Israel lançou ataques perto de importante porto sírio

f15i

Caça F-15 I israelense lançando flares. (Foto: AFP / Jack Guez)

Uma série de explosões, registradas no dia 5 de julho nos arredores do importante porto sírio de Latakia, foram provocadas por ataques aéreos israelenses, segundo a rede de televisão CNN, citando três oficiais americanos.

ataque israel

CNN informou neste sábado que Israel estava por trás de ataques em Latakia, na semana passada.  O ataque foi por aviões da IAF, visando mísseis Yakhont.

 Em uma reportagem exibida sexta-feira à noite, a rede afirmou que os ataques tinham como alvo mísseis russos Yakhont, que Israel considera uma ameaça para suas forças navais no leste do Mar Mediterrâneo. As forças militares israelenses não quiseram comentar a informação.

27

Fumaça na cidade de Latakia. (REUTERS / Handout)

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), uma organização com sede em Londres e que se opõe ao regime de Bashar al-Assad, havia relatado as explosões, que segundo ele, atingiram depósitos de munições. O OSDH indicou a existência de mortos e feridos, mas sem fornecer mais detalhes.

Israel lançou vários ataques aéreos no território sírio desde o início do conflito neste país há dois anos, justificando que seu objetivo é evitar que armas sofisticadas caiam nas mãos de grupos militantes hostis.

AFP

 

Fonte: Terra

 

17 Comentários

  1. Muito folgado esses judeus , eles se acham no direito de atacar outros paises e sairem ileso.
    Tudo isso pq sabe que o guarda chuvas dos eua , abriram sobre israel caso paises atacados respondam.
    Acho que israel merecia um longa e dolorida guerra , povo arrogante.

  2. Israel tem todo o direito de se defender e eliminar as ameaças que pairam sobre si. Entretanto sempre vamos ver o discursinho revoltado da esquerda retrógrada e patética da América Latina, cristalizada no nefando Foro de SP, que afunda-se incoerência do ridículo do seu discurso e no seu apoio a funestos regimes como o iraniano.

    • HMS,

      Mesmo??

      Vamos fazer um jogo… EU QUERO JOGAR UM JOGO COM VOCÊ.. heheh..

      Calma.. é menos duro o jogo, menos tenso.. vamos jogar “O JOGO” de palavras da retórica barata… vou mudar somente uma palavra na frase cheia de propaganda… vamos brincar disso??

      Vamos tirar Israel da frase e colocar Síria no lugar… o que será que acontece?? será que vamos ver algo fora da ordem regente na mídia ocidental pregadora de ódio?? Mas como nossa língua pede um artigo antes da palavras trocada devemos colocar também o “A” na nossa brincadeira em busca da verdade..

      Vejamos:

      “A Síria tem todo o direito de se defender e eliminar as ameaças que pairam sobre si.”

      Quanto ao resto é somente palavras de ordem ideológica pra consumo barato de quem precisa acreditar nisso… não é nem foco de busca de verdade pois se vê claramente que é só politica pra consumo de quem gosta disso!!

      Valeu!!

      • O problema do seu jogo é que ele não sobrevive aos fatos senão vejamos Francoorp:

        Israel não arma e financia grupos terroristas do naipe de Hamas e Hezbollah e;

        Israel não adota retórica agressiva contra a Síria, bem ao contrário do que faz o regime de Damasco.

      • HMS:

        Realmente Israel não arma terroristas:

        http://www.hispantv.com/detail/2013/06/24/230143/israel-envia-armas-avanzados-terrorista-siria

        E Também Não adota RETORICA AGRESSIVA… mas.. faz pior:

        É AGRESSIVA MILITARMENTE MESMO, o que é MUITO PIOR, causa mortos, destruição e aumenta ainda mais o ódio na região do que só palavras…

        Cadáveres falam mais do que a retorica agressiva dos vizinhos.. alias com ISRAEL AGINDO ASSIM MILITARMENTE E AGRESSIVAMENTE os outros povos em volta tem mais é que ter palavras agressivas mesmo, me admiraria o contrario!!

        E esse é só mais um ataque nem é o primeiro!!

        Valeu!!

      • Hispan TV? TV oficial do regime iraniano em língua espanhola? Fala sério! Favor procurar uma fonte confiável sim?

  3. Esses Judeus são muito folgado.Atacam outros países baseado na mentira e ainda se fazem de vítima.

    Agora qualquer arma que a Síria tenta adquirir é ameaça para eles.. Eles tem direito de se defender e os outros não.

  4. Seja ataque aéreo ou marítimo… como eu quero saber a verdade do mundo, e saber quem são as ameaças reais à paz internacional nos fatos, e não na ideologia politica ou geopolítica no caso… eu pergunto e questiono:

    – O que faria-se, na comunidade internacional e os maiores financiadores da ONU, caso fosse a Síria a bombardear alvos dentro do território de Israel, fazendo o mesmo mas sendo países diferentes??

    – Quem deu a Israel a autorização de atacar dentro do território sírio??

    – Qual é o respeito pelas leis internacionais que Israel tem agindo assim??

    – Quem ganha com isso???

    – A ONU serve pra alguma coisa mesmo ou já fracassou em legitimidade igual a antiga Liga das Nações?

    – A ONU é uma solução ou é parte do problema, ou ainda, é realmente o problema na Geopolítica no mundo atual?

    – Porque o Conselho de segurança não se reuniu de emergência como sempre acontece quando dizem que “Israel” foi o alvo dos ataques??

    Responda a esses questionamentos, sem mascaras da propaganda, sem puxar a farinha e vai chegar a um resultado muito próximo da verdade do mundo que nós habitamos!!

    Valeu!!

      • HMS.. então Israel pode dizer que seriam entregues ao Hezbollah que todos acreditam.. mas a Síria não pode afirmar (“provar”) que os terroristas usam armamento químico porque faz parte do “eixo do mal”?

        Eu juro que quero entender essa lógica… se tá nos gibis da marvel comics que precisa a síria ser o vilão e israel a mocinha!.. Eu neguei carreira na ONU por conta dessa nojeira!… Quem lhes deu a dádiva dos deuses de manipular as pupilas como bem entenderem?.. A verdade vos libertará… é fato. As minorias NÃO QUEREM ISSO.

      • De onde tira certas ideias a propaganda israelense eu não sei… então os misseis iriam pro Hezbollah… vamos ver mesmo:

        Os misseis anti-navio SS-N-26, nome de exportação P-800 Oniks, ou comumente no mercado, “Yakhont” são operados de navios, aeronaves pesadas ou bases terrestres lançadores capaz de suportar seus mais de 3000KG… mais de três TONELADAS DE MÍSSIL… os milicianos do Hezbollah vão carregar ele nas costas é?? como um RPG anti-carro??

        Continua com a retorica do ódio barata… conversa fiada pra justificar agressões armadas… só propaganda.. só mais do mesmo!!

        Não é possível o Hezbollah usar esses mísseis, é impossível, não tem CAPACIDADE TÉCNICA PRA ISSO, serve uma infinidade de equipamento para a operação, e uma manutenção muito técnica, e ainda muito treinamento de pessoal pra isso, e treinamento na RÚSSIA!!

        Um movimento de guerrilha miliciana não é capaz de operar os Yakhont… isso se for verdade que tinham esses misseis mesmo ali no porto o que é questionável também!

        Retórica e mais retórica politica… vamos responder as perguntas acima que fica mais fácil de achar a verdade!!

        Valeu!!

      • Falou tudo Francoorp!!! Sua palavra são bem racionais.

        Israel continua inventando mentiras baratas para justificar agressão a Síria.

      • Edu Cazins,

        Obrigado, mas estamos aqui pra perguntar, e não pra engolir!!

        O pessoal usa somente o que a propaganda de guera de Israel diz como base pra justificar ataques aos vizinhos…

        O Wikipédia diz que a Síria tem a versão móvel de lançamento desse modelo…

        Vamos dar crédito ao Wikipédia por um momento, mesmo que eu mesmo possa entrar agora e modificar… beleza, vamos em frente… vamos considerar a versão móvel síria… pode me dar onde foram treinados pra realizar a manutenção?? E onde foram treinados pra realizar as recargas?? E onde foram treinadas para lançar o míssil?? E onde foram treinadas para a aquisição de alvos e travamento e comunicação da base lançadora e o míssil em viagem?? Isso tudo não tem aí no Wiki… vamos lá, onde foram treinados, e também mais uma pergunta.. quem disse que a Síria gastaria tanta grana pra dar isso pros Hezbollah? Viraram eremitas agora é? Só tem base ideológica isso né, pois pratica seria uma burrice e jogar dinheiro sírio fora!!

        Não existem elementos reais pra se constatar isso, somente a propaganda de guerra de Israel, nada mais, só cortina de fumaça!!

        É uma questão de crença somente.. nada de técnico ou racional pra sustentar A LEGITIMIDADE DE UM ATAQUE DESSES!!

        Valeu!!

  5. Pessoal,

    A verdade é uma só: se Israel baixar a guarda, some do mapa… Não tem ideologia. Não tem bom e nem malvado. O que tem é a luta pela sobrevivência de um Estado que nasceu com a faca no pescoço… Simples assim… E assim sendo, qualquer informação acerca de qualquer coisa que possa ser uma ameaça é levado em conta na hora de tomar uma decisão, ainda mais considerando que esses mísseis seriam sim uma ameaça direta a frota naval de Israel…

    Por fim, basta verificar a história para entender o quanto Israel está ameaçado e que já poderia não existir… A única vez em que Israel de fato vacilou foi durante o Yom Kippur em 1973, e o país sofreu pesadas perdas humanas e pode se dizer que extrapolou as perdas de materiais; um erro que os israelenses não vão se permitir mais uma vez…

Comentários não permitidos.