‘Revolução dos 20 centavos’ mostra que ‘fantasia acabou’, diz ‘Financial Times’

Congress-Protesters

Um editorial publicado nesta quinta-feira no diário britânico Financial Times diz que os maiores protestos de rua vividos no Brasil nos últimos 20 anos mostram que os brasileiros se deram conta de que o “glorioso novo país” propagado pelo governo seria uma “fantasia”.

“A revolução dos 20 centavos mostra que a fantasia acabou” diz o jornal, citando que “espetaculares 10 anos de crescimento” tiraram “cerca de 30 milhões de pessoas da pobreza” com novas demandas que não foram atendidas.

A chamada nova classe média, diz o jornal, “pode consumir como nunca”, mas “as mudanças sociais em outros setores não acompanharam as demandas desta nova classe, ainda precária”.

O editorial cita que “não há problema” em cultivar a imagem global do Brasil com investimentos de US$ 12 bilhões em estádios de futebol, mas “não quando a vida é tão dura para a maioria”.

“Eles pagam impostos iguais aos de primeiro mundo e recebem em troca serviços públicos de má qualidade de países em desenvolvimento”.

“Ônibus lotados e tráfego pesado tornam as viagens diárias caras e um desperdício de tempo. A corrupção do governo prevalece.”

Para o FT, os brasileiros tentam se posicionar “entre o Brasil ‘velho’ que teriam deixado para trás e o glorioso Brasil ‘novo’ que o governo diz ser o país em que vivem”.

“Isso talvez esteja em sintonia com uma tendência que corre entre os investidores: a de que o modelo brasileiro chegou ao seu limite”.

“Em toda América do Sul, cidadãos estão fartos de ouvir como as coisas são boas”, diz o FT, acrescentando que os protestos no Brasil vão causar preocupações nos mercados financeiros a respeito dos mercados emergentes como um todo e podem indicar que a “salada política dos velhos dias e o dinheiro fácil do passado podem estar chegando ao fim”.

Daily Telegraph

Em um artigo de opinião, intitulado “Apesar do boom das commodities, o Brasil está perto de entrar em ebulição”, o jornal britânico Daily Telegraph diz que a frustração que desencadeou os protestos no país se explica pelo fato de as pessoas “terem perdido fé no processo político”, a exemplo do que ocorreu em outros países da região.

O texto, assinado por Daniel Hannanfaz, faz uma retrospectiva dos acontecimentos políticos nos países da América do Sul, que, nas últimas três décadas saíram de ditaduras militares, passaram por governos neoliberais que “desperdiçaram suas chances e, em desespero, optaram pela esquerda populista”.

“Hugo Chávez na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, Cristina Kirchner na Argentina e Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho carismático de Dilma Rousseff, no Brasil”.

Segundo o texto, este modelo funcionou durante um tempo.

“As pessoas preferiam eleger os populistas simplesmente pelo fato de que não eram da velha oligarquia. Mas mais cedo ou mais tarde, como acontece com muitos governos socialistas, o dinheiro acaba”.

“Esse momento chegou para o Brasil e os brasileiros sentem isso”.

Fonte: BBC Brasil

51 Comentários

  1. Quando eu disse que o “Brasil – PuTênfia” era uma farsa, uma fantasia, fui tachado de entreguista, vendido e traidor da pátria. E agora?

    • Por que será? … ?!?!?!

      Bonito!… Pose pra capa pessoal! Braços abertos! Tchanãn!

      Mais uma tentativa de deturpar os movimentos.

      • A nova embaixadora dos EUA no Brasil é a mesma embaixadora que estava trabalhando no Paraguai quando deram um golpe de estado em Fernando Lugo com a armação do assassinatos ocorridos no campo…

        Por aqui, para servir à mídia entreguista e golpista, já houve tentativas de produzir alguns mortos por incitamento de confrontos com a polícia no meio aos protestos, felizmente não deram certo, até agora…

    • E agora… quando o governo fizer o que o povo quer e tivermos EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE, e vários pontos dos serviços e o direcionamento correto dos investimentos públicos… o verdadeiro Brasil Potencia será levantado e todos verão sua força, pois é isso que falta pro Brasil ser POTENCIA REAL!!!

      Mas muito nunca gostaram de ver um Brasil potente e independente, livre de todos os países, e determinado a fazer o que quiser!

      Valeu!

      • Amém Francoorp! Mas a questão é que as pessoas estão protestando pelo fato de que os que estão no poder, inclusive aqueles que estão desde 2003, não fizeram nada do que você corretamente destacou.

    • Tireless, o Brasil não é uma farsa, Lula salvou este país do buraco cavado por FHC, e Dilma governa com sensatez e maestria. O fato de você aplaudir mais um texto sem sentido do Financial Times, mostra bem, o que és: entreguista e oportunista.

      • As multidões que ora tomam as ruas discordam de você meu nobre Ilya, mostrando de forma inequívoca não apenas seu descontentamento com o estado atual das coisas como também a decadência moral do Partido no Poder, onde se destacam os fatos narrados na AP 470, emblemáticos do aumento exponencial da corrupção no país, e as sempre nefandas tentativas de investir contra o Estado Democrático de Direito e suas instituições garantidoras como se vê nas PECs 33 e 37

      • Qnto o partidão te paga???… pago o dobro só para não ver essa cara feia… rsrsrsrsrs… agora mais ainda com a sua turba sendo perseguida pelo povo, tá um horror… rsrsrsrsrs… o povo não se engana… demora um pouco, mas não se engana…

    • Sr.HMS_Tireless,parece que você não se deu de conta que a manifestação abrange toda a insatisfação da sociedade com a forma de governança e não é só aqui no Brasil mais no mundo,se me lembro bem,o senhor fora um daqueles que criticaram um similar movimento nos EUA e na Europa.”ocupe wal street”.
      .
      Chegou a vez da nossa primavera e não tem como dizer que cara ideológica partidária é esse movimento,por mais que queiram deturpar o movimento popular em especial a “velha guarda” conservadora, como sempre fez.

  2. A FANTASIA NÃO ACABOU SIMPLESMENTE POQUE ELA NÃO EXISTE! SE TEMOS UM MONTE DE PROBLEMAS NA NOSSA SOCIEDADE E NO CRESCIMENTO REAL DO PAÍS, DAMOS GRAÇAS A ATUAÇÃO INTERMITENTE DOS GOVERNOS AMERICANOS E EUROPEUS, QUE SABEM ATÉ MAIS DO QUE NÓS DO NOSSO POTENCIAL! P’RA QUE MAIS UM RIVAL? E DESSE TAMANHO? COM ESSE POTENCIAL? SE NÃO FOSSE ASSIM, PORQUE IDEALIZAR, ESTRUTURAR, FINANCIAR E FAZER A MANUTENÇÃO DE UM GOLPE MILITAR QUE IMPÔS TANTO RETROCESSO E SOFRIMENTO? POR QUE A BIOPIRATARIA? POR QUE OS BILHÕES DE DÓLARES E EUROS GASTOS COM ONGs INFILTRADAS E DITANDO REGRAS PRINCIPALMENTE NA AMAZÔNIA E SUAS POLÍTICAS, E EM LOBBY DENTRO DO NOSSO CONGRESSO, E EM SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS? ESSE NÃO É O FIM DO NOSSO DESPERTAR. É O INÍCIO DA SEGUNDA ETAPA E, OS ETERNOS EXPLORADORES DE POVOS E NAÇÕES ESTÃO TRABALHANDO À EXAUSTÃO PARA IMPEDIR.

  3. eu sempre falei que tem gente que se diz da direita mas de direita não tem nada ,agora com essa baderna instalada de gente que não trabalha ,os que fingiam ser direita na verdade se mostrou apenas um agitador falando que iria para manifestação ,como se ai na roça tem alguma manifestação só se for do saci perere!!!!
    esse jornaleco do finalcial times ,tem que se preocupar com eles próprios primeiro pois os estados unidos todos já sabem esta falido e vai para o buraco antes do brasil.
    sobre a economia ainda estamos no sexto lugar
    e sobre os baderneiros que votam nulo, para acabar com essa patifaria é só deixar a borracha comer solta e já era ,só porque é os playbois do facebook ai pode destruir o patrimônio alheio e falar que é uma revolução linda que estão mudando o brasil
    ainda bem que você sabe o que os outros acham da sua pessoa , mas coloca ai agitador ,e anarquista junto dessas que você já próprio se intitulou

  4. ão foi esse jornal que publicou uma foto do Cristo decolando como um foguete? Que publica avaliaçoes economicas compradas colocando hora o pais nas nuvens hora no inferno, tudo isso para favorecer especuladores. Que o Brasil tem problemas é uma realidade – agora dizer que tudo já está no buraco é forçar a amizade, quem acha que aqui tá ruim vai dar uma olhada lá na Espanha. Que mundo cheio de meias verdades.

    • se a imprensa brasileira fosse realmente brasileira não apenas do nome faria uma matéria nos moldes que eles fizeram essa ,desmerecendo os yankes ,mas aqui são apenas fantoches

  5. O fato é que manifestações públicas fazem parte da vida democrática, más por outro lados não podem pautar todo o processo democrático, são apenas um aspecto do mesmo…

    Eu por exemplo (e presumo milhões de outros brasileiros), não me sinto e não sou representado pelos atuais protestos de rua, especialmente quando, como já supunha, era previsível… A agenda de reivindicações dos protestos passa a querer pautar o congresso nacional.

    E nota-se claramente que as novas reivindicações dos manifestantes seguem claramente o discurso sabotador da velha e golpista “grande mídia”.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/105982/Em-v%C3%ADdeo-Anonymous-dita-a-agenda-do-movimento.htm

    Velhas mídias estas, que por estarem tão desacreditadas, já não bastam como veiculo de projeção de influencia e poder dos poderosos de sempre que tem sua base lá no EUA, direcionando seus aliados locais….Então eles migraram para a internet, especificamente para onde?

    Basta dizer que empresas como Facebook, Google e Yahoo entre muitas outras, pertencem a empresários estadunidenses que colaboram com a espionagem, a nível planetário, do governo do EUA. E os atuais manifestantes são em sua grande maioria usuários conectados a estas redes sociais (e redes capturam os “cardumes”, que tendem a nadar juntos).

    O regime político estadunidense por sua vez , não passa de uma plutocracia (que comanda e serve de modelo a outras plutocracias espalhadas pelo planeta) e que nos últimos 100 anos se utilizaram de mídia impressa e rádios, depois televisões, para manter seu poder de manipular e controlar as massas em pról de seus próprios interesses privados e corruptos. E que agora, migram para internet e buscam à instrumentalizar como um novo veiculo de projeção de seu poder e influência. Pelo andar do atuais protestos estão
    conseguindo…

    Por trás da mascara de “Anonymous” pode estar qualquer um, inclusive banqueiros e raposões em geral!

    Obstruir o debate inteligente e um projeto factível de nação
    pautando a vida de um país com 200 milhões de pessoas, com base no barulho estridente de algumas centenas de milhares de pessoas sob influência de slogans incutidos por propaganda massiva e constante; é um belo golpe na democracia representativa…

    Assim como a Vénus Platinada e também implantado pelo “imperio”, o Facebook é, enquanto instrumento de projeção de poder e influência da plutocracia estadunidense e seus aliados locais, uma espécie rede Globo do 3º milênio…!

    • falou tudo guerreiro ,o que eu fiquei mais triste foi não com o protesto, manifestações de gente “cardume” mas com pessoas que estão no plano brasil site desde muito tempo comentando sobre a primavera árabe sobre como as mídias sociais poderiam ser usadas pela CIA ,E POR AI VAI .
      fazerem comentários totalmente ao contrario do que ele falava dos outros países isso demonstra que sim pode ter um golpe que sim pode ter uma guerra civil ,pois a maioria mesmo com tudo que viu nesse site na hora da prova tirou nota ZERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      ISSO ME DEIXOU TRISTE mas ,foi só depois deu pena!!!!
      eu sou apenas um mas mandei todos da minha família descurtir paginas do facebook de agitadores ,isso parece uma gota no oceano mais é um começo se todos fizerem eles perdem a força ,isso é como se fosse um virus

    • João B:

      Vocês do ParTido estão se borrando de medo não é? Estão percebendo que o povo já anda de saco cheio, e como o partido de vocês não conseguiu usurpar os protestos, manifestação espontânea da população cansada do velho fisiologismo, da volta da inflação, da corrupção que aumenta de forma galopante, do mensalão, agora a hora é de tentar desqualificá-lo…..Basta ver a maneira pela qual os blogueiros vagabundos a serviço de vocês se referem aos manifestantes…..

      • Lúcido como sempre, amigo Tirelles… os esquerdalhas tão se borrando… rsrsrsrsrs… O POVO NÃO ACEITA MAIS MENTIRAS… logo não aceita mais a agenda da esquerda apátrida e ladra…

    • Perfeito:

      “Por trás da mascara de “Anonymous”

      “Obstruir o debate inteligente e um projeto factível de nação”

      Aquela máscara usada do filme V de vingança nunca me enganou.

      Matrix…

      Violência mais violência… terrorismo… em 90% do tempo nas televisões e na internet…

      Deturpação de valores… novelas… talkshows… realityshows… filmes…

      Não é brincadeira! O alvo… não é a direita ou a esquerda. Todos temos ideologia certo!… Mas esta inexiste, é um factóide! Perante a real guerra.

      O homem é o alvo. Você! Que está defendendo lado A lado B.

      VOCÊ é o ALVO. Os lados são manobrados por um só!

      Sugiro que dêem uma olhada nos artigos científicos da rede onix. A “deepweb”. Onde estão a maioria dos artigos científicos censurados. Verão que não é brincadeira o que estão fazendo com a humanidade.
      Porém, entende-se por artigos documentos com sequência lógica… provas e contra-provas. Encadeamento sensato de idéias.
      Por isto acredito na rede onix, quando esta usada para procurar artigos científicos, pois com este formato.. fica mais difícil a desinformação agir.

  6. BBC, Finantial Times, The Economist e etc falam o que querem e sempre falam contra sabe como é guerra psicológica, querem desvalorizar alguma coisa por aqui e tem cinco dúzias de empresas deles fazendo fila pra comprar.

    Essa de falsa prosperidade é falada por nós a anos nos blogs, o que estão fazendo esses caras lendo nossos comentários ??? Não sabem eles que não foram por 20 centavos as passeatas ???
    Eles falando do valor da commodities, quem diria , até pouco tempo atrás diziam que elas não valiam nada – pára de ler nossos comentários …
    E eles falam que o dinheiro acaba, só acaba pro povo , o Brasil continua cheio dele e há expectativa de aumento de arrecadação pelas diversas riquezas que temos.
    Sabe qual a nossa moeda mais valorosa jornalecos ???
    R : ESPERANÇA REAL

    É investir e aguardar o tempo da colheita , tá ?

    Vocês não a tem , por isso tem que invadir território argentino para roubar a esperança deles em forma de commodities – o ouro negro ; senão for isso que esperança esse povo do jornal tem ??

  7. Daily Telegraph ,Financial Times longe vai o tempo em que agente se importava com oque essa mídia do exterior falava !
    Quando o povo dizia:”_NOSSA OQUE ELES VÃO DIZER LÁ FORA !?”
    Como alguns já disseram aqui esses jornais nunca foram imparciais,sempre quiseram nos prejudicar,sempre foram esnobe para com os povos do 3º mundo,mas ainda bem esses jornais não nos manipulam mais !

  8. Não esta certo quando dizem que tudo isso é porque o dinheiro acabou. Na verdade o que parece aqui em nosso país é que o dinheiro nao acabará tão cedo, porém a grande verdade: NUNCA CHEGOU AOS POBRES, NUNCA AJUDOU A SAUDE, NUNCA TROUXE EDUCAÇÃO, NUNCA TROUXE BENEFÍCIOS A NÃO SER PARA OS NOSSOS POLÍTICOS QUE SÃO TODOS CORRUPTOS.

  9. acho que tem gente querendo voltar nos braços do povo ou na marra. pode ser que acabem fugindo do pais que nem fugiram depois de 64

  10. Acho que o Brasil enquanto país e povo pode dar um salto, agora precisamos fazer a lição de casa!Porque dinheiro tem e muito, como nunca teve!Agora como vamos fazer uso dele é a grande questão, vamos investir em mais estádios, ou vamos investir em mais educação?Vamos continuar pagando altos salários para os dos cargos oficiais e salários mínimos pra grande massa do povo?Vamos ter retorno dos altos impostos que pagamos ou vai ser tudo dinheiro jogado fora?O povo quer qualidade de vida e não é só pra alguns, mas pra todos os brasileiros!É isso que eu vejo nessas manifestações!

  11. Francoorp
    20 de junho de 2013 at 15:39

    E agora… quando o governo fizer o que o povo quer e tivermos EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE, e vários pontos dos serviços e o direcionamento correto dos investimentos públicos… o verdadeiro Brasil Potencia será levantado e todos verão sua força, pois é isso que falta pro Brasil ser POTENCIA REAL!!!

    Mas muito nunca gostaram de ver um Brasil potente e independente, livre de todos os países, e determinado a fazer o que quiser!

    Valeu! ===== Que assim seja, amém …q ñ seja + um protesto , e q n políticos ñ sekam tão caras duras…Sds.

  12. O problema é, trocar esse governo por qual? O do psdb?
    Sendo assim com todos os problemas que realmente temos ainda prefiro este governo,mas de qualquer forma um “sacode” é sempre bom para o governo acordar( inclusive com relação ao reequipamento das forças armadas)

    A muito o que melhorar, mas muita coisa mudou e pra melhor, com relação a corrupção, este governo é corrupto como todos os outros , afinal, não foi o PT que inventou a corrupção, ela existe desde os tempos medievais, nossos políticos são corruptos porque nossa sociedade é corrupta, não defendo os corruptos eles deveriam ser presos e aí se não já é culpa do judiciário que tem tantos corruptos quanto o PT.

  13. O problema da maioria das pessoas é que elas gostam de se comportar como paladinos da ética e honestidade e são corruptos como os políticos.

    É comum em nosso país sonegar imposto ( que nada mais é do roubar o dinheiro público ) médico levar dinheiro para aposentar pessoas aptas a trabalhar,policial receber arrego do tráfico,do jogo do bicho, bombeiro militar levar dinheiro para dar alvará em local inadequado, fiscalização sanitária levar dinheiro para lanchonete vender produtos inadequados, juiz vendendo sentença…

    Obs: quando disse que algumas pessoas se comportam como paladinos da ética e da honestidade não me referi a ninguém aqui do blog, forte abraço a todos.

  14. Somente uma reflexão:
    1 – A quem não interessa uma saúde pública de qualidade?
    R. Aos empresesários do ramo de saúde.
    2- A quem interessa uma rede de educação pública ineficiente?
    R. Aos empresários do ramo de educação.
    3 – A quem interessa a insegurança pública?
    R. Aos empresários do ramo de segurança privada.
    4- A quem interessa uma rede ferroviária sucateada?
    R. Aos empresários do ramo rodoviário, indústria do pedágo e do ramo petrolífero.
    4 – A quem interessa que as coisas acima permaneçam da forma que estão hoje?
    R. Aos próprios empresários e aos políticos. Ao empresário porque pode compor seu oligopólio ou monopólio e cobrar o quanto quizerem. E aos políticos, porque podem receber parte deste lucro dos empresários em forma de propina. Mantendo as leis ou aprimorando-as para sempre garantir mais lucro aso empresários e mais dinheiro para seus bolsos. É uma bola de neve.
    Então, acho que os protestos devem ser mais abrangentes e cobrar também, uma postura ética da empresas nacionais e multinacionais destes ramos. Não somente nas propagandas que fazem. Mas na prática. Caso contrário, mais uma vez, eles sairão vencedores. E ainda mais fortes.
    Abraços.

    • VOCÊS QUEREM TUDO DO ESTADO?

      JOVENS BRASILEIROS: Sim, nós queremos!

      FIDEL CASTRO: Eu dou!

      ADOLF HITLER: Eu também!

      JOSEF STALIN: Eu dou melhor!

      MAO TSÉ-TUNG: É meu! É meu!

      LUÍS XIV: Alguém me chamou?…
      (Felipe Moura Brasil )

    • Deixa de ser mané, amigo… agora a culpa é do empresariado???… logo ele que carrega essa corja de partidos esquerdistas na costa???… to vendo que vc é partidário dos que o povo quer fora do poder…

  15. Tranquilo… deixem os jornais ingleses falarem mal do Brasil, Eles precisam esconder a crise deles que, por sinal, é muito maior e não tem perspectiva de solução próxima. Os europeus em geral vivem uma espécie de ‘ditadura perfeita”. A liberdade é aparente pois tudo é condicionado à segurança do stablischment. Tivessem por lá a liberdade que os brasileiros hoje desfrutam, com certeza não seriam angustiados com seu próprio futuro. Desde os conturbados anos 80, portanto na década de transição para a democracia, com grandes greves metalurgicas, o nascimento do PT, da CUT, o movimento das “Diretas”, a tragédia de Volta Redonda em 1988, excetuando o “fora collor” em 1992, que o país não experimentava uma grande mobilização nacional. Desta vez, o cenário é outro. A economia vai muito bem com pleno emprego mas os velhos problemas éticos e morais da vida pública permanecem. As ferramentas de comunicação social emergidas da internet à disposição da sociedade, a exemplo do que ocorreu em outros países mostraram a facilidade que se tem hoje para mobilizações de massa difusa e inorgânica. Tomando como ponto de partida o aumento geral das tarifas no transporte público, outros temas como os gastos da Copa e Olimpíadas, serviram como pretextos para desencadear a histeria coletiva dos jovens. Estes desdobramentos tem dado margem para interpretações mais à direita das mobilizações dado a confusão e amontoado de temas agregados, inclusive adicionando matreiramente nos movimentos, a ação de elementos suspeitos de desviar foco das passeatas para vandalismos e ações de terror. Não é dificil reconhecer de qual setores da sociedade vem esses elementos desestabilizadores do movimento. As mesmas redes sociais que permitem a rapaziada beneficiada da inclusão digital iniciada no Governo Lula fazer uma articulação rápida, também permitem a ação oportunista dos mal intencionados e interessados no caos social visando desestabilizar as instituições do país. A partir de agora deve vir a depuração política das mobilizações pelo país a fora. Quem é quem, o que defendem, de que maneira propõem resolver os problemas. Uma coisa pelo menos para mim é certa. As soluções de força do passado que encobriam interesses elitistas, alinhamentos ideológicos não confessados e a manutenção de estamentos sociais tradicionais no controle do país que ao longo de séculos produziram as estruturas corruptas, clientelistas, autoritárias, e concentradoras de renda e indiferentes as desigualdades, à miséria e à pobreza de dezenas de milhares de brasileiros, certamente estão condenadas ao fracasso nos dias atuais.

  16. O próprio povo tem culpa das mazelas que o afligem. Permaneceu este, depois da saída do color à 20 anos, esperando que tudo se resolvesse por conta própria e não fiscalizou. Agora que a panela de pressão arrebentou ele sai a rua. Coisa que deveria ter feito diuturnamente 365 dias/ano a cada vez que uma pendencia de seu interesse surgisse. Assim não se acumularia tantos problemas: corrupção, sucateamento dos serviços sociais, mal investimento dos impostos, e taxas sobre taxas inviabilizando a competitividade. Que o povo nunca se contente, queira cada vez mais, pressione a administração de forma exponencial. Deste modo qualquer partido que entrar terá de mostrar serviço, mesmo que seja o do capeta e todas as conquistas serão devido a força do povo… BRASIL

  17. Esse jornal é bem suspeito, critica os governos que são independentes dos EUA mas porque não falam daqueles que são seus “amiguinhos” que seguem seu modelo e mesmo assim enfrentam protesto?

    O negocio não é contra PT ou PSDB, notem que as criticas são para TODOS os políticos, vejam que bandeiras de partidos são reprimidas de imediato então como isso é um movimento contra o governo? Isso é bem mais amplo, mas esse jornal de LIXO pago por interesses obscuros não nota, e encontra eco no Brasil. Lamentável!

  18. Acho que não é trocar por quem, mas como se dará essa troca!Esses que estão ai, estão comprometido com o status quo, e eles farão tudo pra manter o Poder e a continuidade!Precisamos de reforma do Estado, dar lhe nova forma!Criar um Poder nas instituições do Estado onde o povo não estará representado, mas que poderá agir diretamente!Cujo poder deverá se sobrepor aos outros Poderes, para suspender o presidente, dissolver o congresso ou mesmo dissolver o poder judiciário!A insatisfação é geral com esse modelo de Estado que está ai, ele é um empecilho na medida que está comprometido com aqueles que se apropriaram dele e a eles servem!

    • Ou esse movimento dá uma parada para uma reflexão ou ele vai cair em um vazio. Diga-se de passagem ele já não tem lá muita densidade mesmo, é um monte de gente protestando contra tudo, tem manifestantes de todo o tipo, da extrema esquerda até a extrema direita não existe convergência nenhuma. É necessário e saudável que se de um tempo para as autoridades constituídas darem as respostas para as reivindicações pois nós vivemos em uma democracia e os poderes executivo e legislativo foram submetidos a uma eleição.

  19. tem uma matéria no ig sobre o pessoal do movimento passe livre ,falando que eles estão saindo das manifestações ,pois a mesma já virou baderna traz ela para o plano brasil.!!!

  20. Olha, quando criança, já entrando na adolescência, eu vi e vivi o “milagre brasileiro” .
    Infelizmente, era a ditadura. E o lema dessa “coisa” era: “deixar o bolo crescer, pra depois dividir”.
    Perdi (posso assim dizer porque vivi essa experiência) um dos melhores professores que já tive. E as únicas coisas que ele ensinava, é toda a verdade que aí está, ao alcance de todos nós.
    Ele dizia: “a nossa história tem que ser reescrita, de cabo a rabo”.
    1 – O Brasil não foi descoberto devido a uma ” calmaria do mar” que obrigou os navegantes a irem para a direção em que os parcos o ventos os levavam. Já existia um plano, pois se existem terras acima do equador (descobertas po0r Colombo), também deve existir terras abaixo dele.
    2 Caxias foi um herói. Mas como todo herói, que defende um império e que tem “carta branca” para agir, em nenhum momento, respeitou o povo brasileiro. Cometeu chacinas.
    3 – Que nosso governo (isso em 1972), na economia esta indo muito bem. Mas que, nos direitos do povo, havia algo de errado.
    Aprendi muito com ele. Ele não virou “fantasma”. Virou uma imensa luz na minha vida.
    Então, tento dizer a vocês que, em todo e a todo momento, aprendemos algo. E temos que tirar proveito disso. Custe o que custar, doa a quem doer, a verdade tem que prevalecer. E temo por este movimento, que agora mesmo, em minha cidade, está vazio. Queria que estivesse cheio e se, houvesse segurança, também eu estaria lá. E sabem o motivo de querer estar lá?
    É só porque eu acreditei em meu professor. E seria, talvez, uma forma de homenagear alguém que sumiu, desapareceu…Isso para os mais céticos… Mas para mim, alguém que, igualmente a meu pai, será imortal. Pelo menos, enquanto eu viver. Devo muito a eles.
    Mas, voltando ao tempo atual.
    Não se deixem enganar. Tenham paciência e esperem o momento certo para fazer suas (que são nossas) reivindicações. Mas, que a façam. Que cada um arrebanhe os seu reivindicações e abominem os vândalos e interesseiros.
    Bom teria tantas coisas a dizer que, não dormiria. Tão pouco queria me calar. E não me calarei. Sempre que puder, aqui estarei. Neste belo espaço, consolidado e democrático.
    E o que tem isso com tudo isso com o que está acontecendo?
    Tudo a seu tempo. A verdade exite e sempre aparece e prevalece. Demore o tempo que for, mas se tua vontade exite e se for justa, ela também prevalece.
    Um abraço a todos.

  21. A PETRALHADA TÁ EM POLVOROSA… rsrsrsrsr… essa EMPinto, tu colou do meu face???… rsrsrsrsr… eu vi primeiro…

  22. O povo botou os camiseta vermelhas pra correr… rsrsrsrsrsr… achei que não ia viver para ver isso… RSRSRSRSRSRSRSRS… quase que eles saem com as bandeirolas enfiadas no… RSRSRSRSRSRSRSRSRS…

    • olha só quem apareceu o munra ,espíritos do mal transformem essa forma decadente em munra !!!!!!! ops em blue eyes , mais conhecido na quebrada como zoio de bomba
      esta pegando carona no movimento passe livre do pstu e do psol
      realmente a direita brasileira esta mal das pernas , alias alguns que eu pensei que fosse direita quando o bicho pegou virou anarquista e agitador
      esta querendo participar da manifestação ,dos anarquistas e pseudos politizados ,CUIDADO pois se você for na paulista tem que ser antes de escurecer porque depois da meia noite os gizmus pseudos politizados
      se transformam em GREMILINS ,e se você estiver por lá vai voltar para casa apenas de cueca ,até parece que aquelas pessoas jovens quando ver um dinossauro da ditadura vai querer você por perto ,
      sobrou para a direita falida brasileira apenas ficar gozando com o pau dos outros .
      veio para dar apoio ao agitador e anarquista ,acabou charcado!!!

  23. Em poucas palavras, resumindo tudo, as manifestações são porque o Brasil TEM MUITO DINHEIRO, porém sendo investido em estádios de futebol para Copa do Mundo e em equipamentos para as Olimpíadas, ASSIM PENSA O POVO.
    O povo foi induzido pela mídia golpista a pensar dessa maneira, de que o governo Federal arcou com todas as despesas da Copa e das Olímpíadas, mas não é bem assim, porque existem as PPPs.

    Por ter muito dinheiro, o povo quer mais bons hospitais, mais boas escolas, mais segurança e mudança no Código Penal para colocar na cadeia os criminosos que hoje sai pela porta da frente das delegacias com um bom advogado.
    FT, não há crise econômica no Brasil – temos muito dinheiro e reservas de 370 bilhões de dólares.

Comentários não permitidos.