Brasil rejeita pedido de asilo de Snowden, diz Itamaraty

snowden_2313

O governo brasileiro não irá conceder asilo ao ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, acrescentando que o Itamaraty deixará o pedido sem resposta.

A rejeição torna o Brasil o mais recente de uma série de países que recusaram os pedidos de asilo apresentados por Snowden, que é procurado nos Estados Unidos por vazar informações sobre programas eletrônicos secretos de espionagem norte-americanos.

REUTERS

Fonte: Terra

Snowden desistiu de pedir asilo à Rússia, diz porta-voz de Putin

O ex-técnico americano da CIA Edward Snowden, requerido pela justiça de seu país, renunciou ao pedido de asilo político na Rússia, anunciou nesta terça-feira Dmitri Peskov, porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin.

“(Snowden) renunciou sua intenção e o seu pedido de ter a possibilidade de ficar na Rússia”, declarou Peskov à imprensa, citado pela agência Interfax, sem dar detalhes sobre as razões da mudança de opinião do ex-técnico da CIA.

O porta-voz de Putin reconheceu que Snowden, acusado nos Estados Unidos de três crimes relacionados com a espionagem, “efetivamente tinha feito um pedido para ficar na Rússia”.

Peskov reduziu para 15 o número de países dos quais Snowden solicitou asilo, enquanto, pouco antes, o site oficial do Wikileaks informava que um total de 21 países, inclusive Rússia, Brasil e Equador, teriam recebido pedidos do ex-técnico.

“(Snowden) enviou pedidos para 15 países de todo o mundo, pedidos de asilo político”, afirmou Peskov. O porta-voz de Putin ressaltou que é “impossível” que a Rússia entregue o ex-técnico da CIA “a um país que aplica a pena de morte”.

“A extradição e entrega de Snowden a um país como os Estados Unidos, onde se aplica a pena de morte, é impossível”, disse Peskov, que, assim como Putin, qualificou o foragido de “defensor dos direitos humanos e da democracia”.

O porta-voz acrescentou que “a Rússia nunca entregou, não entrega, nem entregará ninguém”. Peskov assegurou que Snowden não cruzou a fronteira da Rússia e permanece na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

EFE

 

Fonte: Terra

30 Comentários

  1. Poderiam trazer o Sr. Edward Snowden para cá, o problema é que ele não teria segurança,e seria um alvo fácil para a CIA, mas creio que seu destino serra mesmo o Equador.aliás acreditava que ele já estivesse lá devido as últimas notícias .

  2. Não vai me dizer que esse cagueta queria vir pra cá , vai pra Cuba ou Coréia do Norte meu chapa, já basta o Cesari Batiti aqui e sua batata ao ponto.

  3. Esse deveria receber o Nobel kkk Nobel não sei de que mas deveria kkk
    E para aonde ele foi correndo contar tudinho o que sabe heim kkkkk
    Para a China e para a Russia kkkkk
    Meu garoto kkkkk

  4. Esse cara é um herói, poucos tem a coragem que ele teve de expor a sujeira da maior potencia do Planeta, deveríamos dar asilo para ele e ainda entregar uma medalha.

    • Concordo com vc amigo,para mim tb esse homem é um heroi,ele é daquele tipo de americano idealista,que dá a vida pela liberdade,esse homem é um verdadeiro patriota,pois ele estava vendo a liberdade do americano ir para o ralo.
      Se os americanos criticam os Russos,Chineses,eles deveriam dar o exemplo,mas não dão.

      • Salve, salve amigo Barca! Como de costume vou discordar de você mais uma vez…risos! Snowden não é nem de longe um herói. Primeiramente, devemos lembrar que ele não foi coagido a entrar no mundo da espionagem. Outras questão,embora não seja excludente da ilicitude mas serve sim como atenuante é que não há santos nesse mundo habitualmente subterrâneo. Todos espionam todos. Mesmo o Mi-6 e o Mossad espionam os EUA.

        Por fim, se ele tomou ciência dos abusos cometidos deveria ter procurado um promotor federal e denunciado, e não ter saído do país e denunciado de forma espetaculosa como fez. Isso o qualifica não como herói mas sim como traidor.

  5. Se aceitar, adeus visita em outubro; adeus acordo tecnológico com a Boeing para o KC; adeus Super Tucanos; adeus SH!Então, já tamos amarrados e nem começamos a lidar com eles ainda!

  6. SH???…, Rafale, Gripadinho, quando? na FAB? Ah…, eu tenho o pé no chão, vai aí mais dúzia de F-5 para modernização. FAB = Força Aérea do Bagaço.

  7. Sr Edward Snowden já que a CIA e a NSA espionam todo mundo e com certeza o Brasil não está isento ,então o senhor poderia vazar alguma coisa para o Plano Brasil pois aqui em nosso país a grande parte da imprensa esconde certas coisas e já está mais que na hora do povo ter conhecimento de destas coisas principalmente sobre a corrupção !

  8. o itamaraty fez mais do que certo, ta certo que ele falo algo grave que os EUA faz(alias ele nao precisava ter falado isso pq acho que todos ja sabiam que os EUA fazem isso(espionar)), mas traidores devem ser tratados como traidores.

  9. Kaozada.
    O Itamarati apenas confirmou ter recebido o pedido de asilo mas não o respondeu.
    Eu o traria para ca escondido pois ele muito teria a acrescentar a nosso Centro de Defesa Cibernética.
    Ja deu tudinho de mão beijada para Chineses e Russos porque não obter-mos tambem ?
    E agora que os sensacionalistas de plantão e os esquizofrenicos de ocasião arrancam calcinhas pelas cabeças se escadalizando com o vazamento QUE MUNDO TOLINHO HEIM !
    Nós somos vitimas da NSA a muito tempo vejam : http://epoca.globo.com/edic/20000522/neg4.htm
    Isso gerou não so reclamações da Europa mas uma verdadeira guerra de bastidores entre inteligencias.
    E a Europa agora se diz surpresa e desapontada ah Hollande pede pra ir comer queijo fedido e vai pescar.

    • O Brasil não tem peito pra trazer ele! Viram só? O congresso já tá dizendo que eles que serão os srs. maiores da reforma política.. que trarão “o povo” para decidir. O mesmo povo desdentado que não sabe nem 3 frases completas do hino nacional. O povo é movido pela a mídia.. e estou começando a mudar posturas sobre questoes que antes defendia, pois noto a mídia muito defensora de certas posições, muito em conluio com figuras carimbadas do executivo e no congresso! Tá muito estranho isso!…

      Disse tudo quanto ao Sivam!..

      Mas eu ainda desconfio que o “sacana” é um agente se passando de delator..

      • quem ja viu empregado da bronca em patrao? Brazil é capaxo yankee esse PT ai é Socialista de fachada, comunista pelo poder nao pela igualdade, o socialismo do cala a boca com suas bolsas isso e aquilo, o voto se mostra agora a maior ilusao tanto faz direita e esquerda ta tudo dominado rs
        juntos pelo roubo e subserviencia!

  10. 1maluquinho, Cadê os su-35???? Será que a Dilma se vendeu??? Veremos em outubro, apesar de acreditar que ela irá dizer que nós não temos dinheiro para comprar nenhum caça.

    flw

  11. Excetuando nenhuma pais da America Latina tem condicoes de protege-lo das garras dos agentes da CIA. Russia e China teria tais condicoes, mas temem os EUA. A melhor saida para ele ao meu ver e tomar uma doze de whiskey com 100 comprimidos Nembutal, cobrir a cabeca com um saco plastico e dormir ate o dia do juizo.

  12. Naturalmente ira para o Irã e tem muito a contribuir por la como ja contribuiu com Chineses e Russos ou voces acham que ele apenas ficou na area de transito tomando suquinho.

  13. Se ele vir para algum pais Bolivarianinho isso é despiste para traze-lo debaixo dos panos para cá e aqui é o unico lugar na America latina que poderia lhe dar segurança para não ser detonado ou sequestrado por agentes da CIA.Ele vale a pensa afinal tem muito a nos acrescentar ja que formamos o Centro de Defesa Cibernetica a pouco e ele seria de muita valia mas iria viver como um segredo sem poder ter vida e publica e confinado a um alojamento militar em uma base sem mesmo o conhecimento dos que a integram.Isto é possivel temos lugares secretos tambem e muito bem secretos……..Tolinhos meu nick 1maluquinho é registrado com e-mail legal e meus dados pessoais reais e ninguem consegue registrar-se com ele.Me pertence a tempos….Uma postante do Facebook em materia sobre as manifestações me disse que o brasil é um pais Laico kkkk ela nem sabe o que é isso kkk O Brasil é um Estado Laico porque não existem paises Laicos e sim estados Laicos onde o poder do estado é apartado do poder da igreja.Aqui temos tolerancia sobre multiplas religiões mas somos oficialmente um pais catolico e o maior pais catolico.Eu disse pra ela que a religião oficial de Brasilia é o Vudu e que existem feiticeiros e pais de santos se enriquecendo as custas dos otarios politicos com o nosso dinheiro.E aproveitando um recadinho,aos que praticam estelionatos coletivos induzidos nos tempos usando das dificuldades e do desespero dos simples fiquem espertos pois estamos louquinhos para lhes detonarem e comer-lhes os figados… #MadaBrasil #VemPraRua #SaiCapeta

Comentários não permitidos.