China poderá adquirir uma centena de caças Sukhoi, Su-35

Su35Informações: Red Dragon

Texto: E.M.Pinto

Leia também:

S 400, Su 35 e Submarinos Lada para a China?

Su-35 reduzirá em 10 anos o gap tecnológico Chinês

A concordância dos russos na possível venda dos caças Su 35 para china relatada numa matéria do Plano Brasil (clique aqui para ler),  parece por fim a longa negociação entre os dois países em realação a aquisição de caças avançados Sukhoi Su 35 para o governo de Pequin.

Entretanto, as informações quanto a intenção de Pequin ainda não são claras. Inicialmente na imprensa internacional circulou a informação de que a China estaria interessada em adquirir 24 caças Su 35, aeronaves adquiridas diretamente do construtor Russo, porém, novas informações dão conta de que este número poderia ser ainda maior, chegando a uma centena de aviões segundo o periódico chinês Huanqiu.com .

Algumas fontes relataram o interesse de Pequin em adquirir os tais 24 caças diretamente do fabricante e produzir sobre licença outros 60 a 80 aviões. Outras fontes no entanto, ainda sugerem que a aquisição seria integralmente de origem russa e que se justificaria frente a incapacidade da indústria Chinesa de conseguir atender a demanda interna. Lembra-se  que o país mantém diversos programas aquisião de caças simultâneamente, como o J-10, J-11, J-15 e os treinadores avançados que iniciarão sua produção seriada em breve. Isto limitaria a capacidade produtiva chinesa, na metade desta década, forçando-a  adquirir aeronaves no exterior. Por sua vez, a reticência russa na venda da aeronave se restringe aos graves problemas diplomáticos que ambos os países têm travado em função das alehgações russas de quebras de contrato por parte dos chineses e o temor russo de que seus sistemas sejam “copiados”. Estes embates não são segredo e nem tão pouco raros.

Ná Rússia há severas críticas a venda de sistemas avançados aos chineses, entretanto, alguns especialistas defendem que o diferencial do caça russo reside no seu “recheio” eletrônico”, o sistema de ECM e os dispositivos eletrônicos do caça, segundo eles, não poderiam ser facilmente copiados pelos chineses, a engenharia reversa chinesa seria eficiente em copiar a parte física da aeronave, estruturas e peças mecânicas, mas o coração do caça (seu motor), radares e softwares estariam longe do alcance dos engenheiros chineses.

Não é segredo também, que os chineses buscam novas tecnologias para embarcar nos seus projetos de caças de quinta geração J-20 e J-31 e que igualmente, a aviônica embarcada no caça Su 35 poderia abreviar segundo alguns especialistas alguns anos do o “gap” tecnológico chinês (clique aqui para ler).

Porém, outros fatores podem estar por trás do interesse de Pequin pela nova arma Russa. O tempo de desenvolvimento necessário para maturação dos seus projetos de caças 5G. A china teria necessidade de manter um equilíbrio de poder adquirindo novas aeronaves de caça para fazer frente as hipotéticas ameaças Coreanas, Japonesas e Indianas no seu cenário local.

Su 352Os seus caças J-11 a principal aeronave de superioridade aérea chinesa não seria páreo para as novas armas que estão sendo adquiridas ainda nesta década pelos países vizinhos. A aquisição dos caças Dassault Rafale e F 15 Slam Eagle especialmente pelos governos Indiano e Sul Coreano, desbalanciariam o poder Chinês ainda nesta década, para tanto, seus caças 5G ainda não estariam prontos para a resposta, necessitando de pelo menos mais 7 ou 10 anos para estarem desenvolvidos o suficiente para fazer frente a estes adversários.

Para os críticos militares ocidentais o Su 35 representa uma ameaça à geração de de caças de 4ª geração, o Su 35 seria um intermediário entre as gerações 4 e 5, o que o impediria de ingressar neste clube seria os eu fator RCS, elevado para um caça de 5ª geração, porém baixo para um de 4ª, no mais, a nova aeronave integra sistemas de radar, ECM e armas em estado de arte e é uma aeronave muito superior aos seus antepassados Su 27 e 30 de todas as versões.

De posse do Su 35 e de seus sistemas, a China poderia acelerar o seu processo de desenvolvimento de caças de nova geração e “tapar um buraco” que se abre ao fim desta década e se estende ao começo da próxima.

115 Comentários

  1. A China não tem para aonde correr.
    Não domina motores-turbinas de ponta e acho que devem terem aprendido a lição por terem violado a propriedade intelectual Russa.
    So terão o que quiserem da Russia se comprometerem-se ate o talo respeitarem a propriedade intelectual dos mesmos ou ficarão na mão mesmo e ja estão na mão.

  2. Eu ainda acredito que no momento final a Russia tenderia junto com a India e com o Ocidente contra uma possive guerra mundial contra a China.
    Se os Chineses conseguirem conquistarem de vez a confiança Russa e acho isso quase que impossivel ai o quadro geoestrategico muda de vez ficando o Ocidente vulneravel e submisso.

  3. Ainda cismam em ficarem especulando,blefando,mentindo sobre a “Aquisição de caças Rafale pela India”.
    Para que um pais que desenvolve em seu proprio territorio em avançado estagio o SU50MKI e pode adiquirir SU35,SU27SM3,SU30SM vai querer Rafales kkkkkkkk
    Aproveitando,tchauzinho Boeing,pode chorar saito Jaspion Usaf Medalha,babal F18 kkk Mude-se de vez para os EUA Embraer caraveleira.

  4. Um punhado de Su-35 e Su-34 já seria o suficiente para manter bem longe a 4 frota que bisbilhota o atlântico sul.

      • Exatamente E.M Pinto. Enquanto se faz um chilique danado acerca da IV Frota, bases americanas na Colômbia e a presença britânica nas Falklands, a verdadeira quinta coluna, instalada no GF, no Ministério da Defesa, no Congresso Nacional e na imprensa chapa-branca mantida com gordos patrocínios estatais, continua impune fazendo estragos no país. E não apenas nas forças armadas…..

      • As hienas hard da imprensa, militares e do governo reclamam da espionagem americana, da arrogância, mas cadê a Abin aparelhada e preparada pra impedir? cadê as forças armadas padrão FIFA?
        Ao contrário, a lei é o “pra quem é ta bão” e a máxima do “nosso cenário é o sul americano” ihhhhhhhhh aqui não tem ameaça, gastar dinheiro pra que?…

      • Já faz um bom tempo que entra governo e sai governo e não temos uma decisão final sobre o FX. Gostaria de uma quantidade realística de bons caças.Agora resta saber pra quem a 5ª coluna trabalha ,se o patrão veste vermelho ou trabalha para a globalistas.
        Não apoio Hugo Chavez e nem o Ali Khamenei mas eles tiveram peito de armar seus respectivos países com uma força de defesa respeitável.
        Queria que aqui nós fizéssemos o mesmo.

      • Americanos não aceitam um caça de ponta Russo no Brasil tanto que precionaram para retirarem o SU35 do FX2 e colocarem em seu lugar o novo revitalizado a super bonder pra FAB o F18.
        A Boeing deveria abri-lo todo caso contrario ele saira de linha deixando um vasto almoxarifado de sobressalentes por logo tempo para deleite dos recauchutadores da FAB e seus simpáticos colaboradores Israelenses.
        E o Brasil capacho monitorado não escolhe Rafales ou Sukhois pra não contrariar o patrão e empurra-se com a barriga temendo-se prejudicar a Embraer.

      • De Sarney, Itamar Franco, Collor, FHC e Lula todos rezaram a mesma cartilha. Nada de soberânia. A Embraer e outras empresas ditas nacionais já não são mais barsileiras, já foram compradas, fundidas ou como quiser qualificar. Pode acreditar novos cortes acontecerão na defesa e tchau, vamos com que temos…14bis.

      • Rapaz, creio que há um equivoco de sua parte. Pois o sapo barbudo quis comprar os Rafales, mas os brigadeiros, por birra ou sabe lá o que, fizeram todo estardalhaço pelo nanico Gripen. Agora, que não vão receber mais nenhum, dizem que qualquer um satisfaz. Da pior maneira relembraram do antigo ditado que fala: Só manda quem pode, e quem tem juízo obedece. Da próxima vez que houver um novo FX, espero que tenham apreendido a lição.

      • Pow meu caro que fantasia heim.Tanto Lula quanto Jobim estavam eufóricos com os atrativos que a Dessault lhes proporcionava.
        Sabe meu caro nenhum destes,nem o comando da FAB e nem a Embraer estão nem ai para as exigências do contrato do FX2 que é total transferência e fabricação no Brasil.
        Se vendem e vendem o Brasil e os Brasileiros.
        Itamar comprou muito armamento por baixo dos panos que ate gerou critica da chancelaria Americana quando o Brasil quebrou patentes de remédios…”Vocês deveriam investirem em pesquisas ao invés de ficarem comprando armamentos”…O que vemos nos comentários do FX2 são pessoas defendendo suas preferencias e seus gostos quando deveríamos pensar primeiro no Brasil porque envolve nossa soberania e independência tecno-industrial.

    • Acho que um punhado de Su-34 e Su-35 seriam destruídos no solo por míssies tomahawk. O resto teria um trabalho duro para passar pelos superhornets da USNavy. E quando o F-35 chegar as coisas ficarão ainda piores para os Sukhois.

      • Então manda todos esses tomahawk e F/A-18 SH para Síria onde meia dúzia de baterias aéreas de curto e médio alcance impedem um NO FLY zone. E o choro é geral quando a Síria tenta compra o S-300.
        O fato é que eles só atacam países com defesas moribundas ou desarmadas como aconteceu com a Líbia ,onde Kadafi era amigo e financiador de Sarkosi no final o mesmo mandou os Rafale para bombardear a Líbia.
        Em 3 dias seus queridos tomahawks pulverizaram toda infraestrutura da Líbia.

      • NovoBrazuk,

        A rigor, nenhuma defesa resiste a ataques de saturação. E por que? Porque simplesmente se esvaziam; esgotam-se os mísseis… Repor os mísseis nas unidades de tiro normalmente é uma operação que leva certo tempo, dependendo do sistema… Assim sendo, por mais poderoso que seja o S-300 ou S-400, ele não é capaz de evitar tudo, pois simplesmente se chega em um estágio em que pode não ter mísseis pra repor, ou mesmo não haver mísseis disponíveis na unidade de tiro, que estará em processo de recarga quando a segunda onda de mísseis de cruzeiro aparecer…

        Sobre defesas…

        O Iraque de 1990 possuía uma das mais avançadas defesas aéreas do mundo… Bagdad estava pesadamente defendida e foram necessárias ondas de Tomahawks para lidar com as defesas. Fora eles, foi território praticamente exclusivo dos F-117…

        Quanto aos líbios, suas defesas aéreas eram bastante consistentes, principalmente ao redor de Trípoli… Centenas de Tomahaws e Storm Shadows ( Reino Unido ) foram utilizados para neutralizar dezenas de sítios de mísseis anti-aéreos e centros de comando e controle. Se a Líbia teve um carrasco, esse foi o Tomahawk… No caso específico do Rafale, há de se entender que Benghazi estava controlada por rebeldes, de modo que as defesas de certo estavam desabilitadas…

      • O Iraque e a Líbia só foram atacados depois de um prolongados embargo na venda de armas o que fez com que estes países ficassem com armamento tecnologicamente defasado. No Iraque ouve um ataque de vírus que desabilitou parte de seu sistema de defesa. As forças aéreas dos dois países estavam enfraquecidas e não faziam frente aos aviões ocidentais. Resumindo, eles eram presas fáceis assim como é o Brasil hoje que não tem uma força aérea com equipamento digno dos homens que os opera. Não temos também capacidade de defesa digital, o que deixa o pais ainda mais vulnerável.

      • Falou e disse meu amigo. Os Americanos tem muita experiência em atacar países desarmados ou enfraquecidos por boicotes, como fizeram com o Iraque. Até agora não tiveram coragem para enfrentar a Coreia do Norte e nem o Iran, pois sabem que poderiam sofrer um grande numero de baixas. Eles não querem um Brasil forte, que tenha uma real capacidade de defesa. Não são um parceiro confiável, e prova disso são os recentes episódios de espionagem que promoveram contra nós e contra seus próprios aliados. No passado negaram até mesmo informações técnicas pedidas pelo brasil sobre o já na época obsoleto F-5. Você acha que nós meros e pouco informados mortais temos a obrigação de confiar em promessas dos EUA?

      • Gilmar Jose da Silva,

        Com relação a Iraque, estou falando de 1991; da Primeira Guerra do Golfo, 22 anos atrás… Naquela época, os iraquianos tinham um sistema de defesa de primeira e fartamente abastecido por franceses e principalmente russos… O que ocorreu é que os sistemas iraquianos já eram conhecidos como um todo, de modo que a coalizão já conhecia as contra-medidas eletrônicas necessárias para desbarata-las. Houve, isso sim, um pesado ataque eletrônico, com emissões de pulsos poderosíssimos, que deixou as defesas muito debilitadas… Até aquela época não teve embargo nenhum ao Iraque, que lutou a guerra com o Irã fartamente abastecido pelos russos e franceses, de modo que havia material de sobra no Iraque antes da operação Desert Storm. O embargo foi instaurado em consequência da invasão do kwait, em 1990, atravessou a guerra e foi reforçado ao longo da década, até 2003, quando se deu a operação Iraq Freedom…

        Em parte, isso vale para os Líbios em 2011. Suas defesas contavam com tipos dos anos 80 bastante obsoletos e já conhecidos do ocidente. E embora bem abastecidos pelos russos, simplesmente não estavam preparados para resistir a um ataque de saturação eletrônica e mísseis a perder de números…

      • Depois de se espetarem em farpas de bambu infectadas por merda e sairem correndo de enxames de abelhas enraivecidas no Vietnã os bombadinhos a anabolizantes ficaram espertelécos.Agora estagnam economias com embargos e quando tudo esta sucateado e todos mortos de fome despejam desumanos bombardeios massiços e quando veem por satelite que nada se move e nem o monitoramento termico detecta calor de córpos entram uns por dentro das bundas dos outros e se enchem de coragem para invadirem.

      • 1maluquinho

        O Vietnam foi mais politicagem do que ações realmente práticas… Todos os meios militares americanos foram drasticamente limitados pelas restrições absurdas utilizadas durante aquele conflito. E vale dizer que os norte vietnamitas e vietcongs foram amplamente supridos por chineses e russos…

      • Sabe o que fez a diferença e atribuem isso ate a filosofia Sun Tzu foi a elaboração de uma vasta e diversificada rede de espionagem que se ramificou em toda sociedade vietnamita e nos meios militares.
        Essa foi a estrategia que fez a diferença meu caro.

      • 1maluqunho,

        E Sun Tzu também diz: “…os generais não devem ser tolhidos pelos seus líderes…”

        Foi exatamente o que aconteceu com os americanos no Vietnam… Os seus chefes militares trabalharam sob restrições impostas por políticos; restrições essas que debilitaram a capacidade de tomar decisões e, consequentemente, de ser efetivo…

      • É, foram tolhidos de apelarem para bombas táticas nucleares e darem início a WW3. Foram tolhidos de provocarem uma revolução interna promovida pela sociedade civil que já estava farta do recebimento de filhos e amigos em caixões, algo difícil deles, superpotência, suportarem.
        Felizmente os sensatos (políticos e militatares) foram ouvidos para a saida americana daquele vespeiro de vietnamitas raçudos.

      • ViventtBR,

        Os americanos jamais utilizariam armas nucleares no Vietnam… Seria loucura, ainda mais com a China ali ao lado…

        As restrições impostas as forças armadas americanas eram restrições que tolhiam a iniciativa tática e estratégica no espaço de batalha, e por vezes ignoravam o bom senso…

        Durante a guerra do Vietnam, todas as terças-feiras, havia uma reunião dos líderes políticos ( Tuesday Gabinet ), que se reuniam para decidir todas as ações a serem executadas no Vietnam e todos os seus parâmetros ( !!! ), que incluíam táticas, armas a serem empregadas, rotas a serem utilizadas… Enfim, haviam pessoas sem qualquer conhecimento militar válido para aquela situação decidindo sobre assuntos inteiramente militares…

      • _RR_
        Quanto a serem usadas as armas nucleares, nem todo mundo tinha essa opinião, o arquivo acima no link que coloquei mostra isso. Nixon que o diga!
        sds!

  5. Os russos estão dando um senhor tiro no pé ao alimentar a notória e desavergonhada engenharia reversa chinesa.

    • Nesse mato tem mais coelho do que agente imagina… os russos não iam cair duas vezes no mesmo conto de fadas… pode ter certeza…

      • “os russos não iam cair duas vezes no mesmo conto de fadas… pode ter certeza…”

        Os russos já cairam nesse conto diversas vezes, os chineses copiam desde o Ak-47 até o S-300 e os Sukhois.
        Se fossem bons jogadores de xadrez os americanos não teriam acabado com a União Soviética. Ser contra os EUA eu até concordo, mas defender a rússia não tem nada a ver, mesmo pq os russos são tão capitalistas como os Estados Unidos, além de serem mais corruptos.

  6. Cara.. que inveja! “De posse do Su 35 e de seus sistemas, a China poderia acelerar o seu processo de desenvolvimento de caças de nova geração e “tapar um buraco” que se abre ao fim desta década e se estende ao começo da próxima.” … Vai lá! Brasil… esperar do congresso americano aval de “tot” porque abaixou o preço do suquinho de laranja!! putzzz.. ou falou grosso com diplomata…

    • Grande Barca, de fato eu acho que o 5G de fato será o J20 o J 31 apesar da geometria será um 4,5G na minha concepção armado com sistemas frunkenstein SU 35 e chineses, a partir deles acredito que a china desenvolverá a aviônica do J20 para as séries posteriores.
      Vejo asolução chinesa como um mix de caças 5G e 4,5G, onde o J20 e J 31 se completam.
      Mas isso para depois de 2025.
      sds
      E.M.Pinto

      • Desde o começo do ano passado tudo o que essa materia ventila vinha sendo tratado em segredo entre Russia e China e eu so acredito vendo.
        Duvido que os Russos vão darem mole outra vez para os Chineses.
        Queriam comprarem primeiro poucas unidades acahndo que os caras cairiam,agora bléfam com centenas de unidades.
        A realidade é uma so,ate para comprarem motores-turbinas para os aparelhos Russos que eles tem não conseguem.

  7. Olha….

    O espião dos EUA apareceu….parece q perdeu de vez a vergonha na cara

    E ainda tem quem venha falar de inimigos imaginários,,., quinta coluna e etc…

    Quando a gente sabe que os verdadeiros imundos deste mundo sao os EUA

    Os verdadeiros hipócritas e falso moralistas deste mundo são os yankees…….

    Vai me espionar tb? Vai dizer que eu sou uma ameaça a democracia? Vão dizer que sou terrorista?

    To nem ai!

    • Um comentário da série “coisas inteligentes que a esquerda adoentada fala”, digno do Selo de Qualidade ISO-9001 do Foro de São Paulo… 🙂

      • Meu comentário é melhor do que ” entendo de caças pq fiz curso de piloto”

        E outra… Pra mim pouco Importa o que gente como vc acha….

        Aqui nao é a trilogia, onde meia dúzia de atordoados reproduzem as besteiras que vc fala e se acham a maioria da população…..

        Se enxergue… Volte pro esgoto pq aqui vc nao tem moral nenhuma

        Alias, vc se destaca em alguma coisa?

        Piada pronta

        E se ficou com raivinha pq eu falei dos queridos, amados e idolatrados USA, só tenho uma coisa a dizer:

        TO NEM AI!!!

      • Quem fala que entende de caças por que é engenheirinho do raios que o parta é você não eu. Jamais disse que entendia de caças (sempre me disse um mero aficcionado), muito menos por conta de curso de pilotagem civil.

        Mas como o senhor é um mentiroso contumaz, não sente a menor vergonha em repetir mil vezes a mesma mentira, achando que mesmo os de sua laia irão lhe respeitar por causa disso.

        Se enxergue você, filhotinho. Quando mamãe ainda lhe limpava o popô com lencinho perfumado eu já servia o Brasil.

        E agora larga o PC e vai assistir Malhação que vai começar ok? Senão mamãe “biga”. 🙂

      • ” entendo de caças pq fiz curso de piloto””

        Se entende caças explique para nós quantos modos de operação operação e quantos canais o novo radar russos tem…

        Se entende mesmo de caças demosntre um pouco de conhecimento, não fique apenas trollando.

    • Não se incomode,eu já sou a muito tempo para eles um potencial terrorista e ate a Jhe Lo dorme debaixo da minha cama

    • Esquerdopatia tenebrosa… rsrsrsrsrsrss… vai morrer num quarto escuro com medo duzamericanus maus… fruto das aulas de estórias do professor barbudinho esquerdalha do ginásio… foi muito para uma mente fraca e esquizofrênica… e olha que ele não tá sozinho nesse site… rsrsrsrsrsrs…

  8. É uma pena o Brasil não acertar com os Russos,o Sukkoi para mim é o melhor 4g do mundo,e depois vem o RAFALE,mas vamos se é que compraremos o F18SH,eu acredito que a FAB prefira o F18 mais do que aquela suposta preferencia pelo Gripen,pois se ela quisesse já teria o Sukkoi voando,basta ver que nos primeiros anos do Governo Lula o MANGABEIRA UNGER apesar do sotaque inglês defendia o Sukkoi como caça para a FAB,mas ai a FAB deve ter dito que o caça era grande e que teria que reformar os angares,que na Rússia só tem mendigos com o fim do comunismo e tal coisas,como se a FAB fosse uma força aerea importante na historia mundial,mas eles que escolhem né.
    Então acho que ela agora é nada mais e nada menos do que FAB AIR LINES,vai desde dos Renan´s da vida ao Barbosa,nenhuma das forças armadas do Brasil teve mais ódio dos comunistas que o EXÉRCITO,e o que vemos hoje,o EB comprando o melhor sistema de defesa anti aerea a curta distancia do mundo,e é russo.

  9. 5ª coluna = “inimigos imaginários” … tá falando do Brasil?

    “Os verdadeiros hipócritas e falso moralistas” Não existe isto!… Deixa para as historinhas românticas que arrebanham tantos fiéis escudeiros!… O que tem são interesses em comum e period.! O Brics ta aí pra isto! Não mostram os verdadeiros motivos porque aí a sociedade enchergaria que não faz parte da festa.. =// ficaria tristinha pra depois se revoltar… mas ninguem quer revolta legítima né! Só os teatrinhos de vermelho e azul!!

  10. Menos China, menos China… a nossa FAB tem o avançado caça monoturbina adaptado para o barato biocombustível xixi de piloto, extraido de suas calças molhadas, com custo da hora de voo de apenas R$5,71 = SupermegahiperTucano está tranquila tomando água de côco. Já que esse SU-35 para ela é apenas um aviãozinho.

    Os chineses e o resto do mundo estão errados.

    A empresa de táxi aéreo FAB é que tem rasão…. porque razão ela nem sabe o que é.

    • E o pior é que tem especialista da área que aceita e defende a quantidade de 35 novos caças para defender o subcontinente brasileiro. Desta maneira se até os ditos entendidos militares e estudiosos brasileiros da defesa aérea nacional afundam o país, é fácil supor a ampla margem de manobras e manipulações que o estrangeiro inimigo encontra facinho aqui dentro.

      35 é número para Uruguai, Paraguai, Uganda, Honduras etc, mas chamam isso de poder de dissuasão. kkkkkkkkkk!!!!!!!!!!

      • Esta quantidade, aliada ao que nos entregarão no pacote é só pra inglês ver… tipo de ‘mintirinha’… é para, se amanhã quiserem, poderem tripudiar em no máximo umas 48 horas… fala sério…. onde está a seriedade nisto?… inclusive tem alguns que, se pudessem, mudavam de vez a nossa situação pra colônia não autorizada de um certo país do norte que eu não vou dizer qual é! rsrsrsrs…. só rindo…

  11. Para reforçar o meu argumento,aconselho aos amigos lerem o seguinte texto que é do IPEA,vou colocar só um trecho do qual acho importante.

    A nova fase dos projetos de cooperação começou em fevereiro, quando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, estiveram em Moscou. Apenas dois meses após, em Brasília, no dia 15 de abril, brasileiros e representantes do governo russo, liderados pelo secretário do Conselho de Segurança da Federação Russa, Valentin Alekseevitch Sobolev, assinaram um memorando de entendimento.

    DEFESA Fontes envolvidas na negociação consideram que o ponto mais interessante é o desenvolvimento de um avião de caça de última geração. Além disso, dentro do tema “promoção do desenvolvimento e da produção de tecnologias de defesa”, que consta do documento conjunto, os dois países vão compartilhar o uso de submarinos, veículos lançadores de foguetes, satélites, sistemas de mapeamento eletrônico e tecnologia de guiamento remoto e de segurança de informação.

    Na época tanto o Unger e o Jobim elegeram 2 parceiros preferenciais para o Brasil,que eram a Rússia e a França,o Brasil foi aos Russos buscar os nossos subs,mas acho que o projeto do Scorpene caia como uma luva nos interesses da Marinha,o Exército já operava o Igla,versão russa do Stinger,e a Fab estava com o SuKKoi no FX-2.

    • Esse acordo governamental foi firmado em 2008.Sabe-se o que se especifica nele mas ele é tratado desde então nos bastidores.
      Jamais deixou de existir.Jamais deixou de estar funcional.
      Tanto as mídias como boa parte dos aficionados nacionais são tendenciosos por décadas de servidão voluntaria e apaixonada a tudo que se oriunda dos EUA.
      A guerra fria acabou no mundo MEMOS NO BRASIL e a idiotia Bolivariana tenta revive-la aproveitando o alto índice de rejeição a submissão Americana que já vem desde FHC pra ca.
      So pré-históricos habitam um mundo extinto e relutam adentrarem o século 21 o século da sobrevivência onde uma hegemonia agoniza e novos protagonistas se erguem.
      E o Brasil capacho sonha em salvar a Europa.

    • E eu achando no início do governo! Agora vai! Descendente de povo daquelas bandas!.. pezim na história vermelhuxa!.. cadê?… Vai ser no dia 17 de janeiro! 171!!!!

      • tomara mesmo ..acho q todos aki torcem por isso ( ta certo … nem todos ^^) ..do FX-2 acho a a opção americana dançou mesmo ..com esse episódio da rede de spy ..(boatos de q existia/existe um acordo q envolvia ate a MB com a ”compra de oportunidades a preços de liquidação ”’…de certo meios … acho q foi tudo pelo ralo ..isso se e q existe algum fundo de verdade nesse ”boato” )
        rafale..tb acho carta fora do baralho nem da CRUZEX a França vai participar por ”retaliação ” (tão se garantindo no contrato indiano ..descartando o processo brasuca ) ….
        sobrou o NG ..q ja e um caça ”’pronto” em regime de ”pré” produção (suiça/suecia )…n haverá nenhum desenvolvimento do mesmo aki em solo brasuca ….ao meu ver equiparável ao f-16 bock 50/52 ….com uma desvantagem critica .. deve (opinião ) ser mais caro …
        por essas e outras q ainda acredito no SU-35 …em relação a ”compra” de caças …quem sabe ne .. ate q se bata o martelo por alguma opção .. ate mesmo algum tampão … vou continuar a crer

      • Acordo entre governos não é como uma licitação.
        Em uma licitação voce não tem obrigação de escolher se voce não quiser.
        Mas no caso do acordo entre governos ZBrasil-Russia é diferente e ele envolve alem de tecnologias e segredos tambem segurança ancional e é vasto vai desde caças,foguetes,misseis,plataformas de defesa,satelites.
        Desde 2008 costura-se isso e a unica chance de não vingar é remotissima precisaria aparecer na presidencia um FHC New Generation ou um tipo bispo Macedo,Malfaia,Valdomiro kkkk

    • Não fala assim Rustam… não vamos torcer contra… quem sabe não dá certo?… Poxa vida, mesmo que fosse pra virar rei de hangar eu preferia ver alguns SU aqui do que qualquer vetor vindo do norte… qualquer um mesmo!!!

    • Rustam sei que voce tem carinho pelo Brasil e por isso no seu intimo torce para que o Brasil adiquira Sukhois.
      Existe algo que hoje ate no meio politico é maioria,o Brasil é BRICS e sairmos disto seria um retrocesso.
      Pela primeira vez na nossa historia temos a oportunidade de caminharmos por nossas proprias pernas e traidor sera qualquer um que vier a desviar o Brasil deste caminho.
      O nosso problema refere-se a uma organização criminosa que esta no poder formada não so por politicos mas tambem por uma iniciativa privada ganaciosa e uma parcela pequenas militar submissa a eles.
      A mentalidade do Brasileiro esta mudando e a maioria do nosso povo desconhece os assuntos que tratamos aqui.
      Depois do vazamento nas midias da espionagem Americana no mundo o indice de repudio a eles aqui no Brasil so cresce mais a cada momento.
      Seria uma traição ao Brasil e ao povo Brasileiro se previlegiar uma fabricante de aviões Brasileira que se vende e é lobbysta da Boeing.
      Muita coisa esta por acontecer aqui no Brasil inclusive com muitas cabeças que irão rolar e isso envolve tudo.
      Uma coisa é certa,somos uma democracia plenas,jamais deixaremos de sermos mas jamais seremos tambem Bolivarianos.
      O Brasil e os Brasileiros querem paz e liberdade e agora mais do que nunca sabemos da necessidade de reforçarmos a defesa do nosso pais para podermos defender os interesses do nosso povo.
      Um abraço amigo.

  12. fica claro que a China ainda ñ é uma super-potencia, a Russia sim, e ela quer ajudar a China a se tornar uma Super-potencia…
    já os EUA ñ quer nem pensar nessa possibilidade…

    • A Russia não quer ajudar meu caro,ela quer vender armamentos e tecnologias.Ela gosta é de dinheiro.Mas não vende a quem não respeita sua propriedade intelectual e nem vende determinados armamentos a governos instáveis ou enlouquecidos

    • Meu caro a China é a top em cyberwar e tem um inventários de foguetes e misseis incalculável.
      Se a China agora lançar um ataque massiço surpresa de misseis contra os EUA eles não teriam condições de defenderem-se pois os caras a amis de 20 anos invadem suas redes e brincam com elas.
      Lembre-se da cara de assustado com os olhos arregalados de Panetta ao dizer que temia um novo Pearl Harbor.
      Sabe,ele foi demitido por causa disto.

  13. NovoBrazuk
    16 de julho de 2013 at 12:30

    Um punhado de Su-35 e Su-34 já seria o suficiente para manter bem longe a 4 frota que bisbilhota o atlântico sul….==== A China é a linha de frente dos Russo. assim como os sinos olham os N.coreanos….qto ao BRASIL…..esqueçam.Trágico.

    • Deus te ouça! Desde muleques os ponta da engenharia brasileira estudam livros russos! e indianos! de exatas pra conseguir passar! nas universidades… já vem com pensamento de lógica russo-indiana desde os primeiros pentelhos do saco!..

  14. Amigos,

    O Su-35 dificilmente virá… Não há duvidas de que ele acrescentaria muito a FAB, mas sua compra, ou mesmo inserção no FX-2, simplesmente tumultuaria todo o processo de seleção levado a cabo até. E vale lembrar que o Su-35 foi retirado nas preliminares do FX-2.

    E mesmo que viesse, por certo haveriam problemas em sua adoção. A começar pelo seu custo operacional ( que sem dúvidas é proporcional ao tamanho e desempenho da máquina ), que simplesmente não permitiria a adoção em número adequado… Haveria a necessidade de se alocar uma quantidade muito maior de verbas para faze-lo voar a contento. Na verdade, qualquer que seja o escolhido do FX, deverá haver mais verbas disponíveis; caso contrário, vai ficar parado… Mas é praticamente certo que uma aeronave como o Su-35 é tão ou mais cara de manter que um Typhoon ou Rafale… Muito provavelmente, haveriam também problemas na implantação de um modelo russo tão avançado, tal como aconteceu com os Mi-35, que precisaram passar por modificações para serem definitivamente incorporados a FAB. Problemas de compatibilidade de equipamento é algo que também precisaria ser abordado, principalmente sistemas eletrônicos ( já que se possa pretender um sistema de guerra centrada em redes… ).

    Um outro ponto: a concepção de seu desenho já pode ser considerada próxima da obsolescência… É uma aeronave avançada, não há dúvidas, mas ainda pode ser considerada uma aeronave de terceira geração com tecnologias de quarta… É, na prática, uma aeronave que se aproxima da geração 4.5, da qual os expoentes maiores hoje são, até que se prove o contrário, Rafale e F-18 E/F. Creio não haverem dúvidas de que se o FX-2 tiver que sair, será com um desses dois caças.

    • É nesse tempo que entra a capacidade de criação do Brasileiro e a nossa avançada concepção aerodinamica.
      Espere termos em nossos centros tecnologicos a tecnologia do SU35 para que o mundo veja o que criaremos encima disso.
      Brasileiro é assim,sem infraestrutura,sem investimento,superando a tudo e avançando.

    • Olá-enquanto no poder e no ar a força e o exército terá os generais Su-proamepikanskie 30-35 sem chance-a menos que uma solução políticasobre logística e adaptação dos sistemas russos! É um mito e fadas contos que venha com os adversários dos sistemas russosConfira o vídeoVenezuela tem sido um comprador de armas dos Estados Unidos- e mudança para sistemas russos foi indolor, ou a tecnologia do exército brasileiro mais estúpido do que na Venezuela???Acho que não há necessidade, a vontade e o desejo de

      best video- .Fuerza Aerea Venezolana – Sukhoi 30MK2 .
      http://www.youtube.com/watch?v=oXICFgI_ngs

      new video -o vídeo para os palhaços que disseram que Su-30mk2 Venezuela não pode voar-Brasil quando você vai para adotar melhor tanto em preço e qualidade – http://www.youtube.com/watch?v=iY-HIfWI2Yc

    • SU-35 aeronave que se aproxima da 4.5 etc etc aí acima.
      Quanta incoerência.
      Apenas seu sistema de propulsão vetorada total já é iniqualável pelos de 5º geração americanos.
      Não temos condições de operá-los, ok, nosso PIB um dos maiores do mundo, maior que o da Russia usuária desse avião não é suficiente então?

      Meu prezado, vc demonstra desconhecer todo esquema de propinoduto que consome nossos recursos materiais e sociais, entre eles até mesmo a honestidade latente dos fracos de coração.
      Nosso país tem mais bens e dinheiro que a maioria, e é prioritário que se reequipe de forma correta nossas FAs, justamente para proteção real de nossas propriedades.
      Mas se vc acredita nas mentiras dos ladrões concentrados em Brasília aí já é outra história.

      Quanto ao SU-35 estude mais sobre ele, para não falar besteiras.
      Sds!

      • Os de quinta geração Americanos,quais kkk um monomotor que pedem peloamor de Deus para aliados investirem que não sai do tubo de ensaio e um projeto acabado que vive sendo impedido ate mesmo de voar hummm sei kkk Enquanto o SU35 é sim um $.75 afrente de qualquer outro de sua categoria tecnologica.
        O unico vetor a cumprir 100% as necessidades do Brasil tanto em carga letal embarcada e de multiplas configurações sendo mesmo possivel configura-lo para interceptação subaquatica
        Somos um pais de dimensões continentais e não dispomos de muita verba a ser empregada então temos a necessidade de termos um vetor realmente multifuncional em todos os sentidos possiveis e quais seria aqueles que poderiam nos serem melhores do que os SU35,nenhum!

      • Você só se esquece que a verdadeira competição acontece sobre os meiso eletrônicos e não sobre a performance. Não adianta o sukhoi ser mais agil se a chance de um AMRAAM acertar o alvo é muito maior do que qualquer míssil russo.

    • 1maluquinho,

      Rustam,

      ViventtBR,

      Primeiro: não disse que não temos condições de opera-lo ou que é impossível. Disse que provavelmente haveriam dificuldades em operação e que provavelmente não seria possível opera-lo em números adequados, caso NÃO fossem alocadas VERBAS para faze-lo. E como não há mágica com os custos, não creio que essa aeronave custe menos que uma aeronave média para opera-la…

      No caso específico da Venezuela, os venezuelanos estão adotando TODO um sistema russo de defesa. Ou seja, considerando que se queira montar um sistema integrado de defesa com os princípios de guerra centrada em redes, é teoricamente algo mais simples de fazer do que tentar adaptar todo um sistema ocidental a um equipamento russo. Já disse isso uma vez e não custa repetir: é possível fazer um equipamento Phazotron trocar dados com equipamento Ratheon? A resposta é: creio que sim. Mas demandaria tempo e recursos… No final, o molho poderia ficar mais caro que o frango…

      O link abaixo mostra alguns dos problemas encontrados com os Mi-35. Lembrando que é só exemplo…

      http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/15/resolucao-de-problemas-de-compatibilidade-nos-mi-35m-da-fab/

      Segundo: o empuxo vetorado é realmente algo extraordinário, mas encarece o caça, além de deixar a manutenção mais complexa. Representa vantagem em combates próximos manobrados, mas decisivamente é questionável em combates a distancias maiores… A bem da verdade, ter um excelente míssil e um HMD é mais vantagem do que o empuxo vetorado no caça em si… Até mesmo porque, o caça pode ser o mais manobrável possível que ele JAMAIS vai manobrar mais que o míssil…

      Apesar de seu desempenho avassalador ( principalmente com relação ao alcance do radar ), o Su-35 é tão e somente uma aeronave próxima da geração 4.5, e só… Não foi feito nenhum incremento substancial em seu desenho para torna-lo mais furtivo, apesar da adoção de materiais RAM (?). A rigor, os sistemas eletrônicos embarcados são do mesmo nível que os demais caças de quarta geração, sendo que Rafale e Typhoon seriam as únicas aeronaves projetadas desde o início como legítimas aeronaves de geração 4.5. Os demais, ou tiveram por base projetos mais antigos ( F-16 block 60 e Su-35 ), ou são extensas modificações ( como o F-18 E/F ).

      Pra resumo, a decisão da FAB pelo F-18E/F, Rafale e Gripen NG no short-list realmente peneirou o que há de melhor e mais completo na geração 4.5…!

      Quanto a quinta geração, o radar AESA LPI ( Low Probability of Intercept ) do F-22, o APG-77, é até hoje um sensor inigualável, com um alcance brutal, e emitindo em baixa energia, minimizando a possibilidade de detecção por RWR…

      • Olá amigo -RR-

        O que quero dizer é que alguns palhaços falar sobre as dificuldades com o equipamento russo! na Venezuela Sem problemas com os sistemas russos e no Brasil será? significa formação de técnicos e de conhecimento deles é menor do que na América Latina?

        não apenas os generais e políticos pró-americanos vieram com o mito de que justificar e perguntas incômodas que não respondem

        sobre a super-manobrabilidade, eu falei sobre onde e como você pode usar essa qualidade e kamim sucesso era em Cavok.br

        Lembre-se o braço-longo prazo, esta é uma tática que priderzhivaetsya a Força Aérea dos EUA, que eu tenho, e os fatores de segurança que tornam esta tática em uma ineficiente

        lembre-se o nosso diálogo))

        fala-se da falsidade da conversa e sistemas russos não pode ser no Brasil
        em todos os países e no Brasil não pode, acho que é engraçado
        é por isso que a Venezuela tem 24 com capacidade de combate Su-30MK2
        O Brasil tem o F-5 e Mirage 2000

        comprar pelo menos em os EUA, F-18 Hornet com abas dentro

      • Olá, amigo Rustam.

        Gostaria de dizer que somente fiz uma mera crítica. Não tive a intenção de denegrir a imagem do caça russo. Todos nós sabemos os avanços que ele traria a capacidade de defesa do Brasil, que sem sombra de dúvidas ficaria anos a frente de qualquer país latino-americano, convertendo a FAB naquela que seria a força aérea mais poderosa ao sul dos EUA…

        Não sou contra o Flanker. Pelo contrário… Diversas vezes ( aqui mesmo no PB ) cheguei a argumentar a favor do Su-30 como solução provisória para FAB, como aeronave boa o bastante, e barata de adquirir. Até mesmo porque, a FAB pediu por uma aeronave de defesa aérea. E dentro desse parâmetro, Su-30, Su-35, Rafale, e F-18 E/F dariam conta da tarefa, ainda mais levando em conta o que possuem hoje as demais forças aéreas latinas…

        Enfim, eu não questiono o desempenho bruto da máquina em si. A única área que questionei de fato é a sua furtividade, que poderia ou não ser compensada pelo seu radar poderoso. Por fim, sou apenas cético com relação a custos operacionais e com relação a integração e implantação dos sistemas, e nada mais. Afinal de contas, estamos a falar do Su-35, que é uma aeronave de outra categoria ( uma aeronave pesada ).

        Bom falar contigo!

        Obrigado pela atenção!

      • -RR- Olá amigo

        Percebemos que não há nenhuma chance de Sukhoi no Brasil.
        como o SU-30 é muito mais barato, mas o mortal e pode trabalhar tanto em terra como na água, mas os técnicos vai ser difícil de entender a logística, mas veja e mesmo o Brasil (Mi-35) estão todos trabalhando com equipamento russo e para a resistência e trabalho em condições adversas, eles não têm igual

        Concordo discrição talvez menos., Mas quanto o preço do SU-30 e F35 por exemplo? Há uma diferença
        Não se esqueça que os caças Su-30MKI indianos ganharam 90% das batalhas educacionais com os soldados ocidentais

        apenas a política ea lógica da compra e construção de um Exército Brasileiro e da Marinha surpreso? agora a coisa principal é fazer com que o sistema de defesa aérea e comprar soldados
        Venezuela cria um sistema de defesa aérea esholonirovannuyu olhar tem 24 unidades de SU-30MK2
        http://www.youtube.com/watch?v=5OOkLRoK0-4
        já é a base que no Brasil? Nada, tais como a compra de uma frota de navios para a Inglaterra, por quê? Eles não têm armas, geralmente pokupaetsya para Guarda Costeira

      • Olá, amigo Rustam.

        Creio que está se referindo aos novos navios de patrulha recentemente comprados pelo Brasil. Até onde sei, eles somente serão utilizados para vigilância mesmo. Ou seja, não se prevê que essas embarcações encarem inimigos de frente… O trabalho pesado ficará por conta das fragatas e corvetas.

    • Voce meu caro trata o FX2 como se ele fosse uma obrigação de compra kkk Ele não passa de um concurso que pode ter um ganhador ou nenhum ganhador.
      O Brasil não esta querendo comprar aeronaves voces que tanto despejam na internet a anos sempre os mesmos papos parecem que desconhecem ou não fazem conhecer as exigencias dessa licitação : Total transferencia de tecnologia e fabricação do zero em territorio nacional…Ai voces abrem mas velhas cartilhas doadas por Americanos na decada de 70 e dizem que é impossivel porque a burra doutrina é ortodoxa e irrestrita kkkk Uma forças armadas que não entende que assimetria é adaptação,versatilização e criação pode fechar todas as bases e centros-tecnicos e se transformar em grupos de escoteiros.
      Todo o material Russo que vem sendo exportado ja vem com padrão OTAN ou Indianos,Venezuelanos,Chineses,Sirios,Iranianos e etc falam Russo kkkkk
      Os velhos painhos enlatados,apenas sacodem a poeira,retiram as traças e começa tudo de novo.
      -“Os Russos não transferem tecnologia”…Lembram seus Deus Jobim implantou isso em vossas cabecinhas kkkk…..-“Os russos não cumprem contratos e logistica”….Então os Indianos são masoquistas né e pagam com OURO,isso mesmo pagam em Ouro para serem iludidos né kkkk…..Enquanto o Taj Mahal cintila encandecentes cogumelosm de atomos o cupinzeiro do Serrado é atacado por um Tamanduá e destruido kkkkk

  15. Ah Vaka Loka,se voce voltar em outubro com F18 chipado debaixo do suvaco eu estarei te esperando no aeroporto

  16. _RR_
    Em (17 de julho de 2013 at 22:31), onde coloquei “Uso de armas nucleares no Vietnam” ler: “Sobre possível emprego de armas nucleares no Vietnam”.
    A falta de corretor e a pressa de escrever provoca graves falhas.
    Mas, mesmo que seja normal todo mundo aqui saber que bombas atômicas só foram usadas em batalha na WW2, no Japão. Lhe confirmo, que sim, este pateta que aqui escreve, também sabe disso.

    Quanto ao SU-35 e seu empuxo de vetoração total, é certo que seus criadores e pilotos de prova, que o aprovaram, devem saber se ele é útil ou apenas uma traquitana onerosa e desnecessária. O que aparentemente não é o caso.

    Quanto a custos, volto a afirmar, isso é um problema de Brasília e não do Brasil.
    Sendo que boa parte de nosso PIB vem sendo consumido para manter milhares de funcionários públicos, muitos vagabundos e outros simplesmente comissionados numa boa. É o tal famoso Propinoduto Oficial, só não vê quem não quer, pois está aí anualmente corroento nossos recursos. Isso para não falar na corrupção pública que é o Propinoduto Stealth.

    E não são um, nem dois, mas dezenas de países que proporcionalmente possuem mais meios bélicos do que nós. Se um país menor que muitos estados brasileiros possui mais caças que a FAB, o erro é deles ou nosso? Qual a explicação? Não termos inimigos? Então tá!

    Entre tantas coisas, vou ser justo com vc… há brasileiros que jamais admitiriam o Brasil mandar um homem à Lua, e creio pelo que vc declarou acima que sejas um deles.


    Um país rico que pensa pequeno, para baixo, é porta aberta para ladrões espertalhões, será rico para poucos mas sempre sugado e atrasado para muitos.
    sds!

    • ViventtBR,

      Primeiro, sobre o Vietnam:

      Entre pretender e decidir existe um mundo de diferenças… É certo que os americanos levaram em consideração todos os pormenores antes de desejarem o que quer que fosse acerca de utilizar um arma nuclear. Reafirmo: é extremamente improvável que o fizessem, ainda mais com a Russia de olho e a China ali ao lado… Fossem utilizadas armas atômicas, China e Russia poderiam se sentir no direito de auxiliar os vietcongs a retaliar no sul… E não seria impossível fazer um dispositivo nuclear pequeno passar pela fronteira e chegar ao Vietnam do Sul…

      Sobre o empuxo vetorado:

      Não disse em nenhum instante que ele é inútil. Somente disse que existem recursos que compensam bem o empuxo vetorado. Uma mira montada em capacete, associado a um míssil competente de quinta geração, já pode ser considerado bom o bastante para absoluta maioria das situações em combate próximo. O empuxo vetorado é um recurso complementar e não o principal da coisa… E o combate hoje inicia a média distância, na qual o empuxo vetorado tem pouca influência. Como disse antes, aeronave nenhuma vai manobrar mais que um míssil, de qualquer forma…

      Sobre custos:

      Dinheiro, evidentemente, existe. O problema é que ele não é ilimitado. Sempre haverá um limite para se gastar. E aí é que está: o que compensa mais? Manter, por exemplo, doze aeronaves baseadas em Anápolis; ou pelo mesmo custo operacional poder ter uma maior quantidade disponível em outras bases do país, garantindo uma pronta resposta sem a necessidade de onerosos deslocamentos? Eu apenas penso em maximizar recursos. E ter o maior e mais caro nem sempre é a melhor opção, pois quanto maior o custo operacional da máquina, mais recursos são necessários, e se por acaso os custos baterem no teto ( sempre tem um limite ), haverá então uma menor quantidade de meios operacionais disponíveis… Como eu disse, não tem mágica. Deve se pensar em um equilíbrio de custo com quantidade. E sempre lembrando que nunca se terá toda uma frota de aeronaves operacionais. Sempre haverão aeronaves indisponíveis por conta de manutenção, o que torna a questão da quantidade e do custo operacional ainda mais crítica.

      Quem quer se defender, tem que gastar. Essa é uma verdade. Mas também tem que pensar em gastar o que pode gastar. Se gastar demais, vai é ter avião no chão. Veja os espanhóis, estocando Typhoons e querendo se livrar deles. A Africa do Sul está lá, estocando Gripens… Ou seja, exageros em gastos com planos de reequipamento que provavelmente foram incorretamente elaborados… E agora, tem menos aviões operacionais do que deveriam ter e suas defesas podem estar comprometidas. O Brasil não pode correr esse risco, ou poderá acabar encarando a mesma situação.

      Resumindo: O Brasil precisa de defesas? Claro que precisa. Mas precisam ser corretamente dimensionadas, num equilíbrio de custo e quantidade, ou poderemos é ter aeronaves desativadas mais cedo do que se pensa, comprometendo as defesas do país…

      Enfim, pragmatismo acima de tudo. Deve se pensar com o bolso, sempre… Esse foi o principal parâmetro de minha crítica…

      Minhas desculpas por um post tão longo.

      • Concordo com teu raciocineo meu caro mas para ele ser eficaz deveriamos termos de dois a tres vetores diferentes.
        Seria perfeito SU35 e Gripen NG ou SU35,Rafale e Gripen NG.
        Mas como o Brasil agora é sindicato dos trabalhadores se negociam com os patrões as melhores vantagens ao inves de custo beneficio e estrategia militar mas ate esta ultima precisa passar por adequação pois so que ainda tem um pouco de assimetria,versatilidade e adequação é o Exercito Brasileiro.

      • 1maluquinho,

        A padronização de meios sempre é o melhor caminho. Adotar um único tipo é o mais recomendado para se poupar recursos ( com treinamento e manutenção ), assim como franceses e suecos, por exemplo, estão fazendo ( e olhe que a vida não está fácil nem pra eles )… Um mix, com uma aeronave de alta performance e outra mediana seria bastante satisfatório também, desde que fosse adotado somente um modelo…

        Assim sendo, uma frota mais homogênea, com no máximo dois tipos a jato ( de preferência apenas uma aeronave de alta performance ), seria uma melhor opção no sentido de economizar recursos. Até mesmo porque, em tempo poderá haver a necessidade de reequipar a FAB com uma aeronave de quinta geração. Deve-se, portanto, reservar espaço para uma aeronave que deverá ser a ponta de lança da aviação militar no futuro…

      • Entendo meu caro mas querem por que querem de qualquer maneira colocarem Rafales ou F18 no NAe S.Paulo ai dizem que quando era Foch fotografaram Rafale no convés dele.
        Um NAe que não tem própria defesa e que compromete grande parte da esquadra simplesmente para defende-lo ao qual em todas as simulações tanto ele quanto suas escoltas foram a alegria dos artilheiros dos enferrujadinhos que os detonaram trocentas vezes e jamais foram detonados.
        A meu ver hoje no mercado o único caça mais adequado ao NAe S.Paulo é o Sea Gripen ou o Sea Harrier desde que fosse a nova versão.
        Por falar em Gripen NG eu queria muito ver a formação de um consorcio envolvedo Brasil,Suecia,Africa do Sul e Israel para desenvolve-lo e criarem encima disso.
        Alem de ser o melhor pacote industrial Israel também deseja desenvolver caças mais modernos e são nossos parceiros e tanto nós quanto eles ganharíamos muito com isso inclusive despertando ate o interesse pela India em aviação naval.

      • 1maluquinho,

        Não há como colocarem F-18 E/F no São Paulo… O avião é simplesmente grande demais… Mesmo o Rafale, que é menor e poderia operar do ex-Foch, pelo que me consta, operaria com restrições…

        Sea Gripen, apesar de ser viável, dificilmente vai sair… A única chance de sair seria se aparecesse um cliente externo pra justificar o investimento…

  17. No primeiro escalão do governo Brasileiro o vice-presidente do Brasil tem preferencia pelos Rafales.
    Ainda esta nas mãos da Dessault bastando abaixar os preços para levar.
    Apesar de toda babação de ovo do Saito para favorecer o F18 e da Embraer engolindo todinho os ovos da Boeing o moribundo acabou de falecer com as divulgações de espionagem Yankee kkkk O governo Brasileiro e Indiano estão boladões kkkk
    Que bem né se não der Rafale que seria trocentas vezes melhor que o mastodonte chipadão anabolizado ate Gripen NG a MB vai soltar foguetes kkkkk
    Nem a Israelenses seus maiores parceiros militares no oriente-medio o Irmão caim do Norte repassa nada e os salins tem muito mais interatividade conosco do que com eles e Salim gosta é de dinheiro.
    Seja o que for adiquirido aqui e não sera jamais o F18 Salim vai se dar bem pois com eles teremos muito a acrescentarmos num caça medio comum as duas forças aereas.

    • Maluquinho, esquece meu amiguinho, já deu Boeing, com ou sem espionagem. Aliás, o site do Rafale já saiu até do ar.

      Vai por mim…

      • Vader
        Cuidado ,porque o “cumpanheiro” Sarkosi saiu daqui saltando de alegria quando o salvador da pátria anunciou a parceria estratégica.E o tal do Snowden fez um estrago inegável na reta final da suposta decisão da Dona Dilma.Tá todo mundo falando grosso com o Tio sam e o mesmo tá de bola baixa engolindo sapo cheio de raiva.

      • Não tem “estrago” nenhum parceiro, até porque o governo brasileiro está CANSADO de saber que o governo americano espiona todo mundo mesmo. E não é de hoje.

        Países tem interesses, e interesses colidem. Pode ser a Rússia, a China, os EUA, a França, a Suécia, Israel ou Zamunda, sempre vai ter um entrave ou outro numa relação bilateral.

        Se o Brasil quiser ficar procurando um país que não fede e não cheira para só então comprar caças não vai comprar de ninguém.

        Não obstante, concordo que pode sim não dar nada no FX2. Mas se for dar alguma coisa, será o Super Hornet.

        Saudações.

      • O Brasil não é com Z e nem tampouco chama-se Embraer meu caro kkkkk Quem mais detona o Rafale é a Embraer que é inimiga da Dessault em aviação comercial.
        Quanto a treta da Boeing de oferecer sonhos a Embraer não te esqueças qua apesar do brasil ser menor acionista na mesma TEM PODER DE VETO.
        Acho que da Gripen NG que a Embraer também se alegraria e após as divulgações das espionagens Americanas não so envolvendo cidadões e empresas Brasileiras mas ate o governo federal deveremos fechar-mos mesmo com os Russos no sistema de defesa aeroespacial e em defesas aéreas.O Exercito brasileiro esta ansioso por isto.

  18. Acredito que o F/18 ganha, e os acionistas da Boeing e seus “procuradores” rasgarão calcinhas estreladas de tanto êxtase.
    Pelo menos o Brasil terá alguma coisa que voe dignamente. Faltará comprar algumas baterias antiaéreas Russas para ver se ficariam bonitinhos no radar, mas nem os Pantisir sairam…

    • Sabe meu caro pode ate dar F18 para o extase anal do Saito mas sera um toma la da cá para o Irmão Caim do Norte não ficar de beicinho dizendo que nas compras de defesa nada foram pra eles.
      E os panacas da FAB que deem seus jeitos de ficarem por 50 anos revitalizando-os com Israelenses kkkk
      A Turquia quebrou os códigos dos F16 deles e porque não quebraríamos os códigos dos F18 também!
      Nossa visão é apenas de defender-nos e nisso caças não fazem muita diferença pois poderíamos termos trocentos e mesmo assim sermos presa fáceis a um superior invasor ou coalisão.
      Dissuasão se faz com moderno sistema de defesa aeroespacial e bem distribuída redes de defesas aéreas e muitos mas muitos e de todos os tipos possíveis de foguetes e misseis.
      Fora isso o resto é resto e no mar apenas submarinos tem alguma chance.

      • Se trozentos deixa a desejar… 36 então, num país subcontinental, é para brincar de força aérea. Nem os palhaços Tatati Patata fariam melhor…uashusahusauhsa!!!!

      • Não é Tatati é Patati, nada como uma palhaçada de errar nome de palhaço…usahuhsaushuashushaush!!!!!!!!

  19. Não sei se os chineses são incapazes de reverter a tecnologia eletrônica embarcada… Eu creio que podem reproduzi-la, com certa facilidade, até…
    O que imagino é uma venda condicionada: os russos concordam em vender o SU-35, contanto que seja por uma quantidade (e valor) considerável, por entenderem que os chineses vão chegar logo ao mesmo patamar tecnológico, e que por isso melhor é faturar alguma coisa enquanto é possível…
    Nem mais, nem menos…

  20. Dúvido q n políticos( 89= 5ªcolunas são contra o BRASIL se reearmar seria melhor sermos o 55º estado iankSS)e militares amestrados compre o Su-35’S’q é sem margem a questionamentos o melhor caça p a dimensões de Pindorama e nesse momento o melhor caça 4,5+++ do mundo, bem superior ao f=18 dos iankss q nem repassam nada do mesmo p nós…os Russos já rafirmarem q repassariam essa T&T p nós, e do interesses deles…olham o futuro.N situação está de pior a mau, até o bolibobianos nos desafiam…trágico.Sds.

  21. Ilya Ehrenburg
    19 de julho de 2013 at 17:17

    O F-18E voa dignamente?
    Responder

    Ilya Ehrenburg
    19 de julho de 2013 at 17:16

    Não sei se os chineses são incapazes de reverter a tecnologia eletrônica embarcada… Eu creio que podem reproduzi-la, com certa facilidade, até…
    O que imagino é uma venda condicionada: os russos concordam em vender o SU-35, contanto que seja por uma quantidade (e valor) considerável, por entenderem que os chineses vão chegar logo ao mesmo patamar tecnológico, e que por isso melhor é faturar alguma coisa enquanto é possível…
    Nem mais, nem menos…
    Responder ===== Falou e disse, sds.

  22. foi me revelado que vai ser cancelado o fx2 e vai dar o su 35 direto da russia rss;mas vms ver se confirma isso ok .Ha mas so no ano que vem pq esse ano nao vai sair nada do fx2.

  23. Colegas bebam uma tulipa de champagne* enquanto assistem este vídeo de 11′ de manobras do SU-35 em tela cheia e som no máximo, detalhe para quando ele quase paira no ar aos 7’47”, num céu azul com lindas nuvens… É senchachional!
    E o que seria o Senta a Pua operando essa Lamborghini Aventador LP 700-4 dos céus ?
    http://www.youtube.com/watch?v=BK8cg1guFAw

    *Já que o show foi nos céus da terra do champagne.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. J-17 o Su-34 Chinês
  2. Duas imagens geradas por computador apresentam uma configuração diferente do H 18 um bombaredeiro furtivo de médio alcance Chinês

Comentários não permitidos.