Bolívia admite erro na revista de avião da FAB

bolivia

Chefe da diplomacia boliviana, David Choquehuanca

O governo boliviano admitiu nesta quarta-feira que no final de 2011 agentes da polícia antinarcóticos revistaram na Bolívia um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma ação qualificada de “infame” por La Paz, mas garantiu que a medida não tem relação com o senador asilado na embaixada do Brasil na capital. “Às vezes os (agentes) da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico cometem algumas infâmias porque não sabem se é um avião ‘VIP’ ou não. Houve uma reclamação (do Brasil) e esclarecemos isso”, assinalou o chefe da diplomacia boliviana, David Choquehuanca, em entrevista à AFP.

Choquehuanca respondeu nesses termos um comunicado emitido na terça-feira pelo Ministério da Defesa do Brasil sobre o incidente envolvendo o avião militar a serviço do ministro Celso Amorim, que não estava no aparelho. Segundo Brasília, “no segundo semestre de 2011 ocorreram ações por parte das autoridades bolivianas que configuraram violações da imunidade das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial a La Paz no final de outubro de 2011”.

O governo brasileiro destacou que essa revista “jamais” foi autorizada por Amorim e advertiu que “tais procedimentos abusivos levarão à aplicação do princípio de reciprocidade”. O chanceler boliviano destacou que a revista no avião da FAB “não teve o objetivo de encontrar o senhor (senador Róger) Pinto”, asilado há mais de um ano na embaixada brasileira em La Paz, mas sem salvo-conduto para sair da Bolívia.

Choquehuanca revelou que o Brasil “fez chegar uma nota verbal sobre procedimentos ‘infames’ que às vezes acontecem no aeroporto”, e destacou que “ele mesmo, que tem passaporte diplomático”, já foi interpelado devido à falta de conhecimento dos policiais dos protocolos internacionais. “Alguns funcionários não conhecem bem as normas internacionais e cometem alguns atropelos; é preciso capacitá-los.”

A oposição boliviana aproveitou a notícia do incidente com o avião do Brasil para assinalar que o governo de Evo Morales tem dois pesos e duas medidas: revista as aeronaves estrangeiras e fica indignado quando lhe pedem para seguir procedimentos similares, como ocorreu com o avião presidencial há duas semanas, sobre a Europa, sob suspeita de transportar o ex-analista de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden.

AFP

Fonte: Terra

 

24 Comentários

  1. Ué, cadê os esquerdalhas para desmentir as autoridade bolivianas ???… rsrsrsrsrsrs… a verdade sempre vem a tona… o duro que com ela os bostas esquerdistas sempre vem junto, boiando na maionese… ficaram mudos???… rsrsrsrsrsrs…

    • Esquerdistas são apatridas olhos azuis, vendem a patria, a dignidade a mãe o que for, em troca do reconhecimento de sua ideologia nefasta internacionalista.

  2. É necessário que a mídia traga os fatos a luz para que as nossas moscas governamentais revele ao povo as ofensas inaceitáveis e inclusive consiga a retratação do adversário! Agora o ato é infame!Infame também é o procedimento da liderança brasileira de baixar as calças pra Bolívia de Evo Morales!

    • Ter imprensa livre não quer dizer aceitar imprensa que mente…

      Mentiras em meios de informação de massa não podem ser aceitas… serve punição mínima de multa em porcentual de acordo com seu patrimônio… e se insistir em campanhas mentirosas e difamatórias tem que ser fechado mesmo, mas tudo em tribunal e com direito a total defesa, como é pro cidadão comum, que se for difamador vai parar no tribunal e será condenado por seus atos… não existem deuses na imprensa!!

      E o Brasil não baixou as calças pra ninguém… resolveu tudo dentro das leis internacionais, e ainda defendeu e manteve seus interesses no país garantidos, NO FIM DAS CONTAS FOI MUITO EFICIENTE ISSO SIM… e tudo sem aumentar o nível de conflito, tudo sem arrogância ou prepotência, e dentro das leis internacionais, como deve ser!!

      A situação foi resolvida RAPIDAMENTE E PRONTAMENTE, os Bolivianos reconheceram o erro INFAME imediatamente, que eles mesmos disseram assim agora, e TEMOS TAMBÉM O FATO DE QUE tudo foi resolvido ainda em 2011 pelo visto na própria NOTA DO MINISTÉRIO que esclarece: “6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas.”

      Então o Brasil não ABAIXOU NENHUMA CALÇA PRO MORALES, fez exatamente o que era no seu poder legal e soberano fazer… não é que por qualquer coisa ou incidente o Brasil tem que sair por aí dando bicuda na boca… igual algumas nações arrogantes e prepotentes por aí!!

      E tenho certeza que se fosse os USA a vistoriar uma aeronave da FAB, muitos dos que hoje chiam contra a Bolívia seriam a favor de tal revista, e ainda diriam com ironia se “os USA não acharam dinheiro escondido debaixo das poltronas”… então é claro que bramam por uma questão de “justiça ideológica”, e não de justiça humana, internacional ou diplomática nas vias de fato!

      Não, todos nós sabemos que um grupo quer dois pesos e duas medidas como medidas de justiça… mas o importante pra mim é que tudo foi resolvido sem aumentar o conflito ou as disputas com os vizinhos, NOSSOS INTERESSES CONTINUAM GARANTIDOS E TUDO ESTÁ RESOLVIDO… não é que somos como muitos por aí querem, agressivos, prepotentes e arrogantes com os países pequenos, como são certas nações grandes e ricas, alias, isso seria contra produtivo!

      Valeu!!

  3. “Às vezes os (agentes) da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico cometem algumas infâmias porque não sabem se é um avião ‘VIP’ ou não. Houve uma reclamação (do Brasil) e esclarecemos isso”
    ——————————–

    Bom, creio que agora o assunto está devidamente esclarecido, aparentemente não foi uma ação que surgiu das autoridades do escalão mais alto do governo boliviano, más sim foi fruto do despreparo e provavelmente prepotência ou má fé…de alguns agentes policiais.

    E o Ministro não estava presente na aeronave por ocasião desta vistoria, na verdade, segundo ele próprio…só agora foi informado sobre o episódio:
    —————————————————–

    ” O ministro da Defesa, Celso Amorim, disse nesta terça-feira que só soube agora, quase dois anos depois, da revista não autorizada de seu avião durante visita à Bolívia em 31 de outubro de 2011.

    “Na época eu não soube [da revista]. Eu só fiquei sabendo agora –ontem, hoje. Na época, houve uma comunicação do nosso adido aeronáutico para a embaixada [em La Paz] e a embaixada fez uma nota de protesto. Nunca fiquei sabendo e nunca me deram nenhuma explicação [o governo boliviano]”, disse Amorim à Folha antes de palestra na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo.

    Segundo ele, a embaixada brasileira em La Paz fez o seu pedido de explicações na época “porque havia outros episódios ligados a imunidades”. “A nota já era uma nota de protesto. Depois da nota, nunca mais ocorreu”, afirmou.

    Amorim disse que a revista não autorizada no avião da FAB (Força Aérea Brasileira) fere as “imunidades diplomáticas” do Brasil.

    Questionado se o episódio pode azedar ainda mais as relações entre Brasil e Bolívia, ele respondeu apenas que “isso é o que alguns desejam”.
    ———————————-

    • Nada azeda, o Brasil e “o seus políticos” estão ai e para arriar as calças, lá se vai refinaria da Petrobras, é pouco…, agora avião do desgoverno do Brasil é vistoriado como se fosse de traficante, vamos dar razão aos bolivianos, ali foram inocentes agentes de polícia. Dois peso e duas medidas, façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço.

    • Alvez80,

      EXATAMENTE.. O GOVERNO DO COCALERO NÃO AUTORIZOU NADA DE VISTORIA…

      Foram os soldados truculentos da narcóticos, e vendo o problema na Bolívia eles tem ser assim truculentos mesmo, mas não foi dada ordem superior pra se fazer isso!!

      E esse caso É TOTALMENTE DIFERENTE do caso de Europa, aqui a aeronave esta em terra e não tinha oficial diplomático u governamental do Brasil a bordo… na Europa mudaram a rota, fizeram aterra à força, invadiram pra vistoria a aeronave com o presidente de uma nação ao seu interno… TOTALMENTE DIFERENTE!!

      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Carlos Augusto,

      O amigo está TOTALMENTE DESINFORMADO, e ainda repassa desinformação…e pra isso basta voltar na pagina abaixo pra ler as informações RECENTES SOBRE A PETROBRAS NA BOLIVIA DOS DIAS DE HOJE… nos comentários obviamente!

      Ficar fazendo politica barata repetindo noticias velhas não ajuda em nada par ao entendimento do mundo em que vivemos… e eu pergunto, quem ganha com isso, com essa coisa de ficar passando informação velha e com nada a mais pra acrescentar??

      http://www.planobrazil.com/nota-a-imprensa-revista-de-aviao-da-fab-na-bolivia/comment-page-1/#comment-122186

      Valeu!!

      • Francoorp, a notícia nova que eu tenho pra você, acho que vc já sabe…, é que a tia cara de broaca tá caindo muito nas pesquisas, e logo ela e o pinguço, vão ser recordação de um tempo de corrupção e tentativa de se impor um comunismo barato.

        Valeu petista!

      • Carlos Augusto,

        pouco me interessa se a Dima ci ou não…

        Vejo que o amigo não sabe diferenciar questões de politica partidárias de politica de estado…

        Eu mostrei o jogo de interesses diplomáticos que se seguem dentro da politica de estado, mas como o amigo não é capaz de entender isso, bem, fica repetindo o mantra dos partidarismos…

        Eu não estou nem aí pra Dilma ou PT, eu voto Nulo depois que perdi meu voto no Demostenes DEM no caso cachoeira… então, não voto mais!!

        E eu não sou Petista, falar isso demonstra somente mais retórica do ódio, então se discordas de suas “verdades” o cara é parte do outro lado né… se não é do seu lado é do PT…

        Não, isso aí é somente ódio politico gratuito e não leva a nada de pratico ou bom pra sociedade, alias se tiver no governo esse tipo de metodologia fica fácil ver as perseguições politicas… se discordar do amigo deve ser perseguido por ser do outro lado politico? Seguindo sua lógica sim… muito democrático, está parecendo o Foro de São paulo falando, mas é da direita então tudo bem né!

        Sempre mais do mesmo!!

        Valeu!!

  4. Pois bem, NOVAS INFORMAÇÕES DIZEM QUE UM DOS ERROS foi mesmo uma vistoria… NO ANO DE 2011, o que ainda garante a mentira da revista que divulgou o caso com todas as circunstancias do ato sendo falsas!!

    Agora é saber o que mais foi feito, vistoria é infame, sim, mas tem coisa pior que isso também para a diplomacia, e a nota afirma que foram “MAIS DE UMA coisa feita e reclamada pela FAB”, e aqui temos uma só dessas “coisas”!

    E o bom para a DIPLOMACIA BRASILEIRA é que foram eles a admitir isso, chamando todos pra dizer, e não o Brasil a usar isso de forma prepotente ou arrogante CONTRA ELES… TEMOS INTERESSES NA BOLÍVIA QUE DEVEM SER RESGUARDADOS, como o contrato vigorante agora sobre a Petrobras e a extração no grandíssimo campo de gás na região do Cedro!

    E O BRASIL NÃO SE CALOU, RECLAMOU DIRETAMETNE E PRONTAMENTE, E NUNCA MAIS ACONTECEU NADA.. o que novamente desmente as noticias impressas em uma mídia pouco confiável, pois tudo aconteceu em 2011, tivemos as reclamações e não mais aconteceram… mas as mídias falam em 2012, o que vemos sendo mentira!!

    E parabéns ao Itamaraty e ministério da defesa, foram muito eficientes nessa história toda, respeitaram as leis e as medidas burocráticas dos acordos internacionais e ainda usaram uma excelente linguagem diplomática, sem agressividade ou prepotência garantindo os nossos interesses no País!

    OS NOSSOS INTERESSES FORAM DEFENDIDOS foi tudo defendido!!

    TODOS OS NOSSOS INTERESSES FORAM DEFENDIDOS CLARAMENTE!!..

    Fizemos o que tínhamos que fazer, reclamamos, FIZEMOS TUDO DENTRO DA NOSSA SOBERANIA, como manda o direito internacional,.

    O FATO DA REVISTA NÃO PASSOU EM BRANCO… e NUNCA MAIS FIZERAM segundo a nota…

    O Brasil reclamou COMO DEVERIA FAZER e teve tudo resolvido, SEM NENHUMA AGRESSIVIDADE contra o vizinho!!

    Foi assim que tudo se resolveu sem escalation alguma… nada de aumentar o conflito como gostam muitos por aí!

    Em diplomacia nem tudo deve ser anunciado, ALIAS É PRÓPRIO O CONTRARIO a verdade, tudo é escondido, até por séculos, e isso é garantido nos acordos internacionais já ratificados por todos!!

    E na lei de informações do Brasil é assim no silencio mesmo as QUESTÕES DE INCIDENTES DIPLOMÁTICOS, acordos diplomáticos estão fora das informações que o estado deve passar ao cidadão se ele pedir… a tua curiosidade pessoal não é maior que os acordos entre países, por isso o veto legal disso na hora de passar informações diplomáticas!

    Deveriam comunicar ao povo se o país for atacado em qualquer modo, como um avião que destruiu uma base militar ou atacou civis sim… se sequestraram uma nossa aeronave também…. mas vistoria em meio de transporte não, isso é incidente!!Invasão de uma embaixada sim, o solo da embaixada é sim território, entrar em um carro da embaixada é incidente e não invasão!! Alias muitos carros de embaixadas já foram roubados no mundo e nunca foi considerada uma Invasão do território!

    É um meio de transporte, UMA AERONAVE, pela nossa lei é território brasileiro mesmo, carros não são, mas aeronaves e embarcações sim… mesmo assim o crime não foi praticado aqui dentro do Brasil, foi fora e valem os atributos legais da diplomacia mesmo… alias embaixada é que não é extensão do território mais.. essa é nova até pra mim , é inviolável, mas não é mais extensão de território… mas valem as regras civis ou militares em caso de guerra para um estrangeiro entrar nesse tipo de território BRASILEIRO (Aeronave), E MESMO NO CASO DE INVASÃO NÃO É LÁ TÃO GRAVE DIPLOMATICAMENTE, basta uma reclamação e advertência, tanto que a forma legal pra contrastar isso é EXATAMENTE O QUE A FAB FEZ E QUE FUNCIONOU, resolveu o problema de forma pratica e pouco agressiva!!

    Mesmo assim o Brasil agiu certo, e isso TUDO O QUE O BRASIL PASSOU é totalmente diferente do outro caso com o Evo Morales a Bordo… uma coisa é entrar em uma aeronave parada na pista e sem oficial diplomático a bordo do fazer aterrissar uma aeronave à força, mudando de rota bruscamente, e INVADINDO Á FORÇA a força com o presidente eleito a bordo.. é totalmente diferente, o Brasil agiu certo e DE FORMA PROPORCIONAL… fez o que tinha que ser feito, COMO A NOTA MESMO DISSE… E OS RESULTADOS VIERAM RESOLUTORES… COMO A NOTA MESMO DISSE!!

    O Brasil cumpriu a lei internacional, chamar embaixador somente traria ainda mais conflito inútil… colocaria mais gasolina no fogo pra nada, só mostrar que se é machão… não, isso é arrogância e prepotência, não diplomacia!!

    Esse tipo de coisa só aumenta o conflito, A DIPLOMACIA NÃO É ISSO… a isso é arrogância… despreparo… a diplomacia existe pra garantir nossos interesses na região, se tivermos, e temos muitos… e depois nossos interesses por ali quem garantia, aumentando a tensão no fim um dia eles que são arrogantes, estúpidos e cretinos, acabariam fazendo besteira com as instalações que construímos lá de novo.. e aí, com essa “escalation” da firmeza sempre e sempre, com anos e anos disso… o que seria considerado como fim, uma guerra, ir lá bater na cara do Morales Cocaleiro, é essa a diplomacia que pregam os democráticos filo americanos?

    O que o Brasil deveria fazer então com o caso das espionagem, romper relações, pois a gravidade é ainda maior??

    Mas não precisam acreditar em mim não, EU NÃO SOU NINGUÉM… perguntem vocês mesmos pra quem é de direito… dou os link PRA ISSO… LINK OFICIAL PRA DAR INFORMAÇÕES AO PUBLICO, perguntem o que o Brasil deveria divulgar a respeito disso para a população brasileira:

    Defesa:

    http://www.defesa.gov.br/lai/

    Itamaraty:

    http://www.itamaraty.gov.br/temas/acesso-a-informacao

    Valeu!!

    • Qnto esforço Franco, POR NADA… ciscou, ciscou e NÃO CONVENCEU… admiro sua dedicação a esse trabalho hercúleo de defender a esquerda sem alma e sem coração… parabéns… tarefa ingrata !!!…

    • Não defendo nenhuma esquerda caros olhos azuis.. defendo os interesses do Brasil na Bolívia, uma politica de estado que se demonstrou eficiente, só isso!!

      E mais, favor citar os pontos em que não covenci pois assim podemos debate-los claramente…

      Essa tua generalização que parece não convencer!!

      Valeu!!

  5. Olha, em se tratando de Bolívia, é bem provável que comeram bola mesmo, porque a bagunça lá deve ser exponencial se comparada com a nossa que, digamos de passagem, é bem grande.
    Agora convenhamos, é inadmissível eles não saberem que se tratava de um avião da FAB.

  6. ”A oposição boliviana aproveitou a notícia do incidente com o avião do Brasil para assinalar que o governo de Evo Morales tem dois pesos e duas medidas: …”

    Esse episódio já virou uma novela binacional.embora a própria chancelaria de La Paz tenha qualificado o acontecido de ”INFAME” e tenha se desculpado com o Brasil reconhecendo o seu erro,por algo que já aconteceu faz tempo !
    Políticos de Brasil e Bolívia continuam fazendo disso um palanque desvirtuando dois acontecimentos distintos para fazer politicagem !
    O grotesco erro das autoridades bolivianas é realmente infame e mostra um despreparo muito comum por essas bandas da América do Sul !
    M as o Brasil age certo ao repudiar o também ato infame que a União Europeia perpetrou contra a soberania de La Paz.
    Assim o BRASIL mostra amadurecimento deixando a politica de nos olhos do outro é refresco para uma mais acertada que se resume no dito popular OQUE EU NÃO QUERO PARA MIM EU TAMBÉM NÃO QUERO PARA OS OUTROS

    • Isso mesmo.. agora sim falou tudo!!

      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!!

      O Brasil fez certo com o caso da FAB e fez certo também com o caso da Europa e Evo.. alias seria usar dois pesos e duas medidas se assim não tivesse feito.. Reclama com nota oficial da revista da Bolívia em 2011 e agora em 2013 não reclama da vistoria da Europa em aeronave oficial de outro país??? Que sentido de justiça é esse, reclama com um e não reclama com o outro pelo mesmo fato, alias o fato europeu que foi ainda mais grave??

      O amigo está certo!!

      Querem fazer o Brasil e Bolívia se bicarem pros dois pararem com seus acordos e COMÉRCIOS DE ENERGIA, assim virão as empresas de outros países por aí pegar o lugar da Petrobras na Bolívia!!

      Por isso que os agentes estrangeiros que se dizem “Brasileiros DOC” ficam fazendo tanta estória contra a forma da resposta brasileira aos fatos… os agentes estrangeiros querem mesmo é que o Brasil faça o pior que se pode fazer diplomaticamente com a Bolívia, assim as outras empresas que eles representam entram no lugar, e o Brasil fica chupando o dedo por ter feito o estupido arrogante e brigão com um país em que tem fortes interesses!!

      O amigo foi muito aguçado agora!!

      Valeu!!

    • Links sobre OS INTERESSES BRASILEIROS e da Petrobras na Bolívia Atual 2013…

      Um leigo que leia agora essa noticia acima e esse comentário aqui, usando por base o que dizem sempre das refinarias confiscadas no passado poderia não entender esses interesses do Brasil na Bolívia DOS ANOS 2013:

      Petrobras prevê iniciar exploração em 4 áreas na Bolívia

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-preve-iniciar-exploracao-em-4-areas-na-bolivia

      Petrobras deve renovar o contrato de gás natural com Bolívia

      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-deve-renovar-o-contrato-de-gas-natural-com-bolivia

      Venda de gás da Bolívia para Brasil e Argentina no 1º trimestre já supera 2012

      http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-29/venda-de-gas-da-bolivia-para-brasil-e-argentina-no-1%C2%BA-trimestre-ja-supera-2012

      BRASIL QUER AMPLIAR EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NA BOLÍVIA

      http://www.petronoticias.com.br/archives/30794

      Demanda do Brasil por gás da Bolívia cresce 59% em janeiro

      http://economia.ig.com.br/empresas/infraestrutura/2013-02-05/demanda-do-brasil-por-gas-da-bolivia-cresce-59-em-janeiro.html

      Demanda das térmicas cresceu mais de 200% no período e impactou consumo do Combustivel

      http://www.gasnet.com.br/conteudo/15169

      E nesse abaixo da pra ver entre os patrocinadores o NUMERO DE EMPRESAS DE ENERGIA QUE GOSTARIAM DE PEGAR O LUGAR DA PETROBRAS NA BOLÍVIA:

      http://2013.boliviagasenergia.com/

      Natural que qualquer incidente entre o Brasil e Bolívia vire uma coisa de luta de interesses gigantes e agentes difamadores querendo prejudicar o interesse brasileiro do interno!!

      Valeu!!

      • TUDO BEM eles confundiram FAB com força aerea bolivariana,só espero que após a Petrobras instalar todos os equipamentos não venhamos a ser espulços ,e sermos indenizados com 1/4 DO VALOR GASTO NA OBRA, Francoorp se tu és brasileiro ja deve ter percebido que nosso governo esta traindo nosso povo.com todo o respeito não defenda tanto os estrangeiros,pois voce pode cometer o incrivel ato de fazer o que nosso governo faz com o povo brasileiro esquece de protegelo.

      • Luiz Anselmo,

        EU NÃO DEFENDO O GOVERNO EM NADA…

        Eu defendo uma politica de estado que proteja nossos interesses na Bolívia, só isso!!

        Não estou defendendo Bolivianos… como faz a entender uma coisa dessas???

        Mesmo porque eu disse que ELES CLARAMENTE ERRARAM, e nós fizemos o que tínhamos que fazer dentro das leis internacionais, TUDO FOI RESOLVIDO EM 2011 AINDA!!

        E fazer essas infantilidades de ridicularizarão não ajuda em nada… falando que confundiram o avião da FAB, basta ler o texto acima pra ver que não foi assim!!

        Rapaz, parece que o povo não quer é entender o que eu defendo, SÓ VEEM PARTIDARISMOS…

        Acordem Pessoal… nós devemos defender nossos interesses por lá e basta, independente de partidos que estejam no poder… não devemos ser agressivos ou arrogantes em nada!!

        ESTÁ CHEIO DE OUTRAS EMPRESAS E PAÍSES SÓ ESPERANDO O BRASIL E A BOLÍVIA SE BICAREM pra tomar o nosso lugar por lá!!

        E está cheio de gente querendo isso também, mesmo que inconscientemente!!

        Valeu!!

      • Francoop tudo bem eu estive vendo os negocios do Brasil, com a Bolivia realmente não podemos jogar para perder concordo com voce, mas tu TAMBEM VAI TER QUE CONCORDAR QUE ELES DERAM UM GOLPE NO CASO DA PETROBRAS,E COM MAIS ESTE FATO DA INVAZAM ,os que se revoltaram tinham o direito de estravazar sua raiva porque uma hora ou outra de tanto engolir sapo, anoja e temos o direito de vomitar,É COMO O StadeuR comentou tapa recebido ninguem esquece,mas volto a dizer que tu esta com toda a razam,que realmente temos muito mais a perder do que a Bolivia mas nosso governo tam que deixar bem claro de que eles tambem perderam,se continuarem a nos tratar desta forma,CONCARDA OU NÃO HA ME PERDOE EU ESTAVA CENDO IRONICO NO CASO DE ELES TEREM EMTENDIDO FAB como força aerea bolivariana mas tu não me respondeu se tu és Brasileiro HA obrigado pelo rapaz tenho mais de 50 FELISCIDADES.

  7. Estão sendo mais homem que os EUA :

    Não negam, confessam e em tese se arrependem.

    Mas nois num cunfia meu chapa, tapa dado ninguém tira.

Comentários não permitidos.