CREDN convida Celso Amorim para falar sobre o F-X2

FX2

Ivan Plavetz

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados convidou o ministro da Defesa, Celso Amorim, para falar sobre o Projeto F-X2, concorrência que visa selecionar um novo modelo de avião de combate de primeira linha para reequipar os esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB).

O presidente da CREDN, Deputado Nelson Pellegrino, justificou o convite em face da demora na complexa negociação envolvendo a compra desses aviões, fator que poderá gerar prejuízos à capacidade de Defesa do espaço aéreo brasileiro. Um dos pontos a serem cobrados durante o pronunciamento de Amorim diante da Comissão, agendado para agosto próximo, será o atual status do cronograma de negociações. Durante sua participação na reunião, Amorim deverá abordar também a situação dos 12 caças Mirage 2000 em atividade no Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1ºGDA), sediado em Anápolis, Goiás. O contrato de manutenção dessas aeronaves deverá expirar no final de 2013, ocasionando a desativação gradual das mesmas.

Segundo nota da Assessoria de Comunicação do CREDN, “renovar a frota é uma necessidade para responder aos novos desafios da Defesa, combater o narcotráfico e o terrorismo, proteger todo o espaço aéreo e áreas sensíveis como o pré-sal, a Amazônia e a extensa faixa de fronteira do país”.

O F-X2, avaliado em cerca de US$ 7 bilhões, segundo estimativa da CREDN, prevê a compra de 36 caças. Para Pellegrino, selecionado o vencedor entre o Rafale, Gripen ou F-18 Super Hornet, o contrato a ser assinado deverá priorizar o acesso à tecnologia embarcada das aeronaves e a formalização de eventuais parcerias com a indústria aeronáutica nacional, permitindo agregar conhecimento e oportunidades de negócio.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

16 Comentários

  1. + 1 Reunião de traidores da Pátria… 15 anos de negociações e mentiradas… 36 serve para quê?… Transferência de tecfodanologia… F-18 by spy… Charlie Chaprin se vivo muito invejaria essa centésima reunião burlesca…Fala sério ôhh!!!

  2. É grande apressão parlamentar tanto na camara quanto no congresso e tem uma forte tendencia ao SU35.
    Quando a Boeing esteve com nossos parlamentares lhes perguntaram quais as diferenças entre o F18 me o SU35 e a Boeing calou-se.

  3. 36 não dá nem para a 1ª leva, isso é ridículo.
    Precisamos é fazer igual a China, pretende comprar logo 100.
    O nosso Brasil é pacífico, do bem. Mas o outro é do mau e quando ele chegar
    quero ver como vamos fazer contra a superioridade dele.
    Há já sei, vamos jogar pedras, rsrsrsrsrsrsrs.
    Acorda governantes.

  4. Uma comissão da Câmara dos Deputados, pressionando pelo FX-2? Boas e surpreendentes novas! Torço, que ajude em uma tomada de decisão e escolha…!

    Más também torço para que o SH F-18 não seja o escolhido!

    A revelação explícita do roubo massivo e global de informações, de cidadãos comuns, de empresários, de universidades e centros de pesquisa, de militares e de governos,etc… só deixou ainda mais claro com quem estamos lidando…Não dá para confiar!

  5. ESSE GOVERNO APÁTRIDA NÃO IRÁ ADQUIRIR NADA !!!… vcs ainda não entenderam que vamos ficar nas mãos dos bolivarianos da Venezuela???… eles serão os responsáveis pela nossa soberania aérea… a muito digo isso… a soberania do Brasil acabou em 1992… ano da criação do eixo do mau sul americano… o fatídico Foro de SP…

  6. Aos senhores nobres Deputados da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

    Peço que questionem bastante o Sr Ministro da Defesa e façam a ele perguntas chave , de minha sugestão ,listadas abaixo:

    1- Senhor ministro,caso o caça F/A-18 seja escolhido teremos acesso ao código fonte da aeronave?
    2-Senhor ministro,continuando com a hipotética compra do F/A-18 está prevista a aquisição de suprimentos bélicos , inclusive mísseis de médio alcance como o AIM-120 AMRAAM,em quantidade aceitável para serem incorporados no paiol da aeronáutica e não ficarem sob custódia nos EUA?
    3-Senhor ministro,poderemos municiar material bélico de fabrico nacional ao F/A-18 sem que os ajustes necessário sejam feitas pelo fabricante em território dos EUA?
    4-Senhor ministro , teremos acesso a TODO arsenal bélico disponível para o F/A-18 sem que os mesmos sejam embargados pelo congresso dos EUA como ocorreu no passado? (Leia-se o caso do F-5 e AMX da embraer)
    5-Senhor ministro porque o Su-35 foi removido da short list ? O senhor não concorda que com essa remoção perdemos o bonde da história ao desenvolver um caça de quinta geração juntamente com nossos parceiros de BRICS ,nomeadamente Rússia e Índia?
    6-Senhor ministro existe algum tipo de pressão,mesmo que velada, por parte do governo dos EUA pela aquisição do Su-35?

    Por favor façam esse serviço à nação e coloquem pressão no Amorim e abatam de uma vez por todas o F/A-18

    Obrigado a todos e o Brasil agradece.

    • Aham, vai sonhando que algum dos competentíssimos irá fazer perguntas de natureza técnica para o Min Def Megalonanico que, aliás, tampouco saberia responder.

      Amigo, escolha de caças é para militar. O resto é politicagem.

      • Realmente ,a escolha é tão militar que se arrasta há mais de uma década.
        A intenção é realmente esta fazer pressão no Amorim pra ele baixar a bola e utilizar o bom senso.

    • Esses presidentes bundões!…Graças a eles! Que o Brasil tem esta cultura de capachismo eterno!… Se a nossa justiça federal realmente fosse cumprida!… Fecharia um estádio inteiro! Só de traidores! sendo julgados. A competência de cada cargo é constantemente deturpada! E sempre com interesses excusos!

      • Estranho, não???… depois que o Ministro Joaquim Barbosa usou de imparcialidade no julgamento do MENSALÃO, os filhotes do partidão passaram a conspurcar a imagem do ilibado J. Barbosa… não foi o mensaleiro quem o indicou???… isso é mais uma prova de que ele não se vendeu a um projeto de poder para limpar as riquezas do povo brasileiro… e também mais uma prova de que essa corja vermelha que habita o planalto são os cupins da riqueza nacional… mas não contavam com o caráter de um brasileiro honrado, até porque não sabem o significado da palavra caráter… são sem caráter…

Comentários não permitidos.