“Nossos valores ganharam”, diz Obama ao evocar queda do Muro de Berlim

OBAMA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lembrou nesta quarta-feira em frente ao Portão de Brandeburgo a queda do Muro de Berlim, em 1989, e afirmou: “nossos valores ganharam”.

Em um simbólico discurso diante mais de 4.000 convidados, Obama elogiou a vitória da tolerância e da liberdade e lembrou que foram os cidadãos que decidiram quando devia cair o Muro, apesar dos esforços políticos e militares.

O presidente americano começou seu esperado discurso assegurando que nem ele nem a chanceler alemã, Angela Merkel, “parecem a primeira vista os típicos líderes” de seus próprios países.

O líder destacou as mudanças surgidas após a queda do Muro em seus respectivos países rumo à democracia e a liberdade.

A aliança entre os dois lados do Atlântico “é a base da segurança global”, disse Obama, que afirmou que os destinos da Europa e dos EUA “estão unidos”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, assegurou por sua parte que é uma honra receber o presidente dos Estados Unidos diante do Portão de Brandeburgo, em Berlim, chamado por ela de símbolo da liberdade.

“O Portão de Brandeburgo, fechado durante décadas e aberto em 1989, é um símbolo da liberdade”, disse Merkel ao começo de seu discurso diante do monumento.

Merkel lembrou que a queda do muro de Berlim, em 1989, foi possível em boa parte graças ao apoio dos Estados Unidos.

EFE

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkk só rindo mesmo, esse Obama tá se saindo um verdadeiro fanfarrão. Não sei mais se esse cara é presidente ou comediante…

  2. se não fosse os russos o muro estaria ai até hoje ,manda o Obama banana retirar as bombas nucleares que eles yankes controlam em território alemão ,e você vera que os alemães farão tudo diferente do que estão fazendo
    e em alguns jornais falaram que o Obama foi charcado em sua visita a alemania ,mas isso não chega na mídia sionista

    • Olha Pé de Cão.. eu procuro se justo o máximo possível… nem sempre consigo, e essa pode ser uma dessas vezes…

      Mas o arsenal nuclear dos USA em território europeu pode ser usado pelos próprios países que hospedam esse armamento, caso tenham a necessidade para a própria sobrevivência, sejam atacados com esse tipo de armas, etc.. obvio que seria assim somente se Washington fosse varrida do mapa antes, existem até programas e projetos para essa eventualidade desde a época da URSS!

      Isso vem desde a guerra fria, em caso de urgência Urgentíssima essas armas passam a ser europeias de fato, prontas pra uso!

      Não acho que seja essa a razão pela qual os Alemães obedecem os USA.. é uma coisa de acordos vários mesmo, terem perdido a guerra, acordos econômicos variados, e de participar da OTAN!

      Valeu!!

Comentários não permitidos.