EUA prometem colaborar com investigações sobre espionagem

spySugestão: Barca

Da Agência Brasil

10/07/2013 – 15h23

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, comprometeu-se a organizar uma equipe de especialistas em vários setores associados às comunicações para investigar as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros por agências norte-americanas. Diplomatas que acompanharam a reunião informaram à Agência Brasil que Shannon disse que está disposto a colaborar com as autoridades brasileiras.

O embaixador norte-americano entregou a Patriota um documento, de uma página, informando a criação do grupo de especialistas e se comprometendo a colaborar. Antes, o Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, enviou ao Departamento de Estado norte-americano, por intermédio da Embaixada dos Estados Unidos, nota cobrando explicações.

No texto, o governo brasileiro pede explicações sobre as “alegadas denúncias de espionagem”. A expressão utilizada pelas autoridades brasileiras não foi contestada pelos norte-americanos.

Patriota e Shannon se reuniram ontem (9) à tarde no prédio do Itamaraty. Antes, o chanceler esteve com a presidenta Dilma Rousseff. No domingo (7), quando vieram à tona as denúncias de espionagem, o embaixador norte-americano conversou com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos, na casa do brasileiro em Brasília.

Reportagens publicadas no jornal O Globo informam que por intermédio do acesso a dados obtidos pelo norte-americano Edward Snowden, que trabalhava em prestadora de serviços para a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, há indicações de que cidadãos brasileiros tenham sido monitorados.

As reportagens mostram ainda que havia uma espécie de escritório da NSA em parceria com a Agência de Serviço de Inteligência norte-americana (CIA) em Brasília. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil negou a veracidade das informações, mas não entrou em detalhes.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: Advivo

12 Comentários

  1. Brasil sabe desde 2001 que os EUA espionam internet

    11/07/2013
    RUBENS VALENTE
    DE BRASÍLIA
    O governo brasileiro já reconheceu por duas vezes, em 2001 e em 2008, que os EUA comandavam um sistema de coleta de informações que tinha a capacidade de “intromissão em comunicações eletrônicas” em todo o mundo.

    Em depoimento prestado em 2001 à Câmara dos Deputados, o então ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência no governo FHC (1995-2002), general Alberto Cardoso, disse aos parlamentares que os EUA desenvolveram um projeto, com o nome código de Echelon, em associação com Reino Unido, Irlanda, Austrália, Canadá e Alemanha.

    O projeto tinha a capacidade de interceptar comunicações por e-mail, voz e fac-símile, segundo um relatório do Parlamento Europeu daquele mesmo ano. Segundo o general, além do Echelon, também tinham capacidade invasiva os governos de França, Itália e Rússia.

    O sistema Echelon também era controlado pela NSA (Agência de Segurança Nacional), hoje foco de novas denúncias a partir de vazamentos feitos pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden.

    Em depoimento prestado ao Congresso em 2008, no governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), o engenheiro eletrônico Otávio Carlos Cunha da Silva, diretor do Cepesc (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Informações) da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), confirmou aos parlamentares: “O Echelon intercepta todas as comunicações. […] E não há só um Echelon, há o Echelon americano, o Echelon europeu”.

    Indagado por um deputado sobre que tipo de informação poderia ser captada pelo sistema, Silva explicou que era toda comunicação “que está no ar”, em “satélites, links de micro-ondas, torres”.

    Silva indicou que o GSI havia estudado o Echelon: “Esse equipamento envolve seis países, é uma rede de países. A gente até poderia fazer uma apresentação depois sobre isso. Mas é uma rede de países envolvidos, com uma rede de supercomputadores envolvidos, com um volume de recursos absurdamente envolvidos para esse processo”.

    RELATÓRIO EUROPEU

    O Echelon foi, em 2001, alvo de uma ampla investigação no Parlamento Europeu, aberta após reportagens publicadas pela imprensa europeia ao longo da segunda metade da década de 90. A apuração acabou por comprovar a existência do sistema.

    No relatório final de 198 páginas, há vários depoimentos de antigos funcionários do governo americano que confirmam a atuação do sistema desde os anos 70 pelo menos.

    Há, porém, indicações de que ele foi criado em 1948, quando da assinatura do acordo de cooperação de inteligência “UKUSA”, do tipo “Sigint”, sigla que indica espionagem de sinais inteligentes’, de comunicações e eletrônicos, assinado por Reino Unido, EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

    Segundo o relatório, o Echelon foi usado pelos EUA para colaborar com a empresa americana Raytheon por ocasião da disputa, lançada pelo governo brasileiro, por serviços e equipamentos para o sistema de vigilância da Amazônia, o Sivam. Os americanos venceram a disputa.

  2. Depois deste caso de espionagem, o F-18 deve ter perdido a preferência junto ao governo brasileiro foi um tiro no dedão do pé. kkk… Quanto as explicações do embaixador americano Thomas Shannon e sua equipe, só mesmo louco ou retardado para lhe dar crédito, chega de vigaristas querendo nos passar a perna.

  3. Brasil precisa urgentemente lançar seu primeiro satélite , ou continuaremos expostos as mesmas bibilhotagem estrangeira.
    Desde empresas gringas querendo sempre estar um passo a frente de nós , e governos monitorando todo nosso cotidiano.
    Nem militares tem satelite próprio , vivem de aluguel ;/
    É a falência da Republica Federativa do Brasul.

    Brasil sem ordem , sem progresso.

    • Infelizmente você esta coberto de razão,estamos no mato sem cachorro e o pior é que parece que o governo ainda não tomou conhecimento disso !

    • E não só um satélite, precisamos também de uma inteira rede pra abandonar o GPS americano e ainda ter de volta tudo o que foi vendido com a Embratel, e foram vários satélites de comunicação… os novos devem ser de propriedade do estado, com liberdade de transmissão por empresas brasileiras através de pagamento por uso dos serviços de transmissões satelitares!

  4. Bob Fernandes / Espionagem da CIA, FBI, DEA, NSA…e o silêncio no Brasil

    Da TV Gazeta

    Por Bob Fernandes

    O ex-presidente Fernando Henrique diz: “Nunca soube de espionagem da CIA” no Brasil. O governo atual cobra explicações dos Estados Unidos, e a presidente Dilma trata do assunto com a cúpula do Mercosul no Uruguai. O Congresso envia protesto formal ao governo de Obama.

    Vamos aos fatos. Entre Março de 99 e abril de 2004, publiquei 15 longas e detalhadas reportagens na revista Carta Capital. Documentos, nomes, endereços, histórias provavam como os Estados Unidos espionavam o Brasil.

    Documentos bancários mostravam como, no governo FHC, a DEA, que combate o tráfico de drogas, pagava operações da Polícia Federal. Depositava na conta de delegados. Tempo em que a PF não tinha orçamento para bancar todas operações.

    A CIA, via Departamento de Estado, pagou uma base eletrônica da PF em Brasília, até os tijolos.Para trabalhar nessa base, até o inicio da gestão do delegado Paulo Lacerda, agentes e delegados da PF eram submetidos ao detector de mentiras nos EUA. Em hotéis em Washington.

    Isso até que viessem a gestão do ministro Marcio Thomas Bastos e do delegado Paulo Lacerda e orçamento adequado. Essa base na PF chamava-se CDO. Publicadas as reportagens, tornou-se SOIP, depois COE. Hoje é a DAT, Divisão Antiterrorismo.

    Carlos Costa chefiou o FBI no Brasil por 4 anos. Em entrevista de 17 páginas, revelou: serviços de inteligência dos EUA haviam grampeado o Itamaraty. Empresas eram espionadas. Nem o Palácio da Alvorada escapou.

    Pelo menos 16 serviços secretos dos EUA operavam no Brasil. Às segundas-feiras, essas agências realizavam a “Reunião da Nação”, na embaixada, em Brasília.

    Tudo isso foi revelado com riqueza de detalhes: datas, nomes, endereços, documentos, fatos. Em Abril de 2004,publicamos os nomes daqueles que, disfarçados de diplomatas, como é habitual, chefiavam CIA, DEA, NSA e demais agências no Brasil.

    Chellotti, diretor da PF, caiu depois de reportagem, em março de 99. Isso no governo de FHC, que diz desconhecer ações da CIA. Renan Calheiros, seu ministro da Justiça, foi convocado pelo congresso. Em público, se esquivou. A mim, disse: “Isso é assim mesmo, é do jogo”.

    Carlos Costa, que chefiara o FBI no Brasil, foi ouvido em sessão secreta do Congresso, já em 2004. E confirmou tudo o que dissera na entrevista. Sobre a presença do seu FBI, da CIA, DEA, NSA, e sobre a espionagem em geral.

    Tudo isso sob quase absoluto e estrondoso silêncio. Um silêncio assustador à época. Tão assustador quanto a suposta perplexidade ao “descobrir”, só agora, que os Estados Unidos, e não apenas eles, espionam o Brasil e o mundo.

    Vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aPV0kebN8o4

  5. “embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, comprometeu-se a organizar uma equipe de especialistas em vários setores associados às comunicações para investigar as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros”

    Os criminosos vão investigar o crime?

  6. Carl
    11 de julho de 2013 at 15:22

    “embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, comprometeu-se a organizar uma equipe de especialistas em vários setores associados às comunicações para investigar as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros”

    Os criminosos vão investigar o crime. === E bem possível q n ‘ortoridades’ aceitem a ajuda competente do n irmão caim do norte, bisbilhoteiro. Eles ñ são confiáveis. Eis outro exemplo p nós.Espero q essa dona ñ compre o vestuto F-18. Amém.Sds.

  7. Li a reportagem de Bob Fernandes, e o mais assombroso é saber que o Renan Calheiros na época ministro da justiça sabia de tudo e hoje o mesmo canalha comanda o Congresso Nacional. De Bob Fernandes: “FHC, que diz desconhecer ações da CIA. Renan Calheiros, seu ministro da Justiça, foi convocado pelo congresso. Em público, se esquivou. A mim, disse: “Isso é assim mesmo, é do jogo”.

  8. Só tenho uma reação possível diante disso: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Po, uma piada de vez em quando é bom, mas ai também já é demais né fera?

Comentários não permitidos.