Hollande: não haverá negociações com EUA sem garantias por espionagem

francois-hollande-O presidente francês, François Hollande, declarou nesta segunda-feira que negociações e transações com os Estados Unidos podem ocorrer apenas “quando forem obtidas garantias” do fim da espionagem contra a União Europeia (UE) e a França por parte de uma agência de inteligência americana.

“Isto vale para a França, mas vale para toda a União Europeia, (para) todos os sócios dos Estados Unidos”, disse o presidente francês durante uma viagem a Lorient (oeste da França).

Os Estados Unidos e a UE devem iniciar em julho uma negociação sobre um tratado de livre comércio transatlântico.

Hollande pediu o fim imediato da espionagem e disse que a França não pode “aceitar este tipo de comportamento”.

“Não podemos aceitar este tipo de comportamento entre sócios e aliados”, disse Hollande. “Pedimos que parem imediatamente”, acrescentou o presidente francês.

A França aparece junto com Itália e Grécia entre os 38 alvos vigiados pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, segundo o jornal britânico The Guardian.

Muitos documentos foram fornecidos pelo ex-consultor da NSA, Edward Snowden, sobre a vigilância maciça pela internet por parte da agência às sedes diplomáticas dos países da União Europeia.

As revelações provocaram uma inédita tensão entre Estados Unidos e União Europeia.

AFP

Fonte: Terra

8 Comentários

  1. ridículo é ver os estados unidos sendo chamado de sócio ,amigo ,ta certo que o presidente francês foi cordial ,mas na realidade seria explorador e aproveitador ,que esta explorando a europa desde a guerra mundial chupando o sangue europeu
    faz o seguinte presidente da frança e também da Alemanha manda uma proposta para entrar no brics ,nos iremos analisar bem e talvez vocês sejam aceitos.

  2. Em um documento, com data de setembro de 2010 e considerado “estritamente confidencial”, a NSA descreve como espionou a representação diplomática da UE em Washington.

    Para executar as atividades de espionagem, microfones teriam sido instalados no edifício e a agência teria entrado na rede de informática, o que permitia a leitura dos e-mails e documentos internos.

    Desta maneira também foi vigiada a representação da UE na ONU, segundo os documentos, nos quais os europeus são classificados de “objetivos a atacar”.

    —————————–
    Muy amigos…
    Este comportamento traiçoeiro é uma secular característica de ingleses e estadunidenses, leis e tratados que assinam devem ser cumpridos somente pelos outros” e seus “aliados” são sempre submetidos sutilmente ou não… a conspirações e, tentativas de controle político, cultural, midiático e militar …

  3. A Grã-Bretanha sempre foi considerada um «cavalo de Tróia» da inteligência americana na União Europeia.

    E as “torneiras” instaladas pela agência britânica, GCHQ, no cabo transatlântico TAT-14, que conecta Blaabjerg, Dinamarca a Norden, Frísia Oriental, a Alemanha Katwijk, Holanda para St. Valery-en-Caux, França, para Bude, Cornwall, Inglaterra, para Tuckerton e New Jersey, destacaram o fato de que a aliança de inteligência anglo-americana superou todas as outras alianças e acordos, incluindo o Tratado de Maastricht e o Tratado da OTAN.

    Os Estados Unidos e o Reino Unido fizeram espionagem em conjunto contra seus “aliados” alemães, franceses, holandeses e dinamarqueses. Essencialmente, as prioridades para a espionagem tiveram primazia sobre todos os outros acordos multinacionais ou bilaterais, fossem militares, econômicos ou quaisquer outros…

  4. Toda essa “revolta” e depois a “abertura de pernas e aprumação do quadril” no caso do avião presidencial boliviano. Muito triste, de um presidente de partido “socialista”. Os Europeus estão perdidos, sem pai de sem mãe.

Comentários não permitidos.