Cientistas pesquisam uso de choques para estancar sangramentos

Choques poderiam estancar sangramento e salvar vidas de soldados feridos
Choques poderiam estancar sangramento e salvar vidas de soldados feridos

Guila Flint

De Tel Aviv para a BBC Brasil

Cientistas do setor de pesquisas médicas do Exército israelense, em conjunto com estudiosos de universidades em Israel e nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um novo método para estancar sangramentos que se baseia no uso de choques elétricos de alta tensão.

Acredita-se que os choques, aplicados na pessoa ferida, poderiam estancar sangramentos graves em segundos.

Segundo o bioengenheiro Yossi Mandel, um dos autores da pesquisa, a técnica, ainda na fase de testes, pode salvar vidas de soldados no campo de batalha e revolucionar a medicina.

“Nosso método irá ajudar tanto os cirurgiões de fígado e de baço nos hospitais quanto enfermeiros militares em situações de guerra”, disse Mandel, que dirigiu o setor de pesquisas médicas do Exército israelense durante sete anos.

O experimento, feito por enquanto em ratos, diminui drasticamente o sangramento de artérias, veias e de orgãos internos com tendência a hemorragias graves, como o fígado e o baço, por meio de choques elétricos extremamente rápidos, medidos em unidades de microssegundos (0,000001 segundo) a milissegundos (0,001 segundo).

“Quando se corta a artéria da virilha do rato, ele pode morrer em alguns minutos. Mas a aplicação dos choques estanca o sangramento em poucos segundos”, afirmou Mandel, acrescentando que a corrente elétrica também pode estimular o processo de coagulação.

Vácuo na medicina

Mandel explicou que os choques elétricos devem ser aplicados por meio de uma agulha introduzida próximo à região do sangramento, “do lado externo da veia ou da artéria”.

“O método que estamos desenvolvendo vem preencher um vácuo na medicina, é simples e creio que também será barato”.

Ainda segundo o pesquisador, desde que foi desenvolvido o torniquete, soldados quase já não morrem de sangramento nos braços ou nas pernas.

No entanto, sangramentos no fígado e em regiões delicadas, como as axilas, são mais difíceis de estancar e requerem outras técnicas, diz Mendel.

A próxima fase do estudo terá porcos como cobaias.

Fonte: BBC Brasil