A presidente Dilma Rousseff condenou o que considerou um “constrangimento” ao presidente da Bolívia, Evo Morales

evo morales

Diogo Alcântara

A presidente Dilma Rousseff condenou nesta quarta-feira o que considerou um “constrangimento” ao presidente da Bolívia, Evo Morales, que teve o pouso de seu avião negado por países europeus devido a suspeita de que o ex-analista da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), Edward Snowden, estaria na aeronave. Para a presidente, a atitude europeia compromete o diálogo entre o continente e a América Latina.

“O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito”, afirma um trecho da nota atribuída à presidente brasileira.

Autoridades bolivianas informaram que o avião de Morales teve que ser desviado a Viena na terça-feira à noite, depois que França, Itália e Portugal negaram o pedido de entrada em seu espaço aéreo.

“O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina. Compromete o diálogo entre os dois continentes e possíveis negociações entre eles. Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação”, diz Dilma em outro trecho.

“Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Europeia”, acrescenta a presidente.

A governante brasileira se solidarizou com o presidente do país vizinho e se comprometeu a encaminhar “iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso continente, para que situações como essa nunca mais se repitam”.

Para essa quinta-feira, a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) convocou uma reunião emergencial a ser realizada em Cochabamba, na Bolívia. Quem representará o governo brasileiro é o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Santos.

 

Fonte: Terra

 

Bolívia anuncia reunião de presidentes latino-americanos sobre caso Snowden

O governo da Bolívia anunciou nesta quarta-feira que vários presidentes latino-americanos estão convocando uma reunião amanhã, na cidade de Cochabamba, para debater o incidente sofrido pelo presidente, Evo Morales, cujo avião foi vetado de sobrevoar e aterrissar em vários países europeus.

O vice-presidente Álvaro García Linera disse que o governo peruano, que preside temporariamente a União de Nações Sul-americanas (Unasul), coordena a convocação de uma reunião de emergência do bloco, mas que, por iniciativa própria, vários líderes decidiram fazer parte do encontro na Bolívia.

“Vários presidentes da América Latina estão se voluntariando para comparecer amanhã à cidade de Cochabamba a partir do meio-dia”, afirmou García Linera em entrevista coletiva.

Os governantes pretendem abordar a crise diplomática iniciada depois que França, Itália e Portugal negaram o trânsito aéreo ou a aterrissagem do avião presidencial de Morales sob suspeitas de que ele pudesse ter a bordo o ex-técnico da CIA Edward Snowden.

García Linera disse que o presidente do Equador, Rafael Correa, entrou em contato por telefone há algumas horas para comentar esta iniciativa, que surgiu por “vontade própria” dos governantes.

“(Existe) a possibilidade de estarem presentes a presidente Cristina (Kirchner, da Argentina), talvez o presidente da Venezuela (Nicolás Maduro), o presidente do Uruguai (José Mujica). Veremos se outros presidentes comparecem em Cochabamba”, acrescentou.

Morales, que retornava de Moscou após participar de uma reunião de países produtores de gás, precisou ficar no aeroporto de Viena por 13 horas depois que Portugal, França e Itália impediram o seu avião de aterrissar ou sobrevoar seus territórios, o que o governo boliviano qualificou como “sequestro”.

Segundo o vice-presidente, amanhã haverá uma “reunião de reparação” a Morales e à América Latina, que “se sentiu indignada, lesada, maltratada” com este ato de “desprezo aos regulamentos internos dos voos internacionais” e “de ataque aos povos”.

“O sequestro do presidente Evo foi um sinal de querer castigar a vontade dos povos, a integração continental, as grandes transformações soberanas construídas pelos povos que se libertam de impérios, de potências estrangeiras”, disse.

García Linera acrescentou que “essas potências estrangeiras falharam”, pois “o continente se mostra mais unido, o presidente Evo mais sólido e a Bolívia muito mais unida em defesa de sua soberania e de seus direitos”.

Nas últimas horas, vários setores sociais leais ao governo expressaram solidariedade a Morales e criticaram os países europeus que impediram o trânsito do avião presidencial.

Estas organizações oferecerão a Morales um festa de recepção hoje à noite em La Paz, quando o presidente chegar ao país vindo de Fortaleza, última escala de um trajeto que o levou de Viena às Ilhas Canárias, na Espanha, de onde segue em direção ao Brasil.

EFE

 

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. Tem que condenar mesmo.. e se fosse com o avião do Brasil?? Iriam defender os outros também é??

    O Prepotente É SEMPRE PREPOTENTE E ARROGANTE… se faz com um… faz qualquer um… e seria no meu ponto de vista um ultraje TOTAL E ABSOLUTO SE O AVIÃO PRESIDÊNCIA BRASILEIRO PASSASSE POR ISSO… um ato infame e inaceitável, tem que condenar mesmo!!!

    não… NÃO….

    Esse ato não tem desculpa por ter acontecido com o Boliviano bolivariano… poderia acontecer conosco também, e seria INACEITÁVEL DO MESMO JEITO!!

    Tão se achando demais esses países da OTAN… isso demonstra que tipo de gente integra e humanitária são… como são justos, honestos, educados, tolerantes e cordiais né??

    Conversa fiada, se faz com um faz com qualquer um!!

    O Brasil tem que deixar claro que não aceita esse tipo de situação nem agora nem nunca, fez bem em mandar o recado e a própria indignação!!

    Valeu!!

  2. A única lei que foi violada foi a invasão do avião pelas autoridades austríacas o que eu até acho graça já que o Morales criticou apenas Portugal Italia e França.A Bolívia já tinha sido avisada por Portugal que não tinha autorização para sobrevoar o espaço aéreo europeu dia 1 de Julho(nem a colombiana nem a Venezuela) mas mesmo assim decidiu tentar e depois veio criticar, e penso que cada país ainda manda no seu espaço aéreo e decide quem pode passar ou não passar lá fosse ou não fosse os EUA que tivessem dito para não deixarem passar.
    Porque se querem que vos diga todos os países europeus sabiam que estavam a ser espiados e aposto que até sabem mais do que o Snowden, apenas não querem que opinião publica saiba.
    Basta ver o pouco interesse dos países em acolherem o Snowden.

  3. “Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Europeia”, acrescenta a presidente.”
    As palavras da Presidente Dilma não poderiam ser melhores,oque houve com Evo Morales foi uma afronta sem precedentes, um ato covarde por parte dos esnobes governos europeus para com a América Latina!
    Portugal é um pária na comunidade mundial,Itália vive as voltas com seus governos rocambolescos e de vez em quanto quer possar de país certinho, agora o pior foi a França do Presidente Hollande um homem ligado as massas citou até Lula nas eleições,presidente do IGUALITÉ.FRATERNITÉ and LIBERTÉ,a França que deu os códigos dos mísseis para os ingleses na Guerra das Malvinas, a França do Marechal Petain, do caso Dryfus da Guerra da Lagosta !
    Temos que ter muito cuidado ao lidarmos com a França,ela pode querer nos enganar no PROSUB e caso ganhe o FX, pode nos negar oque foi contratado ou nos dar equipamentos sem qualidade,a França já deu sinais de não ser confiável !

  4. só tenho a dizer o seguinte, França, Itália e Portugal são um monte de pucha sacos. eles ñ tem politicas externas e muito menos interna sem a aprovação dos EUA… esse episodio mostra que mesmo que os Países da UNIÃO EUROPEIA resmungue sobre as politicas dos EUA. eles ñ pode fazer nada quanto a isso …
    e quanto ao BRASIL, ele ñ tem nada que se envolver. pois o governo da BOLÍVIA foi quem procurou essa sarna para se coçar… a partir do momento que aquele governo se mostra sem confiança nem uma!!!

  5. São estados vassalos e tem de obedecer ao seu amo e senhor…O BRASIL tem + q condenar tal atitude de maneira enfática e firme..questão de unidade(UnaSul/MercoSul)e empatia.Esse n irmão caim do norte ñ é confiável ,assim como sua gangue(otan). sds.

  6. Vistoriaram as cuecas do cocaleiro né pra ver se tinha plutonio.
    E sobre o Egito a Dilminha chorou : “Não podem tirar um governo eleito democraticamente pelo povo”…kkkkkk…Não né!Desde que o proprio povo vai para as ruas exigir a queda quem deveria faze-la?O povo irado para despedaçar a todos ou as forças armadas para evitar-se um banho de sangue!
    Claro que a Bolivarianada esta solidaria com Evito a vitima dos segregacionais Europeus e os Russos mais ainda unicamente para venderem seus produtos a America Latina.
    Carlos meu caro so tolos Brasileiros,vendidos e baba óvos confiam no Irmão Caim do Norte.Não so eles mas ingleses,Franceses e Holandeses prepara forças a mais de decada em paises Latinos com Selvas visando unicamente a nossa Amazonia.
    Então note meu camarada que nossas forças armadas não são tão coesas como se pensam.Enquanto nosso Exercito prepara-se para bater-se com a corja da OTAN na Amazonia,a FAB e a MB babam os óvos dos caras.
    Eu ja citei aqui neste espaço uma fraze que ouvi a anos de um cara que eu não conhecia e que so depois vim saber que o mesmo era um cientista politico Chileno.
    Seus olhos brilhavam olhando para mim dizendo :-“O Brasil é uma potencia”..E eu dizia que não eramos e que nem essa pretenção tinhamos.E ele foi mais alem: _”O dia que houver uma guerra de verdade sera entre os EUA e o Brasil e um dia que houver uma guerra civil de verdade sera a guerra civil Brasileira,que fara a Espanhola parecer fichinha”.
    Jamais me esqueci destas palavras e a cada dia vejo esse quadro cada vez mais evidente e inevitavel para nós Brasileiros.
    O problema é justamente esse atual governo,não estou falando agora do ponto de vista ético e sim estrategico,que por ser revanchista deixa o Brasil desprotegido a merce da cobiça externa.
    A unica certeza que temos é que o Brasileiro é patriota extremo.altamente violento,sadico e sanguinario.E apesar de não termos poderio bélico somos o guerreiro que qualquer inimigo gostaria de evitar.Por isso manipulam o povo e nos colocam em armadilhas forenses internacionais.
    Nenhum pais,nenhum povo soberano e livre é obrigado a submeter-se sobre leis e regras externas sobre questões internas.
    Soberania é inquestionavel,inegociavel.

    • Sempre bom ler as tuas postagens maluquinho.. hahaha

      ”O dia que houver uma guerra de verdade sera entre os EUA e o Brasil e um dia que houver uma guerra civil de verdade sera a guerra civil Brasileira,que fara a Espanhola parecer fichinha”.

      O chileno deve ter viajado na Bolívia cocaleira antes né….

      Guerra não teremos… é mais fácil comprar o pessoal por aqui, como estão fazendo agora pedindo golpe de estado pra tirar o governo vermelho corrupto… SEMPRE MAIS DO MESMO, IGUAL 64…não, é já tudo armado, fica mais barato assim do que uma guerra ativa!

      Esse caso aí foi um dos mais amadores erros que a Europa poderia cometar, coisa de terceiro mundo… que sujeira ficou a ficha da EASA com essa brincadeira toda… os russos estão rindo até não aguentar mais por terem espalhado essa voz e conferir a reação da Europa nervosa pela espionagem do Snowdem, e depois de todo esse barulho pelo avião do cocaleiro agora ficou tudo claro!

      Valeu!!

  7. Francoorp meu caro eu creio que voce seja jovem ou talvez me engane e caso seja não se deixe envolver pelas kaozadas dos que levaram dedadas na bunda dos milico por terem preferido a luta armada levando Brasileiros a matarem Brasileiros.Aproveite e reveja na integra a entrevista do Gabeira a Marilia Gabriela.Pelo menos ele foi macho em adimitir que jamais lutou por democracia e sim para implantar a ditadura do proletariado.Erros houveram dos dois lados e os dois lados foram usados por interesses externos.Mas nossos milico quando se tocaram disso que foram manipulados por Americanos a primeira coisa que fizeram foi se apartarem-se dos EUA,parado de pagarem a divida externa e dedicaram-se unicamente em avançarem o Brasil belicamente e industrialmente.Se houve anistia foi porque eles concederam.Se houve retorno a votação para presidente foi porque eles concederam.Se hoje vemos esses filhos das putas na politica e vida publica do pais nos roubando,falindo a petrobras e vendendo o Brasil aos Brasileiros a cobiçadores externos e privados ganaciosos internos que lhes bancam foi porque nossos milicos falharam na missão POIS DEVERIAM TEREM EXTERMINADO A TODOS ESSES PUTOS que não servem ao Brasil e nem aos Brasileiros mas as suas ideologias e a simpatizantes externos.

Comentários não permitidos.