Crescem os rumores da possível compra de caças F16 CD para a Força Aérea Colombiana

Além de deslocar para a Colômbia durante a F-AIR 2013 um simulador de voo do F-16, a Lockheed Martin exibiu em seu estande uma maquete do modelo pintada com as cores e marcações da FAC. Foto via Infodefensa
Além de deslocar para a Colômbia durante a F-AIR 2013 um simulador de voo do F-16, a Lockheed Martin exibiu em seu estande uma maquete do modelo pintada com as cores e marcações da FAC. Foto via Infodefensa

Caças F-16 para a Colômbia?

Por Ivan Plavetz
A Força Aérea da Colômbia (FAC) poderá receber, provavelmente a partir de 2017, um lote de aviões de combate Lockheed Martin F-16 novos de fabrica nas versões C (monoposto) e D (bipostos). Transcorrendo de forma sigilosa, as conversações sobre o assunto estariam em estágio avançado e estima-se que entre 12 a 18 exemplares venham a ser adquiridos.
Durante a recente mostra aeroespacial F-AIR 2013, realizada entre os dias 11 e 14 de julho no Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova, localizado em Rio Negro, província de Antioquia, o estande da Lockheed Martin recebeu visitas de autoridades da Colômbia, incluindo o ministro da Defesa do país, Juan Carlos Pinzón, e o vice-ministro da Defesa para Políticas Públicas e Assuntos Internacionais, Jorge Bedoya, os quais assistiram à exibição de operações aéreas, bem como experimentaram a pilotagem em um simulador de voo do F-16. Também foi exibida uma maquete do Viper pintado com as cores e marcações da FAC e armado com mísseis AIM-120 Amraam e AIM-9X Sidewinder. Caso o negócio seja oficialmente confirmado, a FAC será a terceira usuária do jato estadunidense na América do Sul, ao lado da Força Aérea do Chile (FACh) e da Aviação Militar Bolivariana de Venezuela.

Com a chegada dos F-16C/D, estes assumiriam as missões de superioridade aérea, e os caças Kfir C-10/C-12 da FAC se concentrariam nas tarefas ar-solo, como por exemplo, ataques de profundidade. É oportuno salientar que boa parte dos armamentos homologados para uso pelos caças Kfir colombianos são compatíveis com o F-16C/D.

Fonte: Tecnologia&Defesa

 

11 Comentários

  1. Foge à compreensão um país que pretende ser grande! não investir em defesa adequada! Negação de espaço aéreo é o segundo passo ante uma invasão!.. Caças… e defesa anti-aérea que é quase nula.. O primeiro passo é a alienação do povo.. apoiando bandeiras falsas… mentirosas!…

  2. vamos de A-29..temos, afinal das contas, pilotos pronto a uma guerra galatica..treinados em A-29…gosto quando falam em pilots da FAB como se fossem os Super Piltos do Battlestar Galactica..

  3. Nelore nossos pilotos de aviação de caça da FAB são idolatrados por aqueles que pra voce são deuses como os melhores pilotos do mundo.
    isso mesmo,pilotos da USAF os chamam de os melhores pilotos do mundo.Principalmente os esquadrões Senta Puá e Adelphi.
    Não é avião de ponta que faz melhores pilotos.
    O esquadrão Adelphi com seus AMX fizeram os Americanos lhes apelidarem de Abelhas pois sugiam derrepente caindo encima deles como um enxame de Abelhas.

  4. Cala X-TUDO os vazamentos da espionagem Americana esta ajudando a dar prioridade pelo carissimo e complexo sistema de defesa aeroespacial nos oferecido pela Russia e a milicada esta euforica com essa possibilidade.
    Se for concretizada este bilionario contrato e mais o de defesa aerea onde tanto num como no outro entrara grande parte como joint venture fica ainda mais facil de se integrar a tudo isso os SU35.
    Porque não teria sentido temos um complexo sistema de defesa aeroespacial e3 de defesa aerea com um vetor não encaixado na integra com o mesmo.

  5. Se esses Yankees pensam que distribuindo F16 para seus amiguinhos Latinos e a nós dando o que para eles seria o pingo de mel da cereja do sorvete F18 achando que assim ficariamos alegrzinhos vão quebrarem a cara kkk

    • Maluquinho, o negócio é o seguinte: se no negócio com os Super Hornet a Boeing mandar de brinde um “Air Force One” para a cumpanhera Wanda passear sem pegar muita turbulência, está fechado. É simples assim que funciona meu amigo. Abraço.

Comentários não permitidos.