GRAVÍSSIMO: A EMENDA É MUITO PIOR QUE O SONETO!

Ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila

Dessa vez a coisa foi longe demais! Segundo a ministra da comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, o avião da FAB em viagem oficial com o ministro da defesa, Celso Amorim, e seus assessores, transportavam drogas. ??? Essa teria sido a justificativa para a revista na aeronave militar.

 Preâmbulo por Gérsio Mutti

“Editores e comentarista do blog Plano Brasil, a impáfia, a arrogância, a insolência, a soberba, a hipocrisia dessas autoridades bolivarianas que grassam por toda a América Latina não tem limites no mundo do juízo perfeito. Se colocam sempre acima do bem e do mal e “o resto que se exploda”, como bem dizia o “nobre” Deputado Federal Justo Veríssimo (Clique aqui para ler).

Na história européia a França é tida como a grande prostituta no teatro político europeu. Aqui por essas bandas do mundo, esse papel da história no teatro político latino-americano sempre coube ao Brasil, mas há uma diferença. Se em épocas passadas a “cortesã brasil” se prostituia com certa cerimônia à francesa, agora é afrontosa e sem nenhum pudor, que chega a ser depravação à bolivariana.

Segue denúncia da ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila:

“… a vistoria ocorreu quando Amorim e seus assessores estavam fora da aeronave.

Para a ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, o incidente foi sem “nenhuma gravidade”. ???

“Há uma má intenção [da oposição]”, ressaltou Amanda Dávila. Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias de que havia drogas escondidas no avião. ???

As autoridades bolivianas negam que o objetivo da ação tenha sido verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave.”

Ministra boliviana acusa oposição de usar vistoria a avião da FAB para gerar mal-estar com Brasil

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra da Comunicação da Bolívia, Amanda Dávila, disse que a oposição no país quer usar politicamente o fato de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), usado pelo ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, ter sido vistoriado por forças policiais bolivianas em 2011. Ela destacou que os oposicionistas querem “provocar um problema para gerar um escândalo” entre os governos do Brasil e da Bolívia.

Amanda Dávila disse que respondeu às questões encaminhadas por deputados da Convergência Nacional (CN), que faz oposição ao governo de Evo Morales. Os parlamentares divulgaram que o avião de Amorim foi vistoriado, no segundo semestre de 2011, em Al Alto.

No último dia 16, em Brasília, em nota, o Ministério da Defesa confirmou a informação. Segundo a Defesa, por intermédio da Embaixada do Brasil na Bolívia, o Ministério das Relações Exteriores reagiu, exigindo desculpas e o fim de procedimentos semelhantes. Segundo o ministério, a vistoria ocorreu quando Amorim e seus assessores estavam fora da aeronave.

Para a ministra boliviana, o incidente foi sem “nenhuma gravidade”. “Há uma má intenção [da oposição]”, ressaltou Amanda Dávila. Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia informou que militares fizeram buscas na aeronave brasileira porque houve denúncias de que havia drogas escondidas no avião. As autoridades bolivianas negam que o objetivo da ação tenha sido verificar se o senador de oposição Roger Pinto Molina estava na aeronave.

Pinto Molina está abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia há 13 meses e aguarda salvo-contudo para deixar a representação diplomática e asilar-se em território brasileiro. Mas as autoridades bolivianas recusam-se a emitir o documento, alegando que o parlamentar responde a processos judiciais no país.

*Com informações da ABI, agência pública de notícias da Bolívia

Edição: Nádia Franco

Fonte: Agência Brasil 

47 Comentários

  1. Realmente virou piada isso!!!

    Mas usar o “Veríssimo ” é forte hein!!! HAHAHA

    Está clara a intenção de prejudicar os interesses do Brasil na Bolívia tentando gerar mal estar entre as partes…

    Mas quem está pagando isso??

    Não acho que seja só uma coisa da “Oposição Politica”, não, aí tem muito mais do que isso, são muitos interesses ligados à industria energética… tem um coelho maior nesse mato!!

    Quem ganha com o azedar das relações entre o Brasil e a Bolívia?

    Quem ganha com o fim das nossas relações econômicas e retirada de nossas empresas de lá, principalmente com a Retirada da Petrobras de lá?

    Vendo o nível das relações econômicas que temos, muitas empresas pro aí ficaria rindo a toa com isso tudo!!

    Valeu!!

    • Eu tive um arranca rabo recentemente com o Francoorp,mas concordo totalmente com as suas afirmações a respeito desse fuzuê em que se tornou esse fatídico caso envolvendo BRASIL e Bolivia !
      Acho até que o Preâmbulo do Gérsio Mutti esta um pouco exagerado,a ministra da comunicação da Bolívia, Amanda Dávila deve ter se expressado mal,e como eu disse há um tempo atrás a INCOMPETÊNCIA é um estigma que todos os governos latinos americanos carregam consigo !
      É bem possível que algum delegado da polícia federal boliviana tenha feito tal revista a revelia de seus superiores ,outra marca bem presente aqui na Bolívia como aqui , abuso de autoridade !
      Tem muita gente que não aceita o caso da Petrobras na Bolívia ,devemos lembrar que não foi só o Brasil que teve empresas nacionalizadas por aquelas bandas,outros países também tiveram,então não se trata de uma perseguição ao BRASIL !
      Nós perdemos uma unha e mantivemos o braço,mas não uns querem a guerra com a Bolívia a quem essa celeuma interessa ?
      Eu repasso a indagação,só a turma do quanto pior melhor,pois já se avista no horizonte novas eleições !

  2. Com parceiros como estes quem precisa de inimigos ?

    Francoorp

    As relações entre o bolivarianismo e o Brasil sempre foram desfavoráveis a nós, a oposição na Bolívia não precisa se esforçar para supostamente melar as realações com o Brasil,o governo boliviano já ca#%$@ as relações por si só.

    Que seja dito isso não vem de hoje.

    • Todo mundo sabe que o governo da Bolívia é dominado por indígenas, que estiveram durante séculos alienados dos destinos de sua nação. Por mais aculturados que já tenham sido, é normal que tenham dificuldade no trato do direito internacional, deve-se dar o máximo auxílio ao país e seu povo, pois só com o tempo e a convivência com outros povos, permitirá que aprendam e passem a praticar essas regras.

      • Pô Walfredo,agora você exagerou os líderes atuais da Bolívia são oriundo dos antigos povos pré-colombianos que habitavam e ainda habitam o altiplano,mas não são tão primitivos como você esta dizendo !
        A ponto de não entenderem as regras internacionais que regem as nações !

      • rsrsrsrsrsrsrsrs… pra desculpar a incompetência e hipocrisia entre os vermelhuxos, vale tudo… até apelar para explicações antropológicas… rsrsrsrsrsrs… depois não aceita ser classificado como serventuário do partidão para limpar as sujeiras praticadas pela camarilha bolivariana… rsrsrsrs… não disse que vcs são risíveis???… pronto… fizeram de novo… rsrsrsrsrs… quer dizer que chamar el presidente de indio tá liberado???… vc mesmo diz que ele é um “aculturado”… rsrsrsrsrs…

    • NovoBrazuk,

      Os problemas deles ali dentro não importam Brazuk, teremos que rebolar mesmo, as vezes na musica deles as vezes na nossa… é assim que o jogo funciona quando não se é agressivo!!

      Não devemos transformar a região em um novo “Oriente Médio”, chio de rancor e ódio, onde todos odeiam todos justamente pela geo politica agressiva que sempre foi usado pra defender interesses na região!!

      O gás e o lítio deles sim.. isso é vital pra nossa industria!!

      As hidroelétricas não estão alimentando direito devido a vários fatores… precisamos daquele gás pra queimar em termoelétrica pra virar eletricidade… não estamos acompanhando passo do consumo… ficar sem a Bolívia agora é suicido de crescimento econômico e tecnológico pois começamos só agora com as produções de bateria de Lítio por aqui, entre tantas aplicações industriais qeu tem!!

      É mais complexo do que politica… é vital pro Brasil!!

      Então, fizemos o que devíamos, e tudo se apaziguou, já tem 2 anos o fato e tudo estava normal, até agora com a imprensa que viu interesse… o que é normal, desde que não minta sobre o caso!!

      Valeu!!

      • Você saberia me dizer se alguma empresa brasileira esta tendo acesso a mineração do lítio boliviano ?
        Se sim qual empresa ?

      • Ave César,

        Fiz uma postagem te respondendo sobre o lítio, só que coloquei abaixo de todos os comentários aqui desta postagem, pois ficou grande e atrapalharia o fluir da leitura de uma pessoa focada no Tema e que estaria lendo em fila, e acompanhando com atenção os comentário dessa postagem do PB!

        Desce um pouco aí se tiver paciência é claro!!

        Valeu!!

  3. A coisa fica cada vez pior.

    Querem ver outra?

    O pior não é isso: consta que o Ministro Celso Amorim passou inclusive por uma revista PESSOAL dos tais agentes bolivianos! Inclusive há quem diga que ele foi obrigado a SE DESPIR! Como se se tratasse de um marginalzinho comum!

    Agora uma autoridade da Bolívia chama o megalonanico anão de jardim Celso Amorim, que por artes do gramunhão vem a ser Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil, a 6a economia do mundo e o maior país da América Latina, de TRAFICANTE DE DROGAS, na cara dura e, vamos lembrar, qual foi a reação do governo do PT???

    Emitir uma notinha diplomática de protesto…

    Isso é um ACINTE! Isso é um CRIME CONTRA A SOBERANIA NACIONAL!

    Este mesmo governo foi rapidíssimo em assinar a nota de repúdio da patética UNASUL porque o avião do índio de araque e cocaleiro foi impedido de entrar no espaço aéreo de alguns países europeus; mas quando é para defender os interesses do BRASIL, país o qual ele (des)governa, limita-se a dar uma latidinha e uma lambidinha nas bolas do cocaleiro ladrão de refinarias e receptador e “esquentador” de carros roubados!

    SENHORES PARLAMENTARES, se há um mínimo, uma migalha, uma fagulha de ombridade ainda acesa no Congresso Nacional Brasileiro, o Congresso Nacional deve determinar, sob pena de impeachment da Presidente da República, que o Ministro da Defesa do Brasil seja IMEDIATAMENTE EXONERADO! Igualmente, deve ser IMEDIATAMENTE EXONERADO o Ministro das Relações Exteriores.

    Essa é a diplomacia “altiva e ativa” do governo do PT? Essa é a diplomacia que “não tira os sapatos”???

    Não: ela tira logo é as CUECAS!

    I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL !!!!

    • Eu digo que você mente.
      Quero que demonstre a fonte da notícia que diz ter o Ministro se despido.
      Vamos, diga.

      O que consta, é que você uma calúnia na sua resposta, acima.

      E não só isso, como de forma leviana distorce o contexto da notícia. Em momento algum houve a ilação, em qualquer fonte, de que autoridades brasileiras foram acusadas pelas bolivianas como traficantes internacionais de drogas. Aponte isso, com fonte jornalística, por favor (se puder).

      Devo dizer que o seu comentário, além de ridículo, é pérfido.

      Revistas em aeronaves militares estrangeiras com cães farejadores é usual no Brasil. Eu vi um C-141 ser revistado por cães farejadores no pátio do Aeroporto Internacional de Brasília. Agora… Eu não sei o contexto desta revista, portanto, vou me abster de fazer ilações…
      Quanta diferença, não?

      O fato é que em 2012 não houve revista invasiva, sequer externa, da aeronave que levava o Ministro Celso Amorim à Bolívia. Ponto.
      O Sr. Claudio Humberto noticiou o contrário, de que teria havido uma revista invasiva, o que foi desmentido. Ou seja, mais uma calúnia, dentre tantas, do referido colunista.

      O Ministério da Defesa soltou uma nota dizendo que houvera três revistas de bagagens… Algo muito diferente de uma ação invasiva. Revista pessoal só na vossa mente doentia, devo dizer…

      Talvez por doer muito na alma de alguns, poucos se lembram que a FAB foi pilhada (pela Polícia Federal) realizando tráfico internacional de drogas, em aeronaves C-130… Este histórico pouco honrado é comum a três outras forças aéreas latino americanas. Minha lembrança puxa histórias de tráfico em aeronaves militares com: FAC (Força Aérea Colombiana); FAB (Força Aérea Brasileira) e FAP (Força Aérea Peruana). Isto sem falar nas aeronaves do império, flagradas traficando heroína e cocaína…
      Revistar aeronaves militares não é o problema; este se dá quando a aeronave está revestida de função diplomática.

      • Ah Pepê, olha só, faz seus comentários aí e deixa os meus em paz ok?

        Vamos combinar: me deixa em paz que eu te deixo em paz ok? Senão você vai conhecer o inferno, de novo.

        E eu vou falar apenas uma vez: como você bem sabe, calúnia é crime. Se você me acusar de prática de crime mais uma vez você vai ter que provar que eu cometi esse crime, ou vai se dar mal.

        Eu te conheço, e você me conhece e sabe quem eu sou e o que faço. Não dê uma de tonto comigo ok, que minha tolerância com gente da sua laia anda bem curta.

        Tenha uma boa vida.

      • Eu comungo também de sua opinião Ilya Ehrenburg, e você Vader tá ameaçando o cara ,você virou bandido agora?
        Ameaça é crime também,claro que você sabe disso !

      • Sr, Vader, quem comete calúnias neste espaço é a vossa pessoa. Basta ler o vosso post para identificá-las. Vossa tentativa de inverter o ato, algo típico de um troll, é risível… As pessoas sabem ler (pelo menos a maioria)…
        A vossa obsessão em me confundir com o jornalista Pedro Paulo Rezende, quando todos sabem que sou outra pessoa, soa ridículo, para dizer pouco.

        Quanto a falta de tolerância manifesta, mando-a ao inferno. Portanto, não cite as minhas intervenções, e o mesmo serve para o vosso parceiro de comentários, cujo nome não cito.
        Creio ter sido claro o bastante.

      • Pepê, deixa de graça que o pessoal na Trilogia têm seus IPs devidamente gravados há muito tempo.

        Eu te avisei querido. Você acha que só você conhece gente? Que é só você quem tem contatos?

        Muito bem. Me aguarde.

      • Assim foi com o fato que ensejou o presente remendo… rsrsrsrs… fosse vc não confiaria tanto em suas próprias fontes… rsrsrsrsrsrs… vai que o ministro ficou mesmo de ceroulas… rsrsrsrsrsrs… “eu sei o que vc fez na revolução passada”…

    • Vader,

      Pode provar essas acusações de que um nosso ministro da defesa passou por isso ou está somente alimentando o ódio politico pra tentar manipular a tua vantagem a mente dos fracos..??

      Ninguém chamou um nosso ministro de TRAFICANTE DE DROGAS, vistoriar uma aeronave não é chamar ministro de NADA… O ATO FOI RECONHECIDO COMO ERRADO… e mais em aeroportos inspeções de aeronaves por parte de agentes anti-trafico é praxe, mas NESTE CASO aqui foi um ATO INFAME JÁ CONTRAPOSTO PELO ESTADO, DESCULPADO, RESOLVIDO E NUNCA MAIS REPETIDO… o excesso já foi acalmado!

      Só vi melodramas políticos nas tuas palavras…

      Qual a proposta, o que gostaria de ver feito DIPLOMATICAMENTE FALANDO, já que não aceita o que foi feito???

      Talvez sugere um Confronto diplomático direto?? AUMENTAR O CONFLITO DIPLOMÁTICO, guerras, destruição, mortes??? Quanto sangue aplaca a sede de alguns “ditos nacionalistas”??

      Ou mais pacificamente falando… acha que o deve Brasil abandonar a Bolívia pra outra nação mais potente entrar em nosso lugar, quem sabe com suas grandes empresas de energia??

      Não vejo muitas opções além de notinhas que RESOLVERAM O PROBLEMA AINDA EM 2011, e dentro das leis da diplomacia e que mantiveram a soberania do Brasil…

      tem alguma estrada a mais que eu não vi, alguma PROPOSTA ALTERNATIVA PRA SER DISCUTIDA conosco, pobres mortais fora do Olimpo da verdade absoluta??

      No aguardo de respostas… se quiser obvio!

      Valeu!!

    • Vader disse:
      “SENHORES PARLAMENTARES, se há um mínimo, uma migalha, uma fagulha de ombridade ainda acesa no Congresso Nacional Brasileiro…”
      Amigo, desculpe, você está sonhando. Isso não exiiste lá. Já há muito tempo.
      Tive até vontade de rir. Mas, de volta e realidade, chorei.

    • KKKKK PQP essa foi …oda KKKK .
      Morin de Ternin Peladin, essa é histórica e ficou tudo ocultado ??,pior que isso só o FHC ter tirado o sapato nos EUA.

  4. E continuam as postagens sem fundo informativo algum… Mesmo a parte da declaração da Ministra das Comunicações da Bolívia, de autoria da repórter Renata Girald )Agência Brasil) é pouco relevante. O artigo super posto, com o título de “preâmbulo”, menos ainda. Trata-se, apenas, de reminiscências ideológicas do autor, tanto que faz referências a antigos casts humorísticos na tentativa vã de agregar importância a um argumento vazio de todo…

    Quer dizer que beagles cheirando bagagens de uma Força Aérea, já pilhada em sua história com aeronaves e oficiais participando do tráfico internacional de drogas, é alto por demais vexatório?
    Pois que seja, ainda assim, não configura uma revista invasiva a procura de um senador abrigado na embaixada brasileira, notícia primária falsa em seu enunciado e contexto, cujo fato não é abordado por este site, e nenhum outro.

    Portanto, introduzir uma nova postagem, com um “preâmbulo” despropositado, apenas elucida aquilo que salta à vista: o autor está imbuído de um “espírito combativo” de cunho oposicionista, sob a leve capa da indignação difusa, e por isto insiste em uma história levada aos prelos de maneira premeditadamente distorcida, a qual, pretende colorir com a sua perspectiva reativa. Os fatos verdadeiros, estes ao que parece, de nada valem, pois se valia tivessem estariam acompanhados do contexto e da resposta veemente da chancelaria brasileira…
    Algo que não se vê, exceto na nota distribuída pelo Ministério da Defesa.

    • Eu também dediquei uma ‘notinha” ao “preâmbulo”,resolvi não dedicar muita tinta a ele,mas percebi as mesmas coisas que você,teria ficado melhor nos comentários esse “preâmbulo editorial”!

      • A não ser que o título ” A EMENDA É MUITO PIOR QUE O SONETO!” esteja se referindo ao preâmbulo ?
        Ai sim !

  5. pronto depois que saiu a pesquisa com a presidente ganhando em segundo turno de todos os outros , e em segundo a marina ,tirando a oportunidade do psdbosta falar que é oposição
    a turminha que se diz direita mas de direita não passa nem perto ,esta como aquela letra de musica FUNK ,:ELAS ESTÃO DESCONTROLADAS
    essa direita falida e sem noção ,na época da manifestação queria a guerra civil ,e agora estão querendo guerra com a bolivia ,
    muito KAO !!! papo furado de gente frustada !!!!
    e sobre a bolivia nesse assunto de 2011 ,já teve 5 post no mínimo ,para de EMBUSTI , os guerreiros vocês não convencem.
    continua essa direita caquetica ,elas estão descontroladas ,e de direita vocês não tem nada apenas entreguistas puxa saco de norte americano .

    • Oh, pé de poodle, não somos nós que estamos indo mensalmente a New York lamber as botas de Mr. George Soros e publicar receitas de bolo no Times… não é mesmo???…

  6. Quem não se dá o respeito não é respeitado!É isso que está acontecendo com o Brasil nessa questão!Vergonhosa a omissão das autoridades brasileiras nesse episódio e no das instalações da Petrobras!Mas essa é a nossa política de Estado! Com o lula funcionava, porque todos estavam em letargia extasiado com o iluminado! Agora com essa senhora aí, a coisa é diferente, não é simpática, não tem liderança e nem base aliada, então a coisa é vista com é, feia de se ver e de se aceitar, e resta no que é mesmo, ou seja, subserviência a outros interesses que não são os interesses nacional! Ficando a realidade da vergonha!

  7. O governo brasileiro é um um bando de idiotas.

    Perdemos um bilhão com o ROUBO das refinarias da Petrobras. Perdemos centenas de milhares de dólares de investimentos do BNDES que foram simplesmente jogados no lixo. Também somos roubados com contratos com preços absurdos com o gás. O gás boliviano é quatro vezes mais caro que o que é vendido no mercado internacional. E para completar o avião do ministro, com imunidade diplomática, é revistado com cachorros e policiais.

    É interessante que tudo isto ficou as escondidas, de baixo do tapete, sem ninguém saber até jornalista Claudio Humberto denunciar tudo.

    A cara de pau é tão grande que o cocaleiro Evo Morales disse hoje que não sabia de nada!

    Com certeza a reclamação secreta simplesmente não foi levada a sério. Ninguém leva o Brasil a sério. Todo mundo apronta e sacaneia com o país.

    O governo de bando de frouxos.

    Além de tudo isto irrita muito vez ‘brasileiros’ achando tudo isto normal, e até de certa maneira por suas convicções ideológicas defendendo o que aconteceu. Triste país esse nosso, triste.

    • O governo brasileiro atual não é idiota… é vendido mesmo… vendido a um plano de integração latino americana com os hermanos nos moldes da falecida URSS… é a tenebrosa URSAL… em nome desse descalabro entregam até a mãe aos cumpanheiros…

      • Exatamente olhos azuis, o foro de são paulo prega a integração latino americana de ideologia unica, nada assim pode partir de patriotas, mas entreguistas coletivistas fanáticos, que seguem a ideologia do alemão viciado em ópio que sempre pregou a revolução apatrida.

  8. Estamos cercados um pleiades de canalhas dissimulados, Deus p mim o Diabo p vc, o outro..esses “bolibobianos” são uns…Agr, essa sra./congresso, a tal oposição, os(89= a 5ª coluna) q votam contra a compra de caças novos e reequipamentos da n FAs.:Como poderemos nostrar n soberania se nem caças temos;= ou melhores q os da Venezuelas(os Su30 MKS) dos mesmos? só 5 subs…os judeuSS tem 7 e nem costa p terem tantos…parece uma combinação p n dominar,tomarem n norte do n país…Prestem mt atenção, nessa selva só tem monstros e estamos cercados pelos mesmos.Qdo a vítima está bem armada o predador dorme c fome..Qdo vamos da resolução ao Fx-2 e lançar o amarrado VLS dona?Qdo?!?! P ontem.Sds.

  9. Seja estadunidense nos espionando, seja bolivianos cocaleiro nos humilhando diplomaticamente, sejam países ditatoriais africanos nos dando calote oficial, o fato e que : ESTÃO TIRANDO SARRO DE NOSSAS CARAS. E a culpa e deles ou nossa ?
    Só se abusa de que se faz abusavel, cade uma agencia de inteligencia que preste neste país ? que não seja o lixo da Abin, que só faz arapongagem politica, e nada de resguardar nossos interesses, sejam comerciais, militares ou diplomaticos.

  10. Dizem que Deus não da asas a Cobras talvez por isso não sei voar pois se soubesse Bolívia e Paraguai seriam estados Brasileiros.
    Duas narco-republiquetas que infestam nosso território de tudo o que não presta.
    E ainda usaria a antiga tática de executar todos os homens para as mulheres deles se miscigenarem com nossos homens e em 50 a 100 anos suas raças não mais existirem.
    Agora chamem para mim o tribunal de Haia ou liguem para o fala que eu te escuto como virgenzinhas escandalizadas diante do pupito.

  11. Eu li o termo “bando de idiotas”… É adequado para muitos comentários sem sentido algum, que representam apenas o rancor, a aversão e o desejo amargurado de lunáticos. Pessoas desequilibradas, que veem conspirações e desatinos, onde eles não existem.

    Vamos falar, primeiro, do caso das revistas em aeronaves brasileiras. Aeronaves militares são passíveis de revistas, entretanto, quando em missão diplomática possuem a imunidade concernente. A nota de jornalista desprovido de credibilidade, Claudio Humberto, era mentirosa, falsa no tempo e no espaço, pois afirmava ter havido uma revista invasiva em 2012, devido a desconfiança da presença de um foragido da Justiça Boliviana, algo que não aconteceu em absoluto.

    Em sequência houve por parte do MD uma nota em que noticiava eventos acontecidos em 2011, onde por três oportunidades cães farejadores verificaram com o seu faro as bagagens, fechadas, da delegação brasileira. A nossa chancelaria emitiu uma nota de repúdio, e os bolivianos acataram a reclamação e os atos cessaram. Convenhamos que pequenos beagles esfregando narizes em malas não é uma ofensa tão grave assim…

    Ainda assim o governo boliviano emitiu um pedido de desculpas. E aqui acontece uma coisa, que a maioria dos comentaristas não percebem: como houve uma nota de repúdio, e houve imediata cessão das atividades que originaram a nota, não havia necessidade alguma de se emitir um pedido formal de desculpas ao governo brasileiro, ou seja, o pedido de desculpas configura uma mesura ao governo brasileiro, portanto elucidativa da importância do Brasil para as relações exteriores da Bolívia. Daí eu digo, que só os idiotas podem ficar a berrar imbecilidades como: “deveríamos invadir e ocupar a Bolívia”, “o Brasil é subserviente à Bolívia”…

    Agora vamos falar sobre o passado recente da nossa relação com a Bolívia… Como sempre o eterno retorno do caso do gás boliviano. Não adianta dizer que saímos ganhando, a debilidade de alguns não consegue perceber quer uma ação sensata requer algum tempo… Mas, isso é uma característica das mentes parvas; é assim e sempre será. Pois… O governo do infame FHC havia optado por importar gás da Bolívia, ao invés de explorar o mesmo da bacia de Santos, que era por isso desperdiçado (queimado por não ser aproveitado). Isso resultou em um gasoduto, montado sobre uma estratégia de importação de um gás sobre um preço aviltado, muito aviltado, diga-se, que só foi possível devido a negociata envolvendo os dois governos, o boliviano ganhando benesses, o brasileiro prejudicando a Petrobrás, que ficou alijada da parte do leão do trânsito do gás… Era evidente, que no momento que houvesse um governo patriótico na Bolívia haveria uma revisão do contrato, mesmo porque a pressão para isso já era perceptível no seio da opinião pública boliviana.

    As retomadas midiáticas das “Refinarias” foi um golpe para consumo interno, já que estas medidas atendem à psique latino-americana que se vê sempre espoliada e explorada pelos estrangeiros (não sem motivo, sejamos sinceros). A atitude do governo brasileiro foi a de incentivar o aproveitamento do gás extraído na bacia de Santos, bem como da construção de terminais para recebimento de gás liquefeito importado. Isso fez por reduzir a dependência do gás boliviano, cujo preço aviltante havia funcionado como uma espécie de subsídio para a indústria paulista (principal consumidora)…

    A Petrobrás neste processo vendeu as refinarias pelo preço justo, pouco acima do valor patrimonial, o que para a empresa foi um alento, posto que ela se livrou de duas refinarias pequenas e deficitárias e obteve em troca, ainda, o bônus de ter a entrada do valor das mesmas…

    A nossa petroleira, Petrobrás, reduziu sua presença, mas não saiu da Bolívia, e acabou premiada ao receber a concessão para a exploração do maior campo boliviano de gás… Em resumo temos o seguinte: FHC nos deixou dependentes da importação de energia de um país, e esta dependência foi mitigada e revertida na presidência de LULA; neste processo a Petrobrás trocou uma presença de elevado custo na Bolívia, devido à gerência das refinarias antigas e pequenas, para um regime lucrativo com a exploração do maior campo de gás, aliado a maior participação no trânsito do gás no gasoduto Brasil-Bolívia.

    Estes são os fatos. Dizer o contrário é apenas uma tentativa de viver em um universo paralelo…

    • Os petralhas agora deram para se auto avaliar: ” É adequado para muitos comentários sem sentido algum, que representam apenas o rancor, a aversão e o desejo amargurado de lunáticos. Pessoas desequilibradas, que veem conspirações e desatinos, onde eles não existem.”… sempre achando que “usamericanos” maus é que limpam o Brasil e se esquecem da camarilha petista, será???… isso porque eles não conhecem Brasília… rsrsrsrsrsrs… “Estes são os fatos. Dizer o contrário é apenas uma tentativa de viver em um universo paralelo…”… vc quer transparecer uma realidade que só serve a vc… a única pergunta que gostaríamos de ver respondida é: a que pretexto ???… já que resides na capital federal… seria mais um cooptado do partidão a receber por um cargo de confiança no GF ???…

  12. O governo é um bando de idiotas. Sim é!

    O prejuízo com as vendas das refinarias da Petrobras foi tão grande (e documentada em auditoria do TCU – Processo TCU nº 013.094/2007-1, Relator: Ministro Augusto Nardes) que o governo Lula e o PMDB fizeram uma CPI que aprovou um relatório com um único objetivo, esconder a roubalheira (relator o Romero Jucá PMDB-RR).
    (http://www.jb.com.br/pais/noticias/2009/12/17/aprovado-relatorio-final-da-cpi-da-petrobras/).

    “O relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), isentou a estatal de responsabilidades em possíveis irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU)”.

    O MPF/RJ diz claramente, os desmandos e a roubalheira na Petrobras são tão grandes e absurdas que a empresa periga quebrar (http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/2822561/divida-estratosferica-pode-levar-petrobras-falencia-diz-mpf). Somente não vai porque o Tesouro Nacional no final vai fazer uma grande maquiagem fiscal, botar a sujeira debaixo do tapete e cobrar a conta dos imbecis dos contribuintes.

  13. Ave César…

    Pra começar sobre o tema “Lítio”, temos que dizer que o Brasil também tem Lítio em seu território, assim pra iniciar a conversa sobre o tema… mas não é lá em grande quantidade como as reservas estratégicas das minas JÁ descobertas na Bolívia, alias a nossa nem conseguiria abastecer uma industrialização minima com a produção em massa sobre produtos baseados nesse material !!

    No Brasil, a Companhia Brasileira de Lítio – CBL, faz a lavra subterrânea de minério de lítio, em pegmatitos, nos municípios de Araçuaí e Itinga-MG.

    O concentrado de lítio (espodumênio) produzido é transferido para a fábrica da CBL, em Divisa Alegre, MG, na qual é transformado em carbonato e hidróxidode lítio… mas é coisa SIMPLES E BÁSICA da indústria do lítio, só isso!!

    Tem o link abaixo uma reportagem da Revista FACTO, uma publicação da Associação Brasileira de Química Fina, que no centro pagina tem uma matéria a respeito dessa empresa, mas essa empresa parece não tem sitio oficial na internet, eu não achei:

    http://www.abifina.org.br/factoNoticia.asp?cod=344

    De tecnológico mesmo, NO BRASIL, estamos começando agora a produção de baterias de Lítio, e somente com EMPRESAS EXPERIMENTAIS DO BRASIL, com financiamento público em sua maioria, que teem investido e REALIZADO uma produção nacional com baterias ao Lítio!

    Ainda ESTAMOS ATRASADOS nas baterias ao Lítio aqui Brasil, mas existem empresas em pesquisa e desenvolvimento que já investem nisso, com produção de protótipos de baterias para veículos, e isso AQUI no Brasil mesmo… e pelo jeito o GAP tecnológico não será alto, alias parece que entraremos na mesma geração que todos, pelo menos pra baterias automotivas:

    Veja as afirmações relevantes que marquei do link abaixo, citando com UMA DAS produtoras experimentais na fabricação de baterias ao Lítio no Brasil:

    Produzido por mais de uma dezena de empresas no mundo, esse tipo de bateria teve o primeiro protótipo feito no país apresentado em julho pela Electrocell, uma pequena empresa instalada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), na Cidade Universitária, em São Paulo. Logo em seguida, ele foi instalado em uma pequena caminhonete, que leva o nome de Aris, capaz de transportar 350 quilos de carga.

    http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/09/14/a-vez-das-baterias/

    Isso pra automotivos vários… tudo o que usar motor a combustão à pistões!

    No link abaixo temos em estudos investimentos do BDNES pra esse setor da atividade econômica e industrial, analisando o mercado e fazendo projeções para financiar fabricas dessas baterias por aqui, … mas só sai financiamento pra COISA DE TECNOLOGIA AVANÇADA na área de BATERIAS AO LÍTIO…. AINDA não saiu nada de real, NENHUM CENTAVO ALÉM DOS INVESTIDOS EM PROTÓTIPOS, pois estamos somente com ESTUDOS e fabricação de protótipos pouco testados… é uma coisa cara e difícil de se ter o conhecimento tecnológico, e as empresas nacionais nessa área estando em testes e estudos ainda não apresentaram projeto realmente factível ao BNDES!

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/seminario/Oficina_VeiculosEletricos_Saft.pdf

    Neste link abaixo, também do BNDES, vemos um estudo do setor automotivo, um estudo vasto e abrangente sobre as baterias de Lítio nesse e setores derivados dos veículos automotores:

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3711.pdf

    E nesse outro link do BNDES abaixo vemos o interesse direto do banco exatamente nas baterias automotivas, COLOCANDO EM EVIDENCIA OS CARROS QUE HOJE JÁ UTILIZAM ESSAS BATERIAS:

    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/seminario/Oficina_VeiculosEletricos_CPqD.pdf

    Mas o avanço dos nossos estudos com essa fonte de armazenamento de energia já estão saindo, o que temos agora é pouco pra se colocar NA PAUTA DO DEBATE em um nível Geopolítico regional, MELHOR DEIXAR a porta aberta pro tem, pois o crescimento TECNOLGICO, INDUSTRIAL E ECONOMICO desse mercado é INEVITAVEL, se ficar de fora JÁ ERA, PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA… SOBRE ISSO NÃO EXISTEM DÚVIDAS… e o FUTURO DO USO DE TECNOLOGIAS COM BASE NESSE MINERAL NO BRASIL É PROMISSOR, se a Bolívia continuar dentro da nossa esfera de influencia, obviamente!!

    O mais avançado ESTUDO INDUSTRIAL, nesse sentido de baterias, É TAMBÉM O QUE MAIS ME AGRADA… trata-se da reciclagem desse mineral… veja bem, não é só “reciclagem” vulgarmente falando… é mais complicado, e desenvolvimento, é como a reciclagem sendo a base pra desenvolver outras tecnologias industriais!!

    A reciclagem é coisa muito cara e difícil com o Lítio… e aprendendo a destruir, fundir, analisar e reaproveitar algo COMPLICADO e perigoso de FABRICAR, como é o caso dessas baterias, aprendemos também, de consequência, como construir algo com isso… melhorando a tecnologia de produção industrial!

    Então essas pesquisas de reciclagem, e lembrando que já temos o inicio com protótipos que são fundamentais na área das baterias com Lítio, abrem também espaço pra pesquisar sobre a reciclagem dessas baterias ainda em estudo, o que melhorará a produção, pois essa baterias de hoje já serão projetadas pra serem recicladas exatamente pelo estudo nesse sentido, que dirá os parâmetros do material ,ou a mistura e concentração de outros materiais… isso aumenta o valor agregado industrial!

    O verdadeiro bingo do Brasil está aqui… Isso abrirá não só estradas no sentido de valor agregado, mas também reduzirá a dependência Geoestratégica, pois vamos poder fazer a recuperação do mineral extraído das baterias fabricadas no exterior, REDUZINDO A IMPORTAÇÃO, como também traria benefícios para fabricação local, pois desenvolver tecnologias pra reciclagem desses componentes avançados de “amanhã”, USANDO AS BATERIAS DE HOJE COMO BASE DE ESTUDOS, ajudará a melhorar o que estamos pesquisando agora, geram alto conhecimento técnico sobre a sua fabricação, sobre a forma de manipulação do mineral, a composição do material e seu estado de pureza ou níveis de misturas com outros minerais, até o tipo de junção molecular química dentro do mineral poderá ser analisado!!

    Então é ainda mais importante do que saber HOJE fabricar as baterias somente… e isso também esta sendo pesquisado por aqui!

    E ainda mais dentro do tema Geopolítico citado aqui nesta conversa, vemos essa citação que está dentro do link abaixo:

    A utilização das baterias de Lítio, por sua vez, traz o problema da escassez deste elemento no mundo. Segundo o U.S. Geological Survey, o Chile foi o maior produtor em 2009 seguido por Argentina, China e Estados Unidos. Os EUA são o maior importador de minerais e compostos de Lítio e o maior produtor de materiais de Lítio com valor agregado, cujos maiores recursos conhecidos encontram-se na Bolívia e Chile, fato extremamente preocupante. O Lítio utilizado na bateria pode ser reciclado, porém a custos não permissíveis.

    http://www.vezdobrasil.com.br/sobre-o-carro-eletrico/tecnologia/

    E agora o SANTO GRAAL do Mineral Lítio… o mais IMPORTANTE DE TUDO e TODOS OS USOS… O supra sumo… O REX ONIPOTENTIS sobre esse material quem tem de montão lá na Bolívia…
    Alguns dizem até que é coisa da fantasia… mas cientistas não estudam conceitos que a ciência não dá base pra realização REAL DO PROJETO…… É UMA TECNOLOGIA ENERGÉTICA NA QUE O BRASIL AINDA ESTÁ NAS FASES INICIAIS DE PESQUISAS E SESENVOLVIMENTO.. os Europeus estão na frete de todos e dizem que antes de 2050 estará operativa… mas PELO MENOS O BRASIL TEM PESQUSA NA AREA… temos pesquisas na área, pelo menos isso… Tcham, Tcham Tcham…. Trata-se da Energia mais limpa que espécie humana pode criar em quantidade o bastante para suprir todas as nossas necessidades energéticas PARA SEMPRE!!

    No link abaixo temos a afirmação de que o Lítio é o fundamental combustível pra alimentar uma usina que utilize a tecnologia da Fusão Nuclear, não aquela fantasia de fusão à frio, mas a fusão a Quente mesmo, aquela que o Sol faz todos os dias diante os nossos olhos:

    Quando o reator a fusão atingir a fase de viabilidade comercial (no momento países do primeiro mundo estão realizando pesquisa conjunta em Caradache* -França), ou seja, constituir-se numa forma absolutamente limpa e barata de se produzir energia nuclear, o lítio se transformará em combustível imprescindível para a humanidade.

    http://www.abifina.org.br/factoNoticia.asp?cod=344

    E neste link abaixo verá que o Ministério de Minas e Energia também não é indiferente ao problema Lítio no Brasil, em todos os sentidos de sua aplicação, principalmente quanto resguarda o AGORA NO MERCADO, o numero de produtos comerciais que passam a usar o mineral, o que aumenta a demanda às estrelas:

    http://www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2009-124-00.pdf

    Bem, então foi isso que usei pra basear o meu raciocínio descrito acima sobre o Lítio na Bolívia… Por isso afirmei que seria suicídio DEIXAR TUDO ISSO parado lá na Bolívia, ou sem alguma nossa empresa por lá trabalhando nisso!

    Mesmo PORQUE PARADO É QUE NÃO VAI FICAR ISSO POR LÁ… encontrarão outros parceiros, outros investidores, outras empresas… como já estão fazendo, e isso vemos no Link abaixo:

    http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/486822/?noticia=MORALES+IRA+SERA+SOCIO+NA+EXPLORACAO+DO+LITIO+BOLIVIANO

    Então, vendo assim como tudo está, PRA HOJE E PRO FUTURO PROXIMO, a empresa brasileira que citei no inicio dessa postagem, tem capital 100% nacional poderia fazer as extrações por lá, já tem um certo conhecimento com a mineração e industrialização BÁSICAS do mineral… sem contar outras que o BNDES poderia financiar.

    Então é mesmo certo o que disse, seria “Suicídio” o Brasil abandonar o Lítio boliviano agora ou no futuro … POIS É SUICÍDIO TECNOLÓGICO, INDUSTRIAL E ECONÔMICO DE FATO!!

    E este é mais um motivo pra empresas ou países fazerem todo o barraco possível pra abalar as nossas relaçõess com a Bolívia… é mais uma peça no Jogo… mas os seguidores em BOA FÉ DESSA CAUSA DO CONFLITO DIPLOMATICO, não estariam bem informados com as realidade do mundo atual, suas necessidades e ainda dos joguinhos sujos que podemos ver por aí!!

    Vish… fiz foi uma matéria a respeito… até com bibliografia… mas o que vale é informar!!

    Lendo assim acho que vou postar no Blog, com o titulo:

    “Conheça a importância do lítio da Bolívia para o futuro do Brasil!”

    Valeu!!

    • Muito bom,isso que chamo de visão estratégica,concordo com você,se soubermos ser parceiros e não saqueadores da Bolívia podemos trazer muita prosperidade para ambas as nações !
      Obrigado pela resposta, muito instrutiva e objetiva ,parabéns !

  14. E eu que ainda fiquei indignado com o vírus jornalista Claudio Humberto, mas tenho que concordar com muitos, realmente temos uma turma medíocre no comando do País.

  15. O que dedaram o Morin Térnin de Tergal kkkk Vai ver foi exame de prostata kkkk Por isso agora ele esta querendo satelites e foguetes quer ir e voltar a Lua de novo kkk

Comentários não permitidos.