Americanos destruíram mais de 77 mil toneladas em equipamentos no Afeganistão

mraps

Os militares americanos destruíram mais de 77 mil toneladas de equipamentos – incluindo veículos de transporte de tropas antiminas – na preparação para a retirada do Afeganistão no final de 2014, reportou o jornal The Washington Post nesta quinta-feira.

Equipamentos militares no valor que supera os US$ 7 bilhões já não são necessários e ficaria muito caro enviá-los de volta aos Estados Unidos, razão pela qual estão sendo destruídos e o metal vendido como ferro-velho, informa o Post, citando fontes militares.

Doar o material ao governo afegão seria complicado por problemas burocráticos e, além disso, os oficiais americanos não acreditam que os afegãos poderão manter os equipamentos.

Também seria muito caro vender ou doar o material para países aliados por causa do custo de tirá-lo do Afeganistão.

“Estamos fazendo história com isso”, afirmou o major Kurt Stein, que supervisiona a retirada do Afeganistão ao jornal. “É a maior missão de retirada da história”.

AFP

 

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. Poderiam nos doar, iríamos lá buscar pagando o custo do transporte!O fato é que a maquina econômica capitalista funciona assim, destruir para se reconstruir e gerar a maquina da indústria e de seus interesses (mais emprego, fazendo circular a riqueza deles é claro)!É o jogo dos interesses deles, onde resta evidente que eles são os senhores, e não vão partilhar poder militar com ninguém!

  2. não tem o filme o senhor das armas? Só que vendendo como sucata. Fez e ainda faz fortunas. Uma das senão a maior delas fica na Alemanha, cresceu no pós-guerra.

  3. destruíram pois não tinha como buscar ,tomaram ferro de novo ,mas daqui a pouco vem os anarquistas agitadores defender os yankes rsrsrs

  4. Deve se verificar o que realmente esta sendo destruído… Normalmente esse tipo de coisa é feita com equipamentos velhos ou que estejam danificados demais para que seu retorno se justifique…

    Um exemplo interessante aconteceu após a retirada sueca do Congo, no final da missão de paz promovida pela ONU ao país, nos anos 60. Constatado que suas aeronaves J-29 Tunnan não valiam o esforço de traze-las de volta, os suecos simplesmente as destruíram…

Comentários não permitidos.