Rio de Janeiro/RJ – Nos dias 22 e 23 de junho de 2013, o Exército Brasileiro realizou os primeiros tiros para testar o novo Sistema Antiaéreo Gepard, recém adquirido para proteger estruturas estratégicas brasileiras e áreas sensíveis. No Centro de Avaliações do Exército, na restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, oito viaturas Gepard acertaram alvos aéreos e terrestres, conduzidos por unidades da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.
Cada blindado pesa 47 toneladas e meia e tem quase 4 metros de altura e 8 metros de comprimento. Ele possui dois canhões antiaéreos Oerlikon de 35 milímetros, que operam em conjunto com radares de aquisição de alvo e direção de tiro, ou seja, que acompanham o alvo mesmo se ele desviar em uma torre de giro estabilizada montada sobre o chassi do Leopard 1, outro carro de combate que o Brasil já possui.
[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/126V6ih” standard=”http://www.youtube.com/v/pSonQU1RkkU?fs=1″ vars=”ytid=pSonQU1RkkU&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep8224″ /]
O sistema foi recém-modernizado pelo Exército Alemão e adquirido como parte do Plano Estratégico do Exército Brasileiro. Ele integra o Sistema de Defesa Antiaérea, sendo capaz de abater mísseis, aviões, helicópteros, veículos aéreos não-tripulados, foguetes e morteiros a até 5 km de distância e 3 km de altura.
No total, foram adquiridos 37 carros de combate Gepard que virão para o Brasil até 2015. O material irá dotar as Baterias Antiaéreas das Brigadas Blindadas do Exército. Após esses primeiros testes, que somarão 2 mil tiros diretos, os Gepard serão distribuídos para unidades subordinadas à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, localizada no Rio Grande do Sul, e também para a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea no Rio de Janeiro.
Bem essa é uma boa notícia, mas eu gostaria mais dela se esses gepard´s tivessem sido fabricados no Brasil. E acho que não sou o único.
Fadrini vc rel/ ñ é o único q pensa assim, já somo dois(2). E deveríamos ter os S-300 e outros p apoio a defesa contra atakes aereo…Sds.