Tiro Técnico 90 mm 22 EE-9 Cascavel modernizados pelo Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP)

tiro_tecnico_EE9_Cascavel4

Militares do EB preparam as viaturas para a realização do tiro técnico (aferição) dos canhões Cockerill MK2 90 mm (Fotos: ESA/Cabo Sobral)

Roberto Valadares Caiafa

Dando prosseguimento ao Programa Estratégico RECOP (Recuperação da Capacidade Operacional), o Exército Brasileiro (EB) realizou no estande de tiro da Escola de Sargentos das Armas (ESA), localizada na cidade de Três Corações, interior do estado de Minas Gerais, o tiro técnico do canhão de 90 mm de 22 viaturas blindadas de reconhecimento EE-9 Cascavel, fabricadas pela extinta Engesa e completamente modernizadas pelo Arsenal de Guerra de São Paulo, organização militar daquela força encarregada de recondicionar/atualizar esse tipo de material.

tiro_tecnico_EE9_Cascavel1

Municiando os carros com cartuchos 90 mm (acima) e viaturas prontas para iniciar os disparos (abaixo)

tiro_tecnico_EE9_Cascavel3

A revitalização dos carros Cascavel, armados com o canhão CMI Defense Cockerill Mk2 de 90 mm nacionalizado pela Engesa, envolve a completa desmontagem dos veículos, revisão estrutural, retificação e substituição de componentes, melhorias nos motores Detroit Diesel 6V-53N 6 cilindros, com 212HP de potência, e a troca de cablagens e sistemas rádios obsoletos por outros mais modernos e confiáveis.

O EB ainda alinha em suas fileiras 243 viaturas do tipo, que deverão ser completamente substituídas até 2025. Apesar da sua blindagem relativamente leve, o Cascavel tornou-se um sucesso de vendas por aliar facilidade de manutenção e operação com a sua alta mobilidade, velocidade e poder de fogo proporcionado pelo canhão de 90 mm Cockerill.

Além do Brasil, Bolívia, Burkina Faso, Chade, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Gabão, Gana, Irã, Iraque, Líbia, Nigéria, Paraguai, Suriname, Togo, Tunísia, Uruguai e Zimbabwe também utilizaram distintas versões do Cascavel.

tiro_tecnico_EE9_Cascavel5

Na atualidade, a empresa CMI Brasil, subsidiária local da CMI Defense (Bélgica) participa das discussões para a definição da configuração de armamento dos novos VBR 8×8 do Exército Brasileiro, programa que deverá ser anunciado ainda em 2013.

tiro_tecnico_EE9_Cascavel2

Fogo! Cascavel larga o aço em Três Corações, no estande de tiro da ESA

Segundo fontes de Infodefensa Brasil, o novo VBR 8×8 deverá ser equipado com torre blindada armada com canhão de 105 mm. A CMI Defense oferece para atender a este requisito a torre CT-CV™ com canhão de 105 mm CV-Gun.

A CMI Defence já integrou, testou, demonstrou e obteve certificação independente para o CT-CV™ em várias plataformas, dentre as quais os veículos Piranha III e Pandur II, da General Dynamics Land European Systems, veículos 8X8 Patria AMV e o WZM Rosomak, e o veículo sobre lagartas Bumar Anders.

Fonte: Tecnologia & Defesa

4 Comentários

  1. Muito importante isso.
    Mas já passou da hora das polícias das capitais de estados possuirem esse tipo de material, são pequenos, rápidos e blindados o suficiente … sem o canhão claro.
    Polícias no mundo inteiro os tem … digita aí que acha.

    http://www.armyrecognition.com/?Itemid=109&option=com_ebygallery&limitstart=100&pic=anti-fire_tracked_armoured_vehicle_international_exhibition_symposium_police_anti_terrorism_technology_equipment_china_001.jpg&path=CIPATE_2011_Police_Anti-Terrorism_Exhibition_China&task=show

  2. stadeu
    13 de julho de 2013 at 11:09

    Muito importante isso.
    Mas já passou da hora das polícias das capitais de estados possuirem esse tipo de material, são pequenos, rápidos e blindados o suficiente … sem o canhão claro.
    Polícias no mundo inteiro os tem … digita aí que acha.

    http://www.armyrecognition.com/?Itemid=109&option=com_ebygallery&limitstart=100&pic=anti-fire_tracked_armoured_vehicle_international_exhibition_symposium_police_anti_terrorism_technology_equipment_china_001.jpg&path=CIPATE_2011_Police_Anti-Terrorism_Exhibition_China&task=show==== Sem o canhão, …obrigado. os caras já fazem (m)lerdas c o q tem …c canhões…Quem vai nos guardar dos guradas?Assim perguntou o poeta…Sds.

  3. Com o merecido respeito a tão nobre viatura,mas já passou da hora de vermos essas viaturas em seus devidos lugares ou seja nos museus , o Cascavel merece todo nosso respeito assim como o Urutu,mas moderniza-los não me parece interessante ,
    O correto seria ter dado continuidade a essa família de blindados de modo que hoje estivéssemos vendo um novo tanque moderno e não modernizado para os dias de hoje !
    Concordo com o uso desses blindados por forças policiais ,mas para o exército já e hora de darem baixa !
    O Ctex poderia desenvolver uma nova família de blindados para o Brasil,pois o Guarani não é um blindado nacional como alguns vem dizendo,esta na hora de retomarmos a independência nesse seguimento de novo !

Comentários não permitidos.