Panamá retém navio de bandeira norte-coreana com material bélico

missil

As imagens reproduzidas na televisão local mostraram parte das armas achadas, uns artefatos grandes e alongados de cor verde, arrematados com uma ponta cônica, que estavam ocultos sob as lonas –  Foto: EFE

As autoridades panamenhas retiveram em Colón, no litoral do Caribe, um navio de bandeira norte-coreana com uma carga de açúcar procedente de Cuba, na qual armas de guerra foram encontradas, anunciou o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli.

“O navio vinha de Cuba com destino à Coreia do Norte”, afirmou Martinelli, que indicou que, “ao tirar a primeira camada” de açúcar da carga, as armas foram encontradas em dois contêineres.

O presidente panamenho, que pediu às autoridades do porto de Manzanillo averiguarem o fato, confirmou que se trata de “material bélico e balístico”. Perguntado sobre a possibilidade de mísseis fazerem parte deste carregamento, Martinelli afirmou desconhecer o tema.

As imagens reproduzidas na televisão local mostraram parte das armas achadas, uns artefatos grandes e alongados de cor verde, arrematados com uma ponta cônica, que estavam ocultos sob as lonas.

“Que o mundo saiba que material bélico não declarado não pode passar pelo Canal do Panamá”, afirmou Martinelli, que também ressaltou que tanto o capitão do navio como os 35 tripulantes, que se encontram detidos, travaram uma forte resistência.

O ministro de Segurança do Panamá, José Raún Mulino, identificou o navio como Chon Chong Wang e assegurou que os dois contêineres com as armas foram achados entre uma carga de 250 quilos de açúcar mascavo.

Os tripulantes e o capitão foram levados à antiga base aeronaval americano de Sherman, atualmente dirigida pelo Serviço Naval do Panamá, para prosseguir com as investigações.

Segundo Mulino, as Nações Unidas serão consultadas para determinar a quem os detidos serão entregues.

Junto com Martinelli e Mulino, o juiz antidrogas, Javier Caraballo, que dirigiu a operação que originou essa apreensão, também estava no local.

De acordo com Caraballo, essa descoberta foi confirmada graças a uma informação de inteligência recebida, a qual mencionava um possível caso de tráfico de “substâncias ilícitas” dentro da embarcação.

Devido à atitude suspeita dos tripulantes, as autoridades panamenhas conseguiram encontrar o material bélico, acrescentou o fiscal antidrogas, que assegurou que esta é a primeira vez que ocorre algo parecido.

O navio, que deveria atravessar o Canal do Panamá rumo ao Pacífico, continua sendo revistado em sua totalidade.

“O Panamá é um país que chama a paz, não a guerra”, finalizou o presidente panamenho.

EFE

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. E mesmo assim acho difícil que tenham autoridade legal pra confiscar tudo!

    Será a ONU a decidir…

    Mas são muito burros mesmo os norte Coreanos, passar pelo canal do Panamá é muita burrice, obvio que os USA vão ordenar uma revista na embarcação COM BANDEIRA DA CORÉIA DO NORTE, vê se acorda o pessoal!!

    O “suícinho” realmente tem um bando de incompetentes ao seu serviço.. e ele também não é lá grande coisa!!

    Agora é processo na ONU pra libertar os 36 prisioneiros e a carga… e isso aumenta as despesas, ficaria mais barato fazer o giro por baixo, tanto pela Africa ou pela a América do Sul!!

    Valeu!!

    • Concordo que foi muita ingenuidade passar com esse tipo de brinquedo pelo canal do Panamá ,se a idéia foi do capitão é melhor que o mesmo fique sob custódia da ONU ou até mesmo dos EUA, porque se voltar para a Coreia do Norte certamente será executado.

    • Repotencialização? cuba é um paraíso pra entrada de técnicos iranianos, russos, brasileiros e até americanos mercenários que trabalhariam por um punhado de doletas…

      • Ainda não sabemos de fato de que se trata esses ”artefatos grandes e alongados de cor verde, arrematados com uma ponta cônica ” a única coisa que nos vem à cabeça é que se realmente podem ter recebido upgrade em Cuba, nesse caso essa descoberta seria só a ponta do iceberg pois só uma quantidade maior desses ”aparelhos” justificaria uma operação tão ariscada que exige uma grande logística por se tratarem de nações que se encontram bem distantes geograficamente uma da outra !

  2. Os EUA nunca tentaram uma nova invasão à ilha depois da crise dos mísseis, será que os mísseis e as armas realmente não chegaram a ser instalados na ilha?

    • No link levantou a POSSIBILIDADE de ser uma miragem… um físico abriu um livro sobre.. e explicou o que é miragem, e com isto as pessoas no youtube tiveram a CERTEZA que é uma miragem. Heueheh.. sem qualquer avaliação… nossa! parece um typhoon!!

    • Mcgiver, eu acho que era a nave martelo que bateu no penico da cabeça do maluquiho e deixou ele assim atordoado.
      Segundo ele e o nosso especialista em OVNIS Mestre Dandolo, a nave martelo de 25 km iria se chocar com a terra em 21.12.212.
      Deve ter caído no mar…

Comentários não permitidos.