Bolívia exige explicações da França, Itália e Portugal

Bolivia

O governo boliviano anunciou nesta quarta-feira que convocará com urgência os embaixadores da França, Itália e o cônsul de Portugal em La Paz para que expliquem as razões da não autorização do sobrevoo e aterrissagem nestes países do avião do presidente Evo Morales.

A chancelaria convocará “nas próximas horas” os três representantes diplomáticos “para que deem explicações sobre estes desagradáveis, prepotentes, abusivos eventos do dia de ontem”, disse em entrevista coletiva o vice-presidente Álvaro García Linera.

O avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, decolou nesta quarta-feira do aeroporto de Viena, onde foi obrigado a fazer uma escala de 13 horas depois de vários países do continente fechar seus espaços aéreos pela suspeita de que o mandatário levaria o técnico em informática Edward Snowden.

No caminho de volta de Moscou a aeronave deveria ter feito uma escala em Lisboa, mas, devido à suspeita, só foi autorizado a pousar na Áustria. A situação provocou irritação de Morales e de diversos países da América Latina, que qualificaram o desvio como uma agressão.

EFE

 

Fonte: Voz da Rússia

9 Comentários

  1. a bolivia esta correta !!
    Portugal a vida toda puxando saco dos ingleses e acreditando neles o pais foi um dos primeiros a entrar em uma crise econômica ,mas antes perderam metade do mundo e ainda continuam puxando saco
    tem uns 5 reis em Portugal cada um mais bastardo que o outro
    nenhum representa Portugal ,até quando Portugal vai ser apenas bucha de canhao anglo saxiao

  2. Isso não se faz com presidente de nenhuma nação. Esses arrogantes europeus que se julgam democrático e fazem isso.

    Se fosse com eles, já estariam gritando e berrando por ai..

    Já imaginaram se Brasil fizesse isso contra algum país Europeu? Não é porque Bolívia é pobre que esses países podem fazer isso com ele. Isso mostra que os EUA e os Europeus não respeitam nenhuma nação. O que fizeram foi uma humilhação mundial contra o governo Boliviano.

  3. Bem isso mostra a subserviência por parte da União Europeia aos EUA, outra coisa é mostrar e deixar bem claro que os poderosos tudo podem, inclusive passar por cima de leis internacionais que eles tanto pregam para os outros !
    Essa ousadia não é nova,é apenas mais uma variação do mesmo mau que invade países,que estimula guerras, que fomenta a destruição de várias nações mais fracas por um poder que jura defender a liberdade política e individual do ser humano !
    Antes que o xenófobos venham ironizar esse ato vil cometido contra um país membro da ALBA, queria dizer que isso não se trata de um desrespeito somente a Bolívia,mas a todo o mundo livre !

  4. Repito o que ja disse muitas vezes: Europa nao e independente dos EUA. Perderam a independencia na Segunda Guerra Mundial. Quantas bases militares Europa mantem no territorio Ianque? Besta e Morales nao ter visto isso antes e nao ter podido evitar a humiliacao.Alias Nao creio que respeitaram EUA respeitam tanto Morales. Seu regime ainda existe porque os EUA nao querem um atrito com o Brasil do PT nesse momento. Repito nesse momento.

  5. Repito o que ja disse muitas vezes: Europa nao e independente dos EUA. Perderam a independencia na Segunda Guerra Mundial. Quantas bases militares Europa mantem no territorio Ianque? Besta e Morales nao ter visto isso antes e nao ter podido evitar a humiliacao.Alias nao creio que os EUA respeitam Morales. Somente o toleram no poder porque Oboma nao quer um atrito com o Brasil de Dilma no momento. Digo no momento!

  6. Repito o que ja disse muitas vezes: Europa nao e independente dos EUA. Perderam a independencia na Segunda Guerra Mundial. Quantas bases militares Europa mantem no territorio Ianque? Besta e Morales nao ter visto isso antes e assim evitado essa humiliacao.Alias nao creio que os EUA respeitam Morales. Somente o toleram no poder porque Obama nao quer um atrito com o Brasil de Dilma no momento. Digo no momento!

Comentários não permitidos.