A política acima da lei

EVO

Os peritos em legislação russos afirmam que o caso de alteração do trajeto do avião do presidente da Bolívia não passa da violação grosseira do direito internacional e do direito diplomático. As ações de certos serviços europeus são avaliadas neste caso como banditismo aéreo.

Foi esta a conclusão a que chegaram os participantes da mesa redonda de legisperitos e politólogos russos que tinham se reunido na agência RIA Novosti.

O membro do Conselho Social junto da Agência Federal do Transporte (Rostransnadzor) Rafail Aptukov, que tinha participado da mesa redonda, revelou que Portugal foi o primeiro país a fechar o seu espaço aéreo para a passagem do avião do presidente da Bolívia, mas fez isso de antemão, quando o avião presidencial ainda se encontrava na terra, enquanto que os respectivos serviços da França e da Espanha informaram a sua decisão mais tarde, quando o avião presidencial já estava no ar, o que fez a tripulação boliviana procurar um aeródromo de reserva para o pouso e reabastecimento. Foi o aeródromo de Viena. Todos atuaram de acordo com as exigências da convenção de Chicago e consolidação de regras da aviação civil, – apontou Rafail Aptukov.

“Existe a organização chamada Eurocontrole, que exerce o controle do espaço aéreo da Europa unida. Ao mesmo tempo, qualquer país tem o direito de denunciar as decisões desta organização. É difícil de explicar, o que é que houve neste caso – uma protelação burocrática, um jogo político ou alguma outra coisa. Mais tarde tudo ficará claro. Aparentemente não se pode fazer grandes reclamações no plano de segurança dos vôos. Não quero tirar conclusões sobre o acontecimento com o avião do presidente da Bolívia, mas este é um caso sem precedentes. As regas são mesmas para todos, seja qual for o vôo em questão – de um avião presidencial ou de um avião de passageiros comum.”

Boris Martynov, vice-diretor do Instituto da América Latina, apontou que o caso do avião do presidente boliviano é uma manifestação de desrespeito total do direito internacional.

“Além da convenção de Chicago existe também a convenção de Viena sobre as relações diplomáticas que proporciona certos privilegios não somente aos presidentes e chefes de Estado mas também a diplomatas ordinários que dispõem do direito de imunidade diplomática. Neste caso trata-se do destino do direito internacional pois se pode afirmar, – usando a linguagem figurada, – que nos últimos anos este direito serve simplesmente para limpar os pés. Agora a influência deste direito no mundo é mais baixa do que nunca. O caso do presidente boliviano é o caso de restrição aberta da liberdade do Estado boliviano.”

O antigo piloto Oleg Smirnov, atualmente presidente do Fundo de Desenvolvimento da Infra-estrutura do Espaço Aéreo, especificou que o vôo de um avião presidencial é um voo especial. A situação que o presidente boliviano Evo Morales teve que enfrentar afeta também a Rússia, dado que o avião tinha partido precisamente do território russo. As autoridades de Portugal, França e Espanha deviam avisar de antemão a direção russa que pretendiam fechar o seu espaço aéreo para este voo. Mas isso não se deu.

“Trata-se de um caso de banditismo estatal, diplomático e aéreo! Creio que este caso será investigado cuidadosamente e discutido. Neste caso nem tudo comporta uma só forma de interpretação. Mas a informação que vem por parte da mídia ocidental confirma que a respectiva ordem vinha da OTAN. E quem é que manda na OTAN? Todo o comando está nas mãos de uma pessoa jurídica só – os EUA.”

Na opinião do politólogo Serguei Mikheev as conclusões já podem e devem ser feitas. A responsabilidade por esta história indecorosa com o avião do presidente boliviano cabe à política dos Estados europeus que simplesmente menosprezam o direito internacional.

“Este é um ato de desrespeito clamante ao nível interestatal.Por exemplo, em princípios do século XX, um caso idêntico serviu de pretexto para declarar a guerra. Este ato pode ser avaliado como menosprezo clamante dos direitos dos Estados soberanos por parte dos dirigentes europeus e dos que fizeram os europeus dar este passo.”

Esta história está clara ao máximo. Uma só pessoa pôde desvalorizar investimentos no valor de bilhões de dólares nos sistemas de alto conteúdo tecnológico. O homem chamado Snowden pôs a nu toda esta informação. Foi um fracasso tremendo dos serviços secretos dos EUA e de todo o sistema de gestão da política externa. Os americanos estão enfurecidos! E os fracassos se repetem. Já houve o caso de Assange, agora veio Snowden, houve também vários exemplos menores. Os americanos necessitam de Snowden para mostrar como ele é assado numa cadeira elétrica para que outros percam a vontade de fazer o mesmo.

“Mas eles não conseguiram prender Snowden e agora estão nervosos, lançando mão de ações altamente duvidosas, como, por exemplo, o pouso forçado do avião do presidente boliviano. O espaço aéreo foi fechado devido à pressão fortíssima por parte dos EUA.E os europeus mostraram como é curta a rédea com que os americanos os guiam. E todas as suas conversas e argumentos sobre a supremacia do direito internacional, sobre a autonomia e independência não passam do mero palavreado. Os americanos mostraram claramente, quem é que manda em casa europeia.”

 

 

Fonte: Voz da Russia

13 Comentários

  1. A Rússia poderia manifestar a sua insatisfação com esse episódio,concedendo asilo ao Sr Snowden , esse fato seria a coisa ideal a se fazer e deixaria claro para os EUA a posição de algumas nações contra essa violação do direito internacional !

  2. Belo texto. Tem brasileiros burros defendendo esse atentado contra o presidente Boliviano. A Europa passou por todas as leis internacionais ao fazer isso.

    • O fato de algumas pessoas concordarem com a atitude dos países europeus não as torna burras meu caro, até porque permitir a passagem de qualquer aeronave pelo espaço aéreo é uma decisão soberana de cada país.

      • Resumo da ópera:
        —-

        “E os europeus mostraram como é curta a rédea com que os americanos os guiam. E todas as suas conversas e argumentos sobre a supremacia do direito internacional, sobre a autonomia e independência não passam do mero palavreado. Os americanos mostraram claramente, quem é que manda na casa europeia.”

  3. “Mas eles não conseguiram prender Snowden e agora estão nervosos, lançando mão de ações altamente duvidosas, como, por exemplo, o pouso forçado do avião do presidente boliviano. O espaço aéreo foi fechado devido à pressão fortíssima por parte dos EUA.E os europeus mostraram como é curta a rédea com que os americanos os guiam. E todas as suas conversas e argumentos sobre a supremacia do direito internacional, sobre a autonomia e independência não passam do mero palavreado. Os americanos mostraram claramente, quem é que manda em casa europeia.”===== Os Russos estão mt certos, os europeus são mesmos uns vassalos, Cínicos…cuidados com os francos e os iankSS, já traíram a Argentina(1982)., o TIAR…trágico.Sds.

  4. Qual deveria ser o tratamento dado a um espião que traísse o Brasil???… já sei… indenização vitalícia e um busto como herói da revolução que nunca houve nesse pais… mas como usamericanos malvados são intolerantes a traidores, e nenhum deles jamais chegou a presidência dos EUA, exceto obamis, essa perseguição ao espião russo (sim, ou vcs acham que ele é pró América, amante da bandeira listrada…) é sem cabimento???… ta certo… desde que seja contra os EUA, vale tudo… Ah, e os russos são caras legais, os únicos que realmente querem libertar-nos da coleira americana… rsrsrsrsrsrs… ainda vivemos na época da guerra fria onde o stablishment cultural brasileiro ainda bebe cubalibre e canta “Para não dizer que não falei das flores”… rsrsrsrsrsrsrs…

    • Qual o tratamento para traídores??..

      Morte lenta e dolorosa pra traidores…

      Pouco importa qual países traíram…

      Traidores como o Snowden pros USA, a Sanches pra Cuba ou da URSS como o Viktor Belenko… todo traíras!!

      Mas a única que pode voltar pra casa é a Sanchez, que não sofre retaliação de ninguém em Cuba por ser muito popular fora do país… os demais não, ficaram pra fora eternamente!

      • Francoorp:

        Snowden e Belenko são ambos traidores. Belenko entregou de mão beijada para os EUA o mais poderoso caça soviético da época. Snowden agora revela os segredos da espionagem. Mas o caso de Snowden é pior visto que ele não foi coagido a se tornar espião.

        Já Yoani Sanhéz não é traidora e sim crítica do regime cubano. São coisas distintas. Se eu usasse essa mesma régua teria de enquadrar Michael Moore como traidor e não é o caso.

  5. Qual deveria ser o tratamento dado a um espião que traísse o Brasil???…
    ———————————–

    Quem traiu o EUA, foram os políticos e serviços de inteligência como a NSA! Que se venderam a poderosos lobis que atuam as margens da lei e violando flagrantemente a 4ª emenda da constituição do EUA, que garante os direitos à intimidade e privacidade…. exerceram e ainda exercem! vigilância massiva sobre as comunicações pessoais e privadas de centenas de milhões de pessoas, coisa típica de regimes totalitaristas!

    Traindo assim, os tão (ingenuamente) aclamados valores americanos em que o estadunidense médio crê…Snowden só, corretamente e corajosamente, denunciou este gigantesco e ilegal sistema de controle totalitário.

    A vasta maioria dos cidadãos estadunidenses só tem agradecer a Snowden, quem está furioso são os déspotas que almejam poder absolutista sobre a vida de cada um de nós !

  6. Todos tem o direito de ser ingênuos… alguns não fogem a regra… principalmente quem nunca jogou o jogo para valer… “Caminhando e cantando…”…

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. A política acima da lei – Plano Brasil « Veja, Brasil
  2. A política acima da lei – Plano Brasil | Veja, Brasil
  3. A política acima da lei – Plano Brasil | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.