Projeto do submarino ítalo-russo S-1000 não está enterrado

S 1000
Submarino S-1000 desenvolvido pela Fincantieri e Rubin (

Tradução e adptação E.M.Pinto

A Proposta para desenvolvimento e produção conjunta de um pequeno submarino ítalo-russo revelado em 2006 ainda é válida. Mas o projeto S-1000 evoluiu. Durante o evento naval em San Petersburgo, Rússia, um funcionário da sociedade russa Rubin, que trabalha no S-1000 juntamente com grupo italiano Fincantieri, fez esta revelação ao público presente. Ele disse à agência de notícias RIA Novosti que o projeto passou por profundas modificações para atender às necessidades dos países potencialmente interessados. Os mercados-alvo são sempre o Oriente Médio e Sudeste da Ásia, mas também as marinhas russa e italiana.

Com 56,2 m de comprimento e  deslocamento de 1.100 toneladas, o S-1000 tem seis tubos para 14 torpedos e mísseis anti-navio. Com uma tripulação de apenas 16 marinheiros, o navio foi projetado para ser capaz de embarcar ainda mais 12 comandos. Capaz de atingir 250 metros de profundidade e uma velocidade de 14 nós, o navio pode ser equipado com um sistema de propulsão independente do ar (AIP) ampliando-lhe a resistência submersa em mais 1000 milhas à 4 nós.

Este tipo de pequeno submarino se adapta bem às missões costeiras, operando em águas rasas como o Mar do Norte e regiões litorâneas.  O mercado para este tipo de navio é potencialmente importante, portanto, ter diferentes desenhos industriais desenvolvidos para atender a essas necessidades é o foco do grupo Rubin e Fincantieri. Além do projeto ítalo-russo, S-1000 há outros projetos semelhantes como o Andrasta da DCNS francesa e o U 212 da HDW alemã.

Fonte: Mer et Marine

3 Comentários

  1. AIP, 16 tripulantes , 250 mts profundidade muito bom mesmo, agora o tamanho de 56,2 mts de cumprimento não sei dizer se é considerado mini submarino.
    De qualquer forma não deve ser muito caro de fazer e manter e o Brasil tem tecnologia suficiente para construir um desses.
    Abs.

Comentários não permitidos.