Defesa & Geopolítica

Crescem os rumores da possível compra de caças F16 CD para a Força Aérea Colombiana

Posted by
Além de deslocar para a Colômbia durante a F-AIR 2013 um simulador de voo do F-16, a Lockheed Martin exibiu em seu estande uma maquete do modelo pintada com as cores e marcações da FAC. Foto via Infodefensa

Além de deslocar para a Colômbia durante a F-AIR 2013 um simulador de voo do F-16, a Lockheed Martin exibiu em seu estande uma maquete do modelo pintada com as cores e marcações da FAC. Foto via Infodefensa

Caças F-16 para a Colômbia?

Por Ivan Plavetz
A Força Aérea da Colômbia (FAC) poderá receber, provavelmente a partir de 2017, um lote de aviões de combate Lockheed Martin F-16 novos de fabrica nas versões C (monoposto) e D (bipostos). Transcorrendo de forma sigilosa, as conversações sobre o assunto estariam em estágio avançado e estima-se que entre 12 a 18 exemplares venham a ser adquiridos.
Durante a recente mostra aeroespacial F-AIR 2013, realizada entre os dias 11 e 14 de julho no Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova, localizado em Rio Negro, província de Antioquia, o estande da Lockheed Martin recebeu visitas de autoridades da Colômbia, incluindo o ministro da Defesa do país, Juan Carlos Pinzón, e o vice-ministro da Defesa para Políticas Públicas e Assuntos Internacionais, Jorge Bedoya, os quais assistiram à exibição de operações aéreas, bem como experimentaram a pilotagem em um simulador de voo do F-16. Também foi exibida uma maquete do Viper pintado com as cores e marcações da FAC e armado com mísseis AIM-120 Amraam e AIM-9X Sidewinder. Caso o negócio seja oficialmente confirmado, a FAC será a terceira usuária do jato estadunidense na América do Sul, ao lado da Força Aérea do Chile (FACh) e da Aviação Militar Bolivariana de Venezuela.

Com a chegada dos F-16C/D, estes assumiriam as missões de superioridade aérea, e os caças Kfir C-10/C-12 da FAC se concentrariam nas tarefas ar-solo, como por exemplo, ataques de profundidade. É oportuno salientar que boa parte dos armamentos homologados para uso pelos caças Kfir colombianos são compatíveis com o F-16C/D.

Fonte: Tecnologia&Defesa

 

11 Comments

shared on wplocker.com