Brasil e Libéria discutem possibilidades de cooperação na área de defesa

Foto2BrasilLibria.

O ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu colega liberiano, Brownie Samukai, reuniram-se em Brasilia com o objetivo de  examinar  possibilidades de cooperação entre os dois países na área de Defesa. Ministerio da Defesa.

Aconteceu nesta terça-feira (25) em Brasília reunião entre os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Libéria, Brownie Samukai, com o objetivo de  examinar  possibilidades de cooperação entre os dois países na área de Defesa. Estiveram presentes na reunião, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi, o comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra  Julio Soares de Moura Neto e  o chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro Marco Aurélio Mendes, entre outras autoridades.

O um dos principais focos da reunião girou em torno de propostas referentes ao treinamento de militares liberianos.

O país africano foi assolado por duas guerras civis e agora procura fortalecer e reorganizar suas forças armadas, sendo que a maior parte do adestramento de seu efetivo esta sendo realizado em países estrangeiros. Segundo Samukai, o Exército da Libéria esta tentando se desenvolver com base em modelos como o do Brasil. Amorim disse na ocasião que o Brasil tem intensificado suas relações com a Libéria, notadamente na área de agricultura e formação profissional, e estaria disposto a estender esse relacionamento para a área de Defesa.

Foto3BrasilLibria.

O ministro da Defesa da Libéria disse que o Exército do seu país esta tentando se desenvolver com base em modelos como aquele existente no Brasil .Ministério da Defesa.

Já esta agendada a passagem do recém-recebido navio de patrulha oceânica P-122 “Araguari” da Marinha do Brasil pela Libéria, ocasião na qual a embarcação deverá participar de manobras conjuntas com a Marinha local antes da viagem de translado para o Brasil

Estuda-se também a participação de militares liberianos em seminário sobre busca e salvamento que ocorrerá em breve na cidade de Salvador,BA, bem como parcerias na área de atuação das Forças Terrestres e Aérea, incluindo treinamentos para militares liberianos no Brasil voltados para operações de paz e formação de pessoal  para a área da aviação, como por exemplo,  aperfeiçoamento de sargentos especialista em controle de tráfego aéreo.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comentários

  1. Acho estranho os EUA não darem muita atenção a Libéria,esse país que teve a sua fundação ligada aos EUA,ainda mais agora com o Obama no poder.
    Mas não deixa de ser mais uma oportunidade para o Brasil se irmanar com a África e desenvolver um maior intercambio no Atlântico Sul.

Comentários não permitidos.