O COMPLEXO INDUSTRIAL DE INTELIGÊNCIA DA AMÉRICA

NSA

Sugestão: Lucena

Autor: Joseph Kishore

Fonte: Globalresearch

Um aspecto importante das operações de espionagem que foram expostas no mês passado pela NSA através do delator Edward Snowden é o conluio de gigantescas companhias de tecnologia e telecomunicações com a administração Obama e as agências de inteligência dos Estados Unidos na violação sistemática dos direitos democráticos.

Um elemento principal nesta conexão de inteligência corporativa foi revelado até o final da semana passada em artigos que detalham as relações íntimas da gigante de software Microsoft com a NSA e o FBI.

Segundo Snowden, a Microsoft trabalhou com a NSA para desenvolver procedimentos para obter com os próprios mecanismos de encriptação da companhia, permissão para acesso irrestrito ao seu serviço Outlook.com, que inclui Hotmail, o Messenger e outros programas largamente usados. Ele também colaborou com o FBI e a NSA para garantir o acesso ao SkyDrive, um serviço de hospedagem de arquivo usado por aproximadamente 250 milhões de pessoas.

Em 2011, a Microsoft adquiriu o Skype, um chat, que é um sistema de comunicações de voz e vídeo com 800 milhões de usuários atualmente. Enquanto o Skype já tinha começado a colaborar com as agências de espionagem dos Estados Unidos, a NSA alardeou que nove meses depois que a Microsoft assumiu a companhia, o número de chamadas de vídeo acessado pela agência tinha triplicado.

As relações do governo dos Estados Unidos com a Microsoft são críticas aos seus esforços para acumular bancos de dados que contêm vastos estoques de informação. A Microsoft é a maior fabricante de software do mundo, dirigida pelo segundo indivíduo mais rico do mundo, Bill Gates. O sistema operacional Windows da companhia é usado em quase 90 por cento dos computadores conectados na web. Considerando as últimas revelações, pode-se assumir que a maior parte das ações executadas em computadores da Microsoft são suscetíveis à monitorização do governo.

A Microsoft não é de modo nenhum a única companhia que trabalha secretamente, por atrás das costas dos seus clientes, fornecendo montantes maciços de informação ao Estado.

A primeira revelação feita por Snowden concernente a uma ordem do Tribunal Estrangeiro de Vigilância e Inteligência que requeriu ao gigante das telecomunicações Verizon mostrar os registros telefônicos dos seus milhões de clientes. Isso é parte de um programa, iniciado em 2006 e continuado sob o governo Obama, reunir “metadados” de todas as companhias telefônicas principais, inclusive AT&T e Sprint. Com a informação detalhada de quem chamou quem, quando, e de onde, o estado é capaz de determinar as relações sociais e políticas de praticamente cada residente dos Estados Unidos.

A espionagem em usuários Skype é a parte do mais ampla do programa PRISMA, iniciado em 2007, pelo qual a NSA ganhou o acesso direto aos servidores de companhias de Internet dos Estados Unidos, inclusive a Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, AOL, YouTube e Apple.

O próprio PRISMA é só a parte de um até mais expansivo programa, no qual a NSA explora diretamente “na espinha dorsal da Internet” – o sistema de cabos de fibra ótica pelos quais a maior parte das telecomunicações e as comunicações de Internet passam. Essas conexões são dirigidas e controladas por grandes corporações, inclusive as mesmos gigantes de telecomunicações que entregam dados em registros telefônicos, bem como companhias como 3 Communications e CenturyLink. Deste modo, a NSA pode controlar em tempo real a maior parte do tráfego de Internet do mundo e reencaminhá-lo para o armazenamento permanente.

As Notícias de Bloomberg informaram no mês passado que “milhares da tecnologia, das finanças e das companhias de fabricação estão trabalhando estreitamente com as agências de segurança nacionais dos Estados Unidos, fornecendo informação sensível e em troca recebem benefícios que incluem o acesso à informação privilegiada.” Em troca da sua colaboração secreta com o governo, as companhias muitas vezes recebem documentos que garantem a imunidade das suas ações.

Os programas citados por Bloomberg são diversos e de longo alcance. Eles incluem um acordo com a Microsoft para informar a NSA de bugs nos seus sistemas operacionais antes de que sejam publicamente lançada as correções, dando a agência uma oportunidade de explorar a informação para infiltrar nos computadores de dentro e de fora dos EUA. O McAfee, que faz o software de segurança da Internet e é uma subsidiária da Intel, também tem parceria com agências de inteligência em uma base regular.

A colaboração da inteligência corporativa é global. Durante o fim de semana, os jornais na Austrália informaram uma sociedade entre agências de espionagem dos Estados Unidos e a Telstra, a maior companhia de telecomunicações na Austrália, que entrega dados ao governo dos Estados Unidos. A Telstra controla a maior parte da espinha dorsal de Internet na Austrália e as vias de maior parte do tráfego de comunicações da Ásia.

No início deste mês, Glenn Greenwald, o jornalista que trabalhou com Snowden, informado no jornal brasileiro O Globo de um programa, apelidado FAIRVIEW, que reuniu bilhões de comunicações de Brasileiros comuns. Novamente, as companhias de telecomunicações estiveram diretamente implicadas. Segundo o Greenwald, “a NSA em parceria com uma grande companhia de telecomunicações dos Estados Unidos … e essa companhia dos Estados Unidos então em parceria com as telecomunicações em países estrangeiros.” As telecomunicações estrangeiras fornecem dados à companhia dos Estados Unidos, que o entrega à NSA.

Em alguns casos, a conexão íntima entre as agências de inteligência e as companhias de telecomunicações implica a passagem de indivíduos diretamente de um ao outro. Por exemplo, o chefe atual da segurança de Verizon, Michael Mason, é o antigo chefe do FBI Criminal, Ciber, Resposta e Services Branch. A mesma posição na AT&T é mantida por Edward Amoroso, um membro “da Iniciativa de Defesa Estratégica do Presidente Reagan” nos anos 1980 — o projeto de construir um escudo de defesa de míssil por cima dos EUA.

Em 1961, no seu endereço de despedida, o Presidente dos Estados Unidos Dwight Eisenhower avisou “do complexo industrial militar,” que ele descreveu como “a conjunção de um estabelecimento militar imenso e uma grande indústria de armas.” Esse vínculo ao se desenvolver fez surgir a ameaça do “crescimento desastroso do poder inoportuno,” que, ele declarou, “põe em perigo as nossas liberdades e processos democráticos.”

Cinqüenta anos depois, a integração entre o aparelho de inteligência militar e as corporações gigantescas é muito mais desenvolvido do que algo que Eisenhower possa ter imaginado. Não só os militares têm as relações mais fechadas com contratantes privados da produção de armas, mas o Estado, agindo em nome da classe dominante como um todo, desenvolveu uma rede de relações com corporações gigantescas para espionar a população.

A classe dos governantes americana está executando uma política global de contra-revolução social e de guerra. A construção de um aparelho estatal de polícia é apontada antes de mais nada para a classe de trabalho e será usada contra qualquer oposição social e política a esta política.

Fonte: Dinâmica Global

9 Comentários

  1. Quelle surprise. Os russos não estão criando um SO próprio baseado no Linux a toa. Nossas faculdades usam o Linux não é a toa… Windows é pra usuário, não pra aplicações estratégicas. Primeiro passo, é acabar de uma vez por todas com esse SO de merda dos computadores do governo, criar um próprio baseado no Linux ou qualquer outro software de plataforma open source. Depois produzir todos os componentes eletrônicos localmente por empresas nacionais. Isso já reduz drasticamente a vulnerabilidade do sistema. De preferência fazer todos os programas usados pelo governo usarem uma linguagem própria. Quanto menos pessoas souberem ela melhor, mais difícil de identificar e explorar falhas.

    • Correção: as universidades usam Ubuntu. Linux é base, plataforma(kernel), e não sistema operacional, apesar de comumente ser usado como termo genérico para qualquer SO de núcleo Linux.

  2. A China é que está certa naquilo que está fazendo contra os EUA!Apesar dos EUA ter sido fundamental para o desenvolvimento chinês, já no governo de Den Chiao Ping, quando pensava os EUA tirá-los da influencia da URSS!Tá na hora do Brasil fazer o mesmo jogo, se lançar mais pra China e buscar contrapartidas americanas pra assim não proceder!A Argentina está trilhando esse caminho, como alternativa diante dos embates que teve com EUA no governo da grande Dama Cristina!Claro, a informação é fundamental diante do oponente, se eu sei tudo sobre você sua casa sua família, seus interesses e negócios, você se encontra vulnerável diante de mim! e assim que nos encontramos diante do EUA!Isso é grave ameaça a nossa segurança nacional!mas parece que os idiotas de Brasília não tão percebendo isso, estão fazendo reunião e pedido explicação pro inimigo, e ainda acham que vão ter respostas!Acham que tudo se resume em lucro econômico no final do ano!Se lucrarmos, tivermos superavit, então isso é tolerável!Ou seja ter um pais no nosso calcanhar, nos espionando e conspirando contra os nossos interesses nacional!Isso mostra muito bem que tipo de liderança estamos temos hoje!

  3. Com essas informações,está mais do que na hora de nós usuários repensarmos sobre o nosso navegadores,bem como as instituições quer privada ou governamental.
    .
    O resultado disso tudo vai demorara mais no futuro bem próximo,no que tange as instituições privada e governamental,tais marcas como as que estão expostas pelos escândalo americano,terão muita dificuldade de entrara nos segmentos corporativos ou institucionais.
    .
    Isso ai é uma verdadeira glicerina pura que irá detonar o já em frangalhos a imagem das corporações americanas no mundo.

  4. Coitadinho dos americanos… tão fritos… terão que tomar aulas com os russos e chineses… rsrsrsrsrs… eu me pergunto como, sendo tão incompetente conseguiram criar o telefone, a lâmpada, a produção em série, o avião a jato, o foguete, o ônibus espacial, o chip, o hd, a tela, o S.O., a transmissão wireless e a internet… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… só esqueceram de inventar um modo de transformar ignorância em algo útil… não faltaria fornecedores da matéria prima no mercado mundial… a infantilidade do antiamericanismo é gritante… os tolos parecem ter orgasmos ao criticarem o que não conhecem… fruto de décadas de manipulação mental dos esquerdistas gramscistas…

  5. o que poderíamos fazer efetivamente para melhorar nossos notebook ,quais as alternativas ,esta faltano no plano brasil matérias de teor mais de possibilidades de enfrentar certos problemas que o sistemas nos traz
    pelo menos uma matéria por semana com temas de sobrevivência ,segurança na web e etc e tal para ser discutidas aqui pois isso também faz parte da geopolítica adestrar as pessoas as dificuldades impostas .

    • Não é tão difícil assim garantir a segurança na web. Basta navegar pela deep web, em vez da superfície. Porém isso é extremamente perigoso, algo que não recomendaria para ninguém que não tenha alto conhecimento de computação. Outras medidas possíveis, são usar um navegador chamado de Tor, que é bem mais seguro que os outros, porém possui desempenho pior. Usar mascaras de IP, existe um programa em específico, muito usado pelos subgrupos do anonymous que cria mascara todas as características do usuário, IP e etc… muito usado por eles durante ataques de DDoS para evitar que sejam identificados. Usar programas de criptografia nos emails(mas isso exige que ambos você e o destinatário usem o programa). Enfim, existe uma infinidade de meios, o melhor e mais seguro de todos é jamais fazer qualquer tipo de atividade que você queira que permaneça confidencial na internet ou por telefone/celular.

Comentários não permitidos.