Exército monitorou líderes de atos pelas redes sociais

General

Sugestão: Barca

BRASÍLIA — O Exército brasileiro monitorou com lupa as manifestações que tomaram as ruas do país em junho, inclusive com uma técnica de espionagem semelhante à utilizada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), organismo sob suspeita de violação de dados sigilosos no Brasil. Um software de fabricação nacional, em uso pelo Centro de Defesa Cibernética do Exército, filtrou informações postadas nas redes sociais e serviu para identificar os manifestantes que assumiram a linha de comando dos protestos.

Os dados produzidos foram enviados à Polícia Federal e às Secretarias de Segurança Pública nos estados onde ocorriam as manifestações. As informações foram repassadas ao GLOBO pelo chefe do Centro de Defesa Cibernética, general José Carlos dos Santos.

Segundo o general, o monitoramento feito pelo Exército é legal. Esse acompanhamento é necessário por envolver questões de segurança nacional, o que legitima e justifica essa ação, avalia ele. O militar informou que a parceria com a Polícia Federal também tem legitimidade até porque as Forças Armadas não atuam na ponta, o que é função da polícia.

O centro funciona no quartel-general do Exército, em Brasília. Da central de monitoração cibernética, Santos comandou um grupo de 50 militares responsáveis por identificar eventuais líderes das manifestações, pontos de potencial conflito e organização de atos de vandalismo. Agentes e delegados da PF atuaram em conjunto com o Exército. Outros 24 militares — quatro em cada uma das seis sedes da Copa das Confederações — participaram do monitoramento dos protestos. Novas manifestações poderão ser acompanhadas pelo Centro de Defesa Cibernética e pelo setor de inteligência do Exército.

Os protestos de junho, em especial os realizados nos dias de jogo na Copa das Confederações, foram marcados pela violência das polícias militares, que evitaram a aproximação dos manifestantes dos estádios. Agora, sabe-se que filtros produzidos pelo Exército, com identificação de eventuais líderes, municiaram a ação dos policiais. O software utilizado foi fabricado pela Dígitro, empresa de Florianópolis que vende a ferramenta a órgãos de segurança pública em geral, segundo o general.

— A adaptação do software para esse tipo de monitoração depende do usuário. Ele foi customizado para esse evento — disse o general.

Santos afirmou que o monitoramento e a filtragem de dados das redes sociais pararam com o fim da Copa das Confederações. Segundo ele, em nenhum momento o Exército filtrou dados que não fossem informações públicas, divulgadas nas redes sociais pelos ativistas:

— Essa foi a nossa presença nessa imensa praça cibernética. Com filtros, consegue-se focalizar o que interessa. É uma técnica de filtragem que a própria espionagem deve utilizar racionalmente. Os americanos monitoram 2,3 bilhões de e-mails e telefonemas. Se não houver essa técnica, não é possível gerar inteligência sobre isso. O próprio embaixador americano (no Brasil), Thomas Shannon, indica que essa é a técnica utilizada pela NSA. É um processo semelhante. A grande diferença é que nós nos baseamos só em informações de domínio público.

Conjuntos de frases e palavras publicadas nas redes sociais foram pinçados:

— Tudo que estava relacionado à segurança pública era mapeado. Era difícil precisar de onde estava partindo a coordenação. Quando era possível, informávamos aos órgãos de segurança.

O Centro de Defesa Cibernética já monitora as movimentações para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio. Na Copa das Confederações, o Exército forneceu informações “em tempo real” sobre produtos explosivos a serem usados nas manifestações. Fábricas clandestinas de explosivos foram interditadas, segundo o general. O mesmo monitoramento está previsto para a Copa do Mundo em 2014.

14 Comentários

    • Eles tinham que monitorar era o pessoal do Foro de São Paulo que querem acabar com a soberania do Brasil… o EB está do lado errado…

      • Grande Blue Eyes, eles não se importam com os do Foro de São Paulo!.. Mas sim com os ocultos perversos!… Brandar é uma coisa! Agir é outra! O Brasil tem nacionalista com sutaque americano! Um que na minha opinião seria presidente do Brasil!.. Bem como também adoradores de Cuba… e mesmo assim não deixam de ser nacionalistas! Porque na hora do “vamos ver” se mostram como tais! COR… GRITOS… Não querem dizer nada!

      • Se o que dizes é verdade, qual o motivo de tanto combate por parte da esquerda vermelha???… quisera fosse assim tão simples como vc imagina… eles combatem os yankes não porque querem nos libertar mas para ocupar o lugar dos mesmo e NOS ESCRAVIZAR AINDA MAIS… como ja disseram, o bico da águia vai se tornar macio perto da mordida do dragão… ainda lembraremos dessa conversa… pode acreditar… para nossa infelicidade…

  1. As manifestações nas ruas foram legítimas, e sobre isso nenhum governo pode questionar, nem mesmo a Defesa. Deveriam se preocupar com os infiltrados que provocaram desordem em excesso, essa deveria ser a preocupação. Porque não se fala mais nos delinquentes identificados e ligados ao Gabinete da Presidência da República? Deveriam se preocupar no excesso de dinheiro que vai para o ralo. Um Estádio de Futebol (Manaus, Brasília,…) poderia construir 20 hospitais, padrão, em cidades do interior dos Estados e terminando com as ambulâncio terapias e também economizando dinheiro. Ninguém faz os cálculos do quanto o poder público gasta em combustível desnecessariamente? A JMJ vai render muito mais ao país que a Copa das Confederações e aquilo que deveria ser o bônus do dito investimento nestas competições de futebol estará faltando: o transporte coletivo. Ainda, o que surpreende nesta notícia, pelo que entendi, é que as informações do serviço realizado agora foram repassadas para o GLOBO, bem coisa de vassalos que dão preferência aos órgãos de imprensa. A mesma imprensa que é antipatriota. Mas isto tudo é reflexo de nós mesmos. A solução: é acabar com SENADO, esta lá a maior caixa preta do país. Sem ele bilhões serão economizados anualmente e em 10 anos estaremos muito melhor.

  2. NADA A VER A TÉCNICA DO EB E ABIN COM A USADA PELA NSA… isso é associação errada feita pela reportagem… meio tendencioso direi!!

    A usada por aqui é somente pra seguir conversas nas redes sociais, tudo em aberto como nós mesmos civis fazemos dentro das redes sociais… entramos lemos e saímos…

    Já a usada pela NSA americana é roubo de informações mesmo, copia seus e-mail privados, copia sua agenda telefônica, suas mensagens pessoais na internet e no telefone, escuta tuas conversas pessoais e as grava, etc…

    Novamente o Globo tenta minimizar ou até redimir a atitude criminosa de estrangeiros no Brasil… isso aí é desvio de informação, só isso!!

    Isso que as instituições PERMANENTE DO BRASIL, como é a ABIN e o Exército, é monitorar a apologia aos protestos violentos, gravando os nomes e enviando pra policia… eu mesmo na pagina #ChangeBrazil e tantas outras, principalmente as de manifestações no Rio, já vi alguns indivíduos predicando e incentivando os protestos violentos, e até dizendo pra usar molotovs… isso É CRIME, É APOLOGIA AO CRIME, por isso os monitoradores do EB e ABIN passam tudo isso pra policia, mas isso todos podem ver claramente no Facebook, não serve um aparato de espionagem… POR ISSO CHAMA-SE MONITORAMENTO, e não espionagem, o que é diferente do que os USA fizeram em massa na vida de civis!!

    É a Globo fazendo propaganda americana de novo… SÃO COISAS DIFERENTES… mas apresentadas como SIMILARES… tem que investigar as relações desse grupo Roberto Marinho com o Times-Life mesmo, se tiver elementos de ilegalidade, deve ser processado mesmo, levado em tribunal, pois a lei VETA A PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA E DE QUALQUER TIPO DE EMPRESAS ESTRANGEIRAS NESSAS EMPRESAS QUE EXERCEM O USO DE CONCESSÕES PUBLICAS PARA AS TRANSMISSÕES DE TV, se tiver ilegalidades, forem encontradas provas disso, tem que ir pra tribunal com risco de perder a concessão publica mesmo!

    O poder executivo não tem poderes ou competência pra julgar isso, não estamos na Venezuela ou Argentina aqui.. aqui existe todo um processo legal onde o acusado há todo o direito de defesa, ampla e completa, e eles devem ter tudo isso mesmo, é assim que deve ser!!

    Mas voltando ao tema dessa postagem do PB…

    Está na hora de identificar, cadastrar e monitorar quem só joga contra o país tentando levar vantagens politicas, econômicas ou pessoais!!

    Manifestar é direito de todos, mas vandalismos não, prejudica, e isso prejudica até mesmo novos investimentos externos no país… o que prejudica também o país…

    Já as manifestações de rua pacificas fortalecem a imagem do país como país maduro e sério, o que ajuda também nos investimentos econômicos externos, o que ajuda o país!

    Estão certos, e depois as pessoas de interesse, as mais virulentas e que podem prejudicar até mesmo os interesses do Brasil aqui e no exterior, deverão ser seguidas mais de perto pelas agencias especializadas como a ABIN por exemplo, ao fim de encontrar provas de seus crimes, lá onde tiver a pratica.

    Mas distinguir é preciso, não estamos mais na época da ditadura… Essa coisa desses patrulheiros ideológicos que somente julgam e nunca deixam nada de valido pra nação a não ser mais ódio politico por todos os lados, sempre pregando uns contra os outros, querendo sempre que tudo fique Pior do que já está pra levar vantagens politicas para a sua causa trabalhando para que a tolerância entre as pessoas caia, os méritos do que é certo e do que é feito nunca seja reconhecido se a pessoa não for dos “seus” politicamente, e a capacidade de entendimento dos fatos das pessoas venha reduzida ao mínimo que a critica possa oferecer… bem, isso tudo é só politica barata, MAIS DO MESMO, não deve ser alvo de nada além de monitoramento, o que já deve ser feito hoje em dia mesmo, é só crença politica e de opinião, não é perigosa contra os demais… desde que não preguem ações persecutórias ou de violência física, ou danos a coisas e físicos ou morais às pessoas obviamente, nesse caso seria crime mesmo, e deveria dar cadeia, mas somente neste caso, nada de perseguições de opiniões!!

    Esse pessoal que joga assim não joga pelo Brasil, mesmo que não violem leis… jogam pelo interesse politico mesquinho e até pelo interesse estrangeiro, é uma ameaça real pro futuro da nação, mas no sentido de desenvolvimento da identidade coletiva, no sentido de crescimento social… e poderiam muito bem ser mais fáceis de se recrutar por agentes estrangeiros, e assim poderiam prejudicar a nação achando que fazem algo justo que corresponde a sua ideologia, sem ver que prejudica a nação poderiam ver somente um prejuízo a algum partido que governe temporariamente, muitos não são capazes de ver o quadro geral, então serve mais atenção no monitoramento dos “ideólogos” mesmo, principalmente se forem funcionários públicos ou militares, que tenha acesso a segredos ou informações vitais pra segurança pública, econômica e do estado!!

    Melhor agir agora, além do que já se faz, pois a situação está piorando e a capacidade do Brasil de crescer ainda mais em todas as áreas está sendo prejudicada, principalmente na defesa de seus próprios interesses nos países vizinhos, vendo o pessoal que defende até de forma inconsciente o interesse estrangeiro sobre o nosso nos países vizinhos!!

    Tem que saber mesmo quem é que joga contra os interesses do Brasil desde o interno da nossa sociedade, por convicções ideológicas, econômicas ou partidárias… e quem COMETE CRIMES contra o Brasil também, vendendo segredos e coisa e tal.. mas uma coisa é diferente da outra, MELHOR SEMPRE DISTINGUIR!!

    Claramente monitorar o que se diz nas redes sociais É DIFERENTE DE ESPIAR A VIDA DE PRIVADA DE CIVIS, e roubar dados invadindo a privacidade das pessoas!!

    O Brasil não deve seguir o modelo de espionagem em massa de civis como a NSA faz, isso seria crime pelas nossas leis, monitorar é somente um inicio, se tiver algo que chame mais a atenção, bem, aí já entra a ABIN e somente com foco no individuo que chama a atenção dos serviços de segurança… melhor não confundir as coisas e colocar tudo dentro do mesmo “Rotulo” e pratica!!

    Valeu!!

    • Concordo plenamente. Aliás, vi muito idiota criticando a medida, falando que era espionagem e blablabla. Tudo culpa do título e da chamada da matéria. Nem leram e já partiram para julgar sobre o conteúdo. Querer colocar as duas situações no mesmo saco é no mínimo desonestidade intelectual.

  3. O exército e demais forças também devem monitorar a ação de grupos e identificar os grupos econômicos que estão tentando capitalizar com esses protestos. Será que não existe interesse alienígena na desestabilização do país?

  4. o exercito monitorou a micareta fora de época ,juntou as pessoas no primeiro momento legal bunitinho pareciam que iria mudar o mundo não haveria mais fome mais guerras e etc etal
    mas a realidade é outra o fakebook é sim controlado e usado para massificar as pessoas na síria fizeram a mesma coisa o governo era ruim o pior pais do mundo corrupção e por ai vai ,os sírios saíram as ruas com cartazes dizendo desculpe os transtorno estamos mudando a síria ,postaram no fakebook fotos de crianças dizendo obrigado por lutarem pelo meu futuro ,isso foi na libia na síria no egito e em muitos outros países pois pimenta nos olhos dos outros é refresco
    povo massa de manobra hoje os sírios comem o coração do outro e suas mulheres são estrupadas seus filhos estao mortos cade o futuro que os facebuquianos utópicos disseram que viria depois do dia cinzento ?
    e tem gente que quer isso aqui no brasil ,melhor picar borracha no meio desses vândalos dos saqueadores e pseudos politizados deixa a policia trabalhar ,ou vai deixar esses troxas destruir as lojas que os pais de família trabalham ? vários já foram demitidos pois a lojas faliram, acorda governo frouxo isso tanto municipal estadual e federal ,

  5. Espero q consigam evitar q o grande irmão caim do norte pare ou seja impédido ,até na amarra, de nos espionar…o q eu dúvido, ñ tem essa capacidade e satelite proprio p isso,p me espionar e mole, e o mesmo q bater em cachorro morto. SOS p o Fx-2.Sds.

  6. É né e os caras são tão bons que os caras do Lulzsec Brasil não brincaram com eles como apenas brincaram com o GF apenas para demonstrarem a fragilidade dos sistemas.
    Qualquer idiota sabe que as legitimas manifestações do povo Brasileiro que paga a maior taxa tributaria do mundo,trabalha como escravo,paga todas as contas e ainda toma dedadas no rabo quando reclama,são alvos tanto de grupos e organizações externas quanto internas.
    Alias nesse pais desde as pressões contra as hidreletricas Amazonicas tão necessarias a levarmos infraestrutura,serviços a região,quanto as incitações de separatismo indigena,obedecem uma cronologia arquitetada de divisão e dominação.
    E voces meus caros periquitos foram buscarem espertiase com quem heim!Com o simpatico Irmão Caim do Norte nossos eternos amiguinhos né!
    Pois saibam que varios grupos internacionais tanto de tendencias neo-facistas quanto de anarco-comunismo não passam de diferentes ferramentas de um sistema unico de manipulação e dominação e que os mesmos tem suas inteligencias bancadas a serviço da simpatica CIA.
    Como eles mesmos gostam de afirmarem “todas as opções estão sobre a mesa” e por isso jogam de todos os lados para sempre estarem por cima.
    Se todos estes pensam que nós Brasileiros lhes seremos solidarios,enganam-se,pois o tempo ensinou-nos a usar-mos de suas taticas contra nós contra eles.
    Se pensam que nos usam,nós os usamos e quando não forem mais necessarios vão todos de ralo.
    Brasileiro é assim meu caro periquito,sadico e sanguinario quando algo ou alguem aproximam-se do que é nosso.

Comentários não permitidos.