Defesa & Geopolítica

“Nossos valores ganharam”, diz Obama ao evocar queda do Muro de Berlim

Posted by

OBAMA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou nesta quarta-feira em frente ao Portão de Brandeburgo a queda do Muro de Berlim, em 1989, e afirmou: “nossos valores ganharam”.

Em um simbólico discurso diante mais de 4.000 convidados, Obama elogiou a vitória da tolerância e da liberdade e lembrou que foram os cidadãos que decidiram quando devia cair o Muro, apesar dos esforços políticos e militares.

O presidente americano começou seu esperado discurso assegurando que nem ele nem a chanceler alemã, Angela Merkel, “parecem a primeira vista os típicos líderes” de seus próprios países.

O líder destacou as mudanças surgidas após a queda do Muro em seus respectivos países rumo à democracia e a liberdade.

A aliança entre os dois lados do Atlântico “é a base da segurança global”, disse Obama, que afirmou que os destinos da Europa e dos EUA “estão unidos”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou por sua parte que é uma honra receber o presidente dos Estados Unidos diante do Portão de Brandeburgo, em Berlim, chamado por ela de símbolo da liberdade.

“O Portão de Brandeburgo, fechado durante décadas e aberto em 1989, é um símbolo da liberdade”, disse Merkel ao começo de seu discurso diante do monumento.

Merkel lembrou que a queda do muro de Berlim, em 1989, foi possível em boa parte graças ao apoio dos Estados Unidos.

EFE

Fonte: Terra

3 Comments

shared on wplocker.com