Assim como se queixa de ter sido “humilhado”, porque, sob suspeita de dar fuga a um procurado pelo governo dos Estados Unidos, seu avião foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo de países europeus, o cocaleiro presidente da Bolívia, Evo Morales, impôs uma humilhação ultrajante ao nanoministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, no final de 2012, em episódio mantido em segredo pelo governo brasileiro até agora. Amorim visitara La Paz e se preparava para decolar quando seu avião foi cercado e revistado, inclusive com cães farejadores, a mando do cocaleiro, desconfiado que o ex-chanceler do governo Lula levava um senador de oposição asilado na embaixada do Brasil. A informação é de diplomatas e funcionários que não podem ser identificados, em razão de represálias. A humilhação ao Brasil foi ainda maior, considerando que o ministro era transportado por um avião da FAB.
Esta semana, Morales exigiu e obteve a solidariedade dos parceiros do Mercosul, mas ele se comporta exatamente como seus supostos detratores, mantendo cerco em La Paz à versão boliviana do ex-agente americano Edward Snowden. O senador oposicionista Roger Pinto Molina se viu obrigado a pedir asilo político à embaixada do Brasil em La Paz, onde se encontra há mais de um ano. Ele quer deixar a Bolívia, porque teme até ser assassinado, mas Morales se recusa a conceder-lhe salvo conduto, para sair da embaixada em segurança até sair do país.
O senador Molina está há mais de um ano asilado na embaixada do Brasil em La Paz.
O governo brasileiro novamente se acovardou, diante da agressão ao ministro da Defesa, e apenas emitiu na ocasião uma “nota de protesto” que permaneceu secreta, ou seja, apenas foi lida pelo destinatário – que, claro, a ignorou.
Além do senador Molina, há muitos bolivianos asilados, tentando se proteger da perseguição de Evo Moraes. Inclusive um candidato à presidência e também magistrados que ousaram prolatar sentenças contra o governo do cocaleiro, tiveram de se asilar para não morrerem.
Fonte: Diário do Poder via Poder Aéreo
Em tempo: Dois exemplos recentes na História do Brasil de como as nossas autoridades consentem em ser humilhadas mundo afora:
JORNAL PARAGUAIO CHAMA PATRIOTA DE “CANALHA”; ITAMARATY SE CALA
CELSO LAFER DESCALÇO EM AEROPORTO EXEMPLIFICA SUBMISSÃO DE FHC AOS EUA, DIZ ESTUDO DO IPEA
Que coisa interessante, mas Sr. Celso! Decepção total! …….. Esses ” Amigos ” do Brasil em? fazem o que querem …. mas um dia isso vai mudar… em breve…eu espero…Abraço a todos!
pelo que eu entendi ,os gringos mandaram um funcionário do Itamarati tirar os sapatos ,por isso devemos declarar guerra aos estados unidos ?
o evo Morales mandou entrar no avião do ministro brasileiro ,devemos declarar guerra a bolivia?
o jornal paraguaio chamou o politico brasileiro de canalha ,devemos declarar guerra ao Paraguai?
o jornal britânico quer a saída do ministro da fazendo ,devemos declarar guerra a Inglaterra ?
isso apenas prova que não existe santo no mundo .
maldito o homem que confia em outro homem !!!!
imagina então uma nação confiar em outra . o brasil tem que fazer o dever de casa principalmente o de ter uma forças armadas em pronto emprego para qualquer eventualidade .
Espírito manso…. até demais…
Isso é o que acontece quando não se tem voz… Ninguém mandou ser frouxo e deixar a América Latina virar a casa da mãe Joana… dá nisso, agora aguenta…
Estão dizendo que a noticia é falsa e completamente inventada… o que teriam feito foi entregar carta contraria ao senador desertor deixar o país!!
Esperando desmentida do Itamaraty!!
Valeu!!
Esperem um pouco não é porque fomos,vítimas desa patifaria que vamos também ser contrário ao que houve com a violação da soberania Boliviana,o disparate não foi contra a pessoa física Evo Morales,mas sim contra a nação boliviana !
O caso de Edward Snowden é diferente do caso do senador Molina,como é diferente também do caso de Cesare Battisti e até do ladrão inglês Ronald Biggis !
Molina é acusado de corrupção,evasão de divisas e outros crimes mais.
Quando li a matéria fui me certificar quem era o colunista em questão, e fiquei admirado de ser o Sr.Claudio Humberto, o antigo porta voz do Presidente Collor eu me lembro bem dele até hoje !
Ele lançou um livro que se chama ”Mil dias de solidão”,jamais esqueci esse nome por causa do mundialmente conhecido livro ”Cem anos de solidão” de Gabriel Garcia Marques um monstro da literatura universal nascido na Colômbia !
Vejam como a revista Veja descrevia esse senhor no ano de 1993,no então lançamento desse livro !
”Alagoano formado em Psicologia e Jornalismo, Claudio Humberto passou sete dos seus 39 anos ao lado de Fernando Collor, conversando com ele praticamente todos os dias. O autor de Mil Dias de Solidão, um homem com idéias de esquerda que fazia oposição a Collor, virou seu assessor de imprensa no início de 1986. Claudio Humberto esteve ao seu lado na campanha a governador de Alagoas, no seu governo no Palácio dos Martírios, na campanha presidencial e foi seu porta-voz na maioria dos 1.000 dias em que ocupou o Palácio do Planalto. Com uma lealdade canina ao chefe, Claudio Humberto transformou o insulto aos adversários quase numa arte. Com o seu estilo bateu-levou, criou algumas dezenas de inimigos para o resto da vida. Mas achava que valia a pena até que, nauseado com o que ocorria no governo e na sua vida pessoal, conseguiu no início do ano passado que o presidente o nomeasse adido cultural na Embaixada do Brasil em Lisboa. Em 29 de setembro, com o impeachment de Collor, Claudio Humberto se demitiu do cargo. Dois dias depois, ele sentava em frente ao computador, no escritório de sua casa de três quartos no Estoril, nos arredores de Lisboa, para escrever seu livro.”
leia na integra http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_03031993.shtml
Devido a falta de provas e ao passado ”tumultuado” do qual goza o colunista,eu acredito ser mais prudente esperar maiores informações sobre o suposto fato relatado por Cláudio Humberto,uma vez que todas as testemunhas são anonimas !
Perdão eu disse Esperem um pouco não é porque fomos,vítimas desa patifaria … Na verdade queria dizer, NÃO É PORQUE SUPOSTAMENTE,porque até o momento não há provas do fato ter realmente ocorrido e o colunista em questão ao meu ver não é confiável !
Posição equilibrada e muito lógica. Raro de se encontrar, já que grande parte de participantes parecem estar inoculados com o vírus da vaca louca, não a da doença, aquela que mata por problemas neurológicos, mas outra, aquela que acomete a vaca quando por estimulo intencional sai em desabalada carreira na direção programada gerando o chamado estouro.
Também achei bem equilibrada… são doiS erros distintos se essa noticia for verdadeira, e DUAS INDIGNAÇÕES DISTINTAS TAMBÉM!!
Mentira deslavada tentando criar cizânia e defender o indefensável, a tentativa de assassinato de um presidente latino, que escapou por pouco de ter o avião derrubado por falta de combustível.
Que peninha !!!… não damos sorte… rsrsrsrsrsrsrs…
Esse senador bloiviano e da cota da CIA edeveria ser entregue pelo BRASIL aos Bolivianos e esnoden é o oposto LUTA pela liberdade das pessoas.
Fonte não confiável.
Fato dificil de se acreditar.
E qual fonte o Sr. sugere?…
A assessoria do Bolsonaro é que não.
Mais um abestado… rsrsrsrsrsrs… será que é quem eu penso???… mas não faz diferença… nos diverte do mesmo jeito… rsrsrsrsrs…
Será que é quem eu penso?
E quem é que liga para o que você pensa ?
Tu é um coitado que tenta chamar atenção no plano Brasil há tempos , acéfalo que não sabe respeitar opinião dos outros participantes do espaço democratico que é este site.
Sempre odendo gratuitamente outros colegas .
Se não tem educação para divergir de um colega , sem ofender , favor não replic em post.
Quero ver tu falar abestado face a face.
Ta bom, cabeça de penico… mas deixa de ser tão sensível… vai falar que quer me ver “face to face” por causa dos meus belos olhos ???… rsrsrsrsrsrs…
Aos que estavam duvidando da fonte, sugiro ler notícia do Valor Econômico:
http://www.aereo.jor.br/2013/07/16/foi-a-bolivia-doar-helicopteros-e-como-agradecimento-ganhou-revista-no-aviao/#comments
E o detalhe: o nanoministro foi à Bolívia para DOAR helicópteros para aquele país.
Esses são nossos vizinhos cucarachos, extremamente agradecidos. POr essas e outras que não deveríamos doar NADA a esses miseráveis.
Esse (des)governo nosso é uma piada. Ele late como um rotweiller quando se trata “dusamericanu”, mas fica igualzinho a um pequinês quando se trata dos cucarachos safados e mal agradecidos da América Latrina.
Continuo esperando a “nota de repúdio” pública e com todos os alardes do Itamaralívia, como fizeram no caso da negativa de passagem ao índio cocaleiro.
Saudações.
Chegou FOI OUTRA COISA E NÃO FOI NOTA DE REPUDIO…
CHEGOU FOI A DESMENTIDA OFICIAL QUE MUITOS JÁ ESPERAVAM:
http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/11492/Nota-MD–revista-de-aviao-da-FAB-na-Bolivia-/
E AGORA A ADVOGACIA GERAL DA UNIÃO DEVERIA PROCESSAR TODO MUNDO QUE VEICULOU NOTICIA FALSA e tentar caçar os registros EM TRIBUNAL poios pelo que sei violam os requisitos da lei de regulamentos das telecomunicações!!
Mentir é calunia e crime… as mídias que veicularam isso devem ser punidas sem clemencia, pois imprensa não existe pra mentir, mas pra apurar os fatos, não inventado-os!!
Valeu!!
Vão processar a carta estatal por mentira ideológica também… rsrsrsrsrsrs…
Eu não sabia que existia mentira ideológica como crime em lei… existe isso??
A matéria é falsa… foi desmentida, NÃO É QUESTÃO DE IDEOLOGIA OU POLITICA, MAS DE FATOS … então cabe sim processo!!
Ser processado por algo que não estáem lei, pode isso Arnaldo??
Não, não pode!!
Essa nota é uma vergonha parceiro. É a admissão de culpa.
Vergonha é o que te falta para atuar contra teu próprio país.
Os bajuladores sim, não contribuem em NADA para o progresso da sociedade brasileira, pois comungam do mesmo perfil desse governo safado que ai está… querem se perpetuar no poder e não aceitam discordância, mesmo roubando o povo brasileiro… assim são os bajuladores… enquanto estão tendo alguma vantagem, fecham os olhos e gritam contra quem levanta alguma discordância… HIPÓCRITAS…
Sem vergonha é você.
no site terra esta dizendo que isso ocorreu em 2011 ,sendo assim antes do politico boliviano entrar na embaixada brasileira
,o fato ocorreu em 2011 além de atrasado o jornalista diz que o motivo era para tirar o politico boliviano do avião então faltou com a verdade também !!!
ano que vem tem eleição ,e esse políticos se escondem atrás de jornalistas que soltam meias verdades para confundir as massas