Antipartidarismo é perigoso para a democracia, alertam especialistas

partidos

Durante os protestos nas cidades brasileiras, muitos manifestantes defenderam o fim dos partidos políticos. Um grave erro, alertam especialistas, pois eles são fundamentais para a democracia.

Diversas nos seus objetivos e críticas, as manifestações que há mais de duas semanas ocupam as ruas do Brasil voltaram-se também contra uma antiga fonte de reclamações dos brasileiros: os partidos políticos. Militantes de alguns partidos chegaram a ser expulsos dos protestos e agredidos por outros manifestantes.

A insatisfação dos brasileiros com os partidos políticos acabou encontrando eco até nas palavras do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Na avaliação dele, os partidos estão “desgastados” e “sem credibilidade”, enquanto o povo está pronto para ser ouvido nas questões nacionais.

Barbosa disse que o Brasil vive uma grave crise de representatividade política e, embora não defenda a eliminação dos partidos, apoiou uma menor dependência das legendas para discutir os temas nacionais. “Temos que ter é consciência muito clara de que há necessidade de incluir o povo nas discussões sobre reformas.”

Fundamentais para a democracia

Para especialistas ouvidos pela DW Brasil, a insatisfação dos brasileiros tem origem no afastamento dos partidos da população, que não consegue mais se identificar com eles. Eles lembram, porém, que os partidos são muito importantes para a democracia e alertam para os riscos do antipartidarismo.

“Essa expectativa de que seria melhor uma sociedade sem partidos é um pouco etérea. As pessoas não sabem o que colocar no lugar dos partidos, o que pode ser muito perigoso, porque uma sociedade sem partidos pode ser simplesmente a sociedade da liderança carismática e, de certa maneira, até mesmo ditatorial”, afirma o cientista político Rodrigo Stumpf González, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O sociólogo Marcelo Siqueira Ridenti, da Unicamp, afirma que os partidos são fundamentais para a democracia, mas reforça que eles não são a única forma de participação. Na sua opinião, os protestos mostram a necessidade de se abrir outros canais de participação. “O que não elimina a necessidade de existência dos partidos e também do rejuvenescimento dessa forma de organização da sociedade”, completa.

Delegar responsabilidades é um erro

Segundo Stumpf, a chamada democracia delegativa – em que o cidadão participa apenas da eleição e, ao eleger os seus representantes, delega a eles toda a responsabilidade para solucionar os problemas do país – ainda predomina no Brasil.

“É verdade que há alguns movimentos sociais que têm se mobilizado e interferem no processo político. Mas ainda temos uma grande maioria da população que, em certo sentido, é um pouco passiva e espera que alguém faça as coisas por ela”, avalia.

Segundo os especialistas, o exercício da democracia não deve acontecer somente na hora da eleição. Os protestos são um bom exemplo de que existem outras maneiras de participar, diz Ridenti. “Como o próprio nome diz, a democracia tem que ser feita em benefício do povo, pelo próprio povo”, reforça.

Educação para a democracia

Mas o engajamento dos brasileiros é pequeno e acontece apenas em alguns momentos, como o período eleitoral ou agora, durante as manifestações. Para o cientista político José Álvaro Moisés, da USP, essa baixa participação popular se deve a dois fatores: a cultura política – que determina que o governante, ao ser escolhido, tem soberania para governar sem interferências externas –, e a carência de uma educação política.

A cultura política brasileira é uma herança do processo de formação do Estado brasileiro e também do período colonial português, afirma. Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, várias estruturas foram simplesmente implantadas na sociedade local, sem que houvesse um processo progressivo de construção do sistema democrático dentro da sociedade, ressalta o professor da USP.

Além disso, argumenta, no currículo escolar faltam disciplinas voltadas para os adolescentes, que expliquem o processo e as instituições democráticas brasileiras. Muitos jovens não sabem qual o papel das instituições democráticas, quais as funções dos governantes e também não conhecem seus direitos.

“Educação é um fator absolutamente fundamental para a participação cívica na democracia”, afirma o especialista. Se as pessoas não sabem como funciona o sistema democrático, elas não se mobilizam.

 

Fonte: DW.DE

50 Comentários

    • o brasil virou uma bomba relógio o que ira fazer essa explosão ser biribinha pequena ou nuclear ,sera a presidente e o governo pararem de pensar na eleição apenas do ano que vem e investir verdadeiramente nas forças armadas nos caças nas baterias anti aéreas em veículos para policia de choque as brigadas de lei e da ordem saírem dos quarteis , pois todo mundo agora acha que se reunir uns 10 pessoas pode fechar rodovias saquear por fogo e futuramente eles irão matar pois a massa não tem cérebro se passar jesus cristo do lado deles e um otario gritar lixa vai uns trinta em cima
      as forças armadas estão ai para defender o brasil dos próprios brasileiros ,frase mais do que correta ,eu nunca havia entendido ela ,mas hoje entendo o motivo

  1. Tenha a santa paciência, mas movimentos organizados pelo Facebook é coisa da CIA e do Mossad. O Facebook é de um judeu sionista que recebeu uma injeção milionária de recursos do Goldman Sachs. Precisa dizer mais. Além disso, serve de espião mundial do governo estadunidense.

      • Alves.
        Dei uma olhadinha no link e la não tem nada a mais nada a menos do que a kaozada repetida pela midia comprada e vendida.Alias é tudo feito na forma apenas se diferenciando algumas deduções ou especulações.
        O tal do real manipulador o ilusonario não cita né!Porque não conhece ou porque teme.
        Eu vou dizer a todos voces uma coisa o maior manipulador do que ocorre na Turquia e aqui no Brasil chamasse Anonymous que não é apenas um grupo internacional de Hackers como se pensava mas uma ONG pseudo ativista que englobo uma multiplicidade de outros nucleos e tendencias.Se dizem apoliticos mas em suas entranhas usam da Anarquia internacional que segue o Comunismo Negro como ponta de lança de agitações MAS NO FUNDINHO DE TUDO tudo isso não passa de uma variante da maquina de dominação global do sistema dominador do governo dos EUA.
        Isso mesmo eu estou afirmando que estas entidades atuam a serviço deles.Eles jogam de todos os lados,de todas as formas.
        como eles mesmos gostam de afirmarem TODAS AS OPÇÕES estão sobre a mesa.
        Procurem a materia que se não me engano foi publicada não sei se no Pravda ou Voz da Russia que tem uma manifestação do Putin com respeito ao pronunciamento em rede nacional de Dilma Rousseff quando esta tenta comparar a luta dela em seu tempo de estudante com as manifestações de hoje.O proprio Putin diz que ela esta enganada,mentindo,pois a mesma não tem nada haver com o ocorrido em 64.
        O pior é que a maioria dos nucleos estudantis é ligado a partidos de esquerda.Esse mesmo MPL ja é visto como traidor pelos nucleos do movimento.
        Os panacas que foram ao apartamento do Cabral conversarem a portas fechadas tambem estão sendo vistos como traidores,pois todos estes apenas anseiam por gratuidades para voltarem para casa.Então quem se importa realmente com as dores do povo,os oportunistas externos usando destes anseios para manipularem.

    • povo massa de manobra ,molecada esta sendo usada ,com um marketing opositor que é usado a séculos por outros exercito ,para que gastar dinheiro invadindo um pais eles podem provocar frustação no seu cidadão menos esclarecido ,quando escrevo menos esclarecido vale para classe a,b,c ou d ,se tem faculdade ou não se é de dieita ou esquerda ,anarquista ou nacionalista ,o fecebun@ fez nascer os utópicos
      engraçado que no meu face quem mais posta agitando esta bem de grana ,é um bund@o na vida social e esta saindo do casulo achando que agora o pais vai mudar para melhor
      vai nos jogar no conflito interno , quem era rico fica pobre quem era pobre pode sumir do mapa quem era juiz fica preso quem era ladrao pode ser um líder ,é isso que os facebuquianos vai conseguir apenas anarquia ,que sera transformada em uma guerra civil ,,vai levar o pais a miséria ,saques , invasão de residência ,e todos os crimes ´que já existem pode multiplicar por 100x ,
      quando aqui na periferia tinha crime violência ,nos já aviamos avisado que isso iria se espalhar para todas as regiões ,isso a uns 15 anos atras ,mas os politizados da elite achavam que tinha como deixar a violência apenas na periferia
      hoje os playbois do fece bund@ acham que irão mudar para melhor o pais
      a imprensa ficou com medo ,hoje o laser verde é apontado na cara do resende e do datena da bandeirantes e eles acham bonito
      no sul do pais os comerciante já formam melicias para atacar os vândalos
      vai virar um walkindead geral

  2. Quer dizer que agora que o povo brasileiro despertou por alguns segundo e viu quem são os verdadeiros inimigos da pátria, aparecem vários especialistas a defendemos, então o fim dos partidos seria o fim da democracia? Mas criar novos ministérios a deus dara para agradar partidos aliados é democrático ? Dar aumentos abusivos, decimo quinto salalario, auxilio tudo, e setenta mil de auxilio gabinete para os políticos no poder ( e eles ainda roubam quanto podem!)… Enquanto a população é massacrada todos os dias é democrático? Então a verdade é que nossos políticos e partidos é que estão precisando de aulas de democracia , pois ainda não aprenderão que estão lá para representar e atender aos anseios da população que os elegeu, e não defender somente seus próprios interesses, e dai vem os programas de teve perguntar, em quem você votou na ultima eleição ? Pois bem eu votei nulo! Nenhum desses corruptos merecem meu voto! Na eleição passada quando simplesmente 30% da população votou nulo ou não foi votar, a teve abafou o caso, e disse que as pessoas deixaram de exercer seu direito democrático, mas não notarão ou fizeram de conta que não haviam notado que 30% da população já não acreditava em nossos políticos, que estão muito longe de exercer a democracia, já que quando estão no poder so defendem a seus interesses, se for para continuar como está, o povo refém de partidos políticos, ladroes e afins… Então realmente não precisamos de partidos políticos.

    • O pior é vermos condenados ao enves de estarem na cadeia estão querendo legislarem em assuntos que nem competem ao poder que representam e ate mesmo tentarem legislarem sobre as leis e a constituição.
      Se as forças armadas estivessem com intenção de darem golpe como alguns afirmam eles ja tiveram motivos para fazerem-no pois ja transgrediram a constituição e leis algumas vezes.
      Quem arma um golpe é o governo com um plebiscito que não compete a ele convocar e sim ao poder legislativo e que ja tem ate propria milicia ( Força Nacional de segurança ) como Chavez fez na Venezuela ao criar a Guarda Revolucionaria Bolivariana.E isso tambem não é atribuição do poder executivo.são tanjtas transgreções e todo mundo ficou calado esse tempo todo engolindo tudo e foi preciso o povo ir para as ruas para começarem a quererem abrir os olhos.

  3. No Brasil não se tem partidos políticos, mas facção de interesses!E é exatamente contra essas facções fisiológicas que o povo se opõem!Essas coisas precisam ser ditas pelos entendidos, que ao contrario disso, estão dizendo que as manifestações são contra os partidos, anarquistas e pregam o caos etc e tal!Quem afirmar que os partidos são sinonimo de democracia no Brasil não os conhece!São grupelhos fisiológicos sob comando de caciques, onde quem decide tudo neles são exatamente esses caciques, os programas ideológicos são só fachadas em época de eleição, eleito o príncipe logo se esquecem, sem falar que os candidatos são todos pare selecionados em compadrio e depois são chancelados nas supostas convenções, então, esse modelo de partido que está aí também precisa de reforma!

    • Concordo com você não existe partidos políticos no Brasil,apenas uma ação entre amigos,verdadeiros feudos veja em Minas Gerais por exemplo a família Neves domina o cenário político o Aécio que sequer mora no estado deve ser a 7ª geração da família e se prepara para se candidatar a presidência com o seu maravilhoso choque de gestão que não passa de uma jogada política,na Bahia o ACM, teve o filho que morreu,mas o neto esta ai para pegar a coroa assim é o nosso país.
      Esse conluio que chamam de partido esta falido,deu errado é presciso buscar algo novo !
      Democracia é buscar o novo também, foi assim com a queda do Império e deve ser assim agora !

      • Correto.
        Existem apenas encantadores de multidões que se mordem uns aos outros em palanques e se lambem e se xupam nos bastidores

  4. são Paulo capital 11 milhões de habitantes ,o facebook mandou para rua 100 mil
    mas eu aposto que as empregadas domesticas manda 200 mil para ruas
    o pcc manda 500 mil para ruas
    os admiradores da rota manda outros 500 mil as ruas
    os professores mandam outros 500 mil as ruas
    os anarquistas mandam uns 200 mil as ruas
    os saqueadores mandam uns 100 mil as ruas
    e por ai vai
    o governo tanto federal ,estadual ou municipal se mostraram fracos ,ineficiente com o direito de ir e vir das pessoas ,passou pano para os playbois do facebook mas esqueceu dos outros 11 milhões que estavam em casa isso só em são paulo
    os governos brasileiros tem que mesclar um pouco com o governo da época militar ,não é matar sumir etc e tal como era na época da ditadura ,mas tem que saber controlar uma manifestação que pode nos levar uma guerra civil
    quem não acredita nisso esta moscando
    se os governos civis continuarem frouxos do jeito que esta o brasil vai virar um walkindead geral ,
    quem teve comercio foi saqueado o governo vai pagar o prejuízo?
    quem teve o carro depedrado queimado ou foi roubado nos arrastões o governo vai pagar o prejuízo?
    eu fico pensando o que os soldados tanto da libia ou da síria pensaram quando os facebookiandos pensaram que iriam mudar o pais deles para melhor
    o que os soldados sírios e líbios acharam ?
    aos EB tanto os efetivo variado quanto aos núcleo básico se prepara física e psicológicamente ,começa assim depois piora ,essa molecada não teve aula de historia eles acham que estão inovando e que o mundo ira melhorar ,não entendem de geopolítica e não percebem o que aconteceu com os países da primavera sem flores só teve canhao
    no egito a democracia não esta funcionando a maioria queria uma coisa mas quem perdeu não quer ter um estado jirarista ,vai começar uma guerra civil la também
    mas aqui no brasil esses perrecos acham que isso não tem condições de acontecer ,são muito ingênuos !!!!
    e vao envolver todos os soldados brasileiros nessa patifaria ,de cachorro grande querendo poder ,pois bonzinhos ali não tem nenhum nem da direita nem da esquerda muito menos dos sem partidos ,bando de lok vacilao que esta mexendo com fogo

  5. A manipulação nestes meios, redes sociais, é fato! E ela vem de todos os lados: cia, equivalentes europeus e da Ásia, eles têm equipes só pra isso, além das direita/esquerda nacionais, anarquistas, etc. E foi um movimento, financiado por dinheiro público via governos de esquerda, o do passe livre, que serviu de estopim para o povo demonstrar seu descontentamento com diversos temas das aspirações populares. Assim o movimento do passe livre manipulou a opinião pública a favor da redução de tarifas. A manipulação sempre existiu e sempre existirá. Más não podemos perder o foco, os protestos são contra a corrupção, a má gestão dos recursos e da administração dos serviços públicos em detrimento: da educação, da saúde, da segurança, do transporte, da energia e das telecomunicações. O direito de manifestação é legítimo e deveria ser deslocado das ruas/avenidas/estradas para as câmaras de vereadores/prefeituras diuturnamente. Porque nestas cedes, câmaras de vereadores/prefeituras ocorrem a maior parte do roubo dos nossos impostos. Quem nunca ouviu falar em corrupção na prefeitura/ câmara de vereadores de sua cidade? É mais fácil pressionar prefeitos e vereadores pois estão mais perto, sabemos onde moram e trabalham e são a base dos partidos, influenciando diretamente os deputados estaduais/federais governadores dos mesmos. Assim se faz pressão de baixo para cima e não se bloqueia o país. Penso até que não haveria a necessidade de câmara de deputados estaduais /federais podendo as câmaras de vereadores substituir ambas além de exercer suas funções habituais porque são muitos, mais de 50.000 vereadores em todo país, podendo se comunicarem on-line em uma rede governamental para propor e criar as leis e fiscalizar o executivo. Deste modo o povo tem acesso direto a seu representante no legislativo que estará nas cidades influenciando nas decisões. Os vereadores seriam eleitos por voto direto e o prefeito seria o mais votado dentre eles podendo ser destituído a qualquer momento se necessário e o segundo mais votado ocuparia o cargo, como um parlamentarismo municipal. Da mesma forma o governo do estado seria ocupado por um prefeito escolhido entre os prefeitos do estado como no parlamentarismo, podendo ser destituído a qualquer momento e substituído por outro prefeito do estado. No nível federal um primeiro ministro seria escolhido entre os governadores de estado, podendo ser destituído a qualquer momento e substituído por outro governador estadual. O único cargo federal eleito diretamente seria de presidente com função de representar o país ficando a administração para o primeiro ministro. Se teria então um legislativo formado pelas câmaras municipais e um executivo formado pelo prefeito nos municípios, pelo governador de estado no estado, pelo primeiro ministro e presidente no governo federal. Mantendo nossos amigos perto e nossos inimigos mais perto ainda partidos seriam irrelevantes.

    • Amigo a manipulação ocorre em qualquer lugar não necessariamente em redes sociais.
      O Brasil deixou de ser medieval apos permitir a importação de computadores.Isso fez o Brasileiro pesquisar,comparar e tirar proprias conclusões ou voce ainda acredita piamente na Rede Globo?

  6. Estes especialistas alem de estarem precisando de uma reciclagem precisam adaptar-se a um mundo que mudou.
    Democracia,que democracia se ela não existe em sua plenitude em lugar nenhum do planeta e creio que nem em sua origem filosofica na Grecia antiga.
    Democracia e Socialismo são essencias abstratas e a pratica ou é capitalismo ou comunismo.Tudo kaozada.
    É o mesmo que segurança,não existe,aénas tens a sensação da mesma.
    A muito defendo o fim do sistema capitalista e a implantação de um sistema democratico profissionalizado,ou seja,concurso publico para tudo e no caso da esfera hoje politica os melhores colocados no mesmo serem disponibilizados a voto popular.Não dizem que o Brasil cria tendencias no mundo!Então a criemos.
    Se um simples cidadão Brasileiro submete-se a concurso para limpar latrinas publicas porque aqueles que irão gerenciar nossa nação não necessitam submetrem-se a publico concurso?Eles são melhores do que nós?
    A consequencia é o que vemos.Politicos que não sabem responderem perguntas sobre basicos assuntos.
    Um pais com povo sem cultura e que ate confunde cultura com folclore.Um pais com um povo sem educação que confunde educação com escolaridade e ate mesmo sem educação moral.
    Eu pais com um povo sem historia,pois a mesma inicia-se após Cabral e mesmo assim foi muito manipulada.
    Um pais que esta mergulhado em um banditismo generalizado.
    Um pais que qualquer debil mental pode ser presidente da republica.
    Onde se ilude e se rouba o povo ate em templos.
    O que mais voces querem.
    E ainda vou alem.Não é preciso somente mudar o sistema.Moralizar e modernizar o mesmo mas acabar com regalias,maus costumes e ate com a estabilidade publica que em um povo sem cultura gera ociosidade e mau prestação de serviço.
    Ao mesmo tempo que se adequaria se faria justiça social dando oportunidades a todos,ficando o bom funcionario e saindo os morcegos,os come dormes e os mocorongos.
    Para passarmos o nosso Brasil a limpo é necessario cortar na propria carne.
    Vejo ate toda essa instabilidade e insatisfação como a oportunidade de pensarmos e agirmos com coerencias mas se formos continuar com as velhas cartilhas não dara em nada.
    O apartidarismo é em face de o povo ter deixado de acreditar no sistema politico e estão certos.
    Em uma democracia deve sempre prevalecer a vontade da maioria e nunca a vontade ou o ponto de vista de um grupo dominante.
    É preciso alguma coisa seria ser feita o mais rapido possivel.Se ficarmos com a nossa conhecida demagogia e ao passo do jabuti do serrado a vaca vai pro bréjo.
    Porque lhes afirmo isso!Enquanto o governo e ate os meios de segurança procuram entenderem o que esta acontecendo pois todos sempre acharam o nosso povo covarde e omisso estão atordoados sem saberem ate agora o que esta realmente acontecendo e como lidar com o mesmo.
    A insatisfação popular é legitima de um povo que viveu sempre escravizado em detrimento de enriquecer elites.Que paga a maior taxa tributaria e ate mesmo os escassos serviços existentes que deveriam terem padrão FIFA pois pagam para isso são precarios.
    Olhem nossas Forças Armadas.Tudo o que foi comprado ate agora é apenas o exigido pela FIFA e pelo COI.Essa quadrilha organizado no poder não vai e não quer fazer nada a mais alem disso.So ficam enxendo linguiça e enganando a todos enquanto roubam o que podem e teem ate um seleto pool privado que todo mundo achava bonitinho tambem mamando as custas do povo.
    O problema é serio.No meio dos manifestantes estão varios segmentos internacionais fomentando que o circo pegue fogo.Desde Anarquia Internacional,Comunismo Negro (Procurem saberem o que é isso),entidades disfarçadas de defensores de oprimidos,da natureza e etc que no fundo não passam de embustes a serviço da ganacia externa.
    Enquanto perdemos nosso tempo escutando especialistas,antropologos,sociologos e toda sorte de demagogos e oprtunistas de plantão (como na epoca das ocupações de comunidades dominadas pelo narcotrafico e olhem que deu no que falei,que não passava de engodo para a Copa e Olimpiadas e servia de trampolim eleitoral ) nosso pais pode mergulhar numa guerra civil (voces ainda continuam não acreditando nessa possibilidade é?) e vermos nós mesmos nos destruindo e nos matando e os corsarios externos como hienas como fazem com a Siria esperando o momento certo de darem o bote.
    Quem sabe um dia voces compreendam minhas palavras e reflitam sobre as mesmas so que para esse problema certamente sera tarde demais.

  7. Eu queria poder falar mais abertamente o que desconfio mas na NET não é o local ideal.
    Tenham certeza de uma coisa.Existe uma Europa Ocidental que se fez rica atravez de seculos de saques,pilhagens e genocidios mundo afora.
    Existe um pais dominador que engana o mundo que apoia somente lindas democracias cintilantes.
    Eles todos apoiam qualquer tipo de governos,desde tiranias ate governos extremistas contanto que façam seus jogos.
    É preciso acordarmos para a realidade e entendermos que o quadro estrategico hoje é outro.Que a rivalidade de garantido e caprichoso não é mais o problema.Que o mundo esta dividido entre uma Hegemonia decadente e do outro lado emergentes e pobres.E que nós somos dentre os emergentes os mais confiaveis,os que mais tem influencia sobre os demais,a voz dos mesmos.E então voces preferem insistirem no velho mundo blue ou acordarem para a realidade?
    Amigos.Aliados.Temos nenhum e muito pelo contrario,somos apenas ALVO.
    Então não seria sabio nos aproximarmos daqueles como nós e que fossem nos repassarem o que precisamos enquanto ainda nos resta algum tempo que se esgota mais e mais a cada instante?
    A hora que a realidade bater a nossa porta sera como uma turba de ratos que encontrou a porta do armazem aberta e desguarnecida.
    De la do alem continuem mascando clicletes,ouvindo Beatles e se estasiando com a Jennifer Lopez.

  8. Tudo o que eu previa esta se evidenciando e o que dói é ver a teimosia insiste daqueles que se dizem patriotas mas que não passam de iludidos a serviço de Deuses externos.

  9. O título da matéria é :

    Antipartidarismo é perigoso para a democracia, alertam especialistas

    Bom, isso é uma verdade, a ausência dos partidos pode fazer surgir um ditador testa de ferro de algum tipo de facção partidária resquício desses mesmos e abominados partidos.
    Mas prestem atenção, o que há hoje são apenas nomes de partidos e seus representantes, porque o que ocorre hoje na verdade é o domínio da esquerda e centro esquerda, não há oposição de direita, o que é um erro que já dura mais de 25 anos, o que alguns chamam de DITA BRANDA o reverso da DITADURA.
    Hoje, por não haver oposição de direita, não ha divergências, só briguinhas seguidas de acordos, isso é o exercício do antipartidarismo velado.
    O povo demorou 25 anos para ver isso, nós mesmos temos comentado isso aqui no Plano Brasil a tempos, deu no que deu e vai piorar porque a Igreja já está entrando nessa história também.
    Aguardem.

    • realmente, concordo um partido deve entrar, porem o problema é qual, infelizmente no brasil não a partidos com “pensamento” tao diferente.

    • Antipartidarismo é justamente o que o multipartidarismo no Brasil resultou… a oposição foi para a sarjeta, e o inconsciente coletivo, com ou sem cultura, acertou na mosca com suas faixas de repúdio.
      Se tem especialista reclamando desse antipartidarismo literalmente requerido pela voz das ruas está assinando um atestado de idiota, pois é essa a atual realidade política brazuca. Ou será que esses idiotas acham que a política feita em Brasília é de partidos e não de Ali Baba e os oitocentos e lá vai pedrada ladrões?

    • boa stadeu, é isso mesmo, e mais falando sobre o plebiscito o que realmente estara em pauta, acho que o governo esta querendo ganhar tempo, pois o que o povo esta pedindo na rua nao é o que estara no plebiscito.
      e sobre o Facebook, sim é um instrumento de espionagem americana eu tb acredito, porem achar que estas manifestações que foram organizadas pelo facebook são manipuladas pelos EUA é uma tamanha estupides, ou esse pessoal que fala isso é deficiente mental(tem amnesia nao é possivel nao sabem o que ocorre no pais a anos) ou é pq fazem parte destes que estao se borrando(governantes).

      • plebiscito(cade a segurança publica, as leis realmente sendo aplicadas e cumpridas por quem esta sendo punido), cade o renan calheiros o jose dirceu e a mafia do pt e outros partidos na cadeia, royalties do petróleo para a educação e saúde só que nem sabemos mesmo se vai haver exploração do pré sal onde ja deveria estar em pelo menos 40% da exploração ativa.
        fica ai algumas duvidas?

  10. Que sorte que este povo é patriota ao extremo né ao contrario do que pregavam aos quatro cantos.
    Acham que ganharam tempo e que isso esfriara os animos e que os tolos voltarão para casa conformados né!
    Pois então paguem para ver e conhecerão um povo que é contra guerras e intervenções mas quando irado transforma-se no pior de todos os demonios.
    Rasguem seus livrinhos de padrão democratico porque nada é obrigado a conter nada para ser alguma coisa.
    Democracia não é apenas multiplicidade politica mas acima de tudo diversidade de coisas com tolerancias entre si.
    Não adianta é uma cultura limitada ao pré-estabelecido e digasse de passagem obsoleto,ineficaz.
    O crime premeditado praticado pelo Estado dia 20/06/2013 quando a violencia partiu dos que são pagos para evita-la onde bateram indiscriminadamente em todos que encontravam pela frente.Estações de metro para que não tivessem como irem para casa.Ausencia de onibus e o desligamento das cameras da CET-Rio onde as poucas que estavam ligadas no momento da covardia mostravam outros pontos.
    Eu vi com meus olhos um PM de uma cabine ter de pegar o fuzil e aponta-lo para integrantes da Força Nacional,BOPE e Choque e ameaça-los para que eles não trucidassem adolescentes pacificos.Como tambem vi delegado da policia civil dar voz de prisão para PM.Tudo isso a mando de um governador corrupto que compactua com a mafia dos 4 conglomerados rodoviarios do Estado que tem o monopolio do serviço.
    Tinham muitas entidades e representantes das mesmas,OAB,Justiça,Associação de magistrados entre varias outras e todos viram tudo.
    Eu nutria adimiração pelo BOPE e hoje não tenho mais.Não é essa a policia que a sociedade paga e quer.
    E como aqui é um pais de calças frouxas para se tomar alguma atitude realmente efetiva vão empurrando tudo com a barriga.Depois justifiquem incompetencias atribuindo culpas a sobrenaturais.
    A unica certeza que existe é que esse pais jamais continuara ser como era antes e que o povo do Rio de Janeira jamais esquecera dessa Policia Militar que não o representa e que deveria ser extinta.
    A cobra esta fumando pro lado deles e cabeças vão rolar,aguardem.

  11. So Paraquedistas tinham 4.700 de prontidão dia 20/06/2013 e eu duvido que eles sairiam para a rua para massacrarem o povo como fez essa Policia Militar lacaia de politicos corruptos.

  12. …é o povo descobriu finalmente que os políticos são seus grandes inimigos, já era ora …. Revolução já, eu apoio um golpe militar, e o estabelecimento de um tribunal civil para apurar os crimes de corrupção com julgamento sumário por enforcamento aos grandes ladrões desse pais. NÃO TEM CIA NEM OTAN NEM FSB POR TRÁS DESSAS GREVES NÃO GAROTINHOS, É O DESESPERO DO POVO MESMO QUE CANSOU DE VER A PÁTRIA SER PILHADA POR POLÍTICOS CORRUPTOS. O POVO HOJE SE ENCONTRA ENTRE DUAS MATILHAS DE LOBOS> DE UM LADO A DOS POLÍTICOS E DO OUTRO LADO A DOS MARGINAIS QUE NÃO TEM IDADE PENAL (MAS MATAM ESTUPRAM E ROUBAM), E OS DE MAIORES PORQUE TEM DIREITOS HUMANOS, E O POVO NÃO TEM DIREITO NENHUM, NEM SAÚDE , NEM EDUCAÇÃO, NEM SEGURANÇA. REVOLUÇÃO JÁ.

  13. O Brasil vai mal? Outras nações vão mal? Mas por quê?
    Se antes da crise financeira de 2008 todos andavam cheios de dinheiro. O mundo parecia rico e feliz, com inúmeras nações, historicamente pobres, saindo da linha da pobreza. Até mesmo o surgimento de um tal BRIC, e logo mais BRICS, com o potencial de um poder mundial tremendo espalhado por todos os continentes surgiu.
    Então que foi que aconteceu, que colocou todo esse horizonte de progresso internacional a perder?

    Ahh! foi a crise de 2008. Que derrubou a capitalização das nações mais ricas. Arrastando todas as outras atrás. Umas antes e outras ainda agora.

    Nada Nada disso!

    Isso é e foi apenas jogo de cena para enganar a todos.
    A verdade é bem mais profunda e extremamente bem arquitetada (com intensivo uso de recursos digitais e midiáticos)…
    DÓLAR+USA=PODER
    …. pois no início do 3ºmilênio de repente os USA se viu ameaçado pelo sucesso do EURO, do sucesso do BRIC e sua temível ameaça de criação de trocas comerciais usando suas próprias moedas.

    Ora ora meus amigos, de que adiantará ser o fabricante dos dólares do mundo, se o mundo passar a usar outras moedas? Como então bancar 10 super NAe e milhares de caças, tanques, mísseis etc etc se esse dinheiro não for mais aceito livremente no mundo?

    Entendam que os USA estão intimamente ligados a sua moeda, fabricada por eles, auditada por eles, numerada por eles.

    Eles não vão aceitar facilmente, por exemplo, que duas nações gigantes como China e Brasil comercializem com suas próprias moedas. O objetivo então é destruir isso. E as formas de destruição são muitas… desde guerra convencional com sua destruição do inimigo de fora para dentro, até guerra dissimulada por movimentos revolucionários internos.

    O alicerce, sustentáculo, americano é o dólar internacional, sem ele a inflação estratosférica surgiria e destruiria todo sua estrutura econômica artificial. E em sua defesa eles farão tudo, a curto, médio e longo prazo.

    A esperança, para nós, é que essa convulsão interna em nosso sistema social-político em vez de nos prejudicar, acabe sendo um tiro pela culatra nos planos maquiavélicos de fora, e nos torne mais decididos e capazes de alcançarmos nosso tão sonhado país desenvolvido do futuro… HOJE.

    Portanto, vamos observar e ficarmos atentos em como se sairá o euro e essas possíveis trocas sem dólares daqui para frente, paralelo a essas tragédias internas acontecendo na Europa, Oriente Médio, Brasil etc.
    Ou se isso tudo será maquiavelicamente desmanchado restando apenas na lembrança a tal unificação européia e diversificação de moedas?

    • Nunca li tanta bobagem junta. Para ficar perfeito o festival de asneiras, só faltou falar dos iluminatis, dos Bildebergers, dos maçons e dos indefectíveis sionistas.

      • Rsrs.. vou elogiar o teu também! HMS.. mas se parar de se preocupar em detonar! Invés de contra-argumentar os argumentos do ViventtBR…

        Assim! Vão continuar te chamando de agente da CIA.. rsrs. por aí vai.

        Aliás.. exponha também o que acha sobre iluminatis, bilderbergs, maçons.. sionistas.. porque é a única forma de saber se tem embasamento ou se são aqueles comprimidos coloridinhos!

      • X-Tudo:

        O ônus da prova cabe a quem alega. Não sou eu que estou alegando que todos os males do mundo são culpa dos Bildebergers, dos maçons, dos iluminatis e dos sionistas sem trazer um mínimos de provas a corroborar a teoria mas tão somente um monte de achismos alucinados.

      • “sem trazer um mínimos de provas a corroborar a teoria mas tão somente um monte de achismos alucinados.”

        Tá.. vou fingir que não foi desrespeitoso novamente… e deturpou o que disseram sobre estes assuntos…

        O sr. nem se dá ao trabalho de pesquisar.

        Não vou te dar o peixe, mas sim a vara de pescar!..

        Há muitos sites na internet com sequências lógicas de informação sobre estes assuntos.

        Mas pois bem:

        Livro: Ciência Política, de Maurice Duverger. Teoria e Método.

        Vai te dar uma base! Para pesquisa e corroboração de dados, serve pra qualquer assunto que for pesquisar.
        Sem se preocupar se as fontes são fidedignas, mas sim com base no contexto geral.

        E analisar com base no contexto geral sem obtenção de dados é resultante da experiência!… e o conteúdo informacional que possui.

        Temos uma mina de ouro que é a internet.

        Agora internet sem ser o google da vida! Que já tem bastante informação… as que eu sei são a Onion e a Freeweb.

      • Colega X-tudo,
        Vc é daqueles que sabem que mesmo que passem dias e semanas cobertos por nuvens o Sol está com seu brilho lá no céu acima .
        E não precisa pedir para ninguém tirar um pedaço de nuvem para que se prove isso.
        Quanto ao colega que sonha com a Royal Navy, meteu os pés pelas mãos, pois em momento algum fiz referência a grupos privados conspiradores e obscuros. Mas se ele gosta de aumentar o que lê na cara dura, quanto mais o que ouve, e com toda certeza é bom ter muito cuidado com o que se fala para o colega submarino.
        Sds!

      • Mas para ficar claro HMS-TIRELESS:
        Dei nome aos bois no meu texto: USA.
        E só porque vc gosta de SubNuc inglês, não exagera, sai desse mar sem comentários próprios seus, deixa de onda.
        E nos escreva sobre a dependência ou não dos USA quanto a sua moeda, o dólar estadunidense. Pois foi um pouco sobre isso que comentei e não sobre Maçons, Ilumin.. Bilde…etc.
        Sds!

  14. Há uma guerra ocorrendo no mundo: E ela é os USA tentando sobreviver contra forças inesperadas pós URSS surgindo. O 11/09, Sadam, Kadaf etc são peças do tabuleiro azul e vermelho.

  15. Leiam a noticia abaixo:
    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/107334/Alves-levou-parentes-ao-Maracanã-em-avião-da-FAB.htm

    E depois ainda há pessoas dizendo que o protestos são uma conspiração estrangeira , fala serio, todos os protestos ecoaram em um prebecito inútil que não mudara em nada o que ocorre hoje, estão achando o povo brasileiro com cara de idiota, esta na hora do povo voltar as ruas com muito mas força, pois nossos políticos estão fazendo de conta que não entenderam o recado !

    Realmente o inimigo é muito maior do que imaginávamos, agora somos o brigados a ver esses políticos se fazendo de desentendidos, e parece que o povo vai cair nessa ladainha novamente …

    • Prezado amigo e demais reparem no seguinte detalhe do passado…
      Até o início dos exames anti doping, era muito difícil uma nação subdesenvolvida (e nessa época quase todo o mundo era subdesenvolvido) ganhar uma, ou mais raro ainda, mais de uma medalha de ouro. Só depois que os exames começaram é que as olimpiadas ficaram menos desequilibradas.
      Lá na década de 70, com maiores avanços da medicina e química, as nações desenvolvidas já estavam até mesmo tentando colocar mulheres masculinizadas por hormônios nas provas femininas, a coisa já estava atingindo um tal ponto de desonestidade, quase escancarada, que o jeito foi a implantação de regras e exames anti doping, ou as Olimpíadas acabariam. (e contrário a toda essa sujeira olímpica… esse inclusive foi um dos motivos do enorme sucesso do futebol e sua copa pelo mundo, pois nesse esporte o que vale é apenas jeito com a bola).
      A coisa é tão desonesta, que recentemente, o herói francês da volta ciclística da França veio a público confessar que sempre foi um dopado, e mais, declarou que todos que querem ganhar se dopam.
      Estou falando sobre isso apenas para salientar que as nações poderosas jogam sujo. Para elas tudo é válido para obtenção de sucesso.
      Há problemas internos no Brasil, e nosso povo está indignado com eles claro que sim, ninguém é cego, ou quase ninguém. Mas não podemos desprezar a origem histórica e política desses problemas.
      Nosso país ainda não entendeu que só caminhará com suas próprias pernas quando deixar de ser ingênuo com os lobos de fora.
      Uma das grandes ingenuidades hoje, por exemplo, não se trata de não ter bomba atômica, mas de desarmar a população e desacreditar e enfraquecer as forças armadas etc etc.

      Puxa vida, o povo não aguenta mais, a explicação se resume a só isso?

      Mas o chato é que só se pode falar aqui até um certo ponto.
      .

      • viventtbr concordo com vc só que eu conheço este ramo do esporte, e posso te dizer com coerência que hj em quase todos os esportes e em todos os países do mundo(muitos atletas fazem o uso de anabolizantes), e é a maioria dos atletas, os que sao pegos sao os que usam muito o anabolizante e usam perto de “tal” competição pois por um certo tempo o anabolizante ainda fica no corpo, porem muitos usam o anabolizante e fazem isto bem antes de “tal” competição para nao sobrar vestígios de tal medicamento, o mundo do esporte virou um mundo de negocios entao os atletas buscam sempre se superar para nao perder seus títulos e patrocínios.

      • Colega leonardo_sp,
        Realmente ele é americano e ganhador de incríveis 7 voltas da França, erro meu chamá-lo de herói francês, grato pela correção.
        Quanto ao uso disseminado de anabolizantes, isso começou onde, quem deu o exemplo primeiro?
        Mas a minha questão principal foi chamar atenção para a desonestidade do dito primeiro mundo. Sendo que quem faz de tudo por medalhas de ouro, faz até pior para garantir seus domínios políticos no mundo.
        E a internet e satélites só veio facilitar o trabalho de interferências além mar.
        Entretando, no meio de tantas possibilidades, sempre há quem afirme que a velhinha de Taubaté continua bem viva entre nosso povo.
        Sds!

  16. Porque o mundo Ocidental vai mal,é simples compreender POR GANANCIA.
    Eu cansava de falar sobre isso.O capitalismo nada mais é do que um sistema escravizador para o enriquecimento de elites.
    O proprio EUA derrubaram seu proprio mercado quando passaram a produzirem suas mercadorias fora de suas fronteiras para obterem maiores lucros com menos impostos.Causaram desemprego,quebra industrial e de comercio local e tudo por olho grande.
    A Europa alem da gastança pois uma associação,uma empresa ou seja la o que for,alem de regras deve ter metas e reaplicações para depois se pensar em lucros.Não foi o que fizeram,so gastavam na euforia do momento.E ainda pior,começarem a adimitirem economias fora do padrão.”Associar-se com que não tem nada a acrescentar e somente vira usufruir é assumir para si proprio as despesas dos outros” (lembram dessa frazezinha minha?E no que deu heim kkkk).
    Muitos dos senhores sempre pregaram ao longo dos anos que o brasil deveria seguir o padrão Americano e Europeu e no nosso caso,quando cairmos não nos levantaremos mais,porque nossa economia é fundamentada encima de um PIB com 47% de carga tributaria,não possuimos industria pesada nacional,industria naval nacional,industria automobilistica nacional,industria belica nacional,que são o que seguram a onda em um pais em crise.
    Somos meros cultivadores e extratores de materias.Somos um medieval que recebeu do patrão um iPod e encantado perde tempo assistindo idiotices no youtube ou botando a lingua de fora no Facebook para ver quantos likes obtera.
    Tudo isso Redes Sociais,Serviços Google,o Windows 8,os sistemas operacionais moveis,tudo não passa de ferramentas de manipulação e de espionagem.
    Pela primeira vez na vida temos a oportunidade de caminharmos pelas proprias pernas,interagirmos com nossos interesses,crescermos,avançarmos.Mas continuasse a mesma mentalidade atrasada de uma visão canina bi-color de um mundinho azul-vermelho que não existe mais,so na cabeça do atrasado Brasileiro.
    Enquanto nossas midias tratavam as manifestações como bandidos e ate justificava as covardias das policias militares contra manifestantes pacificos e desarmados,na Europa embora no começo tivessem dificuldade de entenderem pois foi algo novo um levante popular sem ideologia,sem comando,sem lideranças e que muito pelo contrario,não aceita e não reconhece nada disso.
    As Copas do Mundos,as Olimpiadas jamais serão como antes porque la fora entenderam que é errado faze-las as custas de sofrimento dos póvos.
    Que Democracia temos onde se pratica uma segregação genocida?Olhem e vejam quantos morreram e quantos despejaram nas ruas para se fazer Copa do Mundo.
    Sera que ninguem enxerga isso ou nossas demagogias são mais importantes que o nosso pais e a nossa gente.
    Por acaso as forças armadas que temos dariam conta de defenderem nossa Patria em caso de uma invasão por superior agressor?Não seria,e quem iria lutar,não [é o povo?Não somos todos nós soldados do nosso Brasil?
    Então quem vale mais em nossa sociedade,grupos elitizados,interesses privados,quadrilhas politicas?
    O mais simples e ate o mais degradado dos Brasileiros vale muito mais do que todos esses putos juntos.
    Quem tem valor neste pais é aquele que o desenvolve,consome e paga todas as contas com o sacrificio de seu salario injusto.
    A justiça ja pediu o embargo dos bens do Lula.O povo exige a prisão dos mensaleiros e tambem ira exigir as apurações de todas as outras denuncias antes e após Lula.
    Ou tomemos vergonha na cara e façamos justiça ou vai mesmo morrer muita gente no Brasil porque como esta e esse sistema corrupto e bandido que ja existe muito antes da era PT por bem ou por mal deixara de existir.

  17. Aqui em São Paulo manifestação só recebe força midiática nacional se for na avenida Paulista… 100 indivíduos com cartazes na Paulista chamam mais a atenção que 1000 na bonita e importante avenida Faria Lima.
    O porquê de mencionar isso é que todas essas manifestações no nosso querido Brasil poderiam ser resumidas numa só:
    Invasão e fogo no Congresso Nacional, vejam que não estou falando de povo subindo nos pratos e correndo pela praça dos três poderes, estou falando é de entrar dentro dele, como tentaram fazer no Itamaraty. A população de Brasília sair de seus sofás e poltronas e ir invadir o Congresso e botar abaixo os tais gabinetes dos parlamentares e destruir os plenários das câmaras.
    Então sim minha gente o Brasil ia acordar no outro dia de ALMA LAVADA.
    E juristas e lideranças políticas iam parar de menosprezar a primeira das leis (que não é a constituição, muito menos esta que está aí feita por fichas sujas) que é a voz das ruas. Esses supostos doutores estão brincando de legisladores.
    E o pior, como já dizeram acima, é que o sangue de milhões de brasileiros pode vir a correr nas ruas, campos, cidades e estradas por culpa desses incompetentes safados carregados de vaidades competitivas e exibicionistas.

  18. Otimo v o 1maluquinho comentando novamente no site, elucidando os fatos para alguns individuos que creem piamente na “divulgaçao oficial” dos fatos como verdadeiras.
    o povo esta abrindo os olhos estamos engatinhando ainda nessa “revoluçao de ideais”,pensava eu q o povo deseducado e massacrado jamais perceberia a situaçao em q vive, engano total o “plano” falhou os muitos anos de falta de educaçao e alienaçao parece nao ter adormecido o suficiente as mentes dos dominados e prostrados,talvez o povo nao tenha nem ideia do que esta acontecendo mas esta la como um impulso e todos estamos debatendo sobre esses temas, ontem mesmo conversei com um grupo de amigos que jamais imaginei falar sobre isso e dividindo do msm sentimento q sinto a anos em relaçao a tudo isso, temos uma oportunidade de ouro nas maos, vamos mudar o ponto de vista do povo e assim mudaremos o pais, as manobras das midias q nos dominam como gado a tanto tempo estao sofrendo com a verdade q vem das ruas tentam classificar a todos como vandalos ou simplismente dar foco aos atos violentos para gerar medo no povo como nossos amigo yankees fazem tao bem (acho q isso deve ter sido importado afinal reuters ta ai né e nao so ela é claro)
    mas de que adiantaram todas a passeatas passificas contra a violencia e contra a corrupçao etc.? nao vi mudar nada simplismente a violencia so tem almentado exponencialmente, estamos praticamente em guerra civil no morros do bRASIL
    q agora permeia os bairros nobres das capitais e ate do antes calmo interior do pais, me encho de esperança quando vejo um jornalista como boechat nos esclarecer da verdadeira violencia que é cometida contra o povo brasileiro diariamente, nas escolas sem professores e livros…nos hospitais q faltam gaze para um atendimento basico, fora o despreparo dos medicos…nas estradas que sao construidas com verba para capeamento quintuplo e via dupla e depois sao privatizadas contrariando a constituiçao (direito de ir e vir) entre tantos outros absurdos inadmissiveis q sao cometidos contra todos nos e aceitamos, esta na hora da luta nao pra mim ou pra vc mas para todos nos essa é a mentalidade q deve permear os brasileiros nesse momento essa foi a democracia q escolhemos ??? porque ninguem questiona a tal da democracia tao pregada mundialmente pelos yakees??? é o sistema onde tudo se compra, o capitalismo selvagem do mercado no seu mais violento estado o lucro pelo lucro em detrimento dos demais contanto q eu me dê bem…o famoso jeitinho brasileiro no sentido mais espurio q se pode imaginar(quero deixar claro que sou a favor da propriedade privada e do direito a enriquecer de forma legitima sem explorar o promio; comunismo nao deu certo por causa do egoismo do homem ai ja é outra historia, somos uma raça infelizmente muito falha ) esta na hora de procurar outro sistema mais evoluido de governo o sistema esta claramente corrompido e corrompendo a todos,todos em prol da corrupçao e do individualismo, virou uma doença que precisa ser extirpada o quanto antes da naçao, talvez seja o comço para uma grande NAÇÃO somos um pais abençoado por tudo, apenas o seu povo esta doente e agora mostra sinal de reaçao do seu estado quase terminal rsrs

    vamos a luta por um Brasil com B maiusculo e independente (de verdade)

    ( se morrer daqui a 50 anos vendo o resultado de 5 anos de vitorias do povo e do Brasil morrerei feliz e com lagrima no olhos rsrs abraço a todos os resistentes)

    OBS: texto sem correçao

  19. Se o direito se contradiz,esqueça-o e lute pela ética ela é a unica ferramenta contra todo o errado.

Comentários não permitidos.