F16 começam a ser convertidos em drones no programa QF 16 Zangão

F-16-target-drone-310x131Adaptação: E.M.Pinto

Menos de três meses após o último F-4 Phantom II o centro de conversão de aeronaves do 309º grupo passou a receber as primeiras aeronaves alvos aéreos não tripulados F 16 Fighting Falcon que serão convertidos em QF 16 (zangão).

A primeira aeronave oficialmente introduzida no programa de regeneração para  alvo aéreo é um F-16C, número de série  85-1455. O  programa QF-16  pretende converter cerca de 210 caças F-16. As aeronaves passarão por um extenso programa de manutenção para garantir a segurança de voo, os painéis e aviônicos serão removidos.

Os caças F-16 destinados ao programa de drones estiveram armazenados entre três a 12 anos, eles vão completar toda a sua vida útil em conformidade as ordens técnicas necessárias para voos de teste durante as atividades de manutenção.

O programa de reconfiguração deve levar cerca de seis meses para produzir um F-16 para a entrega a Cecil Field, em Jacksonville, na Flórida, onde a Boeing irá instalar o pacote de modificação QF-16 zangão.

A Boeing foi adjudicada em um programa de grande escala que envolve a engenharia, fabricação e desenvolvimento do QF-16, o contrato foi firmado em 2010. A primeira aeronave será  entregue em novembro ao 53º grupo  de Avaliação Armas  para testes em Tyndall AFB, Flórida, .

O programa de regeneração está previsto para continuar no AMARG até o ano fiscal de 2021.

Fonte: DefenceTalk

11 Comentários

  1. O triste final de uma das melhores aeronaves de batalha que o homem já pode pilotar…

    O futuro as vezes é muito irônico e cruel nessa ironia!!

    Valeu!!

    • Triste não meu caro, muito pelo contrário. O projeto foi tão bem sucedido, a aerodinâmica dele é tão singular, que vão mantê-lo em produção até 2017 e em serviço por certamente mais 30 a 40 anos como drones. E olha que o projeto já esta andando de bengalas hein. Esse dai é, na minha opinião, o melhor e mais bem sucedido projeto da indústria militar norte-americana.

    • Não é videncia não meu caro é percepção,observação,os sentidos que nos primordios levaram o homem a criar ciencia.

      • Seja o que for!… Levantou o que não aconteceu em nenhum meio até então!… A idéia de não drones mais sim caças de fato!… é genial!… levando-se em conta a capacidade disto absorver idéias atuais!…. prato quente! e feito…

  2. A China ja vem fazendo isso a alguns anos com seus caças mais antigos em base no sul mais proxima a Taiwan

  3. ADIVINHEM… Enquanto isso no Brasil, no SENADO, para variar, estão querendo restringir e criar regras de uso dos VANT no Brasil. Já estou vendo o final deste filme.
    Será vidência, como diz “X-Tudo”: “o Brasil deve se abster do uso de máquinas que possam afetar a segurança do ser humano…” kkkkk…blá, blá,…
    Veremos as cenas dos próximos capítulos, além de não ter o básico, vão querer proibir o país de fazer um “up-grade”, dar um passo a frente que é muito mais econômico que o convencional.

Comentários não permitidos.