Erdogan: Brasil e Turquia são alvo de conspiração internacional

anonymous

Mesma máscara usada em protestos na Turquia e em outras partes do mundo cobre rosto de manifestantes brasileiros – Foto: EFE

Premiê turco afirmou que os dois países — duas potências emergentes — sofrem tentativa de desestabilização vinda de fora.

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que enfrenta uma onda de manifestações em seu país, afirmou neste sábado (22/06) que os protestos registrados nos últimos dias no Brasil fazem parte uma conspiração para desestabilizar a presidente Dilma Rousseff, assim como estaria acontecendo com ele próprio.

Erdogan falava a centenas de milhares de simpatizantes na cidade de Samsun, uma das paradas de uma jornada de mobilizações em apoio a ele. Há três semanas, protestos contra a construção de um centro comercial da Praça Taksim de Istambul foram violentamente reprimidos pela polícia. A repressão impulsionou as manifestações, onde palavras de ordem contra Erdogan e pela sua saída do governo são frequentes.

Situação semelhante aconteceu no Brasil, quando a repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo nas quatro primeiras manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus (responsabilidade da prefeitura), metrô e trem (responsabilidade do governo do estado) – especialmente em 14 de junho, pela violência e agressão contra jornalistas – chocou o país.

Antes apoiada pelos principais jornais, a ação da polícia gerou uma onda de protestos, que acabaram absorvendo outras pautas, como corrupção, inflação, insegurança, algumas incluídas em um rechaço à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

A violência registrada nas manifestações seguintes – quinta-feira (20/06) na cidade de São Paulo houve agressão contra militantes de partidos de esquerda – foi condenada nesta sexta-feira (21/06) por Dilma, que se dispôs a receber os manifestantes e propôs um pacto para buscar atingir as demandas dos que protestaram.

Assim como Dilma, que lidera um país com altos níveis de crescimento econômico e social, Erdogan tem alta aprovação após 10 anos de governo. Para ele, os protestos são alimentados por forças estrangeiras, banqueiros e a mídia turca. Em Samsun, o premiê disse que o Brasil – outra economia emergente – foi alvo da mesma tentativa de desestabilização.

“O mesmo jogo está sendo jogado no Brasil. Os símbolos são os mesmos, Twitter, Facebook, são os mesmos, a mídia internacional é a mesma. Os protestos estão sendo levados ao mesmo centro”, analisou Erdogan. “Eles estão fazendo o máximo possível para conseguir no Brasil o que não conseguiram aqui. É o mesmo jogo, a mesma armadilha, o mesmo objetivo”.

 

Fonte: Opera Mundi

25 Comentários

  1. O cara tá querendo um desvio pra sua manipulação, a realidade deles não se compara com a nossa na medida em que estamos reclamando uma nova ordem social, com a reforma profunda do Estado, lá eles estão se opondo a postura prepotente do próprio líder!

    • Perfeito… a não ser que o PT esteja atuando em nível internacional para desestabilizar outros países e nós não estejamos sabendo… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… vão querer implantar uma nova revolução marxista também na Turquia???… rsrsrsrsrsrss…

  2. só não ve quem é cego !! o mundo da voltas em 32 tentaram o separatismo e conseguiram uma guerra civil eles perderam ,pois estava vindo a segunda guerra ,hoje tentam desestabilizar o pais e consequentemente uma guerra civil , isso se deixarmos ,pois mais para frente se encaminha uma guerra mundial
    quer ver o futuro é simples ,olhem para o passado , o brasil um pais enorme e forte eles não querem o brasil podendo decidir realmente para que lado devemos lutar
    , então tentam de todas formas enfraquecer financeiramente e militarmente a nossa pátria ,usando essa molecada com sonhos utópicos querendo mudar o mundo com cartaz de cartolina ,cada um pedindo uma coisa diferente e antagônicas entre si
    na mesma manifestação do saci perere tem muleque querendo a monarquia o outro querendo anarquia ,um querendo a direita o outro a esquerda ,um querendo casamento gay o outro querendo que a proibição
    o pior é ver o governo da esquerda a mais boazinha do mundo achar que isso é lindo pois Dudu tá lendo ,
    acorda governo borracha neles pois 200 milhões de brasileiros precisam trabalhar , e esses 200 mil estão apenas vandalizando ,badernando e atrapalhando o desenvolvimento do pais!!!

  3. Esse erdogan esta há 10 anos a frente de seus País , neste tempo o islamismo começou a ser imposto a sociedade.
    Lembrando que ele patrocina a oposição armada contra dasmasco, contrariando a opinião de seu povo.
    Agora ele querendo dar ligitimidade ao seu autoritarismo usando o Brasil , esperamos que nosso governo não cai nessa piada.

  4. Bem Erdogan não esta tentando impor o islamismo a Turquia que já é um país islâmico, muito pelo contrário ele fez de tudo para entrar na comunidade européia, mas seu maior erro foi dar guarita aos terroristas que tentam derrubar o governo sírio !
    Quanto a querer comparar as manifestações turcas com as brasileiras é bobagem de semelhança só as máscaras o Twitter e o Facebook !

    • ” Os eventos na praça Taksim em Istambul estão sendo apresentado pela imprensa-empresa ocidental como consequência de uma decisão “ecologicamente incorreta” do governo turco, para construir num parque na cidade. Nada mais distante da realidade, e a versão jornalística levanta questões sobre os reais interesses do Ocidente na disseminação do conflito.

      A verdade é que a praça em questão tem papel praticamente nenhum no conflito. O xis da questão é que, nessa operação, Recep Erdoğan planeja demolir o Centro Cultural Mustafá Kemal Atatürk, ali localizado, e remover o monumento do fundador da República Turca secular. Em lugar do Centro Cultural, Erdoğan decidiu construir uma mesquita, embora já haja uma mesquita na mesma praça, Taksim Mescid Camii.

      Essa intenção, sim, uniu toda a parte secular da sociedade, nos protestos contra o primeiro-ministro. Ampla variedade de grupos comunitários, inclusive grupos antes inconciliáveis, uniram-se na oposição à política de Erdoğan de ativamente destruir o legado político de Atatürk.

      Claro que a islamização consistente do país ao longo dos últimos 10 anos já causava um descontentamento latente em várias forças da sociedade, antes dos atuais conflitos. O potencial de protesto foi-se acumulando gradualmente.

      E quando a sociedade soube da tentativa de demolir o Centro Atatürk – símbolo da ordem secular – sobreveio a explosão.

      Entre os turcos, nenhum culto é mais profundo que o que cerca o fundador da república. Poucos políticos no mundo gozam de respeito tão incondicional quanto o fundador do moderno estado turco. ”

      (Dmitriy Sedov – tradução:Vila Vudu)

  5. Estas 2 semanas de notícias do Brasil(z) na imprensa internacional para mim foi a confirmação de algo que sempre soube… a ignorância lá fora sobre nosso país é avassaladora… assim, adorei ler o espaço de comentários do new york times…
    com muitos comentários de brasileiros, mas me fixei apenas nos de estrangeiros e tinhavia desde mais ou menos “o Brasil é um país selvagem” até um comentando que as fotos das matérias eram fakes pois “mas o Brasil é um país de negros, essas fotos não são representativas de seu povo”.
    E muitos patéticos, afirmando que estávamos seguindo o exemplo do “ocupa wall street”.
    Ou seja, somos tratados sempre como imbecis sem identidade própria, e moradores da selva.
    Essa agora da Turquia é demais. É como se a sociedade nunca tivesse tido revoltas populares em toda sua história pré redes sociais digitais.
    Creditar a facebooks e internets da vida a responsabilidade dessas manifestações é no mínimo preguiça de raciocínio e fraquesa cultural.
    O estopim e energia das revoltas populares é o limite da paciência com desmandos sendo rompido, só isso.

    Mas o mais importante é olharmos atemporalmente sobre esses fatos recentes:
    Um deles é que os sistemas de decisões sociais tradicionais estão ficando defassados frente as novas tecnologias e ramos educacionais…
    Os sistemas de partidos e poderes do jeito que estão não se sustentarão por muito tempo. A coisa pública terá que ser totalmente repaginada.
    Os cargos sejam eletivos, concursados, de comissão = confiança, terão que serem ocupados apenas por profissionais. O sistema de cargo vitalício terá que ser revisto. Os Senados e Camara de Deputados mais poder executivo terão que se adequar a uma democracia carregada de peblicitos. Com um canal governamental de intermediação dedicado a isso na internet.

    Portanto, nossos filhos, muito mais que nós, terão que enfrentar nos próximos tempos uma enorme quebra de paradigmas políticos atuais. Essa aparente ação de redes sociais no fundo ainda está muito longe de tudo que elas serão politicamente no futuro. Por enquanto elas apenas funcionaram e estão funcionando como megafones.

  6. Pé de cão vc é um alienado ou faz parte deste governo corrupto., vc já precisou entrar em um hospital público no RJ ou em outro lugar qualquer deste Brasil? As pessoas jogadas no chão, sem o minimo de respeito, sem medicamentos, sem médicos, sem exames e etc… Vc acha isso justo? E o Governo simplesmente inaugura um hospital de primeiro mundo pro povo Palestino com dinheiro, impostos dos Brasileiros….PORRA, isso é sacanagem, vcs tem que morrer e ir pro inferno! Cambada! Vai pra CUBA que os Pariu…

    • Ele não é alienado… ele é O ALIENADO… ta difícil alguém ganhar dele… completo debiloide… rsrsrsrsrsrsrs…

  7. Um fato inegável é que que há muita coisa oculta por trás desses ” protestos”.
    O povo cansou é verdade,mas porque só agora? é realmente muito estranho,embora completamente legítimo,é preciso observar mais…

    • Eles tinham que monitorar eram os gastos da presidência em verbas para insuflar movimentos anarquistas como o MPL que foi usado pelo PSOL com ajuda de Brasília, para tentar desestabilizar o Alckimin… só que o tiro saiu pela culatra e a jaca espinhenta saiu do colo do governador e caiu no colo da presidentE… ela deve estar puta com os incompetentes de seu partideco… nem para fazer movimento revolucionário estes bostas prestam… e olha que vivem só para isso…

  8. os setores de segurança do governo,devem pelo menos investigar pra ver se esse efeito domino é espontaneo ou nao.

  9. Não é de todo estranho o que esse cidadão fala, no final dos anos 90 a Vale do Rio Doce foi vendida a preço de banana (não estou questionando o ato da venda, mas o preço pago) se não me engano menos de 10 bi de dólares e olha que saiu gente para protestar na rua contra esse estupro, na TV ninguém mostrava nada. Agora eu acho estranho as boas intensões por parte dos meios de comunicações em favor dos manifestantes – sera que é só por que o governo é supostamente de esquerda e está durando muito mais do que era esperado, e esta barrando reformas neoliberais – O fato é que as manifestações estão ai pautados por anônimos (em bom brasileiro) e quem pauta eles ? Um banco ? Um grande especulador financeiro ?
    Não quero que achem que não sou a favor de bons hospitais públicos e escolas, só estou questionado as entre linhas – sem falar que essas coisas não vão se resolver do dia para a noite, serão pelo menos mais uns 10 anos de bons governos (municipal, estadual e federal) pela frente para termos algo decente.

  10. Quem está orquestrando o que e como, isso deve ser alvo de investigação se ferindo a lei e até onde não admoeste a democracia , lá e cá.

    De fato o povo está na rua e seu alvo são aqueles que estão no poder pelos diversos e justos motivos já expostos. Palácios de governos no Brasil inteiro tem sofrido ataques físicos pelos manifestantes, desde pichações a incêndios
    Nas manifestações no Brasil e no exterior, inclusive na Turquia , os manifestantes tem-se utilizado de uma máscara, a máscara que representa Guy Fawkes, ele foi um militar que atuou na Conspiração da Pólvora, é uma conspiração que visava explodir o Parlamento Britânico pelos mesmos motivos das passeatas do Brasil e mais alguns outros motivos. Leia :

    “”Uma tradição sardônica dá a Fawkes o título de ser “o único homem que entrou no parlamento com intenções honestas.”””

    Então Sr. primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan , mais uma vez fica claro que vocês sempre conspiram contra si próprios em primeiro lugar, só ai e depois disso que surgem outros oportunistas que se aproveitam das vossas ganâncias.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guy_fawkes

  11. Vamos atraz dessa informação:

    A marca #changebrazil apareceu na tela de um jogo entre Fluminense e Orlando City Soccer Club, de Orlando, na Flórida, na SporTV, segundo um leitor (partida disputada em 22.06.2013):

    • Todo mundo já sabe que é um dos sócios do Grupo abril, que também é do no da cadeia de cursos de inglês whatsup. É só mais um brasileiro que sonha em transformar o Brasil em uma Flórida, mas não deseja pagar os salários, nem os impostos de lá.

      • Enquanto isso….

        O Cafezinho acaba de ter acesso a uma investigação da Receita Federal sobre uma sonegação milionária da Rede Globo. Trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões. Alguém calcule o quanto isso dá hoje.

        A fraude da Globo se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso, numa operação tipicamente tucana, com uso de paraíso fiscal. A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior. O réu do processo é o cidadão José Roberto Marinho, CPF número 374.224.487-68, proprietário da empresa acusada de sonegação.

  12. Nas minhas manifestações tenho dito aqui que nesse pais há Estado demais e povo de menos, porque é uma verdade constatada por todos os cidadãos que precisa dos serviços públicos, dos que pagam imposto!Então, os protestos Brasil a fora do povo brasileiro vejo como oportunidade pra se inverter essa equação!

  13. Dilma e a revolução dos coxinhas

    Dessa vez eles chegaram bem perto. A estratégia foi genial. Usaram um grupinho político da USP que tinha uma proposta simpática, a defesa do passe livre, e, com ajuda da brutalidade da polícia paulista, transformaram um protesto local no maior delírio coletivo das últimas décadas.

    Ainda vai demorar para sabermos a extensão da influência dos grupos “anonymous” na organização virtual das manifestações. Mas as névoas estão começando a se dissipar. Depois do apoio dos Clubes Militares aos “protestos de rua”, as coisas vão ficando mais claras.

    É um fenômeno que vem se repetindo nos últimos anos, e cada vez emerge mais forte. As novas investidas da direita tem se dado através da juventude da classe média. Pega-se uma bandeira ou candidato simpáticos, untados com antigovernissmo, agressividade política, cobertura midiática favorável, um bocado de esquerdismo utópico e infantil, e pronto, eis uma causa capaz de reunir milhares de jovens. A estratégia de usar a juventude, e símbolos da esquerda, para lançar uma candidatura conservadora, é um excelente cavalo de Tróia para dividir e confundir o eleitorado progressista. Em 2008, fizeram com Gabeira, símbolo de rebeldia, nas eleições municipais do Rio de Janeiro. Começou como queridinho dos jovens e terminou, como agora, com apoio do Clube Militar. Dois anos depois, Gabeira seria o candidato-fantoche do PSDB no estado do Rio, disputando uma eleição apenas para dar palanque à José Serra, e hoje o ex-guerrilheiro assina uma coluna udenista no Estadão.

Comentários não permitidos.