Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza teste com turbina para Vant

TAPP-600x450

Dando o início a nova fase de desenvolvimento do projeto TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência) foi realizado (4/7) o ensaio funcional com querosene de aviação no Banco de Provas de Turbinas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Durante o ensaio, a turbina atingiu a rotação de 9.000 RPM, permanecendo nesta condição por cerca de quatro minutos até o corte da combustão.
As próximas etapas da campanha de testes são a determinação de parâmetros de operação do motor desde o seu acendimento, estabilização da rotação em idle e posterior aceleração à condição de máximo empuxo.

O projeto TAPP é um desenvolvimento totalmente nacional de turbina a gás conduzido pelo DCTA, IAE, ITA e pela empresa TGM Turbinas Indústria e Comércio Ltda. O projeto, que conta com financiamento da FINEP e da empresa TGM Turbinas, trata-se de um motor turbojato, da classe de 5.000 N de empuxo, para emprego em veículos aéreos não tripulados com peso máximo de decolagem entre 900 kg e 1.200 kg.

O ensaio contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e oficiais do DCTA, que foram recebidos pelo Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Diretor do IAE.

Fonte: Defesa Aérea e Naval

10 Comentários

  1. Eu queria mais explicações a respeito dessa turbina se pode realmente ser utilizada por algum Vant de reconhecimento e ataque ou vai ser apenas para alvos aereos tipo decoy´s para a FAB ?

  2. Excelente notícia e espero que futuramente o Brasil desenvolva turbinas não só para Vants mais tambem para a aviação civil e militar para deixar de ser dependente de turbinas estrangeiras. O primeiro passo já foi dado.

  3. Meu camarada, quatro minutos de acionamento é um tempo consideravelmente bom, e peso máximo de decolagem entre 900 kg e 1.200 kg não é nada mal, será isso um pequeno míssil ?? quantos quilos pesam os foguetes do Astros ?? para simples comparação .

  4. Excelente noticia, isto sim é ganhar uma copa de ciência e tecnologia e lobby contra os grandes, parabéns Brasil!

  5. Belos exemplos! E a FAB.. se tivesse dividendos suficientes aproveitando o parque aeroespacial que possui, lucrando! Com seu instituto de tecnologia aeronáutica.. visão!.. Estaria hoje sem mendigar pra o Governo! o fx-2.. falam tanto de embraer, que é uma empresa privada!… kc-390 conglomerado de empresas privadas! Vejam a Marinha! Tecnologia nuclear 100% nacional.. lucrando com isto! Vai bancar o grosso do submarino nuclear!.. Seja escolha ruim ou não..

Comentários não permitidos.