Defesa & Geopolítica

F16 começam a ser convertidos em drones no programa QF 16 Zangão

Posted by

F-16-target-drone-310x131Adaptação: E.M.Pinto

Menos de três meses após o último F-4 Phantom II o centro de conversão de aeronaves do 309º grupo passou a receber as primeiras aeronaves alvos aéreos não tripulados F 16 Fighting Falcon que serão convertidos em QF 16 (zangão).

A primeira aeronave oficialmente introduzida no programa de regeneração para  alvo aéreo é um F-16C, número de série  85-1455. O  programa QF-16  pretende converter cerca de 210 caças F-16. As aeronaves passarão por um extenso programa de manutenção para garantir a segurança de voo, os painéis e aviônicos serão removidos.

Os caças F-16 destinados ao programa de drones estiveram armazenados entre três a 12 anos, eles vão completar toda a sua vida útil em conformidade as ordens técnicas necessárias para voos de teste durante as atividades de manutenção.

O programa de reconfiguração deve levar cerca de seis meses para produzir um F-16 para a entrega a Cecil Field, em Jacksonville, na Flórida, onde a Boeing irá instalar o pacote de modificação QF-16 zangão.

A Boeing foi adjudicada em um programa de grande escala que envolve a engenharia, fabricação e desenvolvimento do QF-16, o contrato foi firmado em 2010. A primeira aeronave será  entregue em novembro ao 53º grupo  de Avaliação Armas  para testes em Tyndall AFB, Flórida, .

O programa de regeneração está previsto para continuar no AMARG até o ano fiscal de 2021.

Fonte: DefenceTalk

11 Comments

shared on wplocker.com