‘Paraguai despertou’ — Inspirados no Brasil, 3 mil marcham em Assunção

paraguay

Foto: EFE

Uma multidão de aproximadamente três mil pessoas percorreu nesta sexta-feira as ruas do centro de Assunção, capital paraguaia, depois de se reunirem em frente ao Congresso para denunciar a corrupção e criticar a classe política do país. Líderes do movimento admitiram inspiração nas manifestações semelhantes registradas no Brasil nos últimos dias e cantaram: “o Paraguai depertou”.

Os manifestantes se concentraram na Praça de Armas, a alguns metros do Congresso Nacional, onde líderes estudantis, políticos locais, ativistas e todo tipo de pessoas se revezaram em discursos e pronunciamentos aos presentes.

A convocação do protesto foi divulgada pelas redes sociais com o lema “Por um Paraguai melhor” e com um texto que criticava o recente aumento aprovado pelos deputados para suas próprias aposentadorias, assim como o adiamento da votação de um projeto relativo ao transporte público para a cidade de Assunção.

A presidente da Coordenação dos Advogados do Paraguai, Kattia González, explicou à Agência Efe que a sua organização é uma das responsáveis por convocar os protestos, além de “outros grupos populares”, que se mobilizam há dois anos para criticar a corrupção política.

“Estamos aqui para pedir mais justiça no Paraguai. A convocação se espalhou pelas redes sociais. São muitos jovens estudantes, professores, profissionais, trabalhadores e isso é o que torna rica esta convocação”, disse Kattia.

A presidente da coordenação informou que a sua organização quer que a agenda parlamentar esteja de acordo com os anseios populares.

“Hoje temos uma agenda que está priorizando coisas que são uma agressão ao Paraguai, por exemplo, (os deputados) aumentaram suas aposentadorias ao invés de votarem o projeto do Metrobus, mas esse não é o único motivo, cada um tem o seu”, afirmou.

“Acho que o exemplo dos brasileiros nos influenciou, por que eles sim e nós não?”, acrescentou Kattia, que estimou em 4 mil o número de presentes.

Após ler e improvisar vários discursos durante duas horas, várias pessoas se dirigiram à porta do Congresso onde, depois de uma breve resistência, foram contidos pelos policiais antidistúrbios sem maiores incidentes.

O grupo percorreu o centro de Assunção, passou em frente ao Panteão dos Heróis Nacionais e cruzaram as ruas gritando aos ônibus: “ferro-velho! Queremos Metrobus!”

Os manifestantes protestaram também em frente à casa de um deputado do Partido Colorado e depois na sede de um jornal nacional.

Os presentes cantavam frases como: “o Paraguai despertou! O que aconteceu em Curuguaty?”, em referência ao massacre em que morreram seis policiais e onze trabalhadores rurais em junho do ano passado durante a integração de posse de terrenos ocupados pelos “sem-terra” como protesto pela reforma agrária.

Graciela Ramírez, de 69 anos, disse à Efe que foi se manifestar contra “as coisas ruins” que os congressistas estão fazendo. “Quero a modernização do transporte público”, declarou.

A irmã Catalina, freira das Filhas da Misericórdia, disse à Efe que ela e outras companheiras de sua ordem vieram “acompanhar o povo que sofre, porque já passou da hora de se fazer justiça e dos dirigentes se preocuparem com as necessidades do povo”.

Samsara, uma paraguaia de 22 anos que acaba de retornar ao país com sua família após residir na Espanha durante oito anos, afirmou estar “cansada da corrupção de políticos que roubam todos os dias”.

“Isso me lembrou os protestos que ocorreram em Madri, é uma revolução que está acontecendo por todos os lados e, sobretudo, é preciso fazê-la no Paraguai que é o segundo país mais corrupto do mundo. Somos os indignados paraguaios”, acrescentou.

EFE

 

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. não cai nessa Paraguai é furada, começa legal depois perde o foco depois querem que o estado sustente eles !!!!!

  2. Eu já havia dito aqui que essas manifestações iriam ganhar a América Latina,em breve virão outros países !
    Salutos aos hermanos da patria guarani ! vá rm frente Paraguai !

    • Eu, idem… o povo latino americano vai colocar esse bolivarianos safados todos na ponta da corda…

    • já estão ocorrendo no neoliberal Chile de Sebastián Piñera e a bastante tempo…estes protestos chilenos também te deixam feliz?

      Desde 2011 está se fortalecendo a colaboração entre os trabalhadores e o movimento estudantil, setores que têm reivindicações comuns e que rechaçam os planos de privatização do governo de Sebastián Piñera.
      ————–
      “Estudantes do ensino médio e universitários, professores, mineiros, trabalhadores portuários e da saúde protagonizarão nesta quarta-feira (26/06/2013) uma jornada de greve e marcha, para demandar uma educação gratuita, pública e de qualidade, junto a outros pedidos como direitos sindicais, emprego digno e saúde.”

  3. é uma grande honra o brasil servir de inspiração para o resto da américa, e concerteza isso ainda vai se alastrar pelo mundo afora, agora que tudo ja começou nada pode nos parar…

    Es un gran honor para Brasil inspiración para el resto de América, y seguramente esto va a extenderse en todo el mundo, ahora que ya ha comenzado nada nos puede detener…

  4. Jonatan, pra falar com essa paixão toda de política brasileira, e fazer bonito usando palavras de ordem, comece por retornar à escola, assistir com atenção as aulas de história, e nunca, sob hipótese alguma, faltar às aulas de gramática. “concerteza” não existe, é COM CERTEZA.

    Outra dica valiosa, evite o “google tradutor”. Se não domina bem o português, pra que insistir em parecer analfabeto em espanhol? “Brasil inspiración”??? – olha a peça que essa ferramenta te pregou. Seria “servir de inspiración”, e dentro do contexto até dá pra entender o que tu quis dizer, mas como espanhol tá manco.

    Não vejo a hora dessas manifestações nível micareta baiana, onde só tem ignorante palpitando e nenhum foco, acabar de uma vez. Voltem a mostrar fotos do que comem, e usar as hashtags cafonas pro devido fim delas: escancarar o quanto o brasileiro é deslumbrado com qualquer coisa, inclusive uma manifestação que teoricamente deveria ter alguma relevância.

    • Solange, o fato do companheiro Jonatan não saber escrever de acordo com a gramática correta é devido ao condicionamento dado a nossa cultura de que estudar é ruim, estudar é chato, quem é estudioso é careta, é nerd, etc. Condicionamento este criado pelo nosso governo corrupto que pensa unicamente em benefício próprio, é mais fácil enganar e manipular aqueles que não tem instrução, como vc pode exercer um direito que nem sabe que tem? Quantas pessoas que vc conhece sabem as bases da nossa constituição? Quantas pessoas sabem os nossos direitos mais básicos? A maioria da nossa população não tem esse conhecimento, não temos como exigir um direito que nem temos ideia que possuímos.

      Você deveria se preocupar menos com erros ortográficos de outrem e se preocupar um pouco com o futuro do país que você vive! Eu prefiro manifestações nível micareta baiana como vc menciona do que nenhuma manifestação, do que povo inerte na singularidade, aceitando a corrupção como algo normal, assistindo uma notícia em um telejornal sobre um novo escândalo de corrupção e mudando de canal pra assistir periguete em novela tentando dar golpe da barriga, pensando somente no pão de cada dia.

  5. E vocês tão achando o que que tecnologia é só pra espantar o tédio dos finais de semanas? É pra pra isso mesmo, promover a transformação!se! Iludem se alguns achando que isso é um arroubo momentaneamente, veio pra ficar, e se os governantes ignorarem o clamor dos povos, vão colocar em xeque suas posições de conforto e privilegio!

1 Trackback / Pingback

  1. 'Paraguai despertou' — Inspirados no Brasil, 3 mil marcham em … « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.