São Paulo, somado aos A-4 modernizados, se constitui sim em um sistema de armas efetivo. Os A-4, dotados de mísseis anti-navio e baseados no porta-aviões, podem interditar qualquer zona de mar além do alcance da aviação baseada em terra; o que, diante de nossos vizinhos, seria uma situação complexa…

    A questão maior, como é em qualquer marinha, diz respeito a disponibilidade. Ter somente um não basta, haja visto que sempre haverá a necessidade de se fazer a devida manutenção. Se é para ter, portanto, deve se ter mais que um ( o que, aliás, aplica-se a qualquer meio naval ). Em suma, nesse caso específico deve haver a disposição para gastar… Caso contrário, melhor seria ter uma flotilha de destróieres dotados de um bom sistema AEGIS e empanturrado de mísseis de cruzeiro…

    • Sei ,então a que conclusão você chega RR, devemos manter o Nae São Paulo que já mostras que já deu oque tinha que dar,por isso mais uma reforma dessa embarcação seria jogar mais dinheiro fora ou devemos partir em definitivo para um novo ?
      Você é ( ) contra ou a ( ) da manutenção do Foch-SP

      • César Pereira,

        Aí é que está…

        Um novo porta-aviões é algo que leva anos para ficar pronto… Entre toda a burocracia e trabalhos, seriam mais de dez anos até te-lo plenamente operacional…

        Esse também não é um item de grande disponibilidade no mercado… Creio que somente os americanos teriam alguma coisa que seria de uso compatível com os conhecimentos da MB na área. Mas acredito que não seria possível operar um super porta-aviões americano, cuja tripulação é mais que o dobro do São Paulo… E sabe-se lá em que condições esses navios estariam…

        Por tanto, se o desejo é manter as equipagens minimamente treinadas e alguma capacidade de ataque com porta-aviões, o ex-Foch terá que servir…

      • Então é melhor fazer outro Nae pois tempo é uma coisa que temos de sobra, e o Foch já perdeu a validade a tempos ! mesmo passando por reformas !
        Uma embarcação dessas não pode estar meia boca,o risco de operação de um navio desse novo já é perigoso oque dizer então de um em péssimo estado ?
        http://www.youtube.com/watch?v=-gk4ofx9djY
        Valeu pela resposta RR !

      • César Pereira,

        Disponha…!

        No mais, devo dizer que é o contrário… O tempo corre contra, e não a favor… Os navios mais importantes da frota brasileira, salvo algumas exceções, já alcançaram o terço final de suas vidas úteis… Sua substituição torna-se imperativa até a primeira metade da década seguinte. E navios levam anos para serem construídos e se tornarem operacionais…

      • A Petrobrás compra o casco e faz uma plataforma marítima inteiramente nova. O São Paulo pode receber novas armas, novo motor e novos caças.

  10. Vocês sabiam que tem gente presa por causa do NAe S.Paulo e já a algum tempo?Não sabem né,mas tem!
    Mas os que deveriam estarem presos não estão.
    Vendam essa porqueira para os Chineses e comprem submarinos novios a diesel da Alemanha,são muito mais uteis.

  11. Uma discussão antiga dos fóruns de defesa espanhóis, agora, invade os nossos blogs… Notadamente o Cavok e o Plano Brasil… Parece piada.

    Ambientes de fóruns de Defesa são é narcisistas e nacionalistas, é impossível fugir… E no tocante aos fóruns espanhóis nunca houve por parte dos ibéricos de Castela alguma condescendência com a compra do Foch por parte do Brasil.

    Aliás, as armas brasileiras e suas conquistas são constantemente combatidas e diminuídas por eles… Se o leitor dessas linhas tiver alguma dúvida do que afirmo, então que se inscreva neles e veja por si.

    O Foch era uma belonave com problemas, afinal era uma embarcação marcada pelo tempo. Os franceses ofereceram na época uma reforma completa, que foi recusado pela Marinha na época (o valor, é claro, seria muito maior que o da belonave, é claro)…

    Pois bem, a Marinha resolveu fazer por aqui as reformas necessárias. Vem cortando um dobrado, mas por hoje superou muitos dos problemas havidos, a ponto de o Porta-Aviões estar quase novo, por assim dizer… Eixo, caldeiras, tubulações e catapultas foram trocadas, falta agora um problema, cuja a solução é óbvia, mas…

    O A-12 precisa trocar os seus geradores. São grandes, mas são produzidos no Brasil… O problema é a necessidade de cortar janelas no casco para retirá-los devido ao volume. Acontece que o espaço que sobra do A-12 quando docado no dique do Arsenal de Marinha é mínimo e não permite o trabalho. Para isso é necessário docá-lo em outro lugar, mas as nossas carreiras estão todas comprometidas com encomendas. Manda, então a lógica, de que o serviço seja feito no exterior, mas quem disse que a Marinha quer?

    Tenho a impressão viva que o A-12 São Paulo só será ultimado quando o seu grupo aéreo estiver pronto… O que devido ao ritmo de cágado da Enrolaer, quero dizer Embraer, irá demorar um bom tempo… Uns 10 anos pelo menos…
    Se alguém quer ter notícias sobre o A-12 São Paulo, que procure o Fórum Defesa Brasileira, também conhecido como Fórum do Prick.

    • Uê Ilya Ehrenburg então você esta afirmando que o Foch-SP,não está tão mau assim? que a causa de sua inatividade se deve a necessidade da troca de seus geradores que por hora não podem ser executado no Brasil ?
      Tomara que você esteja certo, que isso ocorra e a belonave deixe de ser patinho feio e navegue feito cisne !

  12. Pois é Ilya Ehrenburg, eu penso que a MB comprou esse navio pra manter o aprendizado, formar novos oficias e estudar a nave. A MB dissecou esse navio, como os subs já estão em andamento, não duvido num futuro não muito distante, a construção desse tipo de navio no Brasil. A MB sempre está a frente das outras forças.

  13. A unica coisa que não aprovo do A-12 é a falta de seriedade por parte da marinha e do governo, pois vejamos:

    .12 milhões de dólares pelo porta-aviões
    .90 milhões dólares em sua modernização
    .alguns aviões e helicópteros usados

    Vejam bem que não gastamos quase nada no porta-aviões. Com 90 milhões um país não compra nem um único F-15, e é com isso que querem que ele seja a grande arma definitiva dos mares.
    Gosto do A-12 e da ideia de possuir um navio dessa natureza, mas para possui-lo deve se te em mente que requer despesas em sua modernização e na compra de helicópteros e aviões.
    E não se pode dizer que uma arma dessas seja inútil. Pensem em uma guerra hipotética contra a Venezuela. O A-12 dividiria as forças inimigas em duas frentes, em vez de concentrar tudo esperado um ataque vindo do leste. Poderíamos atacar do oeste e do leste de uma vez dividindo suas forças completamente. Mas isso são só exemplos de como o A-12 pode ser usado se modernizado e bem armado. Agora se ficarmos chorando por 90 milhões investido em um porta-aviões então é melhor nem te forças armadas, acaba logo com tudo porque nosso negocio é se tapete para os outros pisarem.

    • Carl…

      A Venezuela tem Su-30… Se eles tiverem um míssil ar-mar competente para dotar o caça, colocariam o porta-aviões em sério risco…

      Como afirmei acima, o melhor para o São Paulo ( dotado de Skyhawks ) é interditar zonas de mar fora do alcance da aviação adversária, exercendo também o controle aéreo dessas zonas e contribuindo para cortar rotas de suprimento aéreo e navais. Essa seria a “segunda frente”, e que exigiria uma mobilização de recursos que a maioria não tem… No mais, ele serviria como apoio a algum país que requisitasse auxílio do Brasil ou como projeção de força contra países que realmente não tem uma aviação militar coesa… Um ataque com meios como esses, contra uma área protegida por uma aviação bem dotada como a venezuelana, é algo de extremo risco e poucas possibilidades de dar certo. Para algo dessa natureza, o porta-aviões teria que ser dotado de uma aeronave muito mais capaz…

  14. Assim, quem é a Marinha Espanhola pra dar algum exemplo? eles num são nada, falidos e ainda por cima estão estudando o fim do seu próprio exercito, não temos nada o que aprender com eles! 🙂 talvez tourada? 🙂 hahahaha.

  15. Abracem a idéia – o A-12 conseguiu dar o treinamento necessário para nossa marinha (com muita luta e criatividade).

    Tal operação será vital para o reaparelhamento de nossa marinha e força aérea para que não haja um gargalo enorme, pricipalmente para esta questão tão importante como este que é o treinamento e Know-How.

    Não vejo motivo para negar a modernizacao e expandir as operações da NAE com belos SU-34 e uma quantidade dissuasiva de submarinos a diesel.

    Este sim um fato muito importante para o pacto de defesa EIXO ATLANTICO SUL, e que venham os nuke subs em 2025 as portas estao abertas

    PS: Ai a 4a frota pira

    Saudações e VIVA O BRASIL

  16. eu vejo da seguinte forma ,qualquer site pode ser o da xuxa vinher e soltar uma matéria que o avião da fab é defeituoso o navio da marinha afunda o blindado atolou
    e pronto já tem gente tentando o suicidio outros tirando o passaporte ,
    o marketing sera sempre usado para abaixar a moral da tropa isso é usado a muito tempo ,mas faz o mesmo efeito sempre ,que é os mais fracos de espirito abraçar as ideias com braço gordo

  17. Putz kkk mas como esses caras se cagam de medo da Venezuela kkkk O que ela poderia fazer a nós em materia de estragos com tudo o que ela tem é minimo pois para chegarem aos grandes centros essenciais nossos eles não tem como e a retaliação Brasileira seria massiça,contundente e voraz.
    Nem a Russia e nem a China aceitam o xisto impuro deles como garantia para nada e estão alem de uma profunda crise economica com uma deficiencia de abastecimento enorme.
    Caguem-se de medo do Irmão Caim do Norte mas dele voces não tem medo né,são seus amiguinhos kkkk
    Adestra a marujada no gramado do aterro do Flamengo,la tem pista de aeromodelismo e ainda podem ficarem da areia de binoculo contando os flutuantes cagalhões que boiam na Baia de Guanabara kkk

    • O pior, é que ainda não enxergaram que a Venezuela é nossa parceira preferencial no comércio e na defesa, junto com os demais membros do Mercosul e da Unasul. Em verdade, os caças suhoi da Venezuela hoje representam parte de nossa segurança, pois estão muito mais próximos de lutar ao nosso lado do que antigos “aliados”.

      • Parceira comercial Valfredo kkkk O que eles exportam de vital para nós,nada!
        Mas dependem em muito de nós em todos os sentidos desde industrialmente ate logisticamente para abastecerem de generos seus comercios.
        Sem contarmos que lhes somos seu unico escudo frente a ameaça Americana kkkk
        Mas ate 2015 eles ficaram amiguinhos dos Americanos.

      • Caças Sukhoi da Venezuela hoje representam parte de nossa segurança, pois estão muito mais próximos de lutar ao nosso lado do que antigos “aliados”.????!!!
        SANTA INOCÊNCIA!!

  18. A melhor definição sobre o A-12 São Paulo foi dada pelo jornalista Ricardo Boechat há alguns anos:

    “Ao menos bóia”.

    Sem mais.

    • Uma operacional inoperante maquina voraz de comer dinheiro publico que deveria ser melhor aplicado na propria Marinha do Brasil.
      É mais jogo vende-lo aos Chineses que pagariam bem.

  19. Pura verdade , o MB tem que acabar com essas ” COMPRAS DE OCASIÃO ” , pois elas são muito danosas para o país .
    Conversei com um marinheiro , que serviu no A-12 ; ele me disse que havia tanta fita e remendo nos dutos do Sampa , que se amarrassem elas , dariam a volta ao mundo .
    E que as fragatas greenhalg estavam nas mesmas condições na época de sua aquisição.
    Que o brasil só adquiria velharia e alguém estava ganhando muito dinheiro com isso .
    Temos que construir localmente , só assim teremos equipamentos de qualidade , ou acordam para essa realidade ou viveremos comprando sucatas.

Comentários não permitidos.