COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO CRITICA MÍDIA E DIZ: “BOA OU RUIM, É A PM QUE VOCÊS PRECISAM”

pmrj-logo

“O comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Erir da Costa Filho (http://www.policiamilitar.rj.gov.br/comandante-geral-palavra-do-com.php), criticou a imprensa, pediu o apoio da mídia e defendeu a corporação que comanda. “PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra”, disse, visivelmente emocionado durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 18/07/2013.

“Estamos lá para dar segurança a todos vocês. Inclusive para a imprensa. E nós não temos tido apoio dos senhores também. Temos policiais feridos. Mas esses direitos humanos não é para a polícia. Somos policiais militares, eleitores e cidadãos. Se a PM não estiver ali, é anarquia. Todos têm que ter responsabilidade. Não brinquem com o que está acontecendo. Ninguém sabe o que está por trás. A responsabilidade da mídia é muito grande”, afirmou.

O comandante da PMERJ relatou o que, segundo ele, tem ocorrido com policiais que permanecem na linha de frente dos confrontos.

Eles (vândalos) ficam de frente para a polícia esperando a reação. O que fizeram com os policiais militares? É mijo o que eles jogam em cima da gente. Cospem na nossa cara. Somos também cidadãos. Nós somos cidadãos.”

Comandante da PM critica mídia e diz: ‘boa ou ruim, é a PM que vocês precisam’

Policia_rj_1

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

O comandante da Polícia Militar do Rio, Erir da Costa Filho, criticou a imprensa, pediu o apoio da mídia e defendeu a corporação que comanda. “PM, boa ou ruim, é a que vocês precisam. É a que está na rua 24 horas. Não tem outra”, disse, visivelmente emocionado durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 18/07/2013.

Após os protestos da noite de ontem, que deixaram um rastro de depredação no Leblon e em Ipanema, o governador Sérgio Cabral (PMDB) convocou uma reunião de emergência com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública, chefes das polícias Civil e Militar e secretários de Estado.

Costa Filho reclamou da imprensa por fazer críticas à atuação da Polícia Militar durante os protestos das últimas semanas. Ele afirmou que a corporação precisa de “apoio”.

Policial tenta negociar com manifestantes e é hostilizado; veja vídeo
PM do Rio não tem aula de controle de distúrbios há 5 anos
Cabral diz que atos de vandalismo no Rio são ‘afronta’ ao Estado Democrático
Comandante da PM do Rio diz que polícia deve reavaliar modo de agir durante protestos
Ataques e depredações revoltam moradores do Leblon, no Rio
Madrugada de caos assusta moradores da zona sul do Rio
Após protesto, Cabral convoca reunião de emergência no Rio

“Estamos lá para dar segurança a todos vocês. Inclusive para a imprensa. E nós não temos tido apoio dos senhores também. Temos policiais feridos. Mas esses direitos humanos não é para a polícia. Somos policiais militares, eleitores e cidadãos. Se a PM não estiver ali, é anarquia. Todos têm que ter responsabilidade. Não brinquem com o que está acontecendo. Ninguém sabe o que está por trás. A responsabilidade da mídia é muito grande”, afirmou.

O comandante da PM relatou o que, segundo ele, tem ocorrido com policiais que permanecem na linha de frente dos confrontos.

“Eles ficam de frente para a polícia esperando a reação. O que fizeram com os policiais militares? É mijo o que eles jogam em cima da gente. Cospem na nossa cara. Somos também cidadãos. Nós somos cidadãos.”

O oficial, por fim, pediu ajuda da imprensa para identificar os responsáveis pelas depredações que têm ocorrido após as manifestações.

“O jornalista é uma polícia. Ele faz um trabalho policial, de investigação. Não é? Às vezes sabem primeiro que a polícia, e tem que nos ajudar também.”

Durante os protesto da quarta-feira no Rio, um policial militar tentou negociar com um grupo de manifestantes que bloqueava as ruas no Leblon, na zona sul do Rio, quando foi expulso aos gritos de “defenda o cidadão, defenda o brasileiro”.

Fonte: Folha 

 

9 Comentários

  1. É isso mesmo coronel , meus parabéns de ter coragem de falar, a maioria vive com o rabinho entre as pernas, pensando mais na carreira do que no BRASIL, sua coragem se equivale ao PQD que teve coragem de falar que sua instituição não pode operar pelo bem do BRASIL.
    Além disso, os problemas que hoje passamos é um plano maquiavélico para para enfraquecer, diminuir ou ausentar completamente a autoridade do meio do povo.
    Parece que que o grande sonho de algumas ideologias , sonho esse que o próprio povo fez naufragar, era vestir todo mundo de cueca e calcinha vermelha, criando mílias paralelas como um quarto ou quinto (dos infernos) poder a La Múmia del Chaves.
    Eles sabem de onde vem a autoridade, eles sabem , por isso odeiam e combatem :

    http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/13

  2. Eu tenho escutado cada coisa ultimamente mas o comandante exagerou,nós precisamos é de uma polícia eficiente não essa que ai esta,e é papel da mídia séria verdadeira, mostrar os fatos como eles ocorrem,isso irá ajudar a melhorar as coisas tanto para PM como para o cidadão! Pois é lamentável ouvir coisas como essas abaixo que alguns comandantes as vezes dizem :

    ”_Todo mundo critica a policia,mas na hora do sufoco buscam a ela !”

    Mas é claro essa não é a função dela,nós não temos entidades oficiais para protegerem o cidadão para que não nos transformemos em bárbaros e busquemos a justiça com as nossas próprias mãos !?
    Sinceramente o cidadão de bem esta cada dia mais a pé,com a polícia ,ultimamente os policiais nem querem ir aos locais onde se deram os fatos para fazerem um Boletim de Ocorrência, em caso de furtos de automóveis então nem pensar !
    Toda vez que precisei da polícia (ainda bem que foram poucas !) não tive sequer a boa vontade de um esclarecimento de como deveria agir, fiquei a pé !

    Outra coisa é aquela falácia ,o” trabalho é ruim porque ganhamos pouco”,então muda de trabalho moço,eu não tenho culpa disso !

    Para finalizar é preciso MODERNIZAR a polícia em todos os sentidos, o Estado precisa oferecer a polícia meios modernos para que possam executar seu trabalho de forma eficiente,a polícia tem que estar mais aberta ao cidadão de bem,pois o seu modus operanti as vezes acaba causando medo ao cidadão ao contrário de lhe trazer segurança !
    A Justiça também precisa se modernizar para dar apoio tanto a polícia como o cidadão,pois também não adianta a polícia prender para a justiça soltar o bandido !
    Mas mesmo com todo esses problemas,a polícia podia ainda prestar um serviço melhor !

  3. Tem muita gente que não gosta da PMERJ, ou vive de criticá-la.

    Por favor façam duas coisas, na verdade dois favores:

    1) Estudem a história da instituição antes de falarem as costumeiras asneiras;

    2) Quando estiverem em apuros esqueçam que a polícia existe e chamem o Batman, ou quem sabe, os vingadores.

    • Roger o que a Historia desta ou daquela instituição tem haver com esse atual caos social meu camarada!Nada.
      Pra mim militar é as forças armadas.
      Bombeiro militar e policia militar gera é isso uma entidade repressora aos moldes do velho estado.
      Uma vez um superior me disse:”Voce não ganha pra isso”.
      E eu lhe respondi :”Meu baixo salario não justifica a minha omissão”.
      E ele calou a boca.
      Se a maioria das pessoas não gostam de policiais militares foi porque por muito tempo e bota tempo nisso além das covardias contra trabalhadores o alto índice de desvios e barbaridades.
      Hoje um trabalhador Brasileiro ao receber seu salario e dirigir-se a sua residência se for parado em uma revista policial teme ser latrocinado.
      De um tempo pra ca muita coisa mudou sim dentro da policia e hoje a maioria é de bons profissionais e honestos mas ate que a visão do cidadão comece a mudar e estava mudando com as muitas operações contra o narcotráfico ai me vem essa situação de agora jogar tudo por terra.
      No Brasil tanto os governos quanto as instituições não teem capacidade para lidarem com esse inusitado momento que vivemos e não é com porrada,tiro e bomba que se resolve nada.Alias estão batendo no povo para defenderem os bandidos que a todos nos roubam e que inclusive roubam policiais também.

    • Se você ler meu comentário verá como eu,critico de maneira construtiva a polícia militar,enaltecendo seu valor como órgão de defesa oficial da nação,e mostrando suas falhas nos dias atuais,falhas essas que a desfiaram de seu verdadeiro propósito !
      E por fim mostrando o caminho para que a mesma volte ao seu papel legítimo de parceiro do cidadão de bem!

      • Te entendo meu caro mas esse militarismo Estadual não cabe mais existir em uma sociedade moderna.
        Isso é uma visão antiga e defasada aos meios e anseios modernos.
        A unificação das policias é necessaria e melhorara a mesma e seu emprego que hoje ultrapassa ate mesmo simplesmente a segurança publica.
        Aqui neste espaço ninguem defende mais o policial e o soldado Brasileiro do que eu.
        As instituições devem modernizar-se e adequar-se aos novos tempos.
        Não existe em nossa sociedade instituição nenhuma capacitada a lidar de forma coerente e correta com este historico momento que não é de baderna e banditismo e sim de clamor por moralidade e justiça social a qual a maquina viciosa e corrompida deturpa e o qual oportunistas de todas as vertentes descaracterizam.

  4. Tem trocentos vídeos net afora onde aparecem pessoas supostamente policiais infiltrados insulflando os confrontos e a baderna.A Mando de quem heim?
    E trocentos outros que mostram policiais e guardas municipais fazendo covardias contra adolescentes,meninas e mulheres.Isso ninguém mostra,ninguem se interessa né!
    A policia que a sociedade paga,quer e defende é a policia que distingue o cidadão do infrator e que prende o mesmo apresentando-o a justiça.
    Dizer que por ser hostilizado,xingado,menosprezado e que também é ser humano e por isso não se contem e extrapola ISSO NÃO JUSTIFICA e ainda assume publicamente o despreparo e a incapacidade de condicionamento profissional.
    Já passou mais do que da hora de se acabar com militarismo estadual no Brasil e unificar-mos as policias.
    A meu ver também lugar de guarda municipal é restrito ao interior de prédios,estabelecimentos e áreas publicas municipais e não nas ruas.
    Sou totalmente contra também essa Força Nacional de Segurança que para mim não passa de uma milícia do governo como a Guarda Revolucionaria Bolivariana.
    Policia é policia,militar é militar e guarda municipal é guarda municipal.
    Cada um no seu quadrado já seria um bom começo.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. comandante da polícia militar do rio de janeiro critica … – Plano Brasil « Media Brasil
  2. comandante da polícia militar do rio de janeiro critica … – Plano Brasil « Media Brasil
  3. comandante da polícia militar do rio de janeiro critica … – Plano Brasil « Mídia Global

Comentários não permitidos.