Eugenia – herança do nazismo ou o futuro da humanidade?

eugenics

Imagine um mundo em que as pessoas nunca adoecem, não têm defeitos genéticos nem doenças mentais. Elas são bem constituídas fisicamente e possuem capacidades intelectuais invulgares… Será uma utopia? Não, esse é o mundo que nos pode propor uma disciplina científica chamada eugenia.

Muitos irão abanar a cabeça em sinal de desaprovação, pois se trata da ciência ou, mais propriamente, do estudo sobre seleção e combate às mutações negativas do sistema genético humano, prática que possuía uma reputação bastante negativa devido à sua ativa utilização na Alemanha nazista. Por isso, durante a Segunda Guerra Mundial, a eugenia foi incluída no mesmo rol de crimes nazistas como a higiene racial e os experimentos dos nazistas em seres humanos.

Isso aconteceu porque, apesar de a eugenia ser uma disciplina puramente científica, os nazistas utilizaram-na como justificação da “perfeição e superioridade” de uma raça sobre outra. Isso afastou muitos cientistas das ideias eugénicas e atrasou o desenvolvimento da eugenia, tornando o próprio termo não apenas impopular, mas provocando a negação e a repulsa de muitos cientistas, já para não falar do cidadão comum.

Mas o tempo passa e tudo muda. Terá o nosso tempo necessidade dessa ciência? Será que a eugenia poderá renascer?

“É próprio da natureza humana tentar atingir uma espécie de ideal”, reflete a psicóloga Irina Lukyanova na sua entrevista à Voz da Rússia. “O que é a eugenia no seu significado mais profundo? É um desejo subconsciente do homem de se tornar irrepreensível, perfeito…”

Ou pelo menos saudável. Não é nenhum segredo que o último século ficou marcado por uma verdadeira explosão na área da medicina. Se antes as pessoas que sofriam de muitas anomalias genéticas, doenças graves ou com baixa imunidade não sobreviviam até atingir a maturidade sexual, não podendo assim transmitir os seus genes às futuras gerações, já com o desenvolvimento da ciência farmacêutica o programa de seleção natural começou a falhar.

Por um lado, essa é uma nova forma de a espécie humana lutar pela sobrevivência. O desenvolvimento intelectual e o salto científico que ocorreram no século vinte tornaram possível o impossível. A esperança média de vida aumentou em praticamente 30-40 anos. Mas aumentou da mesma forma o chamado peso genético das doenças congénitas.

No entanto, a eugenia é usada na medicina moderna. Por exemplo, no acompanhamento de mulheres grávidas e na realização de exames preventivos especiais para a despistagem de mutações genéticas do feto no diagnóstico pré-natal. Também se está a desenvolver de forma dinâmica a genoterapia, que é uma nova tendência na medicina que pressupõe a pesquisa e tratamento de doenças hereditárias no genoma do embrião.

Em muitos países, porém, está em vigor a proibição de manipulação genética em células dos embriões. Se essa proibição for levantada no futuro, será possível atingirmos aquilo que se vê no filme Gattaca de Andrew Niccol. Irina Lukyanova comenta:

“É importante compreendermos que o mundo é belo na sua diversidade. A atual corrida pelos atributos exteriores de beleza e de perfeição física não nos deixa parar e ver a verdadeira beleza da natureza e do homem. Claro que as doenças nunca trouxeram a felicidade a ninguém, mas significa isso que as pessoas com defeitos diversos e doenças genéticas não merecem viver? Eles são todos os que fogem à norma. Mas quem é que define a norma? Onde ficam as suas fronteiras? Uma pessoa invisual pode ser um grande músico, uma pessoa que nasça sem pernas ou braços poderá ser um cantor fenomenal, um mudo pode ser escritor e um surdo – físico ou matemático… Quantas dessas pessoas, que não cabem nos padrões geralmente aceites de norma e de saúde, nós podemos perder se começarmos a purificar as nossas fileiras? Assim… Será que a eugenia tem futuro? Eu permito-me deixar essa questão em aberto…”

E que cada um procure a sua própria resposta.


Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. A natureza já tem seu método de seleção natural…É
    paradoxalmente na mistura, inclusive de raças, que acontece o processo natural de aperfeiçoamento do genoma humano.

    São os grupos que se fecham em si mesmos que tem os maiores percentuais de nascimentos de bebês com defeitos congênitos.

    Comunidades religiosas, como por exemplo, mórmons e judeus ortodoxos, que só se casam entre sí, possuem altos índices crianças nascidas com defeitos congênitos…

  2. Inclusive, por causa deste índice elevado nas comunidades ortodoxas, em Israel existe uma grande procura por parte dos pais, por testes genéticos ainda durante o período de gestação, para tentar determinar se o bebê será saudável ou terá defeitos e doenças congênitas.

    Se os testes genéticos determinam alta probabilidade da criança nascer com defeitos , muitos destes pais optam por abortar a futura criança.

    Por conta destes testes, há em Israel numerosos casos de pais processando médicos que erraram nos prognósticos: Que diziam que a criança nasceria saudável , más que de fato, nasceram com defeitos e/ou doenças congênitas.

  3. Não tem como escapar desse destino…

    Se for considerar como no texto “O mundo Atual”, bem , sim, a diversidade de hoje é a maior riqueza contra doenças e até mesmo riquezas culturais e melhorias nos relacionamentos humanos derivados da atual tolerância humana em aceitar essas diversidades de cor, raça, credo, politica etc…

    Mas o futuro é claro… cristalino…se a humanidade quiser sobreviver por milhões ou bilhões de anos ainda deverá melhorar a si mesma… so a capacidade de adaptação neste planeta não será o suficiente pra poder sobreviver no espaço e em condições de vida extremas e muito diferentes em outros planetas habitais pela nossa galáxia!

    E até agora já achamos alguns planetas habitáveis fora daqui, dentro da zona onde a probabilidade de existir água liquida é maior, nem muito próximo da estrela e nem muito distante… principalmente no sistema Gliese 581, onde parece temos mais de um…

    A Eugenia não existe somente pra escolher características de raça, serve também pra melhorar a espécie.. acelerando a adaptação da espécie!!

    Se vamos colonizar o espaço, NUNCA ENCONTRAREMOS UM OUTRO PLANETA COMO ESTE AQUI… pelo menos não até onde poderemos viajar no espaço, em alguns anos luz aqui na nossa galáxia.

    Se for um planeta com atmosfera similar ao nosso, sendo habitável, mas o nível de oxigênio, nitrogênio, azoto, ou outro componente atmosférico for ligeiramente diferente, teremos que modificar geneticamente (Basicamente entre outras modificações) os pulmões dos seres humanos que ali viverão, antes de nascerem, pois deveremos fazer todas as para se adequar e continuar fazendo o corpo funcionar como deve seguindo a adaptação e evolução daquele planeta e não da Terra, e pra isso eles deverão nascer ai também, de provetas, modificados em laboratório e desenvolvidos seus embriões em Úteros artificiais…

    O mesmo deverá ser feito em planetas habitáveis mas onde o núcleo do planeta for mais denso, mesmo que tenha o mesmo diâmetro da Terra, coisa difícil de achar, mas possível, e então deveremos modificar a estrutura ósseo e até mesmo vários órgãos do corpo como o coração que tem seu funcionamento normal muito influenciado pela gravidade do planeta, e tudo isso para se adaptar ao novo planeta com mais gravidade, o mesmo acontecendo se for menor a gravidade do planeta tendo um núcleo ferroso menos denso…

    O mesmo acontecerá com as culturas hidropônicas que teremos nesses planetas extra-solares, deverão ser modificados para que o alimento já produza sozinho a quantidade de vitaminas, minerais, sais e tudo mais pra manter nosso corpo em saúde.. alguns chegam a afirmar que somente um fruto seria o bastante para manter a humanidade em saúde, basta que seja generalizado como o único geneticamente modificado pra produzir tudo o que possa suprir as nossas necessidades orgânicas para nos manter em uma vida saudável..

    Seria chato demais não tem a variação de alimentos que temos hoje, mas em viagens espaciais e colonizações de outros planetas o quanto menos for levado daqui pra contaminar o novo ambiente melhor!!

    Não tem como escapar disso aí, é o futuro da humanidade, tem somente que ser aceito e legalizado de forma clara e técnica, não com conceitos morais!

    A questão é, quando estaremos prontos pra isso, pra sermos nosso próprio fator de evolução genética da espécie??? O resto é resto… ou podemos ficar aqui e morrer todos abraçados como se nunca tivéssemos existido na história do universo…

    O Programa SETI está desenvolvendo uma teoria ATUALISSIMA na qual se procura a prova de que toda a informação transmitida por nossas vias normais atuais se transformaria em ruído entre 2-6 anos luz da fonte transmissora… então todas as nossas transmissões de rádio, TV e satélites que tenham sido direcionadas pro espaço profundo se transformaria somente em ruídos de fundo, o que realmente faria com que nossa espécie sequer deixe algum rastro de sua existência no universo… somente a Voyager I e II poderiam de fato demonstrar que existimos um dia nesse planeta insignificante do universo… isso se forem mesmo encontradas por outra espécie, coisa muito improvável vendo suas dimensões!!

    Valeu!!

  4. Nós últimos anos eu tenho lido e visto na tv a cabo muitos,programas sobre o Nazismo,e tenho refletido sobre muitas coisas daquela época e cheguei a conclusão que houveram muitas matanças sim,mas os vencedores criaram uma grande fantasia que impede muitos de estudarem esses momentos com imparcialidade !
    A Eugenia não era procurada só pelos alemães,Inglaterra e EUA também defenderam essa ideia o o governo de Israel que vive se queixando como se só tivessem morrido judeus na segunda guerra, recentemente foi acusado de estar esterilizando mulheres judias oriundas da Etiópia !
    Eu já vi fotos de soldados oriundos de outras raças que serviram ao 3º REICH, que de certa forma vai contra essa ideia de eugenia nazista, é tanta fantasia que ninguém se lembra do povo alemão das mulheres das crianças,que sofreram bombardeios maciços, dos aliados pois o cinema e as demais mídias fizeram dos alemães verdadeiros monstros !
    Hoje com maior acesso a documentos podemos ver e saber que é verdade e o que é mera ficção para vender livro e exigir direitos !

  5. Rsssss…. Até que pra um véinho quinem qui eu… seria ótimo?????
    Bom, aprendi que se nasci, tenho que viver e conviver com meus problemas. Tenho que aceitar tudo que é de natureza, seja bom ou seja ruim.
    Assim, tentaram me ensinar. Acho que deu certo não…
    E até para os mais “crentes”: Deus nos criou a sua imagem e semelhança.
    Tudo depende do que o homem que fazer. E ele ganhou toda liberdade para isso.
    Mais um abraço.
    Isso foi um enigma? rssss….

  6. “o mundo é belo na sua diversidade” Isto não quer dizer que a adversidade é bela.

    Justificar a beleza da vida encima dos obstáculos é um pensamento absurdo!

  7. Doença não é sinal de diversidade… Mas enfim, a ciência procura com a eugenia apenas uma coisa: tornar os humanos imunes a doenças, e quem sabe num plano mais ambicioso, imortal(por meios naturais claro). É apenas o ser humano mostrando que sim, somos capazes de dominar a natureza e brincar com ela ao nosso bel prazer. Não somos meros animais sujeitos a seus caprichos mais, ao contrário, nos tornamos seu senhor. Claro que no meio caminho vai aparecer aqueles que tem muito dinheiro e porra nenhuma pra fazer que vai querer se usar dos métodos para selecionar características fúteis, tipo cor de olho, cabelo e etc… Mas é esse tipo de gente excêntrica que acaba financiando esse tipo de pesquisa, que pode salvar milhões, então quem se importa se os interesses deles são mais provincianos. E quanto ao Nazismo concordo plenamente com o que o pessoal tem dito, criou-se um manto de mitos e mentiras, eles cometeram muitas monstruosidades, sem dúvida, mas também demonizaram os caras de tal forma que é quase impossível qualquer estudo sério sobre a questão. Por exemplo, quase tudo que adquirimos de conhecimento sobre transplantes foi desenvolvido nos campos de concentração. Isso justifica a matança? Não. Mas também não foi só por crueldade nem por puro prazer, muito conhecimento foi gerado, conhecimento que salvou muito mais do que matou diga-se de passagem.

  8. Se eugenia e o futuro da humanidade nao posso saber mas o pouco que sei e que nao e heranca nazista. Os nazistas importaram a pratica dos EUA, e estes importaram a teoria da Inglaterra.

    • De fato… eles só tentaram aprimorar as técnicas de manipulação de características fenotípicas… mas é muito complexo para umas poucas linhas…

Comentários não permitidos.