Defesa & Geopolítica

KH 101 o míssil de cruzeiro furtivo russo pode entrar no serviço operacional ainda em 2013

Posted by

KH101missile

E.M.Pinto

Plano Brasil

O Kh-101 é um míssil de cruzeiro avançado cujo desenvolvimento e esperado para ser concluído ainda em 2013. A arma será usada para substituir os atuais Kh-55 a bordo dos bombardeiros estratégicos russos, Tu-160 e Tu-95.

A princípio o Kh-101 foi desenvolvido para transportar uma ogiva convencional de 400 kg entretanto, já especula-se uma variante equipada com uma ogiva nuclear para substituir os atuais mísseis destas funções.

O míssil possui características stealth (furtivas) é de difícil detecção por radares, seu perfil de voo é de alta velocidade subsônica e perfil de voo de baixo altitude.

Kh-555 (1)

O Kh-101 também tem sido referido como o homólogo russo para os mísseis de cruzeiro AGM-129 norte americanos. O míssil possui sistema de navegação de alta precisão com base no sistema de navegação por satélite GLONASS e inercial como backup, com um buscador baseado em sistema termal de TV para missões de ataque de precisão.

O desenvolvimento Kh-101 foi fortemente influenciado pelo sucesso das campanhas militares norte-americanas no final dos anos 90 onde o papel das armas lançadas a distância demonstrou o poder de desequilíbrio no campo de batalha.

Os dados revelados dos mísseis são superlativos, testes já realizados demonstraram que sua precisão é de CEP de 10 metros ao alcance máximo de impressionantes 5 mil km, a velocidade de cruzeiro é de Mach 0,8 ou 957 km/h, a ogiva convencional do míssil é de 400 kg e seu peso máximo de 2400 kg segundo o flightglobal.

101

Cada aeronave Tu-95 pode transportar até 08 mísseis e o Tu-160 até 12, um segundo míssil da família o Kh-102 compartilha componentes e desempenho com esta variante. A principal diferença entre eles é a sua ogiva. O Míssil deve entrar em serviço operativo efetivo nas forças estratégicas russas ainda em 2013.

Clique nas imagens do TurboSquid para vê-las em melhor resolução

shared on wplocker.com