Cúpula de Montevidéu evidencia Mercosul em crise

8d7bb6_mercosur-paises

Para quem olha de fora, parece um encontro entre grandes amigos. O anfitrião, o chefe de Estado uruguaio, José Mujica, é apelidado “Presidente Pepe”. Todos se tratam entre si de “hermana” e “hermano”. E não se cansam de assegurar que sua aliança regional, o Mercosul, é, por assim dizer, a única alternativa possível para seus próprios países, assim como para o resto da América Latina e Caribe.

Foi assim, harmônico, que o Mercado Comum do Sul se apresentou na conferência de cúpula realizada no imponente Edifício Mercosur, o secretariado da aliança em Montevidéu, diretamente à margem do Rio da Prata.

Perdido em disputas internas

No entanto, a realidade do Mercosul é bem diferente. Ele foi iniciado em 1991, como mercado interno, união alfandegária e zona de livre comércio, pelo Brasil, Argentina, Uruguai e o Paraguai (atualmente suspenso). Mas, no momento, o ambicioso projeto encontra-se estagnado pelas “lutas de trincheira” entre seus Estados-membros.

Não há como negar: a meta comum não foi alcançada, deplorou o vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, em entrevista recente à agência de notícias EFE.

“Nunca conseguimos formar o mercado comum, a união alfandegária está totalmente derrotada, e a zona de livre comércio não funciona em absoluto, porque não há livre circulação de bens e serviços. O Mercosul se encontra num estado de paralisia quase total”, declarou Astori.

Um dos principais motivos para tal estado de coisas é a conduta dos dois maiores membros do bloco comercial. Há um bom tempo o Brasil e a Argentina vêm se hostilizando mutuamente em todos os campos possíveis da política econômica, com restrições comerciais, proibições de importações ou taxas alfandegárias.

Oficialmente, as duas presidentes, Dilma Rousseff e Cristina Fernández de Kirchner, reúnem-se com regularidade, incentivam e prometem transparência e abertura. Por trás dos bastidores, no entanto, as damas não param de se digladiar.

No episódio mais recente desse conflito binacional, a mineradora brasileira Vale retirou-se de um projeto bilionário de exploração de potassa, devido às ingerências por parte da política econômica argentina.

História e psicologia

Ex-guerrilheiro pragmático, o presidente uruguaio, José Mujica, tentou, pouco antes do início da conferência de cúpula, mais uma vez explicar por que nem o mercado comum nem a abertura de fronteiras estão funcionando como desejado.

“Cada um de nós está tão enraizado no próprio Estado nacional e em sua cultura que os defende a qualquer preço. Cada um desconfia dos outros, olhando-os de soslaio, e calculando como pode tirar uma vantagem.” Mas isso não significa que Mujica queira abrir mão inteiramente da ideia do Mercado Comum do Sul.

No entanto, há outros que não se satisfazem com explicações psicológicas. Já ligeiramente nervosa com os atuais sinais de debilitação da economia, há seis semanas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) brasileira divulgou um documento marcado pela preocupação.

Segundo este, o Brasil e o Mercosul estariam resvalando para o isolamento, enquanto o resto do mundo busca avidamente formar alianças de comércio. “O país corre o perigo de perder ainda mais espaço em seus mercados de exportação, se não se dedicar mais intensivamente à procura de novas alianças no comércio internacional”, alertaram os líderes industriais do Brasil.

Presidência venezuelana

Entretanto, abertura internacional é a última coisa que se pode esperar da nova presidência do Mercosul. Nos próximos seis meses ela cabe a Nicolás Maduro, o recém-eleito chefe de Estado venezuelano. O imitador do falecido Hugo Chávez luta, desde já, pela sobrevivência política, e espera que a presidência da aliança comercial venha a ajudá-lo nessa luta.

Maduro promete transformar o Mercosul num “motor do desenvolvimento e união da América Latina”. Para o venezuelano, isso vai muito além de economia e comércio: suas novas metas incluem movimentos sociais e direitos fundamentais, como educação, saúde e alimentação garantida.

Justamente esse último tópico é um enorme problema para a Venezuela, que espera contar com a ajuda dos parceiros do Mercosul. E Maduro procura, naturalmente, alinhar essa ajuda a seu curso político populista de esquerda e antiamericano. Neste sentido, tanto o escândalo de espionagem pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), desencadeado pelo whistleblower Edward Snowden, quanto a escala forçada do avião do presidente boliviano, Evo Morales, vieram bem a calhar.

Apesar de tudo, o Mercosul não está tão paralisado assim. O cofundador Uruguai flerta bem abertamente com outro bloco comercial, a Aliança do Pacífico, criada há pouco mais de um ano. Ao país – pequeno, porém economicamente bem-sucedido – não faltam motivos para tal interesse: os Estados-membros da nova aliança, Chile, Colômbia, México e Peru, apresentam um crescimento econômico de 5%, enquanto o Mercosul não alcança nem a média latino-americana de 3%.

DW

 

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Já falei antes e repito, o mercosul perdeu sua legitimidade moral com o aborto do Paraguai e a entrada pela janela da Venezuela, sem dizer que o Brasil está travado : TEMOS QUE SAIR DESSA.

    • Devo ressaltar que a UNASUL não deve ser tocada em hipótese alguma.
      A Unasul não é uma organização de regentes com determinadas doutrinas ideológicas, é uma organização entre Estados/Países e nesse caso a Defesa do continente é interesse de todos independentemente de comércio, indústria, etc …

  2. rsrsrsrsrsrsrs… até o Mojica ta querendo seguir o Franco e se liberar do merdosul… rsrsrsrsrsrs… o Brasil paga de otário nesse bloco… se tivesse seguindo com independência, nós estaríamos hoje muito melhor… mas o fanatismo ideológico do Foro de São Paulo não deixa… então vamos para o buraco juntos… Venezuela, Brasil, Argentina, Peru e outros vermelhos tão cavando a própria cova… bons tempos em que a balança comercial entre nós e os yankes pendia sempre a nosso favor… mas, devido aos “idealismos” caolhos de nossos “salvadores” estamos fadados a seguir por vias tortuosas rumo ao subdesenvolvimento… as vezes acho que os yankes pagam para que essa gente nunca deixe o país se desenvolver num mundo EMINENTEMENTE capitalista… alguém já pensou o que seria um Brasil sem essa política terceiromundista que nos enfiam goela abaixo???… não tinha para ninguém… mas somos apenas rapazes latinos americanos sem dinheiro no bolso mas cheio de ideais sociais que não dão camisa a ninguém… trabalhar e estudar como coreanos ninguém quer…

    • É bem por aí, fico imaginando que se “usamericanu” fossem tão maus como alguns tontos por aí pregam bastaria a eles financiar a reeleição eterna do PT e pronto: nosso país estaria invariavelmente condenado ao atraso e à pobreza.

      O Mercosul, que já vinha mau das pernas, implodiu de vez no momento em que expulsaram o Paraguai para colocar a Venefavela.

      Resultado da política externa esquerdopata totalmente desconectada da realidade do Itamaralívia, órgão que deve ser extinto assim que a PeTralhada deixar o poder.

  3. Se o Uruguai for esperto ele sai desse barco furado e entra pra Aliança. É visível que o Mercosul perdeu a identidade e hoje se transformou no clube do bolinha dos países antiamericanos.

  4. mercosul ,sempre foi atacado desde a sua criação ,
    e qual mercado no mundo não acontece isso ,nenhum
    o mercosul é o maior mercado da américa latina ,por isso essa propaganda ,esse marketing ruim ,em que essa imprensa sionista usa para difamar o mercosul

    • É verdade, esta imprensa das “zelites” sempre atrapalha os planos brilhantes, progressistas e fantásticos de nossos queridos e amados governos.
      Se não fosse pelas “zelites”, já teríamos ultrapassado a América do Norte (império do mal) e seriamos o maior polo tecnológico do mundo.
      Viva a revolução, abaixo as “zelites” e seu capitalismo.

  5. Dois novos países já foram associados ao bloco, Guiana e Suriname, O
    Equador já é certo. A Bolívia está em processo final de adesão. O Presidente Venezuelano pretende somar todos os países da ALBA com o Mercosul. Uma estrada foi construída e está operacional para dar acesso aos portos do Peru pelo Acre. Outra está sendo construída para atravessar a Bolívia. Existe previsão de ligação ferroviária e rodoviária com os portos do norte do Chile, através da Argentina. Grandes fusões estão sendo realizadas no setor aéreo (Latam), petroleiro, automotivo etc. Todos os anos existe um incremento considerável no comércio regional. Afora isso, existe um trabalho conjunto para a troca de experiências sociais, culturais e tecnologia. O Mercosul é um fracasso só para os descerebrados leitores da Veja.

    • rsrsrsrsrsrsrs… vc é hilário… vindo de um célebre leitor do pasquim Carta Estatal, só devemos achar engraçado… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Você não é hilário, é sem educação mesmo. Sempre tenta desqualificar o comentarista, ao invés do comentário. Você é o quê, um célebre leitor de veja, estadão, folha, globo, um entre tantos enganados ou enganadores desse país. Ou está entre os que não receberam educação suficiente para entender as mentiras das publicações, ou está entre aqueles que são favorecidos pelas políticas de juros altos, pelo desrespeito aos poucos direitos dos trabalhadores, à liberdade de expressão, preferindo a liberdade de imprensa. Seu tempo acabou, você não enganam mais ninguém. Podem até conseguir iludir durante uma semana ou um mês, mas logo a verdade aparece. Entre suas principais empresas, a Globo, está sendo chamada para pagar os impostos que sonegou.

      • Sugiro a leitura de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-62762006000100004&script=sci_arttext para uma maior compreensão do fenômeno mídia no Brasil… apesar dos pesares, ainda que me doa assumir, toda, digo, TODA a mídia atual é figurante num cenário tomado pela hegemonia esquerdista, fato que destrói a capacidade dessa citada mídia influenciar a sociedade como querem transparecer alguns desonestos intelectuais… Globo, Folha, Record ou qualquer outra mídia come nas mãos dos esquerdistas no poder desde a mudança política já nos idos de 1985, sem falar que sem a atuação dessa mesma mídia os militares teriam demorado mais para entregar os pontos… a não ser para os analfabetos políticos que consideram o PSDB e DEM de “direita”, suas palavras não correspondem aos fatos… ta faltando mais profundidade nas declarações impertinentes que vossa pessoa tenta difundir como supostas verdades… se bem que a camarilha de ignorantes esquerdistas tende a aumentar exponencialmente com a aplicação massiva de técnicas de propaganda gramscista perpetradas exatamente pela mídia que vc apregoa como sendo “de direita”… que falta faz uma educação conservadora !!!… nela não há espaços para a burrice…

    • o walfredo esta de parabéns ,escreve pouco e coloca apenas o necessário ,já o zoio azul agora finge que esta do lado nacionalista da nossa pátria ,mas como uma pessoa nacionalista chama o pais em que nasceu de banania ,imitando o hms tiraleite ?
      nacionalista jamais chamaria o nosso pais com um nome pejorativo.
      esta apenas querendo ganhar ibope para depois colocar seu discurso de direita falida ,alias elite !!!!!!!!!

      • Não confunda minha pátria com a sua banania, criada em 1988… essa sua concepção de pais não coaduna com a vontade do povo brasileiro… somente com a vontade da corja esquerdalha no poder…

    • “Dois novos países já foram associados ao bloco, Guiana e Suriname, O
      Equador já é certo. A Bolívia está em processo final de adesão. O Presidente Venezuelano pretende somar todos os países da ALBA com o Mercosul”

      Nuss, e atrair estes encostos, com seus dinossauros idologicos vai nos ajudar em que? A classe politica de todos estes paises que você citou tem a inteligencia empreendedora e de mercado de um macaco mastigando uma lata de goiabada.
      Já não chaga nos encher de rogas e contrabando, agora vão nos empurrar suas quiquilharias em nome de suas “balanças comerciais” que industria tem na Guiana ? e no Suriname ?
      Logo riam a bolsa Mercosul, e que paga a conta ? O grandão bobão 6° “icunumia” que tya bancando esta putaria socialista pela America Latina toda, lamentavel.

    • Com certeza, esta ai a realidade de nossa prosperidade econômica que não deixa margem a duvida. Sem falar em nosso incrível progresso tecnológico e invejável sistema de educação.

  6. PRA QUE SERVE ESSA PORQUEIRA

    A meu ver pra nada a não ser para darmos vantagens as ratazanas latinas.
    Compramos 40% de todas as porqueiras produzidas na Argentina e a tendencia é aumentar uja que nossa iniciativa privada gananciosa aproveita a cambaleante economia de la para querer produzir material Brasileiro em solo Argentino com baixo custo e fugindo de carga tributaria aqui.
    Sempre que a balança indica tender um pouquinho pro nosso lado os ermanos que de ermanos não tem porra nenhuma pois nem nosso DNA eles tem logo chiam e ameaçam boicotes.
    Uma area de livre comercio onde so eles tem vantagens sobre a gente e que transformaram agora em foro ideologico…PRA QUE SERVE ESTA PORQUEIRA?
    Porque insistem em pensarem que deveremos arrastarmos em nossas costas esses porqueiras agragando a nosso produto de melhor qualidade e mais competitivo as porqueiras deles no mercado internacional?Coisa de idiota mesmo né!
    Estariamos muito melhores se caminhassemos por nossas proprias pernas comercialisando diretamente com nossos interesses.
    Essa porqueira de mercosul e de unasul serve apenas ao proposito Bolivariano e a ilusão idiota de ser possivel formar um cinturão intransponivel contra colonizadores.
    Apenas nutrimos cobras enriquecendo-as,desenvolvendo-as e repassando-lhes tudo o adiquirido com muita luta e superação as custas do contribuinte Brasileiro para no fim vermos esses filhos das putas terem seus territorios transformados em bases de operações contra nós.
    Isso é o que dá ter florzinhas e fanchonas em importantes pastas de nosso paia.

    • Conheça a Argentina, vá até Buenos Aires. É evidente que uma parceria real com os argentinos é benéfica para o Brasil. Contudo, a primeira e grande barreira a ser vencida é a cultural. São os séculos de educação voltada para a guerra e para a disputa fratricida. Falar mal dos argentinos, criar e difundir piadinhas é alimentar esse monstro. Em ambos os países existem brasileiros e argentinos que trabalham sinceramente pela integração, mas também existem aqueles que lutam pela manutenção dos muros, que ganham com a manutenção de mercados cativos. A integração permite ganhos de escala e tornam nossas empresas mais fortes para a concorrência externa, mas também impõe novos olhares, associações, fusões, estratégias de distribuição e fabrico. Junto com a Argentina o Brasil é mais forte, juntos possuem população e território equivalente com o dos EUA, fica faltando apenas a tecnologia em eletrônica.

      • Não é um problema cultural mas sim de governos insensatos que estão levando seus países (Brasil, Argentina, Bolívia, etc). a falência econômica.
        Presto consultoria nestes três países e sei bem do que estou falando, você pode se iludir mas a verdade é implacável e já esta mostrando sua cara.

      • Perfeito!…

        É um problema cultural…

        “séculos de educação voltada para a guerra e para a disputa fratricida”

        gauchos se dão muito bem com argentinos.

        AJB… “governos insensatos que estão levando seus países a falência econômica” … EUA? Period.

Comentários não permitidos.