Cuba confirma propriedade sobre “armamento obsoleto” norte-coreano

missil

As imagens reproduzidas na televisão local mostraram parte das armas achadas, uns artefatos grandes e alongados de cor verde, arrematados com uma ponta cônica, que estavam ocultos sob as lonas –  Foto: EFE

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba confirmou que o navio norte-coreano, detido no Canal do Panamá, vinha de um porto cubano e transportava exclusivamente 10 mil toneladas de açúcar e “armamento defensivo obsoleto”, a ser reparado na Coreia do Norte. Segundo o ministério, o armamento retornaria para Cuba.

O texto diz ainda que é “firme e irretocável” o compromisso de Cuba em defesa da paz, do desarmamento, incluindo a questão nuclear, e o respeito ao direito internacional. O navio norte-coreano foi detido no Canal do Panamá, na semana passada, porque transportava armamentos sob a carga de açúcar.

O governo do Panamá apelou à comunidade internacional para enviar técnicos capazes de examinar o material. As autoridades da Coreia do Norte não se pronunciaram sobre o episódio, segundo as autoridades panamenhas. Pelas sanções internacionais, a Coreia do Norte é proibida de exportar e importar armamentos, exceto armas leves.

Em nota oficial, o governo de Cuba informa que o navio Chong Chon Gang transportava açúcar e mais 240 toneladas métricas de armamento defensivo obsoleto, que inclui dois complexos

Mísseis antiaéreos Volga e Pechora, nove foguetes em partes e peças, dois aviões Mig-21 Bis e 15 motores de este tipo de avião.

De acordo com o comunicado, o material militar foi fabricado em meados do século 20, por essa razão precisa de revisão e reparação. O Ministério das Relações Exteriores de Cuba argumenta que os acordos militares sustentam a necessidade de o país manter uma capacidade defensiva para preservar a soberania nacional.

Agência Brasil

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. Que eu saiba transportar armamento em navios civis clandestinamente é crime. é contrabando e indicativo de más intenções, não me parece ser atitude de governos “preocupados com a PAZ”

    voltando ao assunto no Post
    http://www.planobrazil.com/panama-retem-navio-de-bandeira-norte-coreana-com-material-belico/
    eu citei aseguinte hipótese, apartir da pergunta, porque vindo de cuba?

    Repotencialização? cuba é um paraíso pra entrada de técnicos iranianos, russos, brasileiros e até americanos mercenários que trabalhariam por um punhado de doletas…
    Segundo a nota Cubana,era o contrário, mas tudo bem, de qualquer forma eu não compro mais açúcar proveniente da coréia do Norte ou Cuba, rsrsrsrrsrs

    • É mesmo você disse isso respondendo uma indagação minha,onde eu estranhava o fato do equipamento esta indo de Cuba para a Coreia do Norte e não o contrário !
      Isso é malandragem mesmo de ambas as partes, tudo debaixo dos panos para ninguém saber ,tinha até dois aviões Mig-21 Bis entre outra ”cositas mais ” ! mas é do jogo !

      • Porque Cuba, mandaria material de fabricação russa ser repotencializado pela Coréia do Norte??? O lógico seria mandá-lo para a Rússia repotencializar. Esta história está muito mal contada. Cuba não tem nenhum problema para adquirir material militar, pode comprar da Rússia , da China , Ucrânia , etc .

  2. Um bom motivo para os yankes colocarem a ilha do barbudinho malandro no “eixo do mau”… rsrsrsrsrs… e por consequência nós, pois nossos barbudinhos não saem de lá… cuidado patriota… o tiro pode sair pela culatra novamente… estão se especializando nisso… rsrsrsrsrsrs…

    • Pode ter certeza , que já tem gente nos EUA , analisando se é vantagem ou não colocar Cuba no ” eixo do mal” .

Comentários não permitidos.