Nota à imprensa: revista de avião da FAB na Bolívia

MD_logo_open

A propósito de informações veiculadas na edição de hoje (16/07) do jornal Valor Econômico, na matéria intitulada “Bolívia revistou avião de Amorim em busca de opositor”, o Ministério da Defesa esclarece o seguinte:

1 – Não procede a informação de que o avião da FAB utilizado nesta viagem oficial, no dia 3 de outubro de 2012, foi vistoriado por autoridades bolivianas no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra;

2 – Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011;

3 – O ministro da Defesa brasileiro nunca autorizou tal vistoria;

4 – Os episódios ocorridos em 2011 foram objeto de nota de reclamação encaminhada pela embaixada do Brasil em La Paz à chancelaria boliviana;

5 – No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade;

6 – Desde o envio da nota, a FAB não registrou novos episódios de vistorias em suas aeronaves por autoridades bolivianas.

Brasília, 16 de julho de 2013.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

Fonte: Ministério da Defesa

Segundo o Jornal Folha: Defesa confirma revista não autorizada ao avião de Amorim pela Bolívia em 2011

O Ministério da Defesa confirmou, nesta terça-feira, que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que levou o ministro Celso Amorim à Bolívia foi revistado por autoridades do país.

No entanto, a inspeção -que não foi autorizada pelo ministro, segundo nota da Defesa- teria ocorrido em outubro de 2011 e não de 2012, como foi noticiado nesta terça-feira pelo jornal “Valor Econômico”, citando o site “Diário do Poder”, do jornalista Cláudio Humberto.

Portanto, a revista foi feita antes de o Brasil conceder asilo, em maio de 2012, ao senador de oposição Roger Pinto. O político boliviano está até hoje na embaixada brasileira em La Paz, aguardando um salvo-conduto por parte do governo de Evo Morales para deixar o país em segurança rumo ao Brasil.

O Ministério da Defesa disse à Folha que o motivo da inspeção de 2011 não foi informado ao ministro Amorim.

“Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011”, diz o comunicado divulgado pelo ministério.

Após a revista não autorizada, o Itamaraty, por meio da embaixada do Brasil em La Paz, encaminhou uma “nota de reclamação” à chancelaria boliviana.

“No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade”, diz o texto.

Amorim viajou a Santa Cruz de La Sierra em 3 de outubro de 2012 para a doação de dois helicópteros da FAB ao governo da Bolívia. O Ministério da Defesa garante que, nesta viagem, não houve revista do avião da FAB.

No começo de julho, o avião de Evo Morales foi impedido de sobrevoar países europeus e teve de passar por uma revista na Suíça sob a suspeita -segundo o governo boliviano- de que estaria levando o ex-técnico da CIA Edward Snowden, procurado pelos EUA.

Logo após o episódio com o avião de Evo, a presidente Dilma Rousseff se manifestou, condenando de forma dura a ação dos países europeus.

“O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina”, disse Dilma, na época.

Fonte: Folha

27 Comentários

  1. “O Ministério da Defesa confirmou, nesta terça-feira, que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que levou o ministro Celso Amorim à Bolívia foi revistado por autoridades do país”.

    ” inspeção -que não foi autorizada pelo ministro, segundo nota da Defesa”.

    “O Ministério da Defesa disse à Folha que o motivo da inspeção de 2011 não foi informado ao ministro Amorim”.

    Estas frases são as que importam: 1. Ocorreu a inspeção; 2. Ela foi ilegal e 3. Ninguém no Brasil sabe o motivo.

    Assim fica difícil levar a sério uma política externa dessas. Nem nossos “pretensos aliados” nos levam a sério.

  2. a eleição ano que vem já começou ,estão tentado de tudo ate noticias com prazo de validade vencido ,isso por si só já demostra que é uma meia verdade
    já caracteriza que a pessoa que postou ou foi mal informada ou agiu de má fé
    ou como outros aqui já falaram apenas um jornalista fofoqueiro
    que a bolivia errou em 2011 sim ,mas os americanos quando mandaram o embaixador brasileiro tirar o sapato também errou e por ai vai
    volto a falar que no mundo não tem santo
    e sobre a matéria do jornalista fofoqueiro ele também tenta vincular que os bolivianos fizeram isso para ver se o politico boliviano estava dentro do jato da fab , sendo que em 2011 o politico boliviano não tinha nem pedido penico para o brasil ainda !!!
    ,isso também é agir de má fé, induzindo os mente fraca ao erro
    as eleições vão ser perigosas vao tentar de tudo ano que vem tomara que o governo e a abin forças armadas e afins estejam preparados pois os separatistas vem com tudo pra cima
    agora todo mundo quer bater no Paraguai na bolivia ,porque são fracos ,um guerreiro de verdade não bate em gente fraca ele gosta de vencer o vencedor
    quando os estados unidos faz isso com o brasil essa mesma turma que quer peitar a bolivia e o Paraguai fica quietinho até puxa o saco falando que os gringos estão certos ,vai catar coquinho mocotrevas !!!

  3. Fato 1: ocorreu a revista;
    Fato 2: o governo do PT OMITIU DOLOSAMENTE à época;
    Fato 3: apenas agora, quando descoberto pela IMPRENSA LIVRE, o governo do PT, através do seu megalonanico Min Def, vem a público admitir que a afronta realmente ocorreu mas, segundo esse governo, foi em outra ocasião.

    Em quem acreditar?

    Eu não acredito em UMA VÍRGULA dessa nota. Aliás, essa nota é VERGONHOSA. É a admissão, a confissão de que o ministro da defesa do governo do PT deixou uma aeronave da Força Aérea Brasileira, a mesma Força Aérea que participou dos combates na Segunda Guerra Mundial, ser revistada com agentes armados e cães farejadores.

    O governo do PT é rapidíssimo em ladrar seu antiamericanismo doentio para o mundo, apoiando esse cocaleiro sem vergonha, ladrão de refinaria e receptador de carro roubado, quando do episódio da negativa de passagem pelo espaço aéreo; mas esse mesmo governo tem uma aeronave DO POVO BRASILEIRO revistada ilegalmente e se limita a emitir uma nota diplomática de protestos.

    Isso é uma VERGONHA!

    • Jornal Folha e Ministério da Defesa.

      Sinceramente acredito no Ministério da Defesa ^^
      Acreditar em certos meios da imprensa hoje em dia é pedir pra ser enganado.

      • A notícia saiu também no Valor Econômico e na Veja. E além disso tem a nota do Min Def confirmando.

        Se fosse num órgão de imprensa apenas o amigo até deveria desconfiar. Mas quando sai em três (ou mais) não dá.

        A menos que o cidadão ache que “é tudu uma cunspiração du PIG”… 🙂

      • Hun, certamente que não, mas não acreditar que pode haver acordos entre alguns meios da imprensa apenas para “ferrar” não seria muito sabio.

        Não estou dizendo que o fato não ocorreu, mas considero irrelevante uma vez que como diz a nota “…após a revista não autorizada, o Itamaraty, por meio da embaixada do Brasil em La Paz, encaminhou uma “nota de reclamação” à chancelaria boliviana.
        “No documento, a embaixada informou que a repetição de tais procedimentos abusivos levaria à aplicação, pelo Brasil, do princípio da reciprocidade”, diz o texto…”

        Em nome da integração de nosso continente, acredito que vale a pena não levantar escandalos sobre o ocorrido, assim como vale qualquer esforço para fazer com que estes países fiquem mais proximos como reformular carros de combate defasados e dar de graça ao Suriname 😉

    • Concordo vader, até então a notícia vinha sendo desmentida, agora com a nota o ministério assume que pelo menos tentaram entrar no avião.
      Eu não duvidaria, dado que o mandatário da nação andina, ordenou o seu poderoso exército entrar derrubando os portões da Petrobras-Bolívia com os seus cascavéis (Produzidos pela ENGESA- Brasil) e tomar de assalto (a mão armada) as unidades da Petrobras.
      Mas não pdoemos falar isso, Evo Imorales é nosso amigo…

      • Poder falar todo mundo pode e deve falar ,o problema é se quem fala, esta falando a verdade ,se tem credibilidade para tal !
        Vejam essa matéria veiculada aqui no dia 15 de julho de 2013 at 11:43 intitulada ”REVOLTA E INDIGNAÇÃO! “FAÇA O QUE EU FAÇO” prestem atenção como o jornalista começa a matéria:
        Segundo colunista, avião da FAB que transportava o ministro Amorim foi vistoriado por bolivianos em La Paz no final do ano passado em situação semelhante ao ocorrido com o avião de Morales na Europa..”
        Segundo colunista? que colunista? a matéria já começa pecando e desinformando ao ocultar o nome do colunista no caso o Sr. Claudio Humberto,tanto que antes de comentar fui me certificar quem era esse colunista !
        Outra coisa que me intriga é porque tal fato só veio a tona agora, se o mesmo se deu em outubro de 2011,sera que os jornalista só souberam disso agora ?
        Ou estavam esperando um momento mais propício para revelar esses fatos ?
        Se o fato ocorreu é lamentável e vergonhoso para ambos os lados,mas se os jornalistas já sabiam de tal fato e o guardaram no freeze para esquenta-lo no momento mais propicio é mais vergonhoso ainda,chega a ser crime, vamos aguardar mais um pouco para ver tudo em pratos limpos .

    • Caro Boris Casoy:

      E você é rapidíssimo em ladrar seu americanismo doentio para o mundo, apoiando uma prostituída Washington , ladra, genocida e narcotraficante…

      Teu outro nome é Jair Bolsonaro, um traíra apoiador da espionagem estadunidense, mas que posa de nacionalista….!

      • Caro Alvez, agradeço pela homenagem, mas não tenho a honra de ser nem o experiente Jornalista Boris Casoy nem o nobre Deputado Bolsonaro, um cidadão honesto e uma das poucas vozes dos militares no parlamento.

        E também não me importo a mínima com os EUA, e sim com o antiamericanismo imbecil e invejoso pregado pela esquerdofrenia de Pindorama e alhures. Um tipo de sentimento e uma forma de pensar e enxergar o mundo que só faz o mal para o Brasil e para o povo brasileiro.

        Saudações.

      • Vocês do Foro de SP são tão patologicamente antiamericanos e ideologicamente corrompidos que simplesmente não conseguem refutar uma opinião mas apenas apelar para o xingatório. O amigo Vader não está fazendo nenhuma apologia aos EUA mas tão somente mostra a hipocrisia da política externa dos atabaques do PT, que fala grosso com os EUA mas é subserviente e submissa aos bananeiros bolivarianos da América Latina.

        E se tem algum quinta coluna aqui é você e sua trupe,que colocam os interesses e a ideologia estúpida do partido à frente da nação.

    • Interpretações todos nós podemos ter…

      Fato 1: Ocorreu algo, mais de uma vez, e a nota não diz se foi revista ou não…

      Fato 2: Fatos de sentido diplomático, são em maioria reservados, no mundo inteiro, e NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE DIVULGAÇÃO AO PUBLICO!

      Fato 3: A Nota da revista valor foi desmentida categoricamente, o que significa que mentiu deslavadamente ao publico, pois nada naquela data e colocado na reportagem OCORREU DURANTE AQUELA VISITA DO MINISTRO EM QUESTÃO E PAUTA NA MATÉRIA!… como comprova o artigo 1 da nota oficial!

      Em quem acreditar?

      Eles não disseram quais foram as situações que violarão a imunidade da aeronave da FAB.. onde está isso na nota?? Eu não vi, mas disseram que o que foi postado na Revista é falso… Não ocorreu, nenhuma vistoria!!

      1 – Não procede a informação de que o avião da FAB utilizado nesta viagem oficial, no dia 3 de outubro de 2012, foi vistoriado por autoridades bolivianas no aeroporto de Santa Cruz de La Sierra;

      Ou seja as informações não procedem, não teve revista nenhuma nessa viagem tema da reportagem da revista em 2012 o que simplesmente desmente de forma categórica a revista, nada de nada citado na matéria pode ser considerado como verídico!!

      2 – Houve, no segundo semestre de 2011, ações por parte de autoridades bolivianas que configuraram violações de imunidade de aeronaves da FAB, uma delas envolvendo o avião que levou o ministro da Defesa em viagem oficial à La Paz no final de outubro de 2011;

      Disse que houveram fatos ocorridos, mas disse quais foram esses fatos, não falou em revista e nem mesmo citou o que aconteceu… mas disse que foi mais de um, isso a nota afirmou com certeza, ações, uma delas, violações, etc.. . mas não fala quais violações foram feitas, quais foram as ilegalidades!!

      E mais, tentaram entrar na aeronave, impediram o acesso a mesma por parte de diplomatas, não quiseram abastecer a aeronave para tentar forçando que ficasse em terra o quanto quisessem os bolivianos, entraram sem autorização, vistoriaram sem autorização, tentaram apreender a aeronave?? Bem, ficou claro que algo aconteceu mais de uma vez, mas NÃO FICOU CLARA A VIOLAÇÃO, QUAL FOI ESSA VIOLAÇÃO DIPLOMATICA!!

      3– O ministro da Defesa brasileiro nunca autorizou tal vistoria;

      Essa vistoria que fala nesse ponto deve ser relativo à nota da revista, que disse sobre UMA vistoria da aeronave, e a qual deu origem a esse objeto aqui da desmentida oficial… a razão primária para tal nota do ministério da defesa ter sido feita e publicada… e notar que a parte que cita o ministro, “Tal vistoria” está no singular, levando a entendimento de que é ÚNICA , com relação ao objeto da nota, a aeronave da FAB creditada à vistoria boliviana.. se essa vistoria citada fosse algo relacionado ao artigo 2 dessa mesma nota estaria no Plural e não no singular.. penso eu!!

      A matéria completa é só pra assinantes, mas não vejo o nome do Amorin dando permissão a vistoria única citada a matéria, isso pode ser dentro da parte que não consigo ler por não ter assinatura da revista, eles podem ter citado que isso lá dentro: “O Amorin autorizou a vistoria dentro da aeronave”.. e a nota diz, “NÃO AUTORIZOU TAL REVISTA”, VEJA QUE ESTÁ NO SINGULAR.. mas as infrações foram no Plural, então deve se referir sem duvida à nota da revista valor que fala em vistoria única… alias nunca existiu essa vistoria única circulada na nota da revista, ESSA VISTORIA SIM ÚNICA E NO SINGULAR… mas não tenho certeza disso sobre o Amorin pois só li o que está aberto ao publico, e não é a matéria inteira:

      http://www.valor.com.br/internacional/3199250/bolivia-revistou-aviao-de-amorim-em-busca-de-opositor?utm_source=newsletter_tarde&utm_medium=16072013&utm_term=bolivia+revistou+aviao+de+amorim+em+busca+de+opositor&utm_campaign=informativo&NewsNid=3198614

      As demais são auto explicativas… o Brasil fez o que poderia fazer dentro das regras diplomáticas que ratificou a séculos em Vienna e Genebra…

      O que aconteceu então se não foi desmentido, como alguns afirmam??

      Foi uma confirmação nesta nota, de que foram feitas vistorias anteriores? Não parece…

      Mas eles falam claramente que os fatos do ano passado 2012 durante a visita do ministro ao pais e que FOI O TEMA DA REPORTAGEM DA REVISTA são falsos já na primeira parte da nota… e na segunda falam que algumas coisas aconteceram, mas não falam o que… alias falam em mais de uma violação, mas não cita quais violações…

      Quem ganha em desvirtuar a nota?? E o que ganha??

      O Que se ganha a tentar adaptar a Nota as próprias convicções??

      Foi eu que não entendi nada então??

      Quem ganha com tudo isso, de um lado ou de outro da estória, o que procuram ganhar, os que defendem a nota e os que a manipulam a própria crença??

      Valeu!!

      • Lembrando que os fatos ocorridos, e não especificados citados na nota Oficial OCORRERAM EM VISITA DE 2011, e as revistas propostas nas reportagens das revistas teriam OCORRIDO EM 2012, um ano depois… e como já desmentido oficialmente!!

        Seguir a cronologia é a base para se ter uma consciência do que acontece no mundo que nós rodeia…

        Valeu!!

      • Bem Francoorp, claro ou não claro, para bom entendedor pingo é letra.

        Quem sabe como funcionam os “mentidos e desmentidos” da diplomacia enxerga bem o que está escrito na tal nota. Quem conhece um pouco a linguagem diplomática e sabe ligar os fatos chega invariavelmente à mesma conclusão lógica que cheguei: não dá pra se fiar no tal desmentido oficial.

        Está claro que estão tentando “livrar a cara” do Min Def.

        Mas se você quer ainda mais detalhes e seus desmentidos, sugiro mandar uma cartinha para Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Zona Cívico-Administrativa, Brasília – DF, CEP 70170-900. 😉

        Não obstante, respeito sua opinião, embora com ela não comungue.

      • Vader,

        Bem, eu entendo, e estou vendo que muitos não querem é entender… pois não querem ver o pingo nos “i” da diplomacia… vou explicar… até com links, tenham calma de leitura eu peço!

        Como eu não preciso acreditar ou odiar ninguém pra me sentir mais convicto das minhas opiniões e de consequência mais seguro de mim mesmo, e do que penso como justo, eu pergunto:

        Quem ganha com isso tudo, essa situação toda??

        E mais, Tratando a Bolívia assim tão diplomaticamente assim como essa nota mesmo faz perceber, o Brasil ganha o quê? Ou deixa de mostrar o quê?

        Será que preserva o fornecimento de gás e garante os novos investimentos da Petrobras no país??

        Sim, a Petrobras está aumentando os investimentos na Bolívia já tem algum tempo, depois das retaliações do Brasil contra a confisca das refinarias velhas compradas com favoritismo políticos, o Brasil renegociou os contratos que o FHC tinha feito dando um lucro mínimo com o gas da Bolívia e agora o governo local garante o abastecimento de gás ao Brasil e EXCELENTE MARGEM DE LUCRO PARA A PETROBRAS…. não construir a estrada 2 para o pacifico em território Boliviano, a estrada 1 foi construída no Peru… agora DEPOIS DE RETALIADA, construiremos os poços nas regiões mais ricas em gás da inteira Bolívia na região do Cedro…(link Abaixo) mas isso não se vê na mídia!

        http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-preve-iniciar-exploracao-em-4-areas-na-bolivia

        O BRASIL É O 6-7° DO MUNDO ECONOMICAMENTE, é muito ingênuo pensar que não tem capacidade diplomática forte de DEFENDER SEUS INTERESSES…pois tem, e ainda é muito influente entre os pobres do mundo, e entre os ricos também.

        Mas não fica só nisso… por que ser pragmático, é melhor que ser agressivo???

        A Petrobras foi chamada pela Bolívia para explorar um grande campo de Gás, abandonado pela Repsol, e lucra muito com isso; lucro que cobre as perdas antigas com as velharias CONFISCADAS…

        A Petrobras gostou tanto DESSA MARGEM DE LUCRO QUE PASSOU A RENOVAR OS CONTRATOS DE GAS COM ELES… é o lucro que importa amigo, refinarias velhas e compradas com favoritismos políticos durante as privatizações bolivianas, que davam mais problemas de manutenção do que benefícios são menores que esses lucros aí!!

        Então a diplomacia verdadeira, e não a RETÓRICA POLITICA ARESSIVA funciona… Assim diplomáticos por que senão os investimentos de hoje não seriam garantidos pelos mesmos lideres que confiscaram as refinarias… A RETALIAÇÃO FUNCIONOU… ISSO SEM FALAR NOS INVESTIMENTOS DO BNDES QUE FORAM CORTADOS PARA A BOLIVIA É CLARO… agora retornam os nosso investimentos e contratos com a Bolivia:

        http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/petrobras-deve-renovar-o-contrato-de-gas-natural-com-bolivia

        Então eu pergunto mais um pouco… Quem está realmente cuidando dos interesses do Brasil… esse modo de agir diplomaticamente ou a retórica politica barata que prega agressividade contra um país vizinho em que temos tantos interesses comerciais??

        E agindo agressivamente com eles, tudo poderia ser cancelado, e quem entraria, alguma petroleira internacional sem duvida… então, o melhor para o Brasil o que é?

        Quem defende o interesse nacional realmente aqui nesse contexto, a interpretação diplomática e cheia de pontos a se considerar, ou a retórica politica do interpretar como incompetência da parte partidária que não agrada??

        Mas mesmo assim respeito a tua opinião, mesmo que não comungue com ela!

        E não uso carta a muito tempo… mandei e-mail pra eles, e não cartinha… estamos na era digital, o tempo passou e muito não viram, mas agradeço a cortesia do endereço, como estou em Goiânia quando for em Brasília a somente 200 Km vou marcar uma visita guiada ao ministério, parece ser bem interessante!!

        Basta entrar no site do governo federal, e ir na pagina do ministério da defesa, olhar a coluna da direita e clicar em “ACESSO A INFORMAÇÃO”… o que é obrigação do estado perante o cidadão, REGULAMENTADO POR LEI, e preencher o formulário e aguardar a resposta, que será feita mesmo em negativa à informação, sempre que for por dentro das ressalvas legais previstas!!

        Para fazer isso, em pleno 3° milênio, basta acessar:

        http://www.defesa.gov.br/lai/

        Mais perguntas e mais perguntas… que coisa né?

        E lendo as entrelinhas diplomáticas vai chegar EXATAMENTE NAS MESMAS CONCLUSÕES QUE CHEGUEI… ou seja, está tudo claro segundo o meu ponto de vista, muito diplomática essa nota.. um clássico DA DIPLOMACIA BRASILEIRA… muito foi dito… e nada de comprometedor foi falado… como toda nota diplomática do Itamaraty, alias!!

        Diplomacia mesmo, nos mínimos detalhes, não tapas de prepotência ou arrogância politica como alguns pedem por ai!! hahaha!

        Por fim, quem joga mesmo o jogo a favor do Brasil e seus interesse por aqui, entre nós leigos e pobres leitores mortais?

        Valeu!!

      • Você é de Goiânia,bem que eu tinha a impressão de ter te visto no Flamboyam há uns tempo atrás !
        Brasilia é muito boa,vá a catedral,você vai gostar !

      • Magistral comentário Francoorp,

        se o Brasil fosse seguir em seus negócios e política externa, estes dementes que pregam a porradaria em nome da diplomacia, estaria em dois tempos fraco e isolado no continente sul americano…

        O que é claro, exatamente o que querem anglos/yankees e seus agentes, que ficam tentando sempre fazer crescer o bolo da cizânia com intrigas e picuinhas, na tentativa de acirrar os ânimos e assim ver o circo pegar fogo….em beneficio próprio é claro!

      • É as vezes é melhor perder uma unha que o braço inteiro,as vezes é conveniente recuar para se impulsionar mais além!

      • Pois bem, NOVAS INFORMAÇÕES DIZEM QUE UM DOS ERROS foi mesmo uma vistoria… NO ANO DE 2011, o que ainda garante a mentira da revista que divulgou o caso com todas as circunstancias do ato sendo falsas!!

        Agora é saber o que mais foi feito, vistoria é infame, sim, mas tem coisa pior que isso também para a diplomacia, e a nota afirma que foram “MAIS DE UMA coisa feita e reclamada pela FAB”, e aqui temos uma só dessas “coisas”!

        E o bom para a DIPLOMACIA BRASILEIRA é que foram eles a admitir isso, chamando todos pra dizer, e não o Brasil a usar isso de forma prepotente ou arrogante CONTRA ELES… TEMOS INTERESSES NA BOLÍVIA QUE DEVEM SER RESGUARDADOS, como o contrato vigorante agora sobre a Petrobras e a extração no grandíssimo campo de gás na região do Cedro!

        E O BRASIL NÃO SE CALOU, RECLAMOU DIRETAMETNE E PRONTAMENTE, E NUNCA MAIS ACONTECEU NADA.. o que novamente desmente as noticias impressas em uma mídia pouco confiável, pois tudo aconteceu em 2011, tivemos as reclamações e não mais aconteceram… mas as mídias falam em 2012, o que vemos sendo mentira!!

        E parabéns ao Itamaraty e ministério da defesa, foram muito eficientes nessa história toda, respeitaram as leis e as medidas burocráticas dos acordos internacionais e ainda usaram uma excelente linguagem diplomática, sem agressividade ou prepotência garantindo os nossos interesses no País!

        http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/07/17/bolivia-admite-erro-na-revista-de-aviao-da-fab.htm

        Valeu!!

  4. Era notícia requentada, se formos levantar todas as falsetas que já nos fizeram vamos ter que bater em muita gente !
    Uruguai que era nossa Provincia Cisplatina.Inglaterra por tentar ocupar parte do território brasileiro,entre outras coisas, a França por causa da guerra da lagosta,e etc.
    Como disse antes eu jamais acredito em uma coisa falada por CLAUDIO HUMBERTO ARNALDO JABOR e outros colunistas sem me certifica da veracidade antes,não confio nessa gente pois tem muito antecedentes !

  5. Só consigo ler estas notas à imprensa quando são referentes a acidentes. De resto!.. O politicamente correto impera.

  6. Sempre tenho meu pé atrás quanto as notícias da mídia, mas se tivesse ocorrido apenas uma tentativa de revista a Defesa teria dito isso enfaticamente, o que não é o caso. E a nota também não fala que houve nenhum pedido de desculpas, o que é um agravante.

    Portanto creio que houve uma revista sim, o mesmo tipo de coisa que o Evo e a própria diplomacia brasileira está considerando humilhante e cobrando explicações dos Europeus.

    Foi errado o que os europeus fizeram com o Evo? Certamente! Mas por mais que existam exageros da mídia local para seus próprios interesses isso não exime a diplomacia brasileira por ter sido mais esforçada para apoiar o boliviano do que proteger seus próprios aviões.

  7. Ops, correção. A nota não fala em nenhum pedido de desculpas formal por parte dos bolivianos, o que é um agravante e pedia uma resposta mais enfática da diplomacia brasileira.

Comentários não permitidos.