Lula La´? Protestos no Brasil não são rejeição à política, diz Lula no ‘NY Times’

Lula láManifestações são reflexo de sucessos do país, argumenta o ex-presidente.
Segundo ele, seu partido, o PT, precisa de uma ‘renovação profunda’.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva tocou no assunto dos protestos de rua no país, em sua coluna de opinião desta terça-feira (16) distribuída pelo “New York Times”, afirmando que se tratou de um movimento para “aumentar o alcance da democracia e encorajar o povo a atuar mais completamente”.

Ele afirmou que os protestos não mostram uma rejeição da política, mas justamente o contrário.

“Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que eu ajudei a fundar e que contribuiu tanto para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de uma renovação profunda. Ele deve recuperar suas ligações cotidianas com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens com paternalismo”, disse.

Egito, Tunísia, Espanha, Grécia e Brasil
Lula começa o texto (clique para ler a íntegra, em inglês) mostrando estranhamento pelo fato de os protestos terem ocorrido em um país democrático (ao contrário de Egito e Tunísia em 2011) e com boa conjuntura econômica (ao contrário da Espanha e da Grécia).

Segundo Lula, os protestos foram um resultado dos sucessos do país nas áreas social, econômica e política, e um desejo genuíno da população de acesso a serviços públicos melhores.

Para Lula, a democracia não é um “compromisso com o silêncio”, mas um fluxo constante, com debate e definição de prioridades e desafios.

O ex-presidente lembrou a afirmação de que a sociedade entrou na era digital, mas os políticos continuaram “analógicos”, e apelou pela renovação das instituições democráticas.

Lula lembrou que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para levar adiante as tão necessárias reformas políticas e também sugeriu um pacto social com as forças políticas em torno de educação, saúde e transporte.

O ex-presidente terminou o texto apelando aos jovens para que, mesmo “desencorajados por tudo e por todos”, não desistam da política.

“Se você não encontrar nos outros o político que você procura, você pode encontrá-lo em você mesmo”, escreveu.

Fonte: G1

12 Comentários

  1. ”Segundo Lula, os protestos foram um resultado dos sucessos do país nas áreas social, econômica e política, e um desejo genuíno da população de acesso a serviços públicos melhores.”

    Lula você só acertou quando disse que os protestos são um desejo genuíno da população de acesso a serviços públicos melhores. no restante tirou zero, é justamente o FRACASSO nas áreas sociais , econômica e política que nos levaram as ruas,
    O o povo trabalhou o bolo cresceu e na hora de comer,barraram o povo na porta da festa, fizemos do BRASIL a 7ª economia do mundo mas vivemos piores que muitas economias menores que nós !
    Dilma só propôs o plebiscito por causa das revoltas que ocorreram senão estava tudo do mesmo jeito !
    E por último mas não menos importante ,”Ele(Lula segundo o G1) afirmou que os protestos não mostram uma rejeição da política, mas justamente o contrário.

    Todo ser humano é um ser político por natureza,fazemos política todos os dias ao nos comunicarmos uns com os outros,mas os protestos foram claramente contra a política partidária, a politicagem que ocorre no país esse conluio do mau em que se transformou os partidos políticos desse país, isso ficou claro quando manifestantes expulsaram,quem se encontrava com bandeiras de partidos políticos e sindicatos das manifestações, ou seja expulsaram quem fazia politicagem dentro de um legitimo movimento político social visando melhorias reais para o povo !

  2. “Modernizar e democratizar a politica no Brasil”….Esse cara alem de ter tomado umas e outras deve ter ingerido tambem acido lisergico e estar vendo Gnomos.
    Luladão deveria ter vergonha de falar de politica e de falar do Brasil e dos Brasileiros.
    De todos os canalhas que tivemos no governo este foi o mais safado e sem escrupulos de tantas cagadas em seu desgoverno a começar associando o Brasil ao lodo da humanidade,Irã,Coreia do Norte,Bolivarianismo.E em tudo o que se meteu em politica externa so deu com os burros nagua ele e seu simpatico burro conselheiro Celsinho Morin Térnin de Tergal.
    Acho que Luladrão ainda se ilude pensando ser o povo Brasileiro uma putinha faminta a se vender por bolsismos.
    O governo mais corrupto e sem moral pois por mais de uma decada a todos e a tudo apontavam e quando chegaram no poder se tornaram mais sem escrupulos do que aqueles que sucedeu.
    A meu ver governos como Lula,FHC deveriam serem acusados de alta traição ao Brasil e sentenciados a morte por terem vendido o Brasil e os Brasileiros e roubado ate comida de crianças e remedios de idosos.
    Chega….ou muda-se o Brasil ou o bicho vai pegar de vez…a Cobra vai fumar pelo rabo e se ensistem em continuarem não acreditando,paguem para ver…

      • Concordo em tudo com o 1maluqinho… lugar de ladrão é na CADEIA… mas sempre tem os lesados ignóbios que vivem de soldo do partidão para ralar o rabo no caco de vidro em nome do indefensável… lamentável…

  3. o lula fez o correto muito bom orador ,primeiro um povo de barriga vazia não faz revolução
    segundo antes o povo queria emprego ,queria moradia ,hoje foi por estudo e por transporte publico decente
    mas aqui em são Paulo o prefeito iria fazer um cartão que você pagaria 200 por mês e poderia usar quantas vezes quisesse no mes,como aqui você no mês gasta mais ou menos 400 reais o trabalhador iria ter uma economia de 200 reais
    depois dessas manifestações tiraram os vinte centavos ,que no final do mês da 6 reias apenas, enquanto que o cartão ninguém fala mais
    então a conclusão nem tudo que o povo quer ele pode ,pois um queria a anarquia outro queria dar o toba outro queria o nazismo outro queria mudar o hino ,e teve gente pedindo ate o separatismo por ai você já ve como teve otario nessas manifestações
    mas o lula sabe promover o pais sabe o que tem que dizer para esses piratas,enquanto que outros presidentes só sabem ser pinico de gringo

    • Lembro que os militares tem direito a hospital e escola pública de qualidade. Assim, basta replicar o modelo para uma escala que atenda toda a população. 12 mil novos médicos já se credenciaram no novo programa do governo, serão mais 840 hospitais e 16000 postos de saúde. A promessa de campanha foi de 6000 creches. Ainda tem a transposição das águas do São Francisco, a ferrovia Norte-Sul, Belo Monte e Jirau. 4 novas refinarias premium e o complexo petroquímico do Rio. Um monte de novas estradas duplicadas. 2,4 milhões de novas moradias. Quero ver entregar tudo, mas se for feito, será maravilhoso e divino, kkk.

      • A corja contratada pelo partidão se manifesta… rsrsrsrsrsrs… risíveis… rsrsrsrsrsrs…

  4. Depois de tanto roubo, trapaças, ajuda aos “ìrmãos bolivarianos”, esse demônio ainda vem dar opinião sobre o Brasil, chega gnomo do inferno.

  5. Cínico, poderia ser mais digno e se calar!Ele tem as virtudes dele,cumpriu seu papel no ideário brasileiro, mas é só, agora é ex presidente, deveria se calar e estaria prestando um grande serviço a nação brasileira!

    • Pessoal vamos voltar um pouquinho no tempo os protestos comesaram em Porto Alegre com um atentado contra o mascote da copa TATU,mais tarde tambem no SULprotestos contra o aumento das passagens,que acabou se estendendo BRASIL,ontem dentro da camara dos vereadores de Porto Alegre manifestantes protestaram tirando a roupa,himagino eu que era para não serem pegos com as calças na mão pelos politicos,ja que tudo que os politicos deste pais sabem fazer é super valorizar seus ordenados,e obras publicas sugando assim o povo BRASILEIRO,não sou vidente e nem profeta mas tenho certeza que não vai demorar o povo vai pegar em armas,antes que isto acontesa LA VAI UMA IDEIA NAS PROCIMAS ELEIÇÕES AO INVEZ DE VOTARMOS VAMOS FICAR NAS RUAS SENTADOS SEM VOTAR ATE TERMINAR O PRAZO DE VOTAÇÃO CLARO QUE ISTO VAI IMPLICAR EM UMA MULTA QUE DEVEREMOS PAGAR CONFORME A QUANTIDADE DE VOTOS QUE FOREM APROVADOS O GOVERNO CONVOCARA NOVAS ELEIÇÕES PERDOANDO A MULTA E QUANDO ESTA NOVA ELEIÇÃO CHEGAR DEVEMOS FAZER A MESMA COISA APOSTO QUE ELES MUDARAM A CONSTITUIÇÃOEM PROL DO POVO POIS TERAM A CERTEZA DE QUE SE NÃO MUDAREM O PROCIMO ATO DE PROTESTO SE ARMADO VAMOS FAZER ISTO E DAR UMA CHANCE A ELES.me ajudem a divulgar esta ideia antes que o povo pegue em armas.

  6. Pessoal perceberam que áte o LULA preferiu trabalhar nos USA por que sera,e ele acha que o seu partido tem que passar por reforma,HÁ VOTEI NO PT MAS PENSEM BEM ENTRA GOVERNO SAI GOVERNO MUDA PARTIDO MAS É SEMPRE A MESMA COISA O POVO FERADO JA PERCEBERAM QUE OS POLITICOS SÃO SEMPRE OS MESMOS SE NÃO SÃO OS PAIS SÃO OS FILHOS,NETOS, SOBRINHOS,mas a ordem é sempre a mesma para o politicos tudo e para o povo tufo ate pra bandido que mata trabalhador eles criam beneficios.

Comentários não permitidos.