Saga de delator gera tensão diplomática entre EUA, Rússia e China

spy

É desconhecido o paradeiro de Edward Snowden, que denunciou programa americano de espionagem na internet. Ele teria viajado de Hong Kong para Moscou, o que criou uma crise diplomática entre EUA, Rússia e China.

A fuga do ex-consultor técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden está tomando cada vez mais contornos de um drama político e diplomático. Após a sua suposta viagem de Hong Kong para Moscou, não se sabe ao certo o paradeiro do delator do programa americano de espionagem de dados Prism, cuja extradição é exigida pelos EUA.

A agência de notícias russa Interfax assegurou que, ao contrário do anunciado, o antigo consultor da NSA não embarcou no avião que partiu nesta segunda-feira (24/06) com destino a Cuba. “Edward Snowden não está no avião, ele não vai nesse voo”, declarou uma fonte policial citada pela Interfax.

O avião da Aeroflot levantou voo do Aeroporto Sheremetyevo, de Moscou, às 14h15 (horário local). Outra agência de notícias russa, a Ria-Novosti, afirmou igualmente que os numerosos jornalistas que se encontravam no avião não viram Snowden dentro do aparelho.

Citando uma fonte norte-americana, a agência Interfax afirmou que as autoridades dos EUA poderiam obrigar o avião da companhia russa Aeroflot a aterrissar em seu território caso ele transportasse o antigo colaborador da NSA para Cuba.

Segundo essa fonte, “por considerações de segurança civil ou necessidade militar e com base nas normas internacionais vigentes, cada Estado pode exigir a aterrissagem de qualquer aeronave que esteja na sua zona de responsabilidade de controle aéreo sobre seu território.”

O avião da Aeroflot que realiza o voo regular entre Moscou e Havana costuma passar por uma zona da responsabilidade dos serviços de controle aéreo de Nova York. No domingo, Snowden teria deixado Hong Kong rumo a Moscou, apesar de Washington ter pedido a sua detenção e extradição.

Estados Unidos decepcionados

Nesta segunda-feira, os Estados Unidos consideraram “muito decepcionante” que o ex-consultor da CIA tenha conseguido viajar de Hong Kong para Moscou e advertiram a China e a Rússia de consequências no relacionamento bilateral.

“Será obviamente decepcionante se ele foi intencionalmente autorizado a embarcar num avião”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, em Nova Déli, ao responder a uma questão sobre o papel da China na alegada fuga de Snowden de Hong Kong para Moscou.

Questionado sobre o papel da Rússia, Kerry instou as autoridades russas a “respeitar os critérios da lei no interesse de todos.” Nos últimos dois anos, afirmou Kerry, os EUA transferiram sete detidos para a Rússia a pedido do governo em Moscou, “por isso penso que a responsabilidade e a aplicação da lei são muito importantes”.

Segundo um porta-voz da Casa Branca, o governo americano acredita que Snowden esteja em Moscou e está tentando a extradição junto às autoridades russas.

Assange: “Snowden está são e salvo”

Aparentemente, Snowden deixou Hong Kong pouco antes de os Estados Unidos terem cancelado seu passaporte. Ele teria se encontrado com diplomatas equatorianos no aeroporto da capital russa e preenchido um formulário de asilo.

Desde que deixou Hong Kong, Snowden não foi visto nem fotografado. Passageiros do avião que deixou Hong Kong rumo a Moscou não souberam dizer se ele estava a bordo.

Os Estados Unidos haviam encaminhado um pedido de extradição às autoridades de Hong Kong, mas este foi negado por não estar de acordo com a legislação local. O Departamento de Justiça rejeita essa alegação, afirmando que o pedido preenche todos os requisitos expressos no tratado de extradição entre os EUA e Hong Kong.

O porta-voz da Casa Branca disse que o governo dos EUA não acredita que a decisão de Hong Kong tenha motivos técnicos e afirmou que ela tem um impacto negativo nas relações entre os EUA e a China.

Enquanto isso, o ministro do Exterior do Equador, Ricardo Patiño, confirmou nesta segunda-feira o pedido de asilo do ex-consultor técnico. Patiño, que fez o anúncio através de videoconferência a partir de Hanói, onde se encontra em viagem oficial, disse que Snowden justificou o pedido de asilo com o “perigo de perseguição” por parte das autoridades dos Estados Unidos.

Na coletiva de imprensa, Patiño afirmou que o Equador estaria considerando o pedido de asilo com base na “nossa Constituição, em políticas internacionais e na nossa soberania.” O Equador tem se tornado local de refúgio para delatores da internet. Há cerca de um ano, o fundador da plataforma Wikileaks, Julian Assange, fugiu para a Embaixada do Equador em Londres.

Tanto Assange quanto Snowden são procurados pelas autoridades dos EUA, acusados de violação de sigilo e espionagem. Nesta segunda-feira, foi o próprio Assange que deu notícias de Snowden. Por telefone, o fundador do Wikileaks afirmou que Snowden e sua acompanhante, a jornalista britânica Sarah Harrison, estariam “são e salvos”. Assange não se manifestou sobre o paradeiro de Snowden e afirmou não poder dar mais informações.

Críticas ao Equador

Ao mesmo tempo em que o Equador tem se tornado um refúgio para especialistas de internet, que em nome da liberdade de expressão divulgam documentos secretos, o presidente equatoriano, o esquerdista Rafael Correa, tem sido criticado duramente pelo tratamento dado à mídia de seu país.

Nesta segunda-feira, a organização Repórteres Sem Fronteiras (RFS) censurou duramente o governo equatoriano devido a violações da liberdade de imprensa. Segundo a organização, o pedido de asilo de Snowden coloca o país sul-americano mais uma vez como defensor da liberdade de expressão, diante dos olhos da opinião pública mundial.

A RSF afirmou que Correa teria todos os motivos para “olhar para o próprio umbigo.” Há alguns dias, o presidente assinou uma nova lei de imprensa, que amplia consideravelmente as possibilidades de intervenção do Estado no trabalho de jornalistas, denuncia a ONG. Ele já tem obstruído o trabalho da mídia independente com intimidações sistemáticas, informou a organização.

CA/dpd/afp/lusa

Fonte: DW.DE

Rússia resiste à pressão dos EUA para entregar Snowden

A Rússia desafiou na segunda-feira a pressão de Washington para que Edward Snowden, responsável por revelar programas de espionagem do governo dos EUA, seja entregue às autoridades norte-americanas antes que deixe Moscou, como parte do seu périplo global para escapar à perseguição dos EUA.

Snowden, que prestava serviços à Agência de Segurança Nacional dos EUA, fugiu para Hong Kong antes de fazer as revelações, e no domingo foi autorizado a deixar esse território chinês, apesar do pedido dos EUA para que ele fosse preso pela acusação de espionagem.

O norte-americano, de 30 anos, viajou então a Moscou, de onde pretende rumar para outro país, segundo várias fontes. Rumores de que ele embarcaria para Cuba foram questionados quando testemunhas afirmaram não vê-lo no avião, apesar da segurança reforçada antes da decolagem. Uma fonte da companhia russa Aeroflot negou que Snowden tenha viajado para Havana.

O Equador, que já concedeu asilo a Julian Assange, criador do grupo antissigilo WikiLeaks, disse estar cogitando conceder asilo também a Snowden. Mas nesse cenário o foragido precisaria passar por outro país, pois não há voo direto de Moscou para Quito.

Em meio às especulações sobre o próximo destino de Snowden, os EUA manifestam irritação com a recusa russa em entregá-lo, assim como já haviam citado “fortes objeções” a Hong Kong e à China por deixá-lo ir embora.

O governo russo, no entanto, negou ter ciência dos deslocamentos de Snowden. “No geral, não temos informações sobre ele”, disse Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin.

Ele não quis comentar o pedido de expulsão feito pelos EUA, mas outras autoridades russas disseram que Moscou não tem obrigação nenhuma de cooperar com Washington, depois que os EUA aprovaram uma lei que proíbe a concessão de vistos e congela bens de russos acusados de violações dos direitos humanos.

“Por que os Estados Unidos esperariam moderação e compreensão por parte da Rússia”, disse Alexei Pushkov, presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Duma (Câmara dos Deputados) russa.

Putin geralmente não perde nenhuma chance de defender figuras públicas que desafiam governos ocidentais, retratando os EUA como uma “polícia mundial” que abusa dos seus poderes. Desta vez, no entanto, as autoridades russas não fizeram Snowden desfilar diante das câmeras, nem alardearam sua chegada.

Apesar das negativas do Kremlin, o senador norte-americano Charles Schumer disse que Putin provavelmente soube e aprovou a viagem de Snowden para a Rússia. “Putin sempre parece quase ávido em enfiar o dedo no olho dos Estados Unidos”, disse o parlamentar democrata à CNN. Ele também viu “a mão de Pequim” na decisão de Hong Kong de permitir o embarque de Snowden.

Buscando se distanciar da polêmica, a chancelaria chinesa manifestou “grave preocupação” com denúncias de Snowden sobre a ação de hackers dos EUA contra a China.

Desde que deixou Hong Kong, onde temia por sua prisão e extradição, Snowden vem procurando um país capaz de garantir sua segurança.

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, disse durante visita ao Vietnã que Quito vai analisar o pedido de asilo com “muita responsabilidade”.

(Reportagem adicional de Gabriela Baczynska e Alexei Anishchuk em Moscou, Martin Petty em Hanói, Sui-Lee Weein em Pequim; Andrew Cawthorne, Mario Naranjo e Daniel Wallis em Caracas, Alexandra Valencia in Quito and Mark Felsenthal, Paul Eckert e Mark Hosenball em Washington)

Fonte: Terra

29 Comentários

  1. Esse, se os americanos quiserem botar a mão, terão que invadir uma centena de países. Começando pela Rússia.

    • Basta um comando bem treinado e a oportunidade certa meu caro e desinformado militante partidário! Basta ver como os israelenses abduziram o criminoso de guerra Adolf Eichmann da Argentina e o traidor Mordechai Vanunu….

      • ai você já viajou na maionese ,é muito mais facil os gringos mudarem a senha do e-mail deles rsrsrs
        e sobre o ocorrido na argentina esse pais tem uma das maiores concentração de judeus no continente sulamericano e isso com certeza facilitou, o governo fingiu que não sabia e os judeus fingiram que foram super ninjas ,se a argentina não quisesse ele estaria lá até hoje

      • Não minha cara e desmiolada tiete do Foro de SP e certamente mais um antissionista patológico. A verdade é que em que pese o fato de haver muitos judeus na Argentina, havia uma rede muito mais poderosa de proteção à nazistas por lá. A operação que capturou Eichmann foi um primor de planejamento e execução, marcando o ingresso do Mossad como um dos melhores serviços secretos do mundo. Esse papo de que se a Argentina quisesse ele estaria lá até hoje é conversa de esquerdista viralata e ressentido.Antes de falar besteira trate de se informar.

      • Caro HMS, a Rússia não é a Argentina. E você superestima os yankes, mas fica calmo eles levaram uma surra no Vietnam, e foram arrastados pelas ruas de Mogadíscio na Somália como animais. Animais é como eles se portam algumas vezes, invadindo países; destruindo suas infraestruturas, estuprando mulheres e roubando o que puderem, mas para você é the american way of life, tudo bem! Só se pode lamenta. Os yankes somente são solidários aos judeus que teimam em esquecer o que sofreram na 2ªGGM e os corsários dos tempos modernos os genocidas ingleses que quase exterminaram os peles vermelhas do E.U.A e do Canadá.

      • Meu caro Xing-ling, fora a sua risível e patética cantilena anti-EUA e antiIsrael tão ao gosto do Foro de SP, não afirmei em momento algum que tal operação seja fosse efetuada na Rússia, mas é extremamente factível que possa ser realizada na república bolivo-bananeira do Equador.

        No mais, hipocrisia pouca é bobagem! Você vem criticar EUA, GB e Israel mas ostenta um nick que faz menção à um regime totalitário. Vai entender…..

    • É fundamental que aqui no Brasil, o Senado e Câmera , Governo Federal , Forças Armadas e forças de segurança e inteligência , adotem medidas de segurança como estas que estão sendo propostas na Rússia:
      —————————————
      Diputado ruso propone prohibir a funcionarios usar correo de Google

      A Duma deputado do partido Rússia Unida, Ilya Kostunov, proposta que proíbe os serviços especiais e as autoridades russas utilizar os serviços oferecidos pelas empresas do Google, Yahoo, Skype e outros.Leia mais:

      “Yo quisiera lograr que si tenemos que enviar alguna información valiosa por Internet, solo se haga de forma cifrada”, dijo el diputado.

      La propuesta de Kostunov está relacionada con las informaciones de que los servicios secretos de EEUU tienen acceso a todos los datos que se transmiten a través de los servidores de las compañías más poderosas que dan servicios en Internet.

      Leer más: http://spanish.ruvr.ru/news/2013_06_11/diputado-rusia-prohibicion-funcionarios-escribicion-Google-6311/

    • Não agiu sozinho!… Faz parte do grupo que a décadas tenta sujar a imagem ( mostrar a realidade ) americana.
      Política do dividir pra consquistar.
      Mostra os EUA como uma marionete do grupo que srs. sabem qual é.
      Não importa se vai ser afundando economicamente países… invandindo outros… o mesmo grupo está rindo à-toa.

      • Heueheuheh

        É fogo!.. boa!.. rsrs

        A culpa é dos símbolos! Hms. Os símbolos! Quando se refere a bilderbergs.. sionistas.. a que símbolos está se referindo? Os seus podem ser diferentes dos meus!

        O grupo, e nomes são estes e outros conhecidos, mas os símbolos! A sociedade não encherga os verdadeiros símbolos!

    • Se aqui no Brasil, um funcionário da ABIN, ou PF viesse a público denunciar um esquema de espionagem do governo federal sobre os cidadãos brasileiros, tão vasto como este que
      Snowden denunciou, que invade e-mails e comunicações privadas por telefone e internet de centenas de milhões de pessoas, indiscriminadamente…!

      Eu chamaria esta pessoa de HERÓI ! e é assim que vejo Snowden: Como UM HERÓI!

      E Edward Snowden sequer era funcionário do governo e sim de uma empresa privada… A qual é contratada para prestar serviços de inteligência a NSA.

      Atualmente boa parte dos serviços necessários a estrutura de inteligência e espionagem estadunidense são prestado por empresas privadas contratadas pelo governo….E como milhares de outros funcionários de empresas privadas em posição semelhante, nunca prestou o juramento requerido de integrantes das F.A., governo e forças de segurança inteligência oficiais estadunidenses…

    • Quem denuncia um crime não é bandido. Se roubar informações fosse legal, aí sim, seria traição. Imagine se os projetos do 14-X andaram passeando pelo google e estejam abastecendo empresas americanas?

  2. sumiu na neblina !!!! os russos pediram para o estados unidos o senhor das armas e os gringos c@garam e andaram ,cuspiu para cima caiu na testa .

      • errou novamente pois tudo que os grigos queriam do senhor das armas já estão sabendo ,quem saiu quentinho do forno é esse que esta com a russia e a china agora eles vao querer saber tudo e esse sujeito já deve estar cercado por cinco loiras cor da neve do lado caguetando até as horas ,perdeu playboi!!!!!!!

      • Será meu caro viralata ressentido! Acho que nem todas as informações do senhor das armas foram reveladas por ele, espeialmente as suas relações com os fornecedores russos. Uma troca seria extremamente conveniente para as duas partes. Vocês esquerdistas são mesmo um caso perdido….

  3. Muito interessante

    “Agora se joga a etapa final da “Aventura Snowden” – depois que deixar a cápsula-hotel que lhe coube no terminal E do aeroporto Sheremetyevo (the Four Seasons it ain’t) e embarcar rumo ao asilo político no Equador, via Havana. E com WikiLeaks tuitando alegremente os momentos-chave da saga, como na declaração oficial:

    Snowden segue rumo à República do Equador, por rota segura, em busca de asilo. Viaja com escolta de diplomatas e dos advogados de WikiLeaks.

    A decisão de Hong Kong “desapontou” o Departamento de Justiça dos EUA e, como Russia Today noticia, os EUA já estão pedindo gentilmente que os países latino-americanos detenham Snowden. Na mesma linha cordial, todos os países do mundo devem “pedir gentilmente” que Washington ponha fim ao seu Império Mundial de Bases Militares.

    Em meio ao excitamento provocado pelo “caso Snowden”, que não se perca o foco. O aspecto mais crucial da história é Obama e o Espião Supremo, Keith Alexander, jurando que o complexo militar/segurança, orwelliano privatizado, seria essencial para evitar ações terroristas. Mentira monumental. Obama deixou-se ver como mentiroso-em-chefe e cúmplice.”

    Trecho retirado do redecastorphoto

  4. Melhor ficar na Rússia, eles já tem muita pratica com esse tipo de situação, e uma vez lá dentro os USA só podem toca-lo se for na calada da noite, ilegalmente… Como um comando enviado a fazer um sequestro de pessoa, ou um homicidio, de forma ilegal como disse… e como sabemos, nessa história toda a LEGALIDADE NÃO É LÁ UM FORTE DOS AMERICANOS!!

    Mas legalmente e dentro da moral ilibada, os USA não podem fazer nada se a Rússia simplesmente não aceitar a extradição do elemento… melhor pra ele ficar na Rússia!!

    E vejam o que o John Kerry fala sobre o caso, quando está falando com os russos… U.S. Secretary of State, John Kerry said he did not see the need for a confrontation between the U.S. and Russia because of Edward Snowden’s case: “I just want to call for calm and common sense … We do not seek confrontation. We do not command, we ask …”

    Com o Equador o papo não seria assim!!

    Fica na Rússia ou aguente as consequências!!

    • Outro querendo asilo no equador! O assange também pediu! Por que o Equador?? Logo aqui na AL… E já estariam os dois mortos… se realmente quisessem! Aí tem!

  5. Edward Snowden não poderá durmir em sua casa hoje (EUA), mas Yoani Sánchez poderá fazê-lo (Cuba)… Que coisa, não?

    • Sem essa Ilya! Se esse Snowden fosse realmente bem intencionado, teria procurado um promotor federal nos EUA e feito a denúncia. Ou então teria revelado à jornalistas locais sob o manto do sigilo tal como o informante dos jornalistas Carl Bernstein e Bobby Woodward em Watergate. Mas o que ele fez? fugiu para Hong Kong e agora tenta alcançar a república bolivo-bananeira do Equador para obter asilo tal e qual o outro oportunista do Wikileaks. Na boa, corajoso foi Bradley Manning…

      • Bradley Manning… Que por revelar ao mundo que soldados americanos matavam civis, crianças inclusas, enquanto estavam alucinados com metanfetaminas e escutando Death Metal, será julgado como traidor e será condenado à prisão perpétua (se tiver sorte).

        Uau, essa é a terra da liberdade; não é mesmo, Galante agente da CIA, Tireless?

      • Só lembrando…

        Yoani Sánchez já recebeu o equivalente a 1.488 anos de salários mínimos cubanos por sua atividade opositora. Dinheiro suficiente para viver tranquilamente em Cuba até o resto de sua vida.

        Interessante né…

  6. Bom, será que apenas eu achava que isto acontece e sempre aconteceu? Fala sério… é claro que existe um big brother…

Comentários não permitidos.