Exército derruba Mursi e põe chefe da Corte Constitucional no poder

EGYPT-PROTESTS_-G0P177PGC.1CAIRO — Em pronunciamento na TV estatal, o general Abdel Fattah al-Sisi, comandante do Exército, disse que Mohamed Mursi não é mais presidente do país, mas negou que os militares se manterão no poder. Em seu lugar, assumirá o chefe da Corte Constitucional, Adli Mansour.

O plano das Forças Armadas inclui ainda a suspensão da Constituição e a realização de eleições presidenciais antecipadas. Na emblemática Praça Tahrir milhares de manifestantes comemoraram a saída do presidente, enquanto tanques do Exército tomavam o local.

Tropas do Exército também cercaram o palácio presidencial com arame farpado e veículos blindados ocuparam os principais pontos na capital. O assessor de Mursi afirmou que seu paradeiro é desconhecido.

“As Forças Armadas entenderam o pedido da população. Nos esforçamos nos últimos meses para pedir uma reconciliação entre as forças políticas, incluindo o movimentos do presidente. As Forças Armadas, como uma instituição patriótica, tem a função de proteger a população egípcia e garantir e prevenir ações contra a população e contra a estabilidade”.

Várias organizações de direitos humanos no Egito divulgaram comunicado declarando respeito à revolução de 30 de junho e pedindo que a lei seja a base para resolver a atual situação política do país.

Antes do comunicado, o partido Watan, grupo salafista que faz parte da Aliança Nacional de Apoio à Legitimidade pró-Mursi , manifestou apoio ao presidente. O site de notícias da Irmandade Muçulmana, Ikhwan online, relata que o líder da legenda e o assessor presidencial Emad Abdel-Ghafour disseram que as pessoas não permitirão qualquer golpe contra a legitimidade do presidente. O Partido Forte do Egito disse em sua conta no Twitter que rejeita qualquer tentativa por parte do exército de interferir na gestão do processo político e que também rejeita a exclusão de qualquer facção política da vida pública.

Mais cedo, forças militares deram ordens proibindo o presidente de deixar o país – o que foi negado por dois altos funcionários da Irmandade Muçulmana. Mas funcionários do aeroporto confirmaram que haviam recebido ordens para barrar viagens ao exterior de líderes políticos – incluindo o presidente; o chefe da Irmandade Muçulmana, Mohammed Badie; e seu vice, Khairat al-Shater. Em nota, Mursi apelou para a formação de um governo de coalização.

“O Egito não irá voltar atrás. O mapa para resolver a crise no Egito deve ser legítimo. O Exército não deve tomar partido”, disse Mursi em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira.

Em um tom ainda mais desafiante, o conselheiro do presidente afirmou que um golpe militar estava em andamento, mas não aconteceria sem derramamento de sangue. Um assessor pediu que todos os egípcios resistissem a um golpe de maneira pacífica. Pelo menos 16 pessoas morreram e 200 ficaram feridas na véspera quando homens armados abriram fogo contra partidários do presidente, reunidos nos arredores da Universidade do Cairo, segundo as agências internacionais.

Fonte: O Globo

12 Comentários

  1. Assim que os USA gostam, golpe de estado… usando as armas que os americanos venderam ou doaram obviamente… basta ver as forças do Egito pra constatar isso!!

    Agora é ver o que acontecerá de fato com o Egito…

    Corte constitucional não foi eleita pelo povo, vão ter que fazer novas eleições, se quiserem a democracia obviamente!!

    Valeu!!

  2. Bem que podiam fazerem o mesmo aqui botando a Quadrilha dos Irmão Petralhas na cadeia e o Joaquim Barbosa de interino o povo iria adorar

    • Negativo meu velho.
      Queremos legitimidade : ORDEM E PROGRESSO.
      Não queremos ferir a Lei e a Constituição.

      Quem não sabe governar e provoca DESORDEM E ATRASO no país deveria era renunciar e evitar esse tipo de constrangimento.
      Quanto a fulano ou cicrano ir pra cadeia é só emitir ordem de prisão que a Federal cumpre na boa.
      Abs.

    • Grande maluquete, bom te ver por cá de volta guerreiro, agora so falta o nosso “gênio bélico” e a tropa do PB ta completa de novo ,kkkk

  3. Como estava dizendo no outro post, e agora, quem vai defender a democracia do Egito?Os EUA…?È de se perguntar, pois o cara não foi eleito, e a legalidade onde fica?É claro que temos que considerar que o Egito saiu de uma ditadura de muitas décadas, tudo é novo pra sociedade, e eles tão num aprendizado, some-se ao ingrediente desfavorável as facções religiosas perseguindo seus interesses!Então, é um barril de pólvora, cujo desfecho ninguém sabe no que vai dar, pode opinar, esperar, mas certeza, duvido quem tenha!

  4. Morsi foi promovido pela CIA como uma atentativa de pacificar as massas. Mas nenhum regime capitalista tem condicoes de faze-lo. A revolucao e permanente. O exercito tentara conter as massas em revolta, mas nao durara muito e o povo estara nas ruas outra vez. Nesta crise constante, um dia as massas se dara conta que a un ica alternativa para ela e a ditadura do proletariado. Mutatis nomine o mesmo se aplica no caso da Turquia, Grecia e porque nao, o Brasil.

  5. Isto sim é jogar sujo! Dividiram pra conquistar… Agora qual grupo na região em caos vai negar auxílio poderoso externo?… Em troca? Os srs. sabem o que tem por lá!… O mundo inteiro sabe!

    É a mais nova arma de guerra sendo usada. A engenharia social. E vai muito além de facebooks, twitters… usa tecnologia de controle da mente em massa, vanguarda na área da biofísica, sem falar nas passivas!.. que é a mídia em geral.

  6. Joaquim Barbosa presidente da republica?

    meu deus la vem mais um “salvador da patria” ser entubado na guela do povo.
    tem que mudar e a estrutura carcomida do estado brasileiro como um todo.

  7. Derrubaram muito bem derrubado, a irmandade muçulmana e um lixo fundamentalista, que insista em viver ainda nos tempos do antigo testamento,e ia promover um banho de sangue insano no Egito, assim como estão fazendo na Siria contra cristãos

  8. É maluquinho nessa dou razão ao stadeu!O Joaquim Barbosa é um déspota esclarecido com outra matiz, nada além disso, há 40 anos mama na teta do Estado!Legitimamente é claro!

  9. Exatamente, a irmandade mulçumana é terrível, quem desconhece que estude à respeito um pouco.
    Ela se aproveitou da primavera árabe para subir ao poder, porém se deu mal. Muito bem o exército egípcio ter colocado para fora do governo essa gentalha política sanguinolenta.
    O povo egípcio herdeiro e zeladores de uma outrora gloriosa civilização (desenvolvedora de medicina, arquitetura, escrita, música, astronomia etc) merecem coisa melhor a lhes governar.

Comentários não permitidos.