VOX POPULI, VOX DEI

Operacao-Amazonia-treina-paraquedistas-Exercito_ACRIMA20100918_0022_16

Por Gérsio Mutti

Plano Brasil

Hoje, 17/07/2013, 4ª feira, peguei um taxi no Rio de Janeiro e o condutor do veículo era um rapaz jovem “paisano”.

Durante o trajeto por mim determinado, o motorista começou a falar  sobre o uso indiscriminado dos aviões da FAB pelas autoridades, quando o custo é bancado pelo Povo.

Segundo ele, “o principal motivo para o Movimento do Passe Livre (MPL) ir para as ruas, deve-se à falta de respeito das autoridades para com o Povo, que pedem Ordem e Sacrifício, mas se comportam de forma abusada com a Nação”.

Como exemplo citou:

“Enquanto as nossas autoridades se deslocam em aviões da FAB, a mesma FAB não tem combustível para transportar os Paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), pois ao retornarem para o Rio de Janeiro provenientes de uma manobra militar no Nordeste, o fizeram de ônibus.” ???

Também, segundo ele, “assim não dá mais e os jovens do MPL logo deverão retornar às ruas”.

Estando durante todo o trajeto mudo, permaneci calado.

Ao chegar em casa, fiz uma busca na internet acerca do assunto acima e não encontrei nada.

Será que esse pessoal das redes sociais, está sabendo de algo, que nós editores e comentaristas do blog Plano Brasil ainda desconhecemos?

24 Comentários

  1. Talvez ele foi paraquedista ou tem parentes lá e sabe por experiência particular. Seja como for, essa notícia, caso verídica, não me surpreenderia nem um pouco, conhecendo ambos a incompetência da FAB e os escárnio com a defesa pelo governo. Como ninguém na mídia da a mínima para o assunto, e qualquer eventual envolvido jamais falaria publicamente muito possivelmente jamais saberemos. Só mesmo procurando algum milico lá dentro e perguntar.

  2. ELE DEVERIA ESTAR FALANDO DISSO QUE FOI POSTADO NO FACEBOOK,MAS HÁ MEU VER FALTA SUBSÍDIOS PARA SE COMPROVAR A VERACIDADE DISSO E O CASO QUE TRAGO AQUI DESTOA DO QUE FOI FALADO PELO CHOFER DE PRAÇA! POREM É CITADO UM PROGRAMA DE RÁDIO ONDE SE VEICULOU TAL MATÉRIA,TALVEZ ALGUÉM AQUI POSSA SABER MAIS COISAS !

    É o que informa um militar da Base Aérea de Florianópolis ao programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida FM, que faz parte do grupo RBS. O programa foi ao ar dia 08/07/2013.
    https://www.facebook.com/AnonymousBr4sil/timeline?filter=2

    ”’Karin Schwarzpublicou emAnonymousBrasil
    há ± 1 hora próximo a São Paulo

    Ideli Salvatti- PT envolvida na farra dos aviões da FAB! Ministra viaja toda semana de Brasília para Florianópolis sem pagar um centavo. Entregou Renan e Henrique Alves do PMDB, de bandeja para imprensa, mas voa mais que eles…

    É o que informa um militar da Base Aérea de Florianópolis ao programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida FM, que faz parte do grupo RBS. O programa foi ao ar dia 08/07/2013.

    “Estou acompanhando as notícias e os escândalos acerca do uso de aeronave da FAB para interesse particular de nossas autoridades. Pois bem, algumas coisas acontecem dentro dos órgãos militares e a imprensa não faz a menor idéia devido ao bloqueio das informações.

    Estes vôos feitos pelo nosso “querido” Renan Calheiros não representa nem a ponta do iceberg do que acontece.

    Gostaria que a população soubesse que existe em Brasília um esquadrão chamado GTE (Grupo de Transporte Especial), pois este esquadrão serve única e exclusivamente para o transporte de autoridades. Ele é composto por aeronaves de 1ª linha, todas com seu interior modificado, transformadas em VIP; ou seja, um avião que poderia levar 40 pessoas perde sua capacidade para poder levar 10 ou no máximo 15 pessoas.

    Estes aviões voam normalmente com 3 ou 4 passageiros apenas.

    Em Florianópolis todas, eu disse TODAS as sexta-feiras a nossa Ministra IDELI SALVATTI¹³ vem de Brasília para cá e volta no domingo à tarde utilizando uma dessas aeronaves. O pior é notar que normalmente ela chega sozinha ou no máximo com 2 ou 3 assessores, e, digo mais, seus vôos sempre saem de Brasília depois das 18:00 hs de sexta-feira.

    Se ela está a trabalho, por que só sai de lá depois do horário do expediente?

    Mas, meus amigos, a imprensa nunca vai conseguir cobrir um desembarque destes, pois tudo ocorre dentro dos pátios da Base Aérea e infelizmente eu e meus irmãos de farda assistimos o dinheiro do povo ser rasgado e queimado nas turbinas de um belo avião a jato.

    Certa vez tive que viajar mais de 1000 km para fazer um curso pela FAB. Eu paguei minha passagem aérea e ao ser ressarcido recebi o valor referente a passagem de ônibus, pois minha patente não me dá o direito a transporte de avião.

    Acho que minha farda deveria ser de bolinhas coloridas com nariz bem vermelhinho, pelo menos assim eu me sentiria mais confortável cumprindo meu dever pela Pátria Amada.”

    *PT rejeitou moralização do uso de avião da FAB

    Publicado dia 11 de julho de 2013

    O senador José Pimentel (PT-CE) foi o relator que sepultou o projeto 138, que endurecia as regras para uso de aviões da FAB. A proposta do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que pretendia organizar e limitar o uso de aeronaves, chegou a ser aprovada nas comissões de Defesa do Consumidor e Relações Exteriores, mas foi barrada pelo PT na Comissão de Constituição e Justiça, último passo antes do plenário.”

    • Outra desinformação.
      A proposta do Senador Pedro Simon foi rejeita da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, e quando um projeto é rejeitado nesta comissão, isto se dá por ser imprestável, ou seja, a sua redação ofende à constituição ou a ordem jurídica vigente. A CCJ não trata dos aspectos tangentes às suas atribuições…
      Portanto, temos aqui mais uma tentativa de desinformar…
      É lamentável que o blog Plano Brasil esteja a se tornar um apêndice de loucuras do Facebook, mas postagens como essa ensejam isso.

      • O Plano Brasil é um dos poucos sites,que dão voz a todos sem distinção, esse é o segredo do seu sucesso,aqui tem debate, tem briga,tem humor,tem gente que quer que haja censura,enfim a diversidade e porque não dizer a universalização de pensamentos se encontra aqui !
        Bem o autor da matéria fez a seguinte pergunta:
        ”Será que esse pessoal das redes sociais, está sabendo de algo, que nós editores e comentaristas do blog Plano Brasil ainda desconhecemos?”

        Então eu fui até o Facebook procura algo que tivesse alguma coisa a ver com a pergunta e encontrei esse post de uma senhora de nome Karin Schwarzpublicou em AnonymousBrasil embora o post destoe da pergunta um pouco não deixa de ser informativo !
        Lamentável é acusar um veículo que democratiza a opinião e da voz a todos de se tornar apêndice de loucuras de Facebook só porque você discorda dessa ou daquela opinião !
        PARA O INFINITO E ALÉM, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E BOM DEMAIS !!!

      • Não cai de calvário algum, caro E.M. Pinto…
        Não sou o cego aqui.

        O post versa sobre uma conversa informal com um taxista. A matéria da Band FM versa sobre o retorno de infantes desdobrados ao Nordeste do Brasil por via rodoviária? E daí? Isso não diz nada. O deslocamento de infantaria no Exército Brasileiro sempre foi realizado, prioritariamente, por via terrestre.
        Quando criança eu presenciei o deslocamento de infantes para o Araguaia em caminhões!

        Estamos com os nossos grupos de transportes comprometidos em manter a Minustah, e a trazer os papa móveis. Perdemos um KC-137 em missão.

        E tudo isso é bem diferente de dizer que paraquedistas foram lançados em manobra no Nordeste do Brasil, e de lá retornaram em ônibus ou caminhões, mesmo porque, qualquer pessoa minimamente informada em assuntos brasileiros de defesa sabe que os paraquedistas são lançados sobre Campo dos Afonsos!

        Agora, você poderá esgrimir que a matéria da Band FM fala em cancelamentos de saltos e coisa do tipo… Pois, esta matéria aponta as fontes, eu aposto, como anônimas, não é mesmo?

        O nome disso é boato. Jornalismo, certamente não é. E se achas que estou equivocado, então consulte um grande jornalista que conhecemos em comum e pergunte sobre a prática jornalística e se a minha posição, por ventura, é equivocada.
        O cego, posso lhe garantir, não sou eu.

  3. De que adiantou o povo ir às ruas???… o cenário político nacional é como perna de mesa corroída por cupins… só queimando e colocando outra no lugar… até lá, os cupins vão corroendo as verbas… e os cupins vermelhos são os piores… são mais famintos por verbas publicas…

    • Os grandes cupins desta nação são bicudos, azuis e amarelos… Devoraram 125 bilhões de dólares por menos de um décimo do valor. Hoje, pagamos as mais altas tarifas do mundo graças aos cupins tucanos.

      Os mais famintos por verbas públicas são os mesmos políticos acalentados durante os anos de tacão da “redentora”, mas, isso, você não dirá jamais.

      Fato é que o melhor governo que esta país teve, desde JK, foi o de Luis Inácio Lula da Silva. Um governo “vermelho”, que retirou mais de 30 milhões da miséria ao incorporá-los à Classe C.

      Chore, chore muito as suas lágrimas fascistas…
      Chore…

      • Infelizmente choraremos todos juntos… apesar de lhe ter dito inúmeras vezes que PSDB=PT=BOSTA, sua tentativa de me colocar no mesmo saco que vc não surpreende, somente atesta de que lado do problema vc está… acesso a credito não torna uma população menos miserável do que era… só os tolos nisso acreditam… se não ser miserável é viver com 3 dólares por dia, grande parte da África subsaariana não teria os problemas sociais que sempre teve… é lastima para esse site ter em seu meio um insidioso tervisejador dos fatos como vc, mas isso faz parte da pluralidade de ideias, por mais que isso lhe contrarie… quem será o FASCISTA ???…

  4. Posso atestar que nenhum paraquedista voltou de “ônibus”, ou de caminhão do nordeste brasileiro, após ter para sido enviado em manobras militares.
    Acabei de perguntar sobre isto para duas pessoas, ambas militares da ativa, que negaram veementemente.

    Portanto, posso dizer duas coisas: o taxista em questão está praticando desinformação de forma consciente, ou é um idiota manipulável, que o faz de forma inconsciente, mas com o mesmo estrago…

    Além disso, também não posso deixar de notar, que o texto acima, assinado por Gérsio Mutti, ao repercutir a conversa fiada do taxista, também pratica a desinformação. Lamento por isso…

    Um exemplo da campanha midiática montada contra o atual governo de turno, mas que na verdade visa o ataque à nação, está na nota sobre uma revista efetuada pelo governo da Bolívia na aeronave da FAB que transportava o ex- Chanceler e atual Ministro da Defesa, Celso Amorim. O evento nunca existiu, o que torna a nota uma mentira deslavada, mas, como foi publicada pelo senhor Cláudio Humberto e chancelada pela revista Veja, tomou ares de verdade absoluta… Aqueles que não são parvos, ou boçais, de pronto perceberam que pelas fontes a notícia era tão verídica quanto uma nota de R$ 3,00; estes, no entanto, são poucos…

    Vamos agora falar sobre os jatos da FAB… O GTE, hoje, possui uma utilização disciplinada por regras, que é importante dizer, foram concebidas no último governo, cujo partido era o mesmo deste turno (PT- Partido dos Trabalhadores). O governo era então do Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Antes, houvera na época do seu antecessor um escândalo que envolvera os Ministros de Estado em voos para Fernando de Noronha, com vistas ao turismo e que neles havia a presença dos ministros e dos seus familiares e convidados… Mas, fora pior, na época dos Generais Presidentes os jatos da FAB eram franqueados aos Senadores… Como se vê o uso era muito mais abusivo, mas… Ninguém lembra, ou fala…

    E como é contumaz na história brasileira, toda vez que se tem governos contrários aos interesses externos à nossa soberania, temos na imprensa nativa uma verdadeira campanha contra o dignitário de plantão… É elucidativo e sintomático o que ocorre, e aqueles que servem a este berrante de juntar bolada, para mim possuem o mesmo nível do gado tocado.

    • Seus atestados valem menos do que um lavrado por médico cubano… mata o paciente ao lhe impor seu veneno mentiroso…

  5. Ilya Ehrenburg
    17 de julho de 2013 at 19:58

    Posso atestar que nenhum paraquedista voltou de “ônibus”, ou de caminhão do nordeste brasileiro, após ter para sido enviado em manobras militares.
    Acabei de perguntar sobre isto para duas pessoas, ambas militares da ativa, que negaram veementemente.

    Portanto, posso dizer duas coisas: o taxista em questão está praticando desinformação de forma consciente, ou é um idiota manipulável, que o faz de forma inconsciente, mas com o mesmo estrago…==== Falou e disse…sds.

  6. O segredo para se iniciar uma reforma política é acabar com Senado. Leiam a Constituição e verão que o sistema como está é armado para ser parasita.
    Uma matéria quando é aprovada na Câmara vai para Senado. Se inicialmente ela é aprovada no Senado então segue para Câmara. Ou seja, uma casa legislativa tem a iniciativa e aprova e segue para outra. Ai é que começa o bacanal. Matéria boa ou ruim não é a questão, mas se for de interesse contrário ou de interesse do governo, dá inicio ao leilão. Olha… o tal projeto passou lá e para passar aqui precisa de $$$, ou caso contrário: olha o tal projeto passou lá e para não passar aqui precisa de $$$$, entendeu? Precisa desenhar?
    Questão de eficácia. Bem ou mal o município tem Câmara de Vereadores, o Estado sua Assembleia. Não vejo explicação para ter Senado. Sei que dizem que é seguro, manter uma segunda opinião….blá..blá… Mas a responsabilidade é de quem vota e pronto. Uma câmara federal e assuma os bônus e os ônus do trabalho. O resto é ladainha. Sem falar que se termina com a maior caixa preta do Brasil, que nem a Embraer e Boeing juntas conseguem decifrar….kkkk.
    Além disso nem precisaria fazer contes no orçamento… são bilhões a mais para o Brasil.

    • Mas o senado são representantes dos estados!… E câmara do povo!… Está querendo extinguir os representantes dos estados?… Os governadores já tem suas atribuições!… São do executivo!… Não entendi a idéia!… Na esfera federal tem de ter voz no legislativo os estados!… A presidência só tem a visão do legislativo federal!.. E não de cada estado!… Acumular poder principal executivo e legislativo a uma pessoa! No caso o governador de cada estado.. é esta a idéia?…

    • Deveriamos extinguir é a Câmara, que é uma repetição desnecessária de uma estrutura que já existe nos estados. Ela hoje não passa de um conjunto de 563 zeros a esquerda que só consomem dinheiro público. É lá, e não no Senado que se reúnem a escória da política, é por causa dela, e não do senado que o legislativo virou o que é hoje. No Senado não existe baixo clero, ele é no geral composto por políticos profissionais que sabem o que fazem, ao contrário da Câmara, que é uma casa da mãe Joana. Sou a favor que extingam-na e no lugar, façam uma biblioteca. Algo verdadeiramente útil.

      • “ele é no geral composto por políticos profissionais que sabem o que fazem, ao contrário da Câmara” Exato.. Gostaria de uma democracia direta então é isto?
        “e no lugar, façam uma biblioteca. Algo verdadeiramente útil.” Heuehehehe

      • Sem dúvida. Por muito tempo, a ideia de democracia direta foi abandonada, julgada inviável, mas com os meios de informação modernos não há mais desculpas. É claro que sempre necessitaremos de um órgão legislativo para organizar e desenvolver projetos, algo mais profissionalizado, e ao invés da Câmara, podemos simplesmente consultar o povo de maneira direta. O problema é que isso significa o fim das negociatas, das mamatas, e transformaria esse país em um lugar sério. E os políticos certamente não querem isso.

      • “julgada inviável” Não compreendo como seria o funcionamento deste modo!… São muitas as leis a serem feitas…como conclamar o povo a todo o tempo?… Eu li aqui que a Suiça é a mais próxima disto.. democracia semi-direta… Como seria?..

      • E também tem o poder de fiscalizar o executivo!.. Como o povo sem representantes na câmara teria como fiscalizar!…

      • O povo pode fiscalizar de forma direta. Os países nórdicos são os maiores exemplos disso, na qual referendos sobre assuntos importantes são constantes. Outras formas de participação, são através de fóruns(virtuais) montados pelo estado, para debates temáticos, e reuniões, congressos, fóruns(físicos), entre outras formas para juntar pessoas em torno de um tema e debate-lo, com participação de palestrantes e etc… Isso em parte já é feito e é relativamente simples. A questão é a escala, obrigar que sejam frequentes e sobre tudo. Mas principalmente, a maior questão é cultural, uma educação de qualidade que levasse maior consciência da população sobre política já teria um grande efeito. A ideia de que, alguém vota numa pessoa para representa-la já se mostrou ridícula, e falhou em todos os países do mundo. Em todos os lugares os políticos representam a si, e não ao povo. E como eu disse, ainda existiria o Senado, uma representação das Unidades da Federação na União, mas que ainda assim são escolhidos pelo povo, e portanto, são representantes. Lá se daria a coordenação de tudo, e de lá, sairia para o povo. Da mesma forma como é feita nas democracias semi-diretas. Com um maior poder do povo, o legislativo seria forçado a ser mais cuidadoso e menos promíscuo como é hoje.

        Mas o povo não seria consultado sobre absolutamente tudo, só aquilo de escopo geral. Por exemplo, não tem lógica consultar a população sobre o que acham do orçamento da união por exemplo. É algo muito técnico. Mas é importante consultar sobre por exemplo, determinadas leis de uma reforma política. A fiscalização do executivo e dos outros poderes também já tem sido permitida de maneira direta através da lei de acesso a informação, uma medida muito positiva adotada pelo governo, mas que como tudo tem sofrido grande resistência, mas com pressão popular certamente pode ser ampliada e estabelecida de maneira concreta como base do estado. Como disse, é tudo uma questão de cultura. Um povo acostumado a cobrar seus governantes não abaixa cabeça nunca para seus desmandos.

        Seja como for, a Câmara é uma estrutura que se mostra completamente desnecessária pois sua função já é cumprida por outra estrutura, e tudo para que ela serve é para atrasar e bloquear importantes mudanças, mas que não interessam àqueles no poder.

  7. Todo o comentário é muito relevante!! Me permita separar alguns excertos:

    “na qual referendos sobre assuntos importantes são constantes. Outras formas de participação, são através de fóruns(virtuais) montados pelo estado, para debates temáticos, e reuniões, congressos, fóruns(físicos), entre outras formas para juntar pessoas em torno de um tema e debate-lo, com participação de palestrantes e etc… Isso em parte já é feito e é relativamente simples”

    “A ideia de que, alguém vota numa pessoa para representa-la já se mostrou ridícula”

    “não tem lógica consultar a população sobre o que acham do orçamento da união por exemplo. É algo muito técnico” Perfeito..

    “A fiscalização do executivo e dos outros poderes também já tem sido permitida de maneira direta através da lei de acesso a informação, uma medida muito positiva adotada pelo governo, mas que como tudo tem sofrido grande resistência”

    “é tudo uma questão de cultura”

    “é para atrasar e bloquear importantes mudanças, mas que não interessam àqueles no poder”

1 Trackback / Pingback

  1. Band News confirma denúncia feita ontem pelo Plano Brasil

Comentários não permitidos.