OVNIs – Lendas de São Gabriel

81

OVNIs – Lendas de São Gabriel

Hiram Reis e Silva, Frederico Westphalen, RS, 22 de junho de 2013.

É na tradição, nas antigas narrativas, nesses arquivos universais chamados erroneamente de lendas, é nos velhos contos que o homem poderá encontrar a sua verdadeira identidade mágica”. (Mario Mercier)

São inúmeros relatos de avistamentos de OVNIS (Objetos Voadores Não Identificados) na região de São Gabriel da Cachoeira e do Alto Rio Negro em geral. A memória ancestral indígena aliada à ignorância, à ingestão de narcóticos como o Ipadu e longos jejuns por parte dos nativos faz com que alguns fenômenos naturais sejam transformados em supostos avistamentos de extra-terrestres.

–  OVNIs

O professor Altino Berthier Brasil, no seu livro – “Amazônia, nos Domínios da Coca”, faz-nos um interessante relato colhido pessoalmente em uma de suas visitas à região:

Nos Domínios da Coca

Pedro Tucano contou-me que, certa época, quando ainda jovem, esteve visitando a Missão de Maturacá, em companhia de dois amigos. (…)

Certa noite, estava semi-adormecido quando notou uma claridade fora do normal e ouviu um barulho semelhante a uma rajada de vento. Abriu bem os olhos e assistiu, então, a um espetáculo jamais imaginado: ao sul do Pico Guimarães Rosa, na serra do Imeri, o terreno abriu-se em uma fenda de tamanho descomunal. Parecia uma casamata encravada na encosta da montanha, da qual partia uma intensa claridade azulada. Pela porta gigantesca, de repente, começaram a sair esquadrilhas de discos voadores, que desapareciam na escuridão da noite. Quando já haviam saído centenas desses objetos, inexplicavelmente a porta se fechou, voltou a escuridão da noite e tudo retornou ao normal.

(…) Contou tudo aos Padres que não lhe deram importância. (…) Pedro Tucano confessou que chegou a um ponto que já andava desconfiado de sua sanidade mental. Seis meses depois, resolveu pôr a prova aquela incômoda situação de loucura. (…) Não mais resistiu e, sem dizer nada a ninguém, retomou o caminho de Maturacá. Na Missão conseguiu um casco velho de jatobá e remou novamente Rio Caubari acima. (…) Uma noite, outra depois, e, afinal, nada apareceu. (…) Felizmente, como tivesse consigo boa reserva de pelotas de Ipadu, pode aguentar mais alguns dias sem comer.

Mas a viagem de volta foi trágica. Picado por morcegos hematófagos, o seu corpo cobriu-se de chagas. Os voadores acabaram por constatar a sua debilidade e passaram a atacá-lo vorazmente, até que Pedro caiu desmaiado, entregando-se à fúria invencível dos vampiros. Pedro Tucano disse então que, nessa oportunidade, teve um sonho que me foi descrito detalhadamente:

Apareceu-lhe um ser esquisito, com forma de gente, mas com cabeça de lagarto, de olhos vivos e radiantes. Em vez de cabelo, ele era dotado de antenas, e a sua boca era luminosa. Expressando-se fluentemente no idioma tucano, o mostrengo deu uma série de explicações e recomendações. Confirmou ter ele – Pedro, realmente, descoberto a boca da caverna mais secreta do planeta Terra: a porta de entrada de uma Cidade subterrânea, cujos habitantes eram física, intelectual e espiritualmente mais evoluídos que os terrenos. O bicho afirmou que aqueles viventes dominavam a energia cósmica, a comunicação telepática e eram donos do espaço sideral, onde viviam e pregavam o amor.

Interessante era o fato de Pedro utilizar um vocabulário erudito, inconcebível para um índio. Assim prosseguiu ele:

O vulto assegurou que os habitantes da Terra estão longe de compreender aquele mundo evoluído; que devem sofrer muito ainda, antes de desvendar os segredos da natureza, e aceitar as maravilhas da vida espiritual.

Antes de desaparecer, o extra-terreno ainda insistiu em tom professoral:

Vocês não estão aptos a compreender os segredos das galáxias! Pedro, volte para o seu Lugar. Nunca mais se refira a este episódio. Desminta tudo. Se insistir nesse assunto, morrerá! (BRASIL – 1989)

O escritor Pablo Villarrubia Mauso na sua obra intitulada – “Mistérios do Brasil: 20.000 Quilômetros Através de uma Geografia Oculta” também tece considerações sobre possíveis avistamentos em Gabriel da Cachoeira:

Mistérios do Brasil

Se transplantarmos essas teorias à região de São Gabriel da Cachoeira, chegamos à conclusão de que ela foi e está sendo visitada por muitos OVNIs e extraterrestres (…)

– Nestes últimos dias, apareceu um deles no quintal da casa do vizinho. Eles pensaram que era alguém com uma lanterna, mas notaram que a luz era muito mais forte e de cor vermelha, ficando parada no ar por muito tempo (…)

– Sim, já vi. Ele é, como disse antes, do tamanho de uma lamparina e parece com uma lanterna que foca para baixo, de cor vermelha como o fogo. (…)

Instantaneamente tive um “insight”, uma espécie de eureca. Tinha diante de mim uma prova irrefutável de como os conteúdos culturais podem dar roupagem particular ao fenômeno OVNI, como alguns psicólogos, ufólogos e sociólogos haviam especulado. (MAUSO)

–  Relâmpagos Globulares

As explicações científicas, para a maioria dos casos, entretanto, não são do conhecimento dos nativos. Dentre elas mencionaremos apenas a que, certamente, é a que mais comumente ocorre na região do Alto Rio Negro.

São os relâmpagos de bola, também conhecidos como relâmpagos globulares, bolas de fogo ou relâmpagos raros. No interior do Brasil, eles são chamados de mãe do ouro e, segundo a lenda, seu aparecimento indicaria a existência desse metal no subsolo daquela região. Ainda se sabe muito pouco a respeito dos relâmpagos de bola. Eles têm tempo de duração de aproximadamente quatro segundos (em média), forma quase sempre esférica (diâmetros entre 10 e 40 cm) e cores que variam entre branco, amarelo e azul. Têm brilho semelhante ao de uma lâmpada fluorescente, emitem um som sibilante (som muito agudo, como um forte assobio) e desprendem um odor forte(geralmente de enxofre), terminando numa explosão ou desaparecendo repentinamente. Dizem que ele é capaz de atravessar as paredes e janelas das casas e a fuselagem dos aviões. Esses relâmpagos muitas vezes são confundidos com OVNIs ou fantasmas e, até meados do século passado, eram considerados ilusão de óptica ou uma interpretação errada de outros fenômenos naturais. (Universidade Federal do Pará – UFPA)

Vamos citar apenas duas das diversas formas mais conhecidas para a geração de relâmpagos-bola que, pelas características geológicas locais, têm maior possibilidade de ocorrer na região de São Gabriel da Cachoeira:

1)   A movimentação das placas tectônicas gera uma enorme pressão provocando, no subsolo, a ionização de gases, que podem chegar à superfície através das falhas geológicas. Os relâmpagos realizam movimentos aleatórios e, rapidamente, se desfazem;

2)    O atrito dos ventos nos picos das montanhas carregam eletricamente todo o maciço. O efeito elétrico do poder das pontas, no pico, gera uma bola ionizada que pula até o outro morro, em um movimento em forma de um arco, neutralizando-se.

Relatos remotos de Lobo d’Almada e do Dr. Antônio Escallón mencionam um terremoto que foi sentido na região do Rio Uaupés e Santa Fé de Bogotá, atual Bogotá – Colômbia, na manhã de 12 de julho de 1785, reforçam a teoria da formação de relâmpagos globulares em virtude da movimentação das placas tectônicas.

Tremores de Terra (SGC) – 1785

Lobo d’Almada

A parte ocidental da fronteira do Rio Negro e a setentrional da fronteira do Solimões, em diversos tempos, têm sido combatidas por tremores de terra. Não se sabe o tempo em que eles acontecem, nem se eles têm Lugar depois de grandes calmas, ou logo depois da quadra das chuvas. O que no ano de 1785 sentiu o Coronel Manoel da Gama Lobo d’Almada andando no reconhecimento da comunicação mais alta do Rio Uaupés, o Japurá, foi na manhã de 12 de julho pelas 08h10min; teve três minutos de duração, e foi muito forte ao princípio; referiu às dez horas e com menos força. Em dezembro de 1827, houve outro em toda a fronteira do Solimões que durou cinco minutos com grande impulso. (BAENA)

Dr. Antônio Escallón

Excelentísimo Señor

Muy Señor mio: Habiendo-se experimentado en esta capital el día 12 del que sigue, como a las siete y tres cuartos de la mañana un terrible Terremoto cuya duración sería de tres a cuatro minutos, há ocasionado daños considerables en casi todos los Edificios de esta Ciudad, Torres, y Conventos principalmente el de Santo Domingo, cuya Iglesia ha quedado arruinada en la mayor parte; por cuyo motivo pasé promptamente a la Administracion Principal de Aguardientes acompañado del Comandante de Artillería Don Domingo Esquiaqui, como sujeto dotado de tan Bellas luces para discernir qualquiera Daño que allé se hubiese padecido; y aunque después de un prolijo reconocimiento se advirtieron algunos, no causaron cuidado, ni impiden las maniobras de la fábrica, en la que continuan las destilaciones y demás operaciones a ella anexas, perosi se han dado las providencias que se han tenido por oportunas, para que sin pérdida de tiempo se proceda ahacer los reparos necesarios. Lo que participo a vuestra exelencia en cumplimiento de Mi obligación.

Dios guarde a V:E: muchos años como deseo.

Santa Fé 19 de Julio de 1789

[….] su más atento servidor

Dr. Antonio Escallón.

Excelentísimo Sr. Don Antonio Cavallero y Góngora

(Aviso del Terremoto, primera publicación periódica del país, Santafé, julio 12 de 1785. Imprenta Real de Antonio Espinosa de los Monteros. Biblioteca Nacional de Colombia, Bogotá)

FONTES:

 

BAENA, Antônio Ladislau Monteiro. Ensaio Chorographico do Pará – 1839 – Brasil – Brasília, 2004 – Senado federal.

BRASIL, Altino Berthier. Amazônia, nos Domínios da Coca. Brasil – Porto Alegre, 1989. Editora Posenato Arte & Cultura.

 

MAUSO, Pablo Villarrubia – Mistérios do Brasil: 20.000 Quilômetros Através de uma Geografia Oculta – Brasil – São Paulo, 1997 – Editora Mercuryo.

–  Livro do Autor

 

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS e na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br). Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:

http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false

—————————————————-

Solicito publicação:

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional.

E-mail: hiramrsilva@gmail.com

10 Comentários

  1. É real!! É possível a humanidade ter a tecnologia!!

    A física que ensinam é aquela que a sociedade precisa saber!!

    A real assim como várias outras evidências em outras ciências são censuradas!!

    Porque senão balançaria o circo armado!!

  2. Incomodante, muito incomodante … Operação Balboa … as reservas indígenas … fronteiras…. serão Ovns?
    Bom, o domínio estrangeiro nos tempos de agora necessariamente não acontecerá com a ocupação territorial e militar, acontece hoje com a compra de empresas nacionais por estrangeiros, acontece com as compras de terras , acontece com o domínio cultural, ongs e principalmente com o domínio das mentes.
    Lembra da Síndrome de Estocolmo ?? , aquela em que a vítima sequestrada passa a trabalhar na causa e doutrina do sequestrador ??
    Pois é , se a nossa mente for bombardeada , ainda que em conta gotas mas constantemente com informações de interesse estrangeiro, isso será tatuado na tua mente e você ainda que esteja livre terá uma opinião tendenciosa e favorável aquele que sequestrou a tua mente ao longo dos anos.
    Quer um exemplo ?? quem de nós que tem 40 anos pra cima alguma vez participou de uma festa de halloween ? Hoje esse evento ocorre duas vezes , no colégio e no curso de inglês, pergunte as crianças, aquelas que estão tendo suas mentes sequestradas a conta gotas, também nos desenhos, filmes, internet … é assim que hoje os países estão sendo invadidos … em segredo e em silêncio., sem guerra, sem tiro, sem armas .
    Mas também ocorre essa invasão de forma tradicional… portanto vigie, não confie e ore.

  3. Seres reptilianos são a regra nas histórias de deuses antigos, Quetzalcoatl, Enki e Enlil e muito relatados em contatos. Um camarada que trabalhou pra mim me relatou que uma noite, área rural voltando pra casa, seu avô foi atacado por um ser reptiliano. Eles entraram em luta corporal e o ser arranhou-lhe às costas deixando marcas de garras depois se desvencilhou e o tal ser se foi. Ele chegou em casa apavorado contando o ocorrido. Foi no interior do PR terra de sua mãe más estamos em MG. Eu mesmo já presenciei uma sonda ufo e conheço mais uns quatro que viram também.

    • Os reptilianos infelizmente desconhecem muito sobre eles mesmos. São, quem sabe, os seres inteligentes mais auto manipulados do Universo, por meio de suas próprias lideranças dementes.
      Nossa sociedade problemática e carregada de desonestidades ambiciosas é fichinha perdo da deles. Que vive em um eterno estado de cegueira social escravizadora.
      Aquele ditado “A caravana passa enquanto os cães ladram” se aplica a eles e a nós: nós somos a caravana e eles os cães.
      Enquanto seguimos em passo constante na evolução da humanidade, eles estão estacionados como mero espectadores de outras civilizações. Bem que tendam interferir e se beneficiar disto e daquilo dos outros, porém acabam se esquecendo deles mesmos na sua paralização evolutiva
      No fundo esses reptilianos são uns trementos coitados e zé manes.

  4. Como estamos na terra do simpático Bilú o ET brasileiro tudo é possível, inclusive a existência dum cidadão que foi no Jô se dizendo reptiliano, e que tem sessões de hipnose dele no youtub, nas quais ele declara que esses seres não sabem sua própria origem.

  5. A conclusão que chego é que somos as vitimas perfeitas dessas criaturas evoluídas, nesse planeta prisão, onde o bem e o mal se equivalem, e ambos, são pérfidos!

  6. E com todos esses relatos. Garanto, muitos deles de gente com conhecimento técnico, experiência de vida.. e que não se iludem fácil… Chega a notas dos governos: OVNI… UFO… as siglas que mais usam!… Já pondo no próprio símbolo da coisa aldo com “aura” de inexplicável… fora da nossa ossada…

    A quem interessa seres humanos enchergando fora de suas cascas de ovo? A ninguém! Interessa seres humanos mais autônomos… sabedores dos seus papéis reais no universo, e reais capacidades? Um 4º poder da vida.. ( a mídia – tv-internet-jornais-radio..) seria capaz de iludir um povo que pensa? que critica? Não!..

    Vendem à humanidade que são capazes de apenas 20% de sua capacidade real.

1 Trackback / Pingback

  1. OVNIs – Lendas de São Gabriel – Plano Brasil « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.