Defesa & Geopolítica

Bolívia exige explicações da França, Itália e Portugal

Posted by

Bolivia

O governo boliviano anunciou nesta quarta-feira que convocará com urgência os embaixadores da França, Itália e o cônsul de Portugal em La Paz para que expliquem as razões da não autorização do sobrevoo e aterrissagem nestes países do avião do presidente Evo Morales.

A chancelaria convocará “nas próximas horas” os três representantes diplomáticos “para que deem explicações sobre estes desagradáveis, prepotentes, abusivos eventos do dia de ontem”, disse em entrevista coletiva o vice-presidente Álvaro García Linera.

O avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, decolou nesta quarta-feira do aeroporto de Viena, onde foi obrigado a fazer uma escala de 13 horas depois de vários países do continente fechar seus espaços aéreos pela suspeita de que o mandatário levaria o técnico em informática Edward Snowden.

No caminho de volta de Moscou a aeronave deveria ter feito uma escala em Lisboa, mas, devido à suspeita, só foi autorizado a pousar na Áustria. A situação provocou irritação de Morales e de diversos países da América Latina, que qualificaram o desvio como uma agressão.

EFE

 

Fonte: Voz da Rússia

9 Comments

shared on wplocker.com