Defesa & Geopolítica

Link BR2: FAB realiza segundo workshop sobre o tema

Posted by

Foto32W.LinkBR2.

O sistema de troca de informações por enlace de dados, cujo protocolo será o Link BR2, permitirá interconectar mais de 1.000 aeronaves, em diversas redes, trocando dados, simultaneamente, entre si. (ilustração Ivan Plavetz)

Ivan Plavetz

A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou nesta segunda-feira (01) no auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), o segundo workshop sobre o Projeto Link BR2, evento conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e promovido pela Mectron – Engenharia, Indústria e Comércio S/A, uma empresa do grupo Odebrecht.

O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de informações sobre a tecnologia de enlaces de dados operacionais (datalink) entre o Ministério da Defesa, as Forças Armadas e a Mectron, esta última desenvolvedora do programa, com vistas a evolução conceitual e tecnológica do tema.

Os planos preveem que o sistema seja difundido para um numero maior de aeronaves da frota da FAB, incluindo helicópteros, aviões de patrulha e de reabastecimento em voo, bem como para unidades do Exército Brasileiro e Marinha do Brasil.

No caso especifico da FAB, as comunicações via datalink proporcionam inúmeras vantagens sobre os tradicionais métodos empregados até pouco tempo atrás. Duas delas merecem destaque. A primeira refere-se ao fato de que a troca de informações entre aeronaves e entre estas e estações de superfície se dá através de dados codificados e não por voz, embora esse último modo esteja disponível.

A segunda corresponde à capacidade de transmissão de informações coletadas por aeronaves equipadas com sensores de grande raio de alcance (radar Erieye do E-99, por exemplo) para aeronaves sem radar como o A-29, ou então, para aviões de combate F-5EM que estejam na linha de frente de uma operação de ataque ou interceptação que demande uma surtida eletronicamente “silenciosa”, ou seja, sem o emprego dos seus sistemas eletrônicos ativos, incluindo os radares Grifo F/BR.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

4 Comments

shared on wplocker.com