Alemanha condena postura “Guerra Fria” dos EUA

00747412_EDA13FBA78C656CA866A34DC2519189A

Steffen Seibert, porta-voz da primeira-ministra alemã Angela Merkel.

O governo alemão afirmou nesta segunda-feira que se reportagens de que os Estados Unidos estariam espionando em larga escala a União Europeia forem confirmadas, seria inaceitável o comportamento ao estilo da Guerra Fria entre os países que precisam de confiança mútua para criar uma nova área de comércio transatlântico.

“Se for confirmado que as representações diplomáticas da União Europeia e os países europeus têm sido espionados, vamos dizer claramente que fazer escutas de amigos é inaceitável”, disse Steffen Seibert, porta-voz da primeira-ministra, alemã Angela Merkel. “Nós não estamos mais na Guerra Fria.”

A Alemanha busca um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos que promova o crescimento econômico e a criação de emprego, disse Seibert. Mas ele acrescentou: “A confiança mútua é necessária a fim de chegar a um acordo”.

REUTERS

Fonte: Terra

7 Comentários

    • Na Europa, Alemanha é o país mais monitorado e espionado por EUA e Inglaterra…

      O mundo inteiro sob vigilâcia: Vazou mais um pouco sobre os esquemas da NSA, foi publicado originalmente no “The Guardian”.

      “Boundless Informant” um software da NSA que mostra os níveis de vigilância específica a que cada país é submetido, os níveis são codificados por cores, dependendo da gravidade; do verde escuro ao verde claro e se movendo através de amarelo e laranja para vermelho, se um país está sob vigilância pesada…O Iran é o mais vigiado dos países…

      http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/Pix/pictures/2013/6/8/1370715185657/boundless-heatmap-large-001.jpg

      O Brasil é tão ou mais vigiado que a Rússia e mais monitorado do que os países bolivarianos como Venezuela, Bolívia e até Cuba é muito menos vigiada!

      E isto explica alguns dos interesses por trás do monitoramento e espionagem estadunidense: certamente não é uma questão romântica de ideologia: capitalismo vs comunismo, liberdade vs totalitarismo e blá, blá, blá… ou de segurança, de antiterrorismo…

      Existem vastos interesses financeiros/comerciais e geopolíticos guiando a direção do “OLHO QUE TUDO VÊ” da NSA e das outras agências de inteligência estadunidenses.

      • já falei varias vezes que a Alemanha é um pais refém dos americanos e ingleses a partir do momento que eles soltarem as amarras dos alemães a primeira a ficar com os rabos entre as pernas é a Inglaterra
        é uma guerra de raças que significa a mais perigosa ,além da religiosa o preconceito e o ódio vao ao extremo

  1. “A Grã-Bretanha sempre foi considerada um «cavalo de Tróia» da inteligência americana na União Europeia.

    O ministro da Justiça do estado alemão de Hesse, Handelsblatt, disse que “a Grã-Bretanha é o sanguessuga de dados da União Europeia.» A ministra da Justiça Federal alemã, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, chamou a operação TEMPORA de um «pesadelo Hollywoodiano .»

    E as “torneiras” instaladas pela agência britânica, GCHQ, no cabo transatlântico TAT-14 que conecta Blaabjerg, Dinamarca a Norden, Frísia Oriental, a Alemanha Katwijk, Holanda para St. Valery-en-Caux, França, para Bude, Cornwall, Inglaterra, para Tuckerton e New Jersey, destacaram o fato de que a aliança de inteligência anglo-americana superou todas as outras alianças e acordos, incluindo o Tratado de Maastricht e o Tratado da OTAN.

    Os Estados Unidos e o Reino Unido fizeram espionagem em conjunto contra seus “aliados” alemães, francêses, holandêses e dinamarquêses. Essencialmente, as prioridades para a espionagem tiveram primazia sobre todos os outros acordos multinacionais ou bilaterais, fossem militares, econômicos ou quaisquer outros…”

  2. “A Grã-Bretanha sempre foi vista como um “cavalo de Troia” da inteligência dos EUA enfiado na União Europeia. A operação de escuta clandestina em Bude chama a atenção para o fato de que a aliança de inteligência EUA-Grã-Bretanha desconsidera todas as demais alianças e tratados vigentes, inclusive o Tratado de Maastricht e o Tratado da Aliança do Atlântico Norte, OTAN. EUA e Grã-Bretanha espionam, em dupla, os seus próprios “aliados” alemães, franceses, holandeses e dinamarqueses.

    Apesar do que agora se sabe, continuaram vigentes os acordos bilaterais de inteligência pelos quais a Agência de Segurança Nacional dos EUA recebia sinais interceptados pelas agências de inteligência de Alemanha, Dinamarca, Países Baixos e, em menos escala, da França, os chamados “Terceiros”. O que se constata é que a espionagem goza de prioridade absoluta, acima de qualquer acordo multinacional ou bilateral, sejam acordos militares, econômicos ou de qualquer natureza.”

    trecho retirado do redecastorphoto

Comentários não permitidos.