Exército monitora crise por meio das redes sociais

abin

ELIANE CANTANHÊDE

O Alto Comando do Exército, que reúne os generais mais graduados da ativa, encontrou-se ontem para um balanço das manifestações com a área de inteligência da força e concluiu que não existe segurança de que haverá um arrefecimento daqui em diante.

A reunião foi presidida pelo comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, com a participação dos comandantes das oito regiões militares do país.

Eles fizeram um balanço das suas regiões e deram subsídios para que o ministro da Defesa, Celso Amorim, repasse à presidente Dilma.

Como as manifestações não têm líderes assumidos nem organicidade, o trabalho de infiltração fica prejudicado e todo o trabalho de inteligência do Exército está focado nas redes sociais, 24 horas por dia.

É com base nesse monitoramento que o Comando do Exército avalia que não há como tranquilizar o ministro e a presidente de que o pior já passou. Ou seja, não descarta novo recrudescimento.

Apesar de insistir em negar o termo “prontidão”, que significa aquartelamento excepcional de oficiais e soldados, o Exército diz que há “acompanhamento ininterrupto”.

EVENTOS

Os militares estão preocupados também com a Copa das Confederações e já se dizem preparados para dois novos eventos.

O primeiro é o Dia Nacional de Greve, que está sendo convocado pelas redes sociais para 1º de julho.

O outro é a Jornada Mundial da Juventude, que terá a presença do papa Francisco, no final daquele mês.

 

Fonte: Folha

8 Comentários

  1. uma frase que eu aprendi no exercito era QUE O EXERCITO ESTA AQUI PARA DEFENDER O BRASIL ATÉ DO PROPRIO POVO!! eu nunca percebi porque dessa frase pois achava que o brasil é feito do povo e para o povo ,mas o povo muitos deles é massa de manobra e depois dessas manifestações ,entendo a frase perfeitamente
    teve um repórter que perguntou para o manifestante como se fazia as reformas que eles queriam , e o muleque com a cartaz de cartolina respondeu ‘que ele não sabia como se faz isso era para os mais inteligentes ,e completou a frase o que eu sei fazer é protestar ‘,
    tem um bando de múmia protestando tem que colocar os batalhões de garantia da lei e da ordem ,pois já passou dos limites
    o governo deve garantir o direito de ir e vir de quem trabalha !

  2. Não há como um exército de uma nação defende-la de seu próprio povo,pois é o povo quem faz o exército,por isso que eu sempre falo que a farda não torna alguém mais patriota que o outro !
    É o povo quem faz uma nação,é o povo quem pega em armas quando o exército cai,o povo sobrevive sem exército,mas o exército não sobrevive sem o povo !

    • A Comissão de Assuntos Estrangeiros do Congresso dos EUA, em abril de 1964, no relatório “Winning the Cold War. The O.S. Ideological Offensive” definiu:

      “Por muitos anos os poderes militar e econômico, utilizados separadamente ou em conjunto, serviram de pilares da diplomacia. Atualmente ainda desempenham esta função, mas o recente aumento da influência das massas populares sobre os governos, associado a uma maior consciência por parte dos líderes no que se refere às aspirações do povo, devido às revoluções concomitantes do século XX, criou uma nova dimensão para as operações de política externa.

      Certos objetivos dessa política podem ser colimados tratando-se diretamente com o povo dos países estrangeiros, em vez de tratar com seus governos. Através do uso de modernos instrumentos e técnicas de comunicação, pode-se hoje em dia atingir grupos numerosos ou influentes nas populações nacionais – para informá-los, influenciar-lhes as atitudes e, às vezes, talvez, até mesmo motivá-los para uma determinada linha de ação. Esses grupos, por sua vez, são capazes de exercer pressões notáveis e até mesmo decisivas sobre seus governos” (SCHILLER, p.23, 1976).

      A manipulação de movimentos de massas com o fim de submeter o Brasil a dominação de interesses externos, nunca esteve tão clara como nos atuais protestos em curso no Brasil…

  3. Mais uma vez; e veja bem o quanto isto ocorreu ao longo de nossa história; a cambada oportunista dominante acaba utilizando e coagindo as forças armadas contra aquilo que ela deveria realmente defender; O BRASIL ACIMA DE TUDO. Mas é assim mesmo, em tempos de crise, recorre-se aos milicos (pobres coitados que são obrigados a votar, mas não podem expressar sua opinião, por conta de um regimento normativo castrador de seus direitos civis); em tempos de calmaria, os guerrilheiros revanchistas, tipo dólar na cueca, metem o pau nestes “massa de manobra”.
    O que falta nesta cidade? Honra, Justiça e Vergonha. E é por isto que o povo está indo, em sua maioria às ruas. Não a PODRIDÃO – ACORDA BRASIL!

  4. Olhem o nível desses revolucionários classe média,que não fazem passeatas nos finais de semana pois vão para a balada,misturam fascismo com alienação total,reinvidição algo que nem sabe,não sabem s são comunistas de casaco adidas e Iphone,ou se são faciscitnhas classe média,e os meios de comunicação na ansia de derrubar o governo dá combustível para esses retardados,sou a favor de mudanças,mas não a esses loucos e bagunceiros.

    http://www.youtube.com/watch?v=JlDb4w2oRTg

  5. Eles tinham que monitorar eram os gastos da presidência em verbas para insuflar movimentos anarquistas como o MPL que foi usado pelo PSOL com ajuda de Brasília, para tentar desestabilizar o Alckimin… só que o tiro saiu pela culatra e a jaca espinhenta saiu do colo do governador e caiu no colo da presidentE… ela deve estar puta com os incompetentes de seu partideco… nem para fazer movimento revolucionário estes bostas prestam… e olha que vivem só para isso…

Comentários não permitidos.