Chefe do Estado-Maior dos EUA é prudente sobre diálogo com talibãs

hNUshi

O chefe do Estado-Maior Conjunto americano, Martin Dempsey, pediu prudência neste domingo em relação às negociações com os talibãs no Afeganistão pelo lançamento de um diálogo de paz. “Sempre é difícil pensar nas perdas que sofremos e na ideia de que, em algum momento, devemos procurar nos reconciliar com os talibãs”, declarou Dempsey à emissora de televisão CNN.

“Todas as guerras terminam com algum nível de reconciliação política. Essa é a forma, em que podem terminar”, afirmou o comandante.

Pelos menos 3,2 mil militares americanos morreram desde que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão em 2001, levando à derrocada do regime talibã.

Agora, os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) planejam retirar todas as tropas de combate até o final de 2014 e tentam promover a reconciliação entre o governo afegão de Hamid Karzai e os talibãs.

Nos próximos meses, acredita Dempsey, as forças da ordem afegãs conseguirão ser “capazes de oferecer segurança na maior parte do país”.

Ele pediu ainda que os americanos veteranos das guerras do Iraque e do Afeganistão não sejam vistos como vítimas e que lhes sejam dadas oportunidades para trabalhar e contribuir com suas comunidades.

AFP

 

Fonte: Terra

1 Comentário

Comentários não permitidos.