Venezuela denuncia “conspiração” da Colômbia na ONU

capriles-y-santos-trataron-temas-graves-sobre-venezuela-1

O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elias Jaua, denunciou uma “conspiração política” da Colômbia contra o seu país em um encontro com jornalistas e diplomatas nesta quinta-feira na sede da ONU em Genebra.

“Há setores políticos de Bogotá, capital da nossa irmã República da Colômbia, que armaram uma plataforma de conspiração política, de rumores, de guerra psicológica contra o povo venezuelano e contra as instituições do Estado venezuelano”, declarou Jaua.

“Não é um ato delicado que o presidente de um país vizinho, com o qual a Venezuela mantém um compromisso de paz, receba alguém que está fora do jogo democrático”, disse Jaua sobre o recente encontro do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, com o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles.

“A partir disso, expressamos nosso desconforto, a nossa dor, por esse gesto indelicado por parte do presidente da Colômbia em relação ao nosso povo e às instituições do Estado venezuelano”, acrescentou.

Venezuela e Colômbia têm vivido momentos de tensão desde que Santos recebeu o opositor Capriles no final de maio. Maduro acusa o país vizinho de uma suposta “conspiração” contra o governo chavista.

“Recentemente, desativamos e capturamos dois grupos paramilitares colombianos que se instalaram na Venezuela a fim de gerar desestabilização, eis aí o ponto crucial de nossa discordância atual com o governo da Colômbia”, declarou Jaua.

“Bogotá conspira contra a economia da Venezuela, permite a entrada de grupos armados paramilitares, cria uma plataforma em que um personagem sombrio lida com operações de guerra psicológica e boatos”, insistiu.

“A Venezuela se esforça para que o povo colombiano tenha paz. A mesma paz que queremos para o povo da Colômbia, queremos preservar para o povo venezuelano, e é isso que queremos que o governo colombiano compreenda”, concluiu.

AFP

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. a colombia ,uma ponta de lança americana yanke ,na américa latina ,apenas se distancia e envolve seu povo em um perigoso aspiral que pode leva-la a mais um conflito , já não basta as farcs ? ,esta mais que na hora dos militares colombianos darem um golpe nesse governo entreguista que pediu penico ate para a otan .

    • Se a Colômbia apontou na direção da OTAN, os principais responsáveis são seus próprios vizinhos, que já ameaçaram o país militarmente no passado ( vide a mobilização militar após a morte de Raul Reyes )… Luta com as FARC e ameaça de invasão… Não é a toa que os colombianos querem uma bandeira forte ao seu lado…

  2. Segundo alguns jornais as sindicâncias nas eleições presidenciais venezuelanas não provaram haver fraude no pleito,sendo assim Henrique Capriles deve abandonar os discursos radicais que vinha fazendo e prepara uma nova proposta para as futuras eleições,mas tudo dentro da democracia.
    Quanto a essa possível “conspiração política” denunciada pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elias Jaua, são denuncias muito graves, espero que ele tenha provas para sustentar essa acusação que envolve um outro país !

  3. Realmente a Colômbia perdeu sua soberania mas não a democracia na parte que não estiver sob controloe das Farcs , mas é um marionete dos EUA / Otan.

    Mas a Venezuela diz : ““Bogotá conspira contra a economia da Venezuela””,
    ””paramilitares colombianos que se instalaram na Venezuela a fim de gerar desestabilização””

    A Venezuela conspira contra si própria, uma economia que fora petróleo não produz nada, nem papel higiênico, era para ser piada mas não é.
    Sofre do Mal do Petróleo e a múmia do Chaves ficou dezenas de anos no poder e não fez absolutamente nada , não desatolou a venezuela a economia é fraca, indústria fraca, comércio fraco, tecnologia zero, agricultura horrível, compra quase tudo do Brasil e exatamente da Colômbia e se essa (Colômbia) fizer bloqueio de gêneros alimentícios a Venezuela vira de cabeça pra baixo.
    Maduro é um comédia, vive fazendo propaganda de vítima, invasão e etc exatamente como o chaves e ao povo entrega armas camisetas/cueca/calcinha vermelhas dando ao povo uma tal de ideologia e vez de fazer a Venezuela crescer, já entrou de bicão no Mercosul e agora até isso está desmoralizado.
    É uma atraso para toda a América do Sul e tem gente ainda que dá apoio e bate palminha .

1 Trackback / Pingback

  1. Venezuela denuncia “conspiração” da Colômbia na … – Plano Brasil « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.