VOOU O PRIMEIRO A-4M (AF-1 N-1011) DA MARINHA DO BRASIL EM GAVIÃO PEIXOTO

 AF-1 N-1011 é o protótipo para o programa de modernização dos A-4 da MB

PRIMEIRO A-4M DA MARINHA BRASILEIRA JÁ VOA (M1082 – 204PM/2013)

Voou hoje pela primeira vez aquele que é o protótipo do modelo A-4M a utilizar pela Marinha Brasileira.

A aeronave s/n 1011 (AF-1 N-1011) efetuou o voo aparentemente sem problemas, a partir do aeródromo de Gavião-Peixoto, no estado de São Paulo, onde a Embraer possui as instalações em que se realizam os trabalhos de modernização.

Este protótipo servirá agora como plataforma para certificação dos equipamentos e modificações introduzidas.

O contrato com a Embraer, assinado em 2009, prevê a modernização de um total de doze células A-4 (nove monolugares designados AF-1 e três bilugares AF-1A), no valor de 106 M USD (US$ 106 milhões de dolares americanos), estimando-se a extensão da vida útil dos aparelhos até 2025.

Nas modificações introduzidas, está maioritariamente o cockpit, com a instalação de modernos aviónicos e mostradores multifunções. O radar será também substituído pelo moderno e mais potente IAI ELTA EL/M-2032 de fabrico israelita.

As comunicações foram também alvo de revisão, passando a permitir a transmissão de dados segura através de encriptação e o sistema datalink. Estas modificações vieram também trazer uma uniformização com as restantes aeronaves modernas ou modernizadas em uso militar no Brasil.

Reativamente a armemento, o A-4M estará agora habilitado a trasnportar armamento ar-ar fora do alcance visual, bem como mísseis de curto alcance de 5ª geração e mira montada no capacete.

Novos armamentos ar-superfície são agora também passíveis de ser incorporados no arsenal à disposição da Marinha Brasileira.

Fonte: Contato Radar e ECSB Defesa via Pássaro de Ferro

18 Comentários

    • stadeu,

      Creio que os A-4 até poderiam carregar os Exocet, mas o caça viraria um pedra! A variante AM-39 é quase tão pesada quanto o Harpoon ( uns 650 kg ). E tenho duvidas quanto ao tamanho do míssil. O AM-39 Exocet, se não estou enganado, tem cerca de 4,5 metros de comprimento, e creio que isso poderia ser um fator limitador…

      Salvo engano, fará parte do arsenal o míssil Penguin, muito mais leve e menor…

  1. Interessante o upgrade. Isso coloca os A-4 brasileiros praticamente no mesmo patamar dos A4-AR argentinos… Em suma, bom o bastante para atualizar a aviação embarcada…

    • _RR_ na realidade os nossos A4 depois desta modernização ficaram superiores aos dos hermanos, graças aos equipamentos eletronicos mais modernos que os deles, vale lembrar que os A4 argentinios foram modernizados na metade da decada de 90

      • CAPA PRETA,

        De fato… Pode se dizer que ele realmente será mais avançado em alguns aspectos e poderá vir a ter uma flexibilidade maior. Desconheço os pormenores da variante simplificada do radar APG-66 ( que equipou a primeira variante do F-16 ) que equipa os A4-AR e foi desenvolvida basicamente para o caça argentino, contudo, pelo que me consta, o desempenho com relação a alcance é bastante similar e os demais sistemas eletrônicos são praticamente da mesma geração…

        Na prática, o A-4 brasileiro terá uma tecnologia básica do inicio dos anos 2000, tal como os F-5M. Mas verdade seja dita, dentro do potencial desse avião, está de muito bom tamanho…

  2. Eu gostaria que os amigos me explicassem qual é a função dos três A4 biplaces, serve somente para qualificar os pilotos?

    • Manoel,

      Essa seria a função principal, mas o fato é que os biplaces ainda mantém capacidade de combate, podendo ser empregados para ações, embora, creio eu, com certas restrições…

      Se não me falha a memória, os americanos, por exemplo, chegaram a utiliza-lo como controlador aéreo avançado justamente por conta do segundo assento, que propiciava um outro par de olhos, necessários a esse tipo de função…

  3. Essa modernização vai trazer muitos benefícios para os pilotos navais como armamentos no estado da arte e para a arena BVR e assim preparando os seus pilotos para o futuro substituto dos A-4M (AF-1).

    Armamentos na minha opinião que faram parte dos A-4M(AF-1).

    Nacionais:SMKB-82/83,Piranha B,A-Darter,MAR-1 e BAP-250.

    Estrangeiros:(provavelmente na maioria de Israel). As bombas Spice 250(nova),1000 e 2000,bombas Lizard/Opher,mísseis Derby,Python 4/5 e etc.

  4. Está demorando muito essa modernização. E há quem diga por aí que a coisa não é tão animadora quanto falam.

    Enfim, para voar do Opalão (um dia…) está bom demais. Um avião de 50 anos de projeto, para um Porta Aviões que está a dez anos docado.

  5. Enrolaer e suas modernizações… Os russos conceberam, testaram e colocaram em produção o SU-35 mais rápido do que os engenheiros da Enrolaer, para modernizar um simples A-4… Quanto todos os A-1 e A-4 estiverem modernizados, estaremos já no final do século…

    • A Embraer não tem culpa não, ta fazendo milagre nestas reliquias, o que ocorre e que ele e contratada pelo governo para fazer o trampo, e se a verba chega a conta gotas, os resultados naturalmente chegam a conta gotas também.
      O problema e que nossos governos tocam a defesa nacional a toque de caixa.

  6. Alguém me empresta uma corda… para me enforcar.. não!… para amarrar todos os A-4, do nosso grande museu voador, e atirá-los todos juntos na cabeça dos medíocres que o compraram.
    Ou alguém acha que a 6º economia tem que se submeter a ter A-4 para defendê-la de F-22, 35, 18,14; Su-35,34; Rafales; Typhoon?
    Mas claro, as velhinhas de Taubaté virão defender os ladrões de Brasília ao nos afirmar que não temos recursos, que somos pior financeiramente que o Serra Leoa, Eritréia, Burundi etc. Enquanto isso eles bebem vinhos de R$5000,00 a garrafa a nossas custas.

  7. Estão gastando n grana p manter vivo um velho em estado terminal…enquanto isso a Venezuela, Chile, Peru e Argentina estão olhando novos caças p sua Força Aerea e Naval…tbm c 89 5ª colunas contra o reequipamento de n FAs no GF/congresso…n FAs serão sucateadas ad eternum. Tem um grupo ganhando c n frasqueza militar..só pode. SOS Fx=2 p ontem.Sds.

Comentários não permitidos.