Morales pede desculpas ao Brasil por revista de avião militar em 2011

evo-morales-presidente-de-bolivia-300x336

O presidente boliviano Evo Morales pediu desculpas nestas sexta-feira ao Brasil pela revista em um avião militar brasileiro no final de 2011, assegurando não ter sido informado do assunto, e prometeu punir quem violou a imunidade do país vizinho.

“Desculpas ao povo brasileiro, a seu governo. Não foi instrução do presidente do vice-presidente, nem do gabinte”, afirmou referindo-se à reivsta.

“Sinto que alguns oficiales exageraram. Sob pretexto de luta contra o narcotráfico, não respeitam os aviões oficiais”, afirmou Morales em coletiva de imprensa na Casa do Governo.

AFP

Fonte: Terra

31 Comentários

  1. Não é a primeira e nem será a última vez que o governo do Evo Morales faz isso com o seu “hermano” de fronteira.
    .
    Esta mais do que na hora do Brasil mostrar que exige mais respeito não só dos pequenos com a dos grandes ” hermanos”,quer do Sul ou do Norte.

    • E propostas de atitude além das que o Brasil já fez em 2011 dentro das leis e regras internacionais, E QUE RESOLVERAM O PROBLEMA JÁ NA ÉPOCA não deixa nenhuma??

      E o que deveria fazer então???

      Retirar diplomatas?? Declarar Guerra?? Mandar os serviços secretos executarem homicídios políticos?? bombardear civis?? abandonar nossos interesses por lá, deixando o pais??

      Que diplomacia seria essa, a mesma de certas nações por aí, que só passa arrogância e prepotência???

      O Brasil resolveu tudo dentro das leis internacionais… fazer mais que isso prejudicaria os nossos interesses no pais… talvez seja exatamente isso que querem por aí os agentes estrangeiros que se passam por brasileiros patriotas… talvez queiram que a Petrobras e o Brasil sejam prejudicados na Bolívia pra pegar o nosso lugar no país, e nos tirar da jogada claramente!!

      Bem, parece que os vários grupos de interesses querem meter a mão nos nossos interesses por lá, querendo fazer o Brasil tomar atitudes erradas e violentas, pra se mostrar de machão e depois ficar chupando o dedo vendo outros países ficarem rindo da nossa cara desfrutando tudo o que perdemos!!

      Não sabem do que falo né… então peço permissão pra repostar uma series de links que demonstram os INTERESSES DO BRASIL E DA PETROBRAS NA BOLÍVIA EM 2013:

      E nesse abaixo da pra ver entre os patrocinadores o NUMERO DE EMPRESAS DE ENERGIA QUE GOSTARIAM DE PEGAR O LUGAR DA PETROBRAS NA BOLÍVIA:

      http://2013.boliviagasenergia.com/

      Petrobras prevê iniciar exploração em 4 áreas na Bolívia

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-preve-iniciar-exploracao-em-4-areas-na-bolivia

      Petrobras deve renovar o contrato de gás natural com Bolívia

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-deve-renovar-o-contrato-de-gas-natural-com-bolivia

      Venda de gás da Bolívia para Brasil e Argentina no 1º trimestre já supera 2012

      http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-29/venda-de-gas-da-bolivia-para-brasil-e-argentina-no-1%C2%BA-trimestre-ja-supera-2012

      BRASIL QUER AMPLIAR EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NA BOLÍVIA

      http://www.petronoticias.com.br/archives/30794

      Demanda do Brasil por gás da Bolívia cresce 59% em janeiro

      http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/2013-02-05/demanda-do-brasil-por-gas-da-bolivia-cresce-59-em-janeiro.html

      Demanda das térmicas cresceu mais de 200% no período e impactou consumo do Combustível

      http://www.gasnet.com.br/conteudo/15169

      COMO PODEM VER É ATÉ NATURAL que qualquer incidente entre o Brasil e a Bolívia vire uma coisa de luta de interesses econômicos gigantes e assim agentes difamadores, mesmo que inconscientemente por questão de crença politica, ou totalmente proposital mesmo como alguns por aí, estão querendo prejudicar o interesse brasileiro do interno da nossa nação… para que outros países e grupos econômicos possam pegar o nosso lugar nisso tudo!!

      E até CLARO mesmo que pessoas simples com forte sentido Partidário, Unipartidario ou Antipartidário tenham as suas próprias crenças politicas usadas contra eles mesmos e contra o interesse do Brasil, pois é fácil fazer alguém que gosta de acreditar ou quer acreditar em ódio politico, seja usado nisso tudo, pois é só um jogo de interesses, mas existem as pessoas passionais demais, aqueles que não conseguem distinguir politica de estado de politica partidária!!

      Não se deixe usar pelos manipuladores políticos que querem somente defender os interesses de outros, e não os do Brasil!!

      Valeu!!

  2. Bem, isso aí é o que já deveria ter sido feito a muito tempo… mas desculpas publicas só acontecem quando o caso cai no patíbulo popular!

    Mas mesmo assim valem as desculpas de agora… isso aí é uma coisa pra população escutar, é uma coisa de politica somente, não é nada em analise dos fatos diplomáticos, que pedem a resolução do INCIDENTE em si!!

    No Fim o caso foi resolvido, o Brasil não aumentou o nível de confronto, RESOLVEU TUDO DENTRO DA LEI, mantém seus interesses no país resguardados, e além do mais esse caso da aeronave da FAB vistoriada nem mesmo é parecido com o caso do Avião deles na Europa, como parte da imprensa partidária tenta forçar!!

    Aqui NESSE CASO a aeronave do BRASIL esta em terra, parada e esperando o corpo diplomático para partir, e não tinha NENHUM oficial diplomático ou governamental do Brasil a bordo… na Europa eles mudaram a rota da aeronave que estava em voo, fizeram aterrar à força, invadiram a aeronave oficial pra vistoria com o presidente de uma nação ao seu interno… TOTALMENTE DIFERENTE!!

    O Brasil reclamou, suas reclamações foram atendidas e tudo foi resolvido ainda em 2011 ao que tudo indica na nota oficial do Ministério da Defesa.

    Valeu!!

    • Nossa !!!… QUANTO ESFORÇO !!!… não precisaria se nos ouvisse desde o primeiro post sobre o tema… agora ta tendo que rebolar e tergiversar a mil para desculpar o que já sabíamos a muito… haja saúde… rsrsrsrsrs…

  3. Pra mim é tarde demais.
    Tá pedindo muito penico pro meu gosto, tão com medinha de que ??? da reciprocidade ” diplomática ” pegar alguma coisa ???
    Aguarde …

    • A Nota disse exatamente isso, que se não fossem interrompida essa coisa de vistoria, nós usaríamos a reciprocidade contra eles… Veja você mesmo:

      5 – No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade;

      E nunca mais a FAB viu uma vistoria de suas aeronaves, como a mesma nota diz:

      6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas.

      Então tudo foi resolvido dentro la lei internacional… simples assim!!

      Pelo visto isso aí é só politica mesmo, coisa pro consumo dos “ofendidos” populares, e sim, fez bem em faze-lo, pedir desculpas é até uma obrigação nesse caso, eu ficaria ofendido se não fizesse isso!

      Valeu!!

  4. Pelo menos Evo Morales veio a público pedir desculpa pelo fato ocorrido em 2011,fato esse que não tem nenhuma conexão com o ocorrido recentemente contra a soberania boliviana perpetrado pela União Europeia !
    Assim como o caso do Senador Pinto e Eduard Snowden !
    Mas muitos encistem em relacioná-los,tumultuando algo que esta mais que claro,que foram dois erros distintos!

  5. Desculpas depois de quase dois anos !? Ainda assim só depois da imprensa ter denunciado este fato! O Brasil realmente, é o” grandão bobão” da América do Sul.
    Já que o índio cocalero está pedindo desculpas ao ” povo brasileiro ” eu da minha parte não as aceito.

    • Segundo as notícias a chancelaria boliviana já havia se desculpado,tão logo soube desse ato ultrajante contra o Brasil,se só agora esse fato se tornou publico é outro papo !
      Aí que esta o problema será que jornalistas já sabiam do ocorrido desde 2011 e só agora tornaram o fato público aproveitando a conveniência do ocorrido com a aeronave boliviana na Europa ?
      A chancelaria brasileira também errou por não ter levado a público esse fato em 2011,dando agora margem para as mais diversas especulações !
      Por fim o pedido de desculpas já tinha sido feito na ocasião, Evo Morales só veio reforçá-lo agora perante o público !

  6. é esta parceria com os paises bostavianos(bolivarianos), ja deu o que tinha que dar em é dificil conseguir confiar em algum deles nao?(ainda acho que o brasil tem que ter acordos e comercio(temos que ampliar o mercosul) com todos os paises latino americanos, porem é dificil quando temos paises como estes “”bolivarianos””).

  7. O que tem de relevante nessa manifestação do silvícola é que ele pediu desculpas ao povo brasileiro, mais consideração por nós do que o nosso próprio governo!Mas isso só acontece por que o governo do momento não tem fibra ou liderança, baixa a calcinha por qualquer motivo a qualquer país! Essa de fazer omeletes sem quebra ovos!Falta de auto estima ou orgulho próprio!Querendo agradar a todos desagrada a todo mundo, inclusive ao próprio povo!

  8. Primeiro houve uma mentira deslavada por parte de um colunista, que para aqueles providos de senso crítico não possui credibilidade alguma: Claudio Humberto.
    A nota era que em 2012 a aeronave que levava o Ministro Celso Amorim teria sido vistoriada, inclusive, em sua cabine, com vistas à procura de um senador boliviano condenado por crimes e que se encontra abrigado em nossa embaixada em La Paz…

    Distorção flagrante de fatos outros, que eram nada mais que o roçar de narizes de beagles nas bagagens trazidas nos aviões da FAB, que por lá aportavam levando diplomatas, adidos e malas diplomáticas. Isso foi alvo de uma nota diplomática enérgica e cessou. É necessário, no entanto, lembrar que a FAB teve no seu passado um escândalo que envolvia oficiais da força, bem como aeronaves da FAB envolvidas em tráfico internacional de drogas…

    Quanta diferença da nota do Sr, Claudio Humberto, não?
    É incrível que os blogs ditos especializados, e que por isso deveriam ser uma fonte confiável de informação, agora, deem por natural a publicação de notas de fonte sem credibilidade e de conversas informais com populares, quando deveriam, isto sim, ser um espaço crítico aos equívocos da chamada mídia/empresa, ou mídia tradicional…

    Fato é que a mídia no Brasil está desobrigada a dar direito de resposta, graças ao impoluto Ayres Brito, o que torna a imprensa brasileira aquela de maior liberdade do mundo, pois pode publicar ficção no lugar dos fatos, e se esta ficção for caluniosa pouco lhe importará e nada lhe custará, posto que nunca será obrigada a retratar-se. A única hipótese de uma calúnia implicar em algum desconforto para a dita mídia/empresa se dará caso haja uma interpelação judicial por parte do ofendido, mas neste caso a morosidade, os meandros da justiça, além da leniência de alguns dos magistrados, tornará o questionamento legal em uma outra peça de… ficção.

  9. Todo mundo sabe que o governo da Bolívia é dominado por indígenas, que estiveram durante séculos alienados dos destinos de sua nação. Por mais aculturados que já tenham sido, é normal que tenham dificuldade no trato do direito internacional, deve-se dar o máximo auxílio ao país e seu povo, pois só com o tempo e a convivência com outros povos, permitirá que aprendam e passem a praticar essas regras.

  10. Desculpas o escambau seu sem-vergonha! Índio de araque!

    Mas quem tem que pedir desculpas não é o governo cocaleiro, ladrão de refinaria e receptador de carro roubado, e sim O GOVERNO DO PT, que DOLOSAMENTE ESCONDEU do povo brasileiro esta AFRONTA por quase dois anos, ao passo que não demorou nem dois dias para soltar uma nota ABSURDA de apoio a esse mesmo verme safado! Dois pesos, duas medidas, sempre!

    O Min Def CA e o Min REx Patriota devem ser IMEDIATAMENTE DEMITIDOS! Sob pena de impedimento da PresidentE da República!

    • Não existe lei interna ou internacional que obriga o estado a revelar todos os incidentes diplomáticos para a população, é discricionário, e tudo foi resolvido na paz e na diplomacia… nada passou em branco!!

      Vader… como anglófilo não está seguindo a forma de fazer dos seus mestres do antigo Império Britânico… muita tratativa e pragmatismo em defender os próprios interesses… pois no fim ninguém vai defender pra você!!

      Falar isso aí demonstra muito ódio e discriminação contra a raça indígena…. ao meu ver é claro… mas não sou eu que devo me manifestar legalmente a respeito, não sou índio, não sou dessa causa antropológica, cultural ou racial!!

      Valeu!!

      • eu mesmo sou mestiço de português índio e negro ,no exercito só tem nois na fita na policia aqui de são Paulo vários amigos que saíram do EB tudo mestiço de negro índio e português na moral 80 por cento da população é mestiça ,QUEM LUTAR CONTRA ISSO TEM QUE PASSAR PELO PSICOLOGO
        eu sou branco de olhos esverdeados ,mas se eu não honrar a minha decendecia principalmente das bisavos tanto a negra como a india eu não seria sujeito homem
        mas é bom eles falarem sabe porque ,porque assim acorda a rapaziada toda ,o brasileiro tem que saber o que eles pensam do nosso povo
        na verdade brasil esta no nosso sangue isso é ser nacionalista e dependendo dos comentários deles cada vez mais a direita perde com eles ,na verdade eu as vezes acho que eles não são direita ,é uma tática deles para o brasileiro ficar nesse papo de direita e esquerda ,e não ver quem são os verdadeiros inimigos da patria

    • Art. 14. da 1.079 – (Lei do Impeachment)

      “É permitido a qualquer cidadão denunciar o Presidente da República ou Ministro de Estado, por crime de responsabilidade, perante a Câmara dos Deputados.”

      Apenas não vejo como isso seria minimamente possível perante a situação em questão, então relaxa.

    • Se tivessem a ética como premissa, fariam isso… mas DUVIDO… qnto ao índio, só tomou essa atitude depois que lhe trataram da mesma maneira… típico de gentalha que só quer ter direitos e se esquecem dos deveres… mas, no frigir dos ovos, ficou mais feio para o desgoverno nacional do que para o do cocaleiro…

  11. Art. 4º parágrafo único da Constituição:

    “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.”

    Mantendo o princípio da Legalidade pautado pelo texto constitucional acima, gostaria de saber o que os mais radicais fariam em uma situação como essa.

    Respostas:
    A- rasgar a Constituição.
    B- Ter dado uma bela bronca pública na Bolívia.
    C- Ter resolvido tudo diplomaticamente visando os interesses nacionais.
    D- Ter tomado à mesma atitude em relação aos que roubam nossa biodiversidade e nos espionam.

  12. A bolivia anda pedindo desculpas demais para o grandão bobão que nos tornarão, e o pior e que pedem estas “desculpas” com um sorrizinho nos lábios que fazem corar a alma de qualquer patriota( menos o do Itamaraty)
    Ate quando este governo petralha vai nos matar de vergonha ??/

    • Eis a questão, amigo: ATÉ QUANDO ESTE GOVERNO PETRALHA VAI NOS MATAR DE VERGONHA ???!!!…

      • Blue Eyes Na Resistêcia a uns dias atraz tive de concordar com Francoop de que os negocios do Brasil com a Bolivia eram muito mas muito grande para retalharmos a Bolivia pois a muitos outros paises interesados no mesmo comercio que nos temos com tal pais,mas hoje fiquei sabendo que nossa DILMINHA esta em negociações com os USA para o uso da base de ALCANTARA OU SEJA ELES SABOTARAM TRES VEZES TAL BASE SENDO QUE NA ULTIMA MORRERAM 21 TECNICOS E ATRASANDO EM ANOS NOSSAS PESQUISAS,ou seja tu não vai precisar esperar por muito tempo para que eles nos matem fisicamente pois ELA não investe na EDUCAÇÃO PORQUE UM POVO SEM EDUCAÇÃO NÃO REAGE,INTELECTUALMENTE NÃO INVESTE NA SAUDE PORQUE UM POVO FRACO SE OFERECER RESISTENCIA É FACIL OPONENTE,NÃO INVESTE NA SEGURANÇA E NAS FORÇAS ARMADAS PORQUE UM POVO SEM EDUCAÇÃO,FRACO E DESARMADO SÓ TEM UM CAMINHO QUE É A DEROTA FOI O QUE OS ALEMÃES FIZERAM COM OS JUDEUS PRIMEIRO ELES OS ENFRACERAM DEPOIS FOI FACIL ENCAMINHALOS PARA A MORTE POIS ESTAVAM FRACOS DEMAIS PARA REAJIR,agora o pior peço que todos me perdoem pois tenho participação em tudo pois votei nela.

      • Amigo, todos em algum momento fomos enganados por satã, o barbudo… mas o que realmente importa é que descobrimos seus planos do Foro de SP e hoje podemos resistir a esse plano maligno juntando forças e demonstrando cabalmente a quem possamos educar, parentes, amigos, que ESSE CAMINHO NÃO É O MELHOR PARA O BRASIL e que, ao invés do que muitos pensam, ESSA CORJA NÃO É PATRIOTA coisa alguma, mas somente buscam se apoderar das riquezas do país formando uma NOMENKLATURA que quer se perpetuar no poder para cumprir seus designos malignos…

  13. O (des)governo tucanalha, que quebrou o país por três vezes, pelo jeito, é doce de alguns por aqui…

    • Vou facilitar para ri caro Ilya, qualquer governo revanchista pós 1985 não me representa ( com exceção do Itamar franco)

  14. Vou facilitar para ti caro Ilya, qualquer governo revanchista pós 1985 não me representa ( com exceção do Itamar franco)

    • Ele se faz de tonto, amigo… inúmeras vezes teve conhecimento que não somos tucanos… é pura cretinice da parte dele… ao contrario dele não caímos no conto do “social”… tudo que vem com esse carimbo MENTIROSO não presta… mas inclua ai o pt que, apesar de não possuir a marca da besta no nome o carrega na algibeira…

Comentários não permitidos.