Presidente eleito do Paraguai rejeita voltar a Mercosul liderado por Caracas

Horacio-Cartes

Presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes

Ariel Palacios e João Villaverde

O presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, rejeitou nesta sexta-feira se reintegrar ao Mercosul em agosto, sob a alegação de que a entrega da presidência rotativa do bloco à Venezuela contraria tratados internacionais firmados pelos sócios fundadores – além do Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai.

A Venezuela ingressou no Mercosul após a suspensão de Assunção, causada pela destituição sumária do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

“As características jurídicas do ingresso de Venezuela como membro pleno do Mercosul não correspondem às normas legais”, afirmou Cartes, num comunicado.

A resposta paraguaia se deu logo depois de o líder venezuelano, Nicolás Maduro, tornar-se presidente do Mercosul e anunciar o retorno dos paraguaios para 15 de agosto.

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, tinha afirmado pouco antes que Maduro contava “com o apoio” do Brasil e dos sócios do Mercosul para enfrentar “a empreitada” que o bloco tem pela frente nos próximos seis meses.

Entre esses desafios, estão a resposta às denúncias de espionagem dos países da região por parte dos EUA e a volta do Paraguai.

Antes do anúncio do paraguaio, Dilma afirmara que os presidentes do Mercosul estariam presentes na posse de Cartes, em agosto.

A presidente afirmou que “o Paraguai e os paraguaios são parte fundamental dos destinos do Mercosul”. E argumentou que o Mercosul nunca “retaliou” o Paraguai na área econômica e comercial. “Por isso temos uma base real para que o Paraguai possa voltar ao Mercosul”, disse.

Os quatro países emitiram um comunicado no qual consideram que o Paraguai cumprirá os requisitos estabelecidos no Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático a partir da data na qual Cartes, eleito em abril, tomará posse o empresário Horacio Cartes, eleito presidente em abril.

O Paraguai foi suspenso há um ano em razão do impeachment de Lugo aplicado pelo Congresso em Assunção. No entender dos demais membros do bloco, o processo violou o direito de defesa de Lugo.

Bolívia

O chanceler Luis Almagro, do Uruguai, sustentou que o Mercosul está avançando na adesão da Bolívia como sócio pleno do bloco.

Segundo Almagro, a Bolívia contará com um cronograma de quatro anos para implementar sua integração ao bloco, que seria oficializada a partir de 2017.

O presidente do Uruguai, José Mujica, anfitrião da cúpula, afirmou que “este projeto não está encerrado, pois pretende se espalhar pela América”. Ontem, durante a cúpula, a Guiana e o Suriname foram declarados “Estados associados”.

Mujica definiu o Mercosul como “um processo com falhas, erros e irritações, embora com sucessos”.

 

Fonte: Estadão

18 Comentários

  1. Ok capacho, você já deu seu latido, agora volta pra casinha ou vai ficar sem ração por uma semana pra aprender quem é que manda.

    • E quem manda???… os EUA, é claro !!!… o Brasil puftencia é que não é… rsrsrsrsrsrsrs… não com esse governo entreguista que ai está e os demais desde 1985… QUE FALTA NOS FAZ UM GOVERNO PATRIÓTICO !!!…

      • É claro que os EUA mandam, inclusive no ” brasil ” é só perguntar para o FHC, quando era presidente, êle aliás , não defecava e nem flatulava sem antes pedir licença para o patrão ” EUA “. Que se dirá deste lixo que é o paraguai, é claro que os EUA mandam , e não é só nele, mas em toda a ” América Latrina ” .

      • zoio azul você pede um governo patriótico ,mas eu sinceramente não vejo você como um patriota ,uma pessoa que chama o brasil de puftenfia ,não é patriota é apenas um adorador dos anglos sionistas!!!

      • E vc enxerga alguma coisa???… rsrsrsrsrs… se toca, amigo… vc não representa ninguém no Brasil, nem os patriotas, pois os mesmo a muito perceberam que seus “amigos” estão vendendo a pátria exatamente aos “anglos sionistas”, chineses e qualquer um que pagar alguma merreca a essa gente podre… veja o caso dos campos de petróleo e do nióbio… e vc vem aqui vomitar que eles são patriotas???… acorda, amigo… capachismo tem limites…

  2. O Paraguai politica e economicamente é irrelevante. Mas seus argumentos são precisos e legítimos na rejeição ao reingresso no MERCOSUL. Aliás, os próprios argumentos lançados atestam a falência e o fracasso do bloco. O seu papel deveria ser o de promover a integração econômica e política do dos países integrantes do mesmo. Mas não é o que acontece visto que o MERCOSUL tão somente virou palanque (ou picadeiro) para os delírios ideológico-viralatísticos dos patéticos líderes “progressistas” dessa infeliz esquina de mundo.

    • Muito propício, incisivo, contundente e cortante seu comentário, exceto pela irrelevância que disseste dessa nação, ela está situada no meio do continente, ali possui aquifero, terra fértil e minérios, logisticamente falando seria uma base maravilhosa para países estrangeiros, portanto a palavra irrelevante foi movida pela paixão ou seu inverso.

  3. Está certo o Paraguai , meus parabéns.
    Foram abortados da Unasul ilegalmente e sem direito de defesa por cumprirem a própria lei deles próprios, o que não pode ser contestado, tudo isso por causa do lugo, o padre comedor.
    O Paraguai está dando uma lição de patriotismo a essa organização, não está se vendendo , parabéns de novo.

    • Concordo plenamente… ademais, a muito o merdosul deixou de ser um bloco economico e passou a bloco perfilado ideologicamente… graças aos fundadores do Foro de SP, o merdosul foi para as cucuias… até o Mojica esta querendo cair fora… só vai sobrar as tranqueiras… infelizmente estamos juntos e misturados com eles…

      • Ótimo, ficamos assim, os lacaios de lá e os que buscam e lutam pela independência de cá. Provavelmente, pelo andar da carruagem (viram as manifestações populares realizados no casamento de uma nobre no copacabana palace no Rio?), muitos países caíram, e tenho certeza que o povão não vai pretender estabelecer novas ditaduras de direita.

  4. tb acho que o Paraguai é irrelevante, só que acho que eles estao com a razao, porem acredito que é so a presidência do Mercosul sair das mãos dos venezuelanos que acho que é em breve nao sei que eles aceitam entrar(mercosul) denovo.

      • o Paraguai esta cheio de nacionalistas igual a esses sionistas e skin ,engraçado e saber se o sionista um dia dominar ira caçar o skin e se o skin um dia dominar ira caçar o sionista ,mas aqui no fórum um defende o outro pois os dois se sentem solitários rsrsrs minoria passa por essas coisas !!
        não esquenta o Paraguai vai ficar no mercosul ,mas ele também tem que fazer o joguinho politico da reclamação sem atitude !!!!
        mais uma vez os antibrasil em geopolítica são um fracasso não acerta nada!!!

Comentários não permitidos.