VÍDEO PARA COMPARAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES ASSINATURAS NO INFROVERMELHO PARA DIFERENTES AVIÕES DE CAÇA

Rafale-IR
Vídeo para comparações sobre as diferentes assinaturas infro-vermelhas (IR Signatures) entre B2, EF2000, F16 B52, Mig 29, Yak 130, F 18 SH, SU30MKI, F22 raptor e Rafale
O termo assinatura infravermelha (IR Signatures)  é empregado pelos cientistas de defesa e militares para descrever a aparência de objetos para sensores infravermelhos.

Assinatura infravermelha depende de muitos fatores, incluindo a forma e o tamanho do objeto, tais como, temperatura e emissividade, reflexo de fontes externas (earthshine, sol, skyshine) a partir da superfície do objeto, do contexto em que ele é visto, e da banda de frequências do sensor de detecção.

Como tal, não existe uma definição abrangente de assinatura infravermelha, nem qualquer meio trivial de medir isso. Por exemplo, a assinatura de infravermelhos de um caminhão visto contra um campo irá variar significativamente com a mudança de tempo, hora do dia e de carga do motor.

Discrição infravermelho é uma área de tecnologia stealth que visa reduzir as assinaturas infravermelhas. Isso reduz a suscetibilidade de uma plataforma de armas guiadas por infravermelho e sensores de vigilância de infravermelho, e, portanto, aumenta a sobrevivência global da plataforma.

A discrição Infrared é particularmente aplicável a jatos militares por causa dos motores detectáveis a partir de aeronaves não-stealth, mas também se aplica aos helicópteros militares, aos navios de guerra, veículos terrestres e soldados desmontados.
Um objetivo militar em estudar assinaturas infravermelhas é entender a assinatura infravermelha como fonte de prováveis de ameaças (e desenvolver o equipamento necessário para detectá-los), bem como para reduzir de ameaças a assinatura infravermelha de seus próprios sensores ativos.

Na prática, isso significa que, por exemplo, o equipamento de um navio de guerra com sensores para detectar os gases de escape da descarga de mísseis anti-navio e ao mesmo tempo ser capaz de propiciar uma assinatura infravermelha abaixo do limite de detecção do sensor infravermelho guiado o míssil agressor.

Dois exemplos de definições de assinaturas infravermelhas de u objecto em análise sob diferentes temperaturas são evidentes para o sensor térmico e a a consequente intensidade radiante de contraste (CRI).

Fonte: Wikipedia 

 

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ standard=”http://www.youtube.com/v/WlWQsW4ZZfQ?fs=1″ vars=”ytid=WlWQsW4ZZfQ&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4115″ /]
IR Signature Comparison Jet Fighter – Rafale – F22 – EF2000 – F18 – F16 – SU30

9 Comentários

    • Não acho que alguns segundos retirados de vários minutos de combate sirvam como prova de que os Francisco estava certo.

      O que aconteceu durante o resto dos dogfights? O Francisco e nem você sabem na real o que vocês tem é no máximo uma meia verdade que estão tentando transformar em fato.

  1. Essa é minha maior duvida sobre a superioridade absurda que alguns dão para os caças “stealth”.
    Vejam bem que o B-2 e o F-22 apesar de serem difíceis (não impossível) de serem detectados por radares os sensores IR encontram eles com aparentemente a mesma facilidade que encontraram os outros. Vejam que o mero atrito do ar com o avião já é suficiente para gerar o calor para uma visão perfeita.
    O que me surpreende é a assinatura do Rafale, mas nem tanto afinal é uma maquina muito bem pensada.

    Com mais essa prova as pessoas talvez comessem a pensar por si próprias ao invés de simplesmente engolir o que os EUA dizem.

    • “O que me surpreende é a assinatura do Rafale”

      Caro Carl

      Essas imagens foram feitas em momentos e distâncias difenetes, não acho que sirvam de referência para comparar a assinatura do Rafale com outras aeronaves.

      • É verdade que são em momentos, distancias, velocidades e circunstancias diferentes mas estou falando da ultima imagem aquilo me surpreendeu.

  2. Primeiro, o F-22 ( 1:00 ) parece estar claramente em pós combustão. Natural que sua assinatura IR aumente…

    Segundo, a tomada do Rafale ( 1:03 ) provavelmente foi feita a considerável distância. Isso é perceptível pela imagem tão borrada, com pouca nitidez se comparado as outras… O único trecho do vídeo que aparece de fato o Rafale em movimento, no final do vídeo, ele está de frente e vindo para um pouso, em baixa velocidade, situação onde a assinatura térmica é sensivelmente menor…

    • Verdade, este video é meio propaganda do rafale, porque como ja disseram os aviões estao a diferentes velocidades sendo a força de atrito nos diferentes caças tb diferente, e como o rr diz, no video do rafale em movimento ele esta em baixa velocidade e esta a ser filmado de forma diferente que os outros caças. Este foi feito por um fanboy exagerado do rafale, mas dou o meu respeito pelo caça, até devo dizer ainda assim que o rafale pode ser o melhor caça convencoional do mundo por enquanto com o seu radar aesa estado de arte, aviónica francesa que é das melhores senao a melhor do Mundo, motores fiáveis e ainda vai ter o meteor.

      • Fabio,

        Pode-se dizer que o Rafale de hoje ( com radar AESA ) é o melhor caça de geração 4.5. Dentro do que se entende por geração 4.5, é certo que a máquina francesa agrega os maiores avanços. Uma área em particular diz respeito a integração/interação de seus sistemas, uma área realmente na qual não há igual até hoje.

Comentários não permitidos.